Foto Dicas Brasil Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais? - Foto Dicas Brasil
Destacada-do-Artigo-Melhores-Fotos-da-Reuters
61.921 views | by Simxer
Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Existe uma infinidade de fotos na Internet e saber com que câmera e configuração as melhores fotos foram feitas, pode ajudar e muito a gente a estudar e aperfeiçoar nossas fotografias também.

Se você acompanha o Foto Dicas Brasil, deve ter lido o artigo “Exif – melhore suas fotos com este recurso!” que ensina passo a passo como tirar o melhor destas informações.

Bom, se você realmente acompanha nossos artigos sabe também que eu adoro matemática e planilhas, por isso achei uma oportunidade incrível poder fazer este artigo a partir de uma publicação da Agência internacional de notícias Reuters.

Esta agência, que nos dias de hoje conta com mais de 14 mil funcionários que operam em 204 cidades e fornece textos em 19 línguas, publicou as 93 fotos consideradas as melhores fotos de fotojornalismo do ano passado, e todas as imagens com seus respectivos EXIF´S!

Antes de publicar as fotos em si, quero compartilhar com você a resposta da pergunta que leva o nome do artigo:

Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Partindo do principio que todas as fotos foram feitas por profissionais e editores de alto nível e, claro, que foram escolhidas pelo seu conteúdo e não pela parte técnica, a resposta seria essa:

Uma Canon 1D X (ou 5D MarkIII), usando uma lente 16-35mm, configurada com uma abertura 2.8, velocidade 1/250 e ISO 400!

Isso mesmo! Essa é a câmera, modelo e configuração que aparece mais vezes nas fotos escolhidas pela Reuters, mas existem muitas peculiaridades que podemos observar em cada uma das análises que fiz.

Lembre-se, esta análise é matemática, realizada a partir dos dados publicados pela agência, mas acredito que reflita muito bem a realidade de muitos fotógrafos profissionais espalhados pelo mundo e tenho certeza que acrescentará mais uma informação importante na sua jornada fotográfica.

Qual Marca de Câmera mais usada?

Marcas do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

A CANON ganha muito fácil!! Confesso que fiquei surpresa com a diferença tão grande em relação às marcas, nesta seleção, por exemplo, só aparecem Canon, Nikon e uma Go Pro! A minha percepção é que a NIKON ganha quando se trata do mercado amador, pelo menos nos meus workshops e passeios-aulas já tive turmas inteiras só com câmeras Nikon, mas no mercado profissional a CANON ainda domina, aliás, esse dado não é só baseado nas fotos selecionadas pela Reuters, também encontrei a mesma informação em outros sites, o que não diminui em nada a qualidade excepcional dos equipamentos NIKON, como disse antes, esta é uma análise matemática.

Qual o Modelo mais usado?

Ah, essa resposta me interessa bastante. Estou escrevendo um ebook e também desenvolvendo uma videoaula ensinando como escolher uma câmera fotográfica e foi justamente por isso que acabei resolvendo escrever este artigo.

É claro que os modelos que irão aparecer são os tops do mercado, mas temos algumas surpresas!

Modelos do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Como dito anteriormente, os modelos campeões foram a Canon 5D Mark III e 1D x, mas você pode observar que também aparecem modelos considerados de entrada e semiprofissionais como a Canon T3, Nikon D3100 e D7000, aliás, modelos que aparecem muitos em minhas aulas, o que me leva a concluir que você pode perfeitamente fazer uma foto considerada como uma das melhores pela Agência Reuters, equipamento não poderá ser mais desculpa 😉

A próxima análise é sobre as lentes usadas.

Quais as lentes mais usadas?

De novo aparecem lentes comuns em minhas aulas, e o bom desta análise, é também te orientar para quais modelos podem trazer excelentes resultados.

Lentes do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Como já foi dito, a 16-35mm ganhou, seguida pela famosa e sensacional 70-200mm e depois vem a não menos famosa 50mm. Sem sombra de dúvida um trio sensacional, eu adoro a 16-35mm e considero uma das melhores grandes angulares. A 70-200mm além de excelente qualidade ótica, também é versátil e a cinquentinha… bom, essa eu tenho certeza que você já conhece, ou pelo menos ouviu falar bastante 😉


Aqui no Foto Dicas tem um artigo fazendo o comparativo entre as aberturas diferentes da 50mm, vale a pena dar uma lida: “A lente 50mm”.

Falando ainda das lentes, fique atento que a maioria das câmeras consideradas de entrada e semiprofissionais (ou qualquer uma que não seja full frame), possui fator de corte e essas lentes passariam a ter outro comprimento focal, se tiver alguma dúvida, leia o artigo “Fator de corte, uma questão de tamanho!”

Outra observação dentro desta análise é que a maioria das outras lentes usadas nas fotos ganhadoras são fixas, e precisa saber bem o que está fazendo pra fotografar com uma lente fixa, já que a lente com zoom te permite uma versatilidade bem maior do que uma lente fixa.

Agora vamos às configurações das fotos!

Quais as aberturas mais usadas?

Se eu não tivesse feito a análise, teria chutado f/2.8, porque me parece bem lógica essa abertura. Ela vem seguida da abertura f/5.6 e f/8, essas duas últimas bem comuns nas lentes mais usadas por amadores e iniciantes, já que a maioria dos Kits vendidos aqui no Brasil possuem lentes com a maior abertura sendo a f/3.5.

Aberturas do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Lentes de aberturas f/2.8 são significativamente mais práticas de se trabalhar já que são mais claras, mas ainda possui uma boa distância focal. Lentes muito claras como f/1.2 possuem uma profundidade de campo muito curta o que seria muito prejudicial para fotos dinâmicas como as feitas em fotojornalismo.

Em minha opinião, de todo os equipamentos fotográfico que precisamos, acredito que o melhor investimento sempre será em lentes, mais até do que em câmeras! Uma câmera “ruim” com uma boa lente ainda faz fotos melhores que uma câmera boa com uma lente “ruim” e entenda-se “ruim” como sendo levado em consideração a qualidade ótica, a distância focal, a profundidade de campo e o preço também. Existem exceções? Claro que sim, nada aqui é uma regra rígida, mas estou me referindo aos equipamentos de forma geral, como as DSLRs de entrada e semiprofissionais.

Depois dessas aberturas ganhadoras, você verá praticamente todas as outras existentes, o que mostra ser um parâmetro bem determinante para uma boa foto, motivo pelo qual dediquei um ebook ao tema da fotometria 😉

E continuando na fotometria, o outro parâmetro é a velocidade!

Quais as velocidades mais usadas?

As velocidades “vencedoras” são 1/250 seguida de 1/1000, o que nos leva a concluir que as maiorias das fotos foram feitas de dia.

Velocidades do Artigo Melhores Fotos da Reuters  Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

E essas velocidade são bem coerentes com as aberturas e lentes mais usadas, já que lentes claras e grandes aberturas vão permitir velocidades maiores e também se tratando de fotojornalismo, é de se esperar que você tenha uma configuração e equipamento que respondam rapidamente às cenas mais variadas possíveis.

E se você observar, a grande maioria das velocidades usadas, são altas!

Quais os ISOS mais usados?

O Outro parâmetro da fotometria é o ISO, e tenho certeza que você já deduziu qual o mais usado, afinal, já possuímos a informação de quais câmeras, lentes, aberturas e velocidades foram usadas, e só por esses dados, já percebemos que estamos lidando provavelmente com boas condições de luz, o que nos leva a usar ISOS mais baixos.

ISOS do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

O Vencedor é o ISO 400 seguido do ISO 800 e curiosamente temos empatados os ISOS 100 e o 1.600, que levando em consideração às câmeras usadas, não causam praticamente nenhuma degradação perceptível.

Eu costumo incentivar meus alunos, respeitando seus equipamentos, a saírem de casa já com o ISO 400, eu considero um ISO bem tranquilo, de baixa degradação e que já ajuda dar um pouco de luz aos equipamentos que usam lentes de kit, e por isso, precisam de mais luz.

E por fim, algumas curiosidades!

O número de pessoas nas fotos e os temas abordados, também podem dar uma ideia do que se anda fotografando entre os melhores, e temos o seguinte resultado.

Quantas pessoas costumam estar nas fotos?

Essa é uma análise bem curiosa e pode ser interpretada de várias maneiras, não é pra seguir à risca, mas simplesmente pensar. Bom, a grande maioria das melhores fotos, ou não tem ninguém, ou tem até 1 pessoa! Talvez da próxima vez que fizer uma foto onde você enxergar 4 ou 5 pessoas no seu visor, seja melhor enquadrar com menos 😉

Quantidade de pessoas do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Quais os assuntos costumam estar nas fotos?

E essas são as últimas duas análises, os assuntos abordados, e eu separei em 4 tipos.  Curiosamente as fotos com temas engraçados ganham. Essa não é imagem que vem na minha cabeça quando associo o nome da Reuters e acredito que nem na sua, certo?

Assuntos do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Que tipo de temas costuma estar nas fotos?

Mas quando separei por assuntos leves e pesados, o segundo ganha disparado!

Tipos de temas do Artigo Melhores Fotos da Reuters Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

E esta foi a análise que fiz em cima das fotos ganhadoras.

E agora vamos conhecer as fotos, preferi não publicar aqui as imagens mais chocantes, mas vou deixar o link original da Reuters no final do artigo, caso você queira não só ver todas as fotos ganhadoras, mas a descrição delas também (originalmente em inglês).

As fotos ganhadoras selecionadas pela Agência Internacional Reuters

 

Melhores Imagens Reuters2013 6 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Bratislav Stojanovic, um sem-teto, acende velas enquanto se senta em uma tumba onde ele vive na cidade meridional sérvia, 9 de fevereiro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 5 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Os visitantes aproveitam para tirar fotos de um maremoto sob a influência do tufão Usagi em Hangzhou, província de Zhejiang, 22 de setembro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 4 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Uma mulher é resgatada de águas da inundação por um homem em cima de seu carro durante uma chuva forte em Chalandri, subúrbio norte de Atenas – 22 de fevereiro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 3 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um casal aguarda para participar de um casamento em massa, organizado como parte de um evento de matchmaking para inspirar os solteiros a se casar, em uma área suburbana de Shanghai, 18 maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 2 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um pretenso imigrante olha para fora de uma janela em um ônibus da polícia depois de chegar às Forças Armadas de Malta (AFM) em Haywharf em Valletta de Marsamxett Harbour início de 10 de julho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 42 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um casal aguarda para participar de um casamento em massa organizado como parte de um evento de matchmaking para inspirar os solteiros a se casarem, em uma área suburbana de Shanghai 18 maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 41 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Uma vista aérea das piscinas de água salgadas e áreas de processamento da planta de lítio Rockwood na olanície de sal de Atacama, o maior depósito de lítio atualmente em produção, no deserto de Atacama, no norte do Chile, 10 de janeiro, 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 40 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Issa, 10 anos, carrega um morteiro em uma fábrica de armas do Exército Livre da Síria em Aleppo, 7 de setembro de 2013. Issa trabalha com seu pai na fábrica durante dez horas todos os dias, exceto às sextas-feiras.

Melhores Imagens Reuters2013 39 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Homens jogam futebol entre as sombras de edifícios na Praia da Boa Viagem, em Recife 14 de junho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 38 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Azra, de 68 anos, olha para o seu pássaro de estimação morto em uma gaiola em sua casa, que foi queimada por uma multidão, dois dias antes, em Badami Bagh, Lahore 11 de março de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 37 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um trabalhador carrega uma lâmina em uma serraria que processa árvores ilegalmente na selva amazônica, perto da cidade de Morais Almeida, Estado do Pará, 27 de junho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 36 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Crianças brincam em um hotel em Mogadishu 10 de outubro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 35 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Riaan Van Niekerk da África do Sul monta sua KTM durante a 5ª etapa do Rally Dakar 2013 de Arequipa no Peru para Arica, no Chile, 09 de janeiro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 34 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Uma mulher carrega para casa uma máquina de lavar roupa em Dali, província de Yunnan, 30 de julho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 33 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um caminhão estacionado ao lado de uma estrada é retratado através de uma geada durante o amanhecer em Williston, North Dakota 14 de março de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 32 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um homem verifica um apartamento em um edifício danificado no local de uma explosão na cidade de Reyhanli, na província de Hatay, perto da fronteira turco-síria, 13 de maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 31 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um homem corre pela “gostra”, um poste coberto de gordura, durante a festa religiosa de St Julian, padroeiro da cidade de St Julians, Valletta, 25 de agosto de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 30 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

A poeira envolve a instalações de arte durante o festival Burning Man 2013, no deserto de Black Rock of Nevada, 01 de setembro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 29 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

A Polícia de choque belga são cobertas com espuma pulverizada pelos bombeiros durante um protesto por melhores condições de trabalho no centro de Bruxelas 07 de outubro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 28 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Em um motim, policial turco usa gás lacrimogêneo nas pessoas que protestam contra a destruição de árvores em um parque provocada por um projeto para pedestres, na Praça Taksim, no centro de Istambul 28 de maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 27 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Os membros do Grupo de Sobrevivência do Norte da Florida , esperam com seus rifles antes de sair para executar treinos de contato inimigo durante um exercício de treinamento de campo em Old Town, Florida, 08 de dezembro de 2012.

Melhores Imagens Reuters2013 26 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um carro fica em cima de uma pilha de detritos empurrado pelo vento em uma área fortemente danificada pelo tornado de 20 de maio em Moore, Oklahoma, 27 maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 25 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um homem chuta para cima o fogo durante o ritual “Perang Api” antes do dia da Nyepi, em Gianyar na ilha indonésia de Bali, 11 de março de 2013

Melhores Imagens Reuters2013 24 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Nick Vujicic, um palestrante motivacional australiano que nasceu sem membros, nada com tubarões no Parque da Vida Marinha em Singapura, 5 de setembro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 23 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um avião de Superman controlado por rádio e pilotado pelo designer Otto Dieffenbach, passa perto da lua durante um vôo de teste em San Diego, Califórnia, 27 de Junho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 22 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Imigrantes, que disseram que eram da Síria, sentam no chão depois de terem sido detidos pela polícia na fronteira com a Sérvia, porque entraram ilegalmente no país da Macedônia, perto da cidade de Presevo alguns 383 km (238 milhas) da capital de Belgrado 17 de julho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 21 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Defensores da extrema-direita Aurora Dourada acendem tochas durante um encontro em Atenas 02 de fevereiro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 20 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um avião de passageiros, em plena a “Harvest Moon” visto por trás, faz sua aproximação final para pouso no aeroporto de Heathrow no oeste de Londres, 19 de setembro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 19 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Danielle Stephan abraça o namorado Thomas Layton, em uma pausa entre os restos da casa de um membro da família depois de um tornado que devastou a cidade Moore, Oklahoma, 21 de maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 18 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Ram Pratap Verma, um aspirante a ator de cinema de Bollywood de 32 anos, pratica ginástica em uma praia em Mumbai, 17 abril de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 17 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Soldadas norte-coreanos patrulham ao longo das margens do rio Yalu, perto da cidade norte-coreana de Sinuiju, em frente à cidade fronteiriça chinesa de Dandong, 11 de abril, 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 16 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Jovens sauditas demonstram um truque conhecido como “esqui lateral” (dirigir em duas rodas) no norte da cidade de Hail, na Arábia Saudita, 30 de março de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 15 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

O fazendeiro Donald O’Reilly procura ovelhas presas na neve, perto estão outros animais enfraquecidos que tinham acabado de ser resgatados na área de Aughafatten, do condado de Antrim, Irlanda do Norte, 26 de marco de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 14 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Uma flor de hibisco é avistada em uma planta coberta de cinzas na vila Mardingding no distrito de Karo, norte província de Sumatra, na Indonésia 19 de novembro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 13 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

O presidente Barack Obama se reúne com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a Cúpula do G8, em Lough Erne em Enniskillen, na Irlanda do Norte 17 de junho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 12 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Ayesha Farooq, 26 anos, única piloto combatente do Paquistão, sobe em um F-7PG, caça a jato de fabricação chinesa na base Mushaf em Sargodha, no norte do Paquistão 6 de junho de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 11 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

O bastão quebrado do New York Yankees, Brennan Boesch, beija seu rosto durante o primeiro turno de um jogo de beisebol no treinamento de primavera MLB contra o Pittsburgh Pirates em Bradenton, Florida, 17 de Março de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 10 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um estudante manifestante morde um policial ao ser detido durante um motim em uma manifestação exigindo a reforma do sistema de educação do governo Chileno em Santiago, 08 de maio de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 9 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Freiras sentadas em uma restaurante de fast food no centro da Cidade da Guatemala, 28 de agosto de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 8 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Donald Smitherman, 98, beija sua esposa Marlene, no final de uma dança em Sun City, Arizona, 5 de janeiro de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 7 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Bombeiros jogam água perto de uma casa em chamas na área de Twin Pines, perto de Banning, Califórnia, 7 de agosto de 2013.

Melhores Imagens Reuters2013 1 Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Um jardim com uma piscina é inundada pelas águas do rio Elbe durante as inundações perto de Magdeburg no estado federal da Saxônia-Anhalt, 10 de junho de 2013.

 Conclusão

Uma excelente maneira de aprender, é observar o que profissionais conceituados utilizam no seu dia a dia de trabalho, espero que você também tenha aprendido e se divertido tirando suas próprias conclusões! Esse é um material muito valioso, não só pelo seu conteúdo técnico, mas histórico também.

Se você se dá bem com a língua do Tio Sam, vale a leitura das histórias de cada foto e lembre-se, você pode ver todas as imagens vencedoras aqui, e algumas delas podem ser fortes.

Obs.:  (quando a página abrir, escolha uma das opções de visualizações: View as Slideshow | View All Images).

Não deixe de compartilhar a sua opinião e suas conclusões também!!!

Até breve!!

AssinaturaPosts  Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais? 4.79/5 (95.82%) 67 votes
pixel Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

54 Comments
  • Boa noite!
    Mestra,
    Como sempre artigo fantástico, sem sombra de dúvida o Foto Dicas Brasil tem o melhor conteúdo.
    Sou apaixonado pela Nikon, mas pelo visto a Canon vai dominar o mundo.
    Os dois últimos gráficos me leva a crer que temas pesados são muito mais abordados.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • Oi Caveira, a Nikon é excelente, mas a Canon domina as fotos da Reuters como podemos perceber. A qualidade das duas marcas são indiscutíveis, mas às vezes uma marca ou modelo específico torna-se mais útil ou conveniente para algum nicho 😉

      Abração,
      Simxer

  • Parabéns pelo claro e objetivo artigo, para os amantes da fotografias é sempre bom relembrar estas técnicas.

  • Só elogios. Sou fá de você e de tudo que é publicado em seu sítio! Obrigado.

  • Ok, mas como é q no teu gráfico tem "Canon 5d Mark IV" ?!?! tem algo de errado aí

    • Oi Rodrigo, como bem sabemos, ainda não foi lançada a 5D Mark IV (mas será em breve), foi um erro meu de digitação, na realidade é 1D Mark IV.

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços,
      Simxer

  • Muito interessante esse artigo. Principalmente (pra mim) com relação ao uso das lentes. Confirmou um abito que tenho meio inconsciente, a 16-35mm é a lente mais usada! E ao contrário do que muita gente pensa a 24-70mm não é a lente "fundamental" em sua bag,
    Parabéns pelo artigo, ficou muito bom! E se aceita uma sugestão, faça um upgrade e publique qual o modo de disparo mais utilizado, AV, TV, P ou M. Existe um mito de que se você sabe fotografar, TEM que usar o modo manual!
    Abraço.

    • Oi Cesar, obrigada por ter comentado. Só lembre-se que estamos falando de fotógrafos de fotojornalismo, em outros nichos a 24-70mm é mais usada 😉

      Quanto ao modo, a Reuters não disponibilizou os modos de cena em que as fotos foram feitas, e mesmo concordando com você que nem sempre TEM que o usar o modo manual, depois que você domina ele, acaba perdendo um pouco o sentido usar os outros, mas sim, é possível fazer excelentes fotos em outros modos também!

      Abraços,
      Simxer

  • No gráfico de abertura noite que mesmo valores aparecem duas vezes com porcentagens diferentes. Isso porque o filtro de dados pegou informações que os diferenciavam, por exemplo um espaço em seus caracteres. f2.8 e f 2.8 são um exemplo, onde aparecem respectivamente como 34% e 1% no gráfico, há outros casos.

    • Oi Delano, a Luiza também fez esta observação, e como disse antes, a alteração não influencia no resultado final.

      Obrigada pela interação.

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia!
    Aproveito para desejar à todos do "Foto Dicas Brasil" um excelente Natal e um Ano Novo de muita Paz e felicidades.
    Sobre o artigo foi excelente e mais uma vez fico feliz em fazer parte dos leitores do Dicas Brasil, agradeço à todos por inúmeras oportunidades de aprender sempre mais.
    Respeitosamente,
    Ademil França

    • Olá Ademil!

      Nós do Foto Dicas Brasil agradecemos demais todo o seu suporte nesse ano! Que o seu Natal tenha sido incrível e que 2015 seja um ano espacial pra você!

      Abração,
      Simxer

  • Excelente artigo. Sempre procuro verificar os EXIFs de grandes imagens para poder absorver um pouquinho da técnica dos profissionais. Parabéns por trazer de forma concisa este conhecimento.

    • Eu que agradeço o comentário Carlos, é muito gratificante perceber que a ideia foi captada e parabéns pelo seu hábito, é excelente!! Grande abraço, Simxer

  • Objetiva 18-180mm, f 1.4 – 40.0
    Sensor de 70mm.
    Menor valor de ISO: 50.
    Câmera com processador Pentium 1000 Ultra Alguma coisa.
    Uma impressora com um zilhão de DPI.
    Papel com brilho igualzinho ao do monitor do computador.

    É pedir tanto assim?

    Texto interessante, Simxer.
    Abraços.

  • Muito bom, gostei,.

  • Giovani Righi Vieira

    Excelente matéria Simxer, serviu para esclarecer muitas curiosidades que eu tinha a respeito deste universo da fotografia.

  • Apenas um alerta!!! o artigo fala apenas de FOTOJORNALISMO, exclui fotógrafos de natureza, arquitetura, foto de rua, etc., sendo assim fica uma informação incompleta, discordo do patamar que ficou a Nikon, grandes fotógrafos de natureza e arquitetura usam Nikon, a meu ver a matéria é tendenciosa.

    • Olá Randal, seja bem vindo.A matéria não é tendenciosa de formal alguma, está bem explícito que é uma análise matemática em cima das fotos ganhadoras da Reuters (Agência de Notícias), não acredito que nenhum fotógrafo vá achar que isso reflete a realidade de todas as categorias da fotografia como verdade absoluta.A Reuters usa Canon, assim como o Sebastião Salgado usou uma Canon 5D pra fotografar “Genesis”, e se eu disser que um dos melhores fotógrafos do mundo usa Canon, não estarei sendo tendenciosa, é um fato. E isso não diminui em nada (como dito no artigo) a Nikon, excelente em suas câmeras e manuais e que provavelmente domina outra (s) categorias ou nichos fotográficos.Se alguma outra agência ou empresa de referência fotográfica usar a Nikon e disponibilizar os dados, farei a análise com prazer. Feliz Natal!Abraços,Simxer

    • Tb achei tendenciosa. Outra coisa, o preço das câmera Canon, assim como os demais equipamentos são mais acessíveis. Uma mesma lente 50mm da Cannon com motor de foco é bem mais em conta do que a da Nikkon, que custa quase o dobro! Meu professor de Fotografia usava Nikkon pq a considerar mais robusta e pela qualidade das cores na imagem, mas partiu pra a Cannon por conta dos custos com equipamentos.

      • Oi Cláudia, foi um excelente ponto que tocou, na verdade a Canon acaba tendo um custo x benefício muito maior para os iniciantes, já que todas as câmeras possuem motor de foco, ao contrário das câmeras de entrada da Nikon que obrigada o iniciante a investir em uma lente com motor, o que pode custar o dobro (no caso da 50mm) da Canon.

        Agora em relação a Reuters, não acredito que o fato de terem lentes mais baratas levou esses fotógrafos a optarem pela Canon, já que você pode perceber que as câmeras utilizadas são muito robustas (e caras também!). Acredito que realmente tenha mais haver com a finalidade do uso e do tipo de foto, se você fizer um levantamento entre fotógrafos sociais profissionais aqui no Brasil, existe uma grande chance da Nikon ganhar, e isso não diminui em nada a qualidade da Canon.

        A única coisa que me deixa decepcionada, é não entenderem do que se trata o artigo e algumas pessoas insistirem nessa discussão infame de qual marca é melhor. O artigo é pra trazer uma informação, não há nada de tendencioso nele, são só dados retirados das informações passadas por uma das maiores empresas de notícias.

        Não julgo fotos pelos equipamentos que foram feitos, julgo pelo fotógrafos, marca vai do gosto pessoal de cada um. Meu lema é e sempre será:

        "O Bom fotógrafo não é aquele que tem a melhor câmera, mas sim, o que domina melhor a câmera que tem. Simxer"

        Adoraria que a discussão e as opiniões fossem em relação às fotografias vencedoras, motivo pelo qual todos nós estamos aqui 🙂

        Obrigada por ter compartilhado a sua opinião.

        Abraços,
        Simxer

  • Acho que tem um erro no gráfico de abertura, a abertura 2.8 aparece duas vezes. E no do ISO também, o iso 2000 aparece duas vezes também.

    • Oi Luiza, obrigada pelas observações, os exif´s nas fotos não estavam padronizados, e olha que padronizei um monte, mas esses dois escaparam 🙂 Bom, não influencia no resultado final, mas vou deixar seu comentário como alerta.Abração,Simxer

  • é um monte de informação que no fundo serve para muito pouco. saber exif é só curiosidade técnica, e como não tem como sabermos como a luz estava no momento das fotos, não ensina nada, além de matar a curiosidade técnica de gearheads. concordo com esse texto do vernaglia.

    • Oi André, respeito muito o trabalho do Vernaglia, mas como você já deve ter percebido, não concordo que EXIF não sirva pra nada, eu realmente não subestimo quem lê meus artigos a ponto de achar que os fotógrafos não percebam que aqueles dados se aplicam às condições de luz em que as fotos foram tiradas. Mas além de eu achar que sim, serve pra estudo, o EXIF possui outras informações importantes e, por experiência própria, já foi muito útil pra eu estudar as fotos de alguns fotógrafos de nichos em que eu estava atuando.
      Mas a diversidade de opiniões é que nos faz crescer e eu agradeço demais você ter colocado a sua!

      Um grande abraço,
      Simxer

  • Bom dia Simxer!
    Show de post, além de fotógrafa é uma matemática e estatistíca fera eheheheh.Muito interessante sua publicação e com conteúdo excelente, transmitindo informações importantes para fotógrafos iniciantes e os que estão se reciclando como eu.Notei também nos coments que o site cada dia mais vem aumentando o números de leitores. Muito legal, você merece.Feliz 2015! Abs

  • Gente, que vício o ser humano tem de criar ranking para tudo. O melhor, o maior, o mais bonito, o mais usado, o mais, mais, mais. Será que isso significa mesmo alguma coisa? A velocidade mais usada…para que tipo de assunto? A abertura mais usada…para que tipo de foto, qual linguagem, qual o resultado disso? A lente mais usada…para que? Tudo depende muito do perfil de cada fotógrafo, do tipo de trabalho que ele faz. Nenhuma dessas variáveis indicadas aqui me indica absolutamente nada de novo, não acrescenta nada, ou seja, não é informação nenhuma. No máximo cultura inútil. Ou será que agora os fabricantes vão parar de desenvolver tecnologia para aumentar a velocidade de exposição? Notaram que só 1% das fotos foram feitas com velocidade de 1/8000?
    Um dos mais importantes fotojornalistas da histórias – não vou dizer "o melhor" porque não acredito em superlativos nesse tipo de assunto – fotografou quase o tempo todo com uma cinquentinha fixa. Vocês devem saber de que estou falando. Mas quem fez as fotos foi ele, não foi a lente nem a Leica. É um equívoco achar que poderemos fazer uma foto melhor, simplesmente com base na lente, na câmera, nem mesmo em uma variável para qualquer situação.

    • Oi Cuca, não sei se você leu algum outro artigo do site ou percebeu que é um site para iniciantes, compreendo que essas variáveis não te dizem nada porque você é um fotógrafo profissional e já sabe exatamente o que cada uma quer dizer, mas não é o caso dos leitores a quem eu me dedico e troco ideias todos os dias, aqui e nos meus cursos.

      Eu adoro hanking, e acho muito produtivo quando posso estudar os melhores, seja no que for, observar e analisá-los pode ajudar a identificar técnicas e comportamentos vencedores.

      Quando quiser trocar uma ideia, é só escrever!

      Abraços e sucesso na sua carreira.

      Simxer

  • Bom dia a todos!!! Sou desenvolvedor de websites, comprei uma canon t5 para atender alguns clientes, a maioria das vezes perdia alguns serviços devido ao começar desenvolver um site precisava de fotos para inserir no site as vezes um cliente contratava fotografo e a maioria das vezes ficava um custo alto e o cliente desistia de fazer o site…por este motivo comprei esta camara, mas estou começando a viciar em tirar fotos e gostando muito…estou querendo aprender tirar foto em studio…me responde; esta câmera vai me atender bastante, ou ja devo começar a pensar em outra com mais recurso? por isto acesso este site todos os dias para colher informações…muito objetivo este site, continuem postando inf. sobre segredos da fotografia

    • Oi Admilson, a 5ti é uma câmera de entrada, voltada mais pra filmagem do que fotografia, não que ela não fotografe bem, mas não é a melhor da sua categoria. Se pensa em fotografar em estúdio, aconselho começar pelo menos com uma câmera semiprofissional, você terá uma vida útil maior, e já que está usando uma Canon, poderia ser a 60D, mas melhor ainda se fosse a 70D ou 7D markII.

      Em breve estarei lançando um ebook onde ensino como escolher uma câmera pra quem está iniciando, cheio de dicas e sugestões de modelos e acessórios 🙂

      Abração,
      Simxer

  • Boa noite!
    Primeiramente, felicito pela vontade e comprometimento que tens para com o mundo da fotografia em repassar o seus conhecimentos a outras pessoas, a sua atitude não tem preço, é simplesmente uma ação deliberada de poder auxiliar outras pessoas externando o sentimento de propagação da profissão visando a melhora e a capacitação dos amantes da fotografia. Te confesso que não a conhecia e a pouco navegando pela internet, encontrei a sua página que por sinal , muito gratificante. Não estou a muito tempo trabalhando profissionalmente com fotografia, mesmo sempre gostando da área, nunca tinha trabalhado na área, entrei por uma oportunidade a mim dada, não foi difícil me identificar, pois sempre gostei, apenas me dediquei e continuo me dedicando para aprender cada vez mais. Parabéns pelo seu trabalho e o brigado pela oportunidade.

  • Oi Simxer, Pode me tirar uma dúvida ?
    a lente 50mm é melhor opção para desfoque de fundo e deixar mais nítido o ponto de foco ?

    • fotodicasbrasil

      Oi Wadson, não sei se deixar o ponto de foco mais nítido, vai depender da qualidade ótica da 50mm, mas sim é uma excelente opção para desfoque de fundo. Quanto menor a sua abertura, a 50mm geralmente tem pelo menos abertura f2.8, menor a profundidade de campo e mais desfoque terá, mas fique atento, você terá que ter cuidado com seus enquadramento e distância do que quer em foco, justamente porque “seu campo de foco” é bem menor, ok?

      Esse artigo pode ser útil: http://fotodicasbrasil.com.br/lente-50mm/

      Abraços,
      Simxer

  • Fotografar é uma arte, parabéns por ter este dom e por compartilhá-lo conosco.
    Sou iniciante na fotografia, a tenho ainda como um hobby.
    De início me impressiono com o efeito fundo desfocado nas fotos, e já ví seu vídeo a respeito do assunto.
    Você acha que com uma Canon PowerShot SX60 HS eu consigo este efeito nas fotos?
    Caso sim, irei compra-la e sair fotografando por ai…
    "The world as I see."
    Obrigado pela atenção.

    • fotodicasbrasil

      Oi Rodrigo, eu estive nas mãos com s SX50HS e sim, faz desfoque excelentes, mas no modo manual principalmente, no automático já recebi vários emails de pessoas com dificuldades, mas não tenho como avaliar se era a câmera ou o fotógrafo 😉

      Imagino que seu modelo seja mais avançado e acredito (não tenho certeza) que ocorra o mesmo. Se já fotografa no modo manual, então é só se divertir.

      Se quiser outras opções de câmeras para escolher, conheça meu no livro: fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro

      que é o complementado com este: fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro-3/

      Além de vários artigos pelo site.

      Obrigada pela mensagem.
      Abraços,
      Simxer

  • Claudio Pereira

    Bom dia!!! Artigo fantástico para quem está começando e louco por conhecimento fotográfico!!
    Muito obrigado

  • Si sou eu a Mari. Mas eu tinha me esquecido de como o seu site é legal! E de que você já não é mais aquela…que me socorria nas mais inusitadas enrascadas tecnológicas em que me metia. Desde os tempos do ICQ. Agora te chamam de Mestra. Senhooooor! Preciso comprar uma beca nova, agendar uma visita e prestar atenção pra não falar besteira. Não sou muito de ficar plugada. Não tenho, face e todos os seus derivados. Como o principal motivo de milhas fotos são de natureza selvagem, paisagem, animais silvestres. Acabo me saindo bem. A luz do dia ajuda muito. E as vezes acerto sem querer. O difícil é repetir o acerto. Risos!!!!! Vi uma Lente Sigma 18-250 f/3.5-6.3 (copiei pra parecer inteligente) e lembrei de você. Si o site é todo vc. Em cada detalhe me lembra sua paciência e eficiência em me ajudar por telefone. E olha que agora tenho uma câmera profissional! Parabéns e muito obrigado por tudo.

    • Você é extremamente sagaz e tenho certeza que na fotografia não vai ser diferente! Eu agradeço ter conhecido pessoas como você que me permitiram praticar o gosto em explicar as coisas, é uma honra contar com sua amizade por quase 20 anos!

      Beijão e obrigada pela visita!

      Si

  • Excelente artigo! Alias todo conteúdo do site!!

  • Boa noite!

    Gostei muito do conteúdo! Parabéns..

    Mais gostaria de uma ajuda..

    Esses dias atrás, fiz um ensaio em estúdio com um modelo e configurando a máquina com uma abertura em f4 e velocidade por volta de 1/320, as fotos ficavam cortadas.. A parte de cima com luz e a parte inferior preta.. Só consegui refazer as fotos com a abertura em 22 e a velocidade em 120… Iso em 200 até 400 se não me engano.. Sou leigo no assunto.. Foi o primeiro ensaio que fiz em estúdio.. Será que foi a configuração de flash ou minha máquina está ruim?

    Estava usando uma 6D com uma lente 17-40 f4..

    Agradeço a atenção é obrigado desde já!

    • Oi Renan, tudo bem?
      O que acontece é que se a duração do flash for muito rápida (curta), e se a luz do ambiente for fraca, então todas as luzes na imagem são do flash de curta duração, que podem ser significativamente mais rápidas do que qualquer velocidade do obturador. Inclusive nos flashs de estúdio você precisa fotografar com velocidade de sincronismo, isso quer dizer o que? Que se sua câmera, na maioria dos modelos atuais, fotografar com uma velocidade acima de 1/500, por exemplo, você provavelmente vai obter uma foto onde pelo menos metade dela estará completamente preta, e isso acontece porque seu obturador foi mais rápido do que o disparo da luz do flash.

      No seu caso específico, a 6D se não me engano, tem velocidade de sincronismo por volta de 1/180, então em estúdio, esse seria o seu limite de velocidade, o que não é tão ruim, já que estamos em ambiente de luz controlada, o único senão seria o desfoque criativo, que não é muito usado nesses casos.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá,tenho acompanhado todos os artigos, gosto muito.

    Tenho uma Nikon d7000 mas não estou satisfeito com a qualidade da imagem. Fotografo pessoas. Tenho as lentes do kit. Que lente poderia comprar pra melhorar minhas fotos?obrigado, John.

    • fotodicasbrasil

      Oi John, quando se refere a qualidade da imagem, é porque o resultado está ruim, certo? Mas em relação a que? Foco, enquadramento, nitidez. Pode ser um mundo de possibilidades e eu imagino que quando se refere a lente do Kit, esteja se referindo a 18-55mm (porque essa lente do kit pode variar da câmera que comprou e do lugar).
      Bom, a 18-55mm tem excelente qualidade ótica e sua câmera também, então não acredito que seja nitidez, talvez esteja com dificuldades com ângulos, e aí você poderia complementar com 55-200mm.
      Se a questão for outra, me diga que tentarei te ajudar.

      Abraços,
      Simxer

  • Estou para comprar uma maquina semiprofissional e gostaria de uma ajuda para escolher o modelo.
    Esta maquina sera para tirar fotos de aviões (Spotter) e tem que ter uns disparos rápidos e um obturador bom. Qual maquina e modelo me indicaria?

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!