Foto Dicas Brasil A lente 50mm - Foto Dicas Brasil
Imagem-destacada-do-Artigo-a-lente-50mm
35.346 views | by Simxer
A lente 50mm

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

O assunto deste artigo é sobre as famosas lentes 50mm, você não precisa ser fotógrafo profissional pra ter uma ou mesmo desejar ter uma 😉

Escuto muito meus alunos perguntarem se vale à pena comprar uma lente dessas já que eles estão começando na fotografia, acredito que o grande problema, justamente pra quem está começando, é ter um equipamento que seja mais versátil… e aí ter uma lente 50mm em uma câmera cropada (se por acaso você ainda não sabe o que significa o termo, dê uma lida neste outro artigo “Fator de corte, uma questão de tamanho!”), aonde ela irá se comportar provavelmente como um comprimento focal em média de 80mm por causa do fator de corte das atuais câmeras mais vendidas no mercado, e aqui estou me baseando em estatísticas e nos modelos que mais aparecem no meu workshop, não acho que vale a pena tê-la como única ou primeira opção de lente. Para quem está começando, ter lentes de alcances maiores, como as Canon 28-135mm ou Nikon 18-105mm são opções melhores justamente por serem mais versáteis.

A lente 50mm é boa?

Sim, ela é ótima, apesar de eu continuar achando que existem outros comprimentos focais no mercado que podem fazer o trabalho da 50mm e ainda te dar mais flexibilidade para trabalhar, a lente 50mm tem um glamour que encanta a maioria dos fotógrafos, eu mesma tenho duas, uma de abertura 1.8 e outra de 1.2, e todas as duas ganhei de presente, diga-se de passagem 🙂 que uso pouco, mas gosto do resultado quando uso.

Existe realmente diferença entre as lentes 50mm?

Navegando pela internet eu esbarrei em um artigo do fotógrafo americano Trevor Dayley falando das diferenças entre as lentes 50mm, e já que elas possuem preços incrivelmente diferentes, é muito interessante ver a experiência que ele fez, e como a minha percepção se parece muito com a dele, reproduzo o artigo aqui. Deixei os links apontados para loja de fotografia BH mesmo, porque acho uma ótima referência de preço quando se trata de equipamentos importados, lá você poderá ver os preços em dólares, e como já disse em outros artigos, os valores em Reais às vezes são tão diferentes ou distorcidos que você perde a referência da qualidade do produto.

Então vamos ao artigo do  Trevor Dayley

Você pode dizer a diferença entre uma lente 50mm de U$ 100 e uma de U$1.600?

 

Um dos comprimentos de lentes mais populares no mercado é a 50mm. Como um fotógrafo Canon, eu tenho algumas opções diferentes para escolher de abertura, mas as três mais populares parece ser a 50mmf/1.850mm f/1.450mmf/1.2. Durante uma sessão na semana passada eu decidi usar as três lentes e fazer algumas fotos para ver a diferença entre elas. Mostrarei neste artigo os meus resultados.

Eu sinto que eu deveria começar este artigo dizendo que isso não é de forma alguma um teste oficial. Um grupo de fotógrafos estava fotografando e eu percebi que tínhamos toda a variedade de aberturas de lentes 50mm (1.8, 1.4 e 1.2), então eu perguntei se eu poderia pegar emprestada para algumas fotos. Eu fotografei cada uma dessas fotos com as mesmas configurações, a partir da mesma distância, usando a mesma câmera. Decidi fazer todas as fotografias usando uma abertura de f2.0.

Eu percebo que a lente de 50mm 1.2 é uma grande intérprete, mesmo sabendo que a abertura f2.0 pode estar limitando o seu potencial, eu pensei que seria bom para ver todas as imagens usando as mesmas configurações exatas. Por fim, as imagens que estão sendo mostradas são JPEG e estão vindo direto da câmera. O tratamento (contraste, cores, nitidez) foram realizados todos no Canon 5D Mark III usando o perfil de câmera padrão.

A lente de 50mm 1.8 II está sendo vendida atualmente por volta de 125 dólares, a lente de 50mm 1.4 por cerca de 400 dólares a lente de 50mm 1.2 por cerca de 1.619 dólares.

resultado teste lente 50mm mulher do Artigo a lente 50mm A lente 50mm

A fim de obter uma boa visualização para a comparação, eu fiz o upload das imagens em alta resolução, você pode visualizá-los clicando nos links aqui. Foto de 50mm 1.850mm 1.4 e 50mm 1.2.

Aqui está outro exemplo.

resultado teste lente 50mm homem do Artigo a lente 50mm A lente 50mm

Veja as imagens de alta resolução aqui.  Foto de 50mm 1.850mm 1.4 e 50mm 1.2.

Como eu mencionei no início deste artigo, de modo algum este é um teste oficial. Mas ele foi muito revelador para mim e para os outros fotógrafos que estavam comigo naquele dia. Fiquei surpreso de que fotografar com a lente 50mm em f2.0, não fez tanta diferença quanto eu pensei que iria fazer em cada uma das três lentes.

Pensei que seria divertido compartilhar essas fotos. Espero que se você for um fotógrafo que use a lente de 50mm 1.8 em sua câmera, saiba que você pode manter sua cabeça erguida e carregá-lo com confiança, sabendo que sua lente de U$100 é realmente muito boa!

Bom, esse foi o teste do Trevor e eu acho ótimo podermos ter esta comparação feita por um fotógrafo que está no mercado de trabalho e não está ganhando nada de nenhuma marca, me pareceu bem pertinente!


E você? Conseguiu ver maiores diferenças entre as fotos? Tem uma 50mm, mas possui uma percepção diferente? Compartilha com a gente nos comentários!

Bons testes e até a próxima!

AssinaturaPosts  A lente 50mm

Você pode ler o original aqui.

A lente 50mm 4.74/5 (94.71%) 34 votes
pixel A lente 50mm

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

62 Comments
  • João Hollerbach

    Parabéns mais uma vez por trazer práticos e excelentes artigos, Simxer. Eu já conhecia essa comparação entre as diversas 50mm e até já debati o assunto com amigos. Minha opinião é de que a menos que a pessoa seja um fotógrafo de jóias, por exemplo, a 1.8 é a que oferece melhor relação custo/benefício. Muito útil também a tua observação sobre a necessidade de lentes mais versáteis para iniciantes. Eu mesmo enfrentei esse problema, pois um dia sai com minha 50mm 1.8 para fotografar flores e eis que aparece um beija-flor! Foi impossível fotografá-lo pois estava no alto de uma árvore. Meu conselho: se for levar a 50mm sempre carregue outra lente junto. Eu uso uma "all-in-one" 28-300mm da Tamron que sempre me acompanha e é muito útil em viagens. Quando saio para fotografar pássaros levo uma Canon 100-400mm(ótima, mas pesada). Abraços.

    • fotodicasbrasil

      João!
      Eu que adorei seu comentários, muito pertinente!
      Eu já passei por situação parecida com a 50mm, é bem frustrante :/ e também gostei do setup de lentes que tem, quando quiser, poste algumas fotos suas!!!

      Abração,
      Simxer

  • Oi simxer, ótimo artigo, como sempre altamente esclarecedor e muito didático. Muito obrigado.

  • Obrigada pelo texto, é bom ter uma visão comparativa das lentes. Eu tenho uma 50mm 1.8 e em situações de menor luminosidade penso sempre que seria bom ter uma lente com maior abertura…. Mas penso que não devemos deixar-nos influenciar a consumir sempre mais….
    Este artigo ajuda-me a comparar os resultados, não vendo grande diferença. Obrigada. Sandra

    • fotodicasbrasil

      Isso Sandra, concordo com você! É muito angustiante quando estamos começando e acreditamos exclusivamente que o melhor equipamento, ou os mais caros, vão fazer o trabalho por nós. Por isso gostei muito da comparação.

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer, vi que entre as 50mm da Canon, a qualidade do bokeh é diferente nas aberturas máximas. Na 1.8 II, o bokeh não apresenta um formato muito arredondado igual ao apresentado na 1.2, além da "cremosidade" (ou suavidade) ser diferente também. De qualquer forma, qualquer uma das três em abertura máxima tem foco complicado de se conseguir, não sei se é uma dificuldade que apenas eu encontro, ou é algo comum à maioria (?). Já pensei em trocar a minha 50mm 1.8 II pela 50mm 1.4 USM, mas pelo que vejo não há muita diferença caso eu não precise de uma abertura maior em situações de pouca luz, por isso estou pensando seriamente em uma lente com outro comprimento focal, talvez uma 30mm da Sigma linha Art, que possui abertura 1.4, acho que é uma boa opção, com um custo não exagerado. Aproveitando, sabe dizer se há muita diferença de qualidade de imagem, bokeh, entre outros aspectos, da 50mm 1.8 II para a 85mm 1.8 USM? Grande abraço, estou gostando bastante dos seus artigos, e estou aprendendo muito aqui, obrigado!

    • Oi Nilton, muito pertinente seu comentário! Eu nunca usei a 30mm da Sigma, mas me parece uma boa escolha. A comparação da 50mm com a 85mm, me pegou, porque eu acredito que a 50mm ganhe em vários aspectos, mas eu ADORO a 85mm!! Não pode ficar com as duas 😛

      Abração!
      Simxer

  • bom dia,

    poderia me falar um pouco mais sobre a 18-105mm?

    Abração..

    • É uma lente bem versátil, por isso muito indicada para quem está iniciando na fotografia, já que permite tipos de fotos diferentes sem a necessidade da troca!

      Abraços,
      Simxer

  • Eu tenho uma 50mm 1.8G, uso numa d5100, comprei a lente no calor do momento, na ansiedade de tirar belos retratos com o efeito bokeh, maaaaaaaaaas…em todos os artigos que li sobre ela…não deia atenção ao assunto do sensor cropado…tenho grandes dificuldades pra fotografar grandes grupos, pelo que estudei…uma 35mm ficaria mais ou menos uma 50mm no meu sensor…entaum me pergunto, com uma 35mm, eu teria mais facilidade em compor minhas fotografias com a mesma qualidade e efeito da 50mm original? Quanto a dificuldade da câmera acertar o foco com a 1.8 é verdade…tive muitos problemas com isso na abertura maxima, pelo que lo tb e experimentei, o ideal é de 4 até 5.6 se não me engano…
    Gostei muito do post!

    • Oi Wellington, é a terceira vez que tento te responder e dá um erro e o comentário desaparece… Então se receber mais de uma resposta, releve 🙂

      Bom, eu acredito que 35mm, que eu adoro, não vai mudar muito sua experiência em fotografar grupos, se você não fotografa profissionalmente, eu arriscaria ficar com a 50mm e investir em uma 18-105mm, por exemplo, lente mais versátil e por isso com um bom custo x benefício!

      Espero ter ajudado.

      Abração,
      Simxer

  • mais uma vez parabens pelo excelente trabalho, obrigado pelas dicas, são sempre muito importantes e esclarecedoras mesmo para um leigo como eu..encontrei um preço bom no ebay, vou encomenda-la.

    Abraços.

  • Olá, não sou muito de comentar artigos, pois leio aos montes, estou aqui a, pelo menos duas horas; tenho a 50 e a 35, levo sempre uma das duas, também já conhecia esse comparativo, com suas intervenções ele ficou excelente. Mas o motivo de deixar um comentário é pra agradecer a forma decente com que tratam seus leitores e visitantes (ando aborrecido com alguns fóruns, nos quais os "experts" nos tratam com debiloides). Valeu mesmo, através de outros sites cheguei aqui, e pra ficar, e aprender. Valeu!

    • Obrigada Magno, fico feliz que tenha gostado do site e curiosa com seu comentário, procuro me comportar aqui como lá fora, e quero encontrar amigos que gostem tanto quanto eu de fotografar e aprender!!!

      Seja bem vindo.

      Abração,
      Simxer

      • magnoaquinofotografia

        Simxer, acontece que ao indagar sobre assuntos pertinentes à fotografia em um fórum de fotografia, o mínimo que se espera é que as pessoas entendam que não existem "perguntas burras", apenas pessoas que estão começando, (seja por hobby ou por quererem se profissionalizar), e chegam desarmadas, prontas pra aprender; há foristas que, por serem "veteranos" se impacientam com perguntas elementares concernentes aos rudimentos da fotografia, e dizem: "é um absurdo alguém fazer uma pergunta tão burra!", mas não era uma "pergunta burra", apenas um assunto no qual, eu cinegrafista antigo, mas aprendiz de fotografia, tinha dúvidas cruéis; me aborreci, e só não voltei mais ao fórum. Quis destacar e elogiar a forma educada das suas respostas e a forma até humorada da abordagem. Valeu!

        • Eu não poderia concordar mais!! Não existe pergunta "burra", toda pergunta é valida pra quem faz. Eu já tive dúvidas cruéis como todas que recebo e me vejo em cada iniciante ou amador que passa por aqui. Menosprezar a opinião de qualquer um, mesmo que discorde de mim, seria no mínimo improdutivo, pra não dizer pouco inteligente. Fico imensamente feliz em poder ajudar e APRENDO DEMAIS com todos que passam por aqui!!

          Obrigada por tudo e mais uma vez, seja bem vindo.

          Abraços,
          Simxer

  • Muito bom esse comparativo. Como gosto muito de fotografia e ainda tenho muito a aprender, tenho uma T5i com a lente 18-55mm, mas já comprei uma canon EFS 55-250mm e uma 50mm 1.8(maravilha ), mais ainda sinto que preciso de uma grande angular, pois naqueles momentos em que preciso um maior campo de visão, elas deixam a desejar. Gostaria que indicasse uma boa lente grande angular com bom custo x benefício para uso amador. Parabéns pelas respostas e atenção dispensadas aos leitores.

    • Oi Aloisio!
      Você já está com um comprimento focal gande (18mm) e não me ocorre nenhuma indicação já que sua câmera é cropada <a href="http:// (http://fotodicasbrasil.com.br/fator-de-corte/),” target=”_blank”> <a href="http://(http://fotodicasbrasil.com.br/fator-de-corte/),” target=”_blank”>(http://fotodicasbrasil.com.br/fator-de-corte/), e acaba funcionando como uma 28mm, então teria que partir quase pra fish-eye 🙂

      Dê uma olhada nas opções que estão neste site <a href="http:// (http://www.photozone.de/canon-eos),” target=”_blank”> <a href="http://(http://www.photozone.de/canon-eos),” target=”_blank”>(http://www.photozone.de/canon-eos), lá você vai conhecer uma gama enorme de opções de lentes compatíveis com DSLRS Canon cropadas e todas pussuem reviews. Se escolher alguma específica, eu posso dar uma olhada no review pra você.

      Abraços,
      Simxer

      • Viva,
        Antes de mais queria dar os parabéns pelo excelente site, e pela maneira como trata os visitantes. Acho que para esta máquina teria que ser uma ultra grande angular para ser realmente diferente tipo a Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM o único defeito é não ter IS, mas é uma excelente lente. Eu pessoalmente como grande angular actualmente uso a Canon EF 16-35mm f/4L IS USM por ser da serie L e ser IS. Falando agora do assunto do tópico acho que a 50mm f/1.8 é mais do que suficiente para a maioria das pessoas. Existe apenas um questão a abertura óptima de cada lente, porque a f/1.8 nesta abertura não é o seu ponto óptimo. Eu pessoalmente gosto de a colocar no minimo em f/2.8.

  • Bom dia Simxer!
    Em primeiro lugar quero parabeniza-la pelo excelente trabalho online.
    Acredite,tem muita gente aprendendo com você.
    Estou começando agora depois de sessenta anos.
    Estou amando a fotografar.
    Amada ,quero fotografar alguns enfeites de natal.
    Aqui vai a minha pregunta.
    Poderei fotografar com a 50 mm- 1.8?
    Tenho também a 18-200 mm e 17-50 mm.
    Câmera da Canon-T3i.
    Agradeço sua atenção.
    Abraços.

    • Gioconda, que bom que o site é útil!
      Sim, vai conseguir com um ótimo desfoque, aliás, com certeza fará lindas fotos. Suas lentes são ótimas, você nem precisa da 50mm, até porque a sua câmera é cropada, então ela será uma 80mm, mas te permitira fazer lindos desfoques, se a intenção for essa.

      Um abraço!

      Simxer

  • Agradeço o carinho e atenção.
    Sempre que precisar estarei aqui para pedir uma orientação.
    Grande abraço.

  • Adorei o site, as dicas, os artigos, enfim, tudo. Parabéns. Tenho uma lente 18-200mm e uma 50mm 1.4. Gostaria de uma dica para uma lente mais versátil e de melhor construção para minha câmera Canon EOS 60D.

    • Obrigada Nelson, seja bem vindo!

      Quanto a sua pergunta… Mais versátil que a 18-200mm é bem difícil porque ela cobre um range bem grande! Você tem alguma questão técnica que te incomode nela? Talvez assim eu possa direcionar para alguma substituta, ok?

      Abraços,
      Simxer

  • Olá Sinxer, este é o meu primeiro comentário, pois, infelizmente só descobri este site esta semana e estou impressionado com a quantidade e a qualidade das informações .
    A pouco tempo, decidi transformar a paixão pela fotografia em algo mais, e comecei a fazer alguns trabalhos diversos, casamento, batizados, anivers. etc., com o equipamento que tenho, Nikon D5200, lentes: 18-55mm, 18-140mm, 50mm1.8G , 35mm1.8G. e demais acessórios , flash tripé….
    Estou querendo entrar na área fotos de ambientes para arquitetos e paisagismo.
    Para este tipo de trabalho seria necessário que tipo de lente?, estou pensando em uma Sigma 10-20mm ou seja grande angular, mas em uma maq. cropada qual seria o verdadeiro resultado?
    Agradeço se puder me orientar.

    • Olá ACanalN!

      Obrigada pelo elogios, seja bem vindo.

      Na fotografia de arquitetura é bem recomendado que você tenha realmente a grande angular. A 10-20mm é ótima, principalmente por causa da qualidade ótica. Você já tem a 18-140mm, mas pelo range acredito que a qualidade não seja tão boa quanto a 10-20mm.

      Eu uso também uma fish eye que já me salvou bastante em fotos deste tipo, a única coisa que você precisa levar em conta é que sua câmera é cropada, ou seja, multiplique a abertura por 1.5x, no caso a 10-20mm vira uma 15-30mm, ainda grande angular… 🙂

      Tenha em mente que mesmo que vc precise trocar de câmera, boas lentes são investimentos que sempre valem a pena!

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

      • Obrigado, Simxer ajudou e muito, comprei o Ebook e já estou devorando, assim como as dicas aqui no site.
        Só mais um detalhe, Vale a pena comprar lentes da marca Sigma, a diferença de preço em relação as originais NIkkor é bem menor.
        Ex: NIkkor 10-24mm Bellaphoto SP= R$ 3.666,00 X Sigma 10-20mm CameraMais PR = R$ 2.256,80.
        ACanalN

        • Olá, eu conheço vários fotógrafos que usam Sigma sem problemas, eu prefiro a Tokina 🙂

          Eu acho importante olhar o review das duas, assim você percebe se a diferença entre elas te atrapalha ou não. Às vezes a diferença está no corpo da lente que uma é mais resistente, por exemplo, e aí se o seu uso não for profissional ou quase diário, não tem problema.

          Veja na http://photozone.de/

          Qualquer coisa, pode perguntar.

          Abraços,
          Simxer

  • TENHO UMA 50mm nikkor 1.4, acho ser a ideal, se vc ampliar bastante a foto vai intender, como estes tamanhos de revelação , sao idênticas .

    F. J. Simão

  • Boa noite!

    Mestra,

    Como sempre você é fantástica.

    Bom no meu olhar de leigo eu gostei muito mais da imagem feita com a 1.8,

    ela me parece estar com a luz mais adequada e com um melhor contraste,

    a imagem feita com a 1.2 me parece um pouco superexposta.

    Em testes que realizei com minhas lentes, Nikon 35mm 1.8 e Nikon 50mm1.8

    com aberturas entre 1.8 e 2.8 os melhores resultados são com aberturas de 2.2 a 2.8.

    Já descobri na pratica que usar aberturas nos extremos não da certo.

    Mestra, você tem algum curso online?

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • Que observação maravilhosa! É exatamente isso!! Trabalhar nos limites não traz o melhor resultado.

      A grande vantagem é que a abertura f.2.8 de uma lente que vai até f1.8, por exemplo, é melhor do que de uma que começa em f.2.8!

      Tenho curiosidade de ver fotos suas!

      Estou trabalhando NESTE momento no meu curso online!!! Espero lançá-lo ainda este ano 🙂

      Abração,
      Simxer

      • Boa noite!
        Mestra,
        Fico envaidecido que tenha curiosidade em ver minhas fotos.
        Sou mais teórico que prático, amo a fotografia mais sou tímido em relação a ela.
        Só clico em família e como ela é pequena não tenho muitas fotos.
        Até tento usar a esposa e o filho de 7 anos como modelos mas eles não tem paciência.
        Mas sou Brasileiro, um dia chego lá.
        Assim que tomar coragem envio algumas fotos, obrigado por querer ver minhas fotos.

        Vou torcer para que consiga lançar o curso online o mais breve possível.

        Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
        Grande abraço e fique com Deus

  • Amei seu comentário, a única coisa que percebi foram os desfoques de uma para outra quase que imperceptíveis. Vejo que não há necessidade de se trocar por causa disso. Valeu!

  • Estou simplesmente amando seu site! Já pesquisei muito sobre fotografia e foi exatamente aqui que encontrei as respostas que precisava. Obrigada por se dedicar a nos ajudar!

    Simxer gostaria que você me ajudasse com uma dúvida. Tenho uma Canon 4Ti e duas lentes: 18-135mm e 55-250mm. Meu propósito atualmente é tirar fotos bacanas da minha filha com fundos bem desfocados. Pensei em comprar uma lente 50mm f1.8 que parece ser a mais indicada para tal.

    Minha dúvida é se a lente dedicada de 50mm, com essa abertura de 1.8 me trará melhores desfoques do que as que já tenho hoje.

    Obrigada!

    • fotodicasbrasil

      Oi Camila, obrigada pelos elogios 🙂

      Sim, simplesmente porque a abertura f/1.8 é bemmmm menor que as aberturas das suas duas outras lentes, o que trará um desfoque muito maior (e também alguma dificuldade de focar 😉

      Leia este artigo, pode ajudá-la, e também poderá fazer busca no site por outros sobre lentes:
      http://fotodicasbrasil.com.br/lente-50mm/

      Abraços,
      Simxer

  • O Trevor deixa galhos saindo da cabeça dos modelos…

  • Alessandra Velini

    Olá Simxer, gostei bastante do artigo e fiquei curiosa para saber qual lente indicaria, a partir do comentário que fez:
    "…existem outros comprimentos focais no mercado que podem fazer o trabalho da 50mm e ainda te dar mais flexibilidade para trabalhar…"
    Quais indicaria por favor?

    Desde já agradeço,

    Alê

    • Alessandra, as lentes com ranges maiores e por isso mais versáteis para quem está iniciando como a 28-135mm para Canon e a 18-105mm para Nikon. Digo isso principalmente porque às vezes encontro leitores que compraram suas primeiras câmeras somente com a 50mm e de aberturas muito grandes e evidentemente esbarram no problema de não conseguirem focar por causa da pouca profundidade de campo.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

      • Agradeço muito a dica Simxer, me ajudou bastante! É uma referência para eu escolher a próxima lente. Hoje tenho a lente 18-135mm e uma câmera T4i da Canon (que gosto muito e me atende bem no momento). Meu objetivo é trabalhar com fotos que alcance detalhes (foco no objeto principal) e fundo desfocado. Valeu a dica!!!

        Abraços,
        Ale Velini

  • Possui uma Nikon D3100 (18-55mm) e gostaria de tirar fotos com a lente 50mm 1.8G para obter imagens mais desfocadas, realmente existe a necessidade da aquisão da nova lente?
    Abraço.

  • Tenho uma Nikon D5300 e sempre usei lentes já com sistema AF incorporado e nunca havia usado uma fixa. Resolvi, para não ficar limitado a apenas um tipo de lente, comprar uma 50mm 1.8 D. Estou tomando uma surra de vara de marmelo. Eta treco difícil de ajustar. Quero fazer retratos com ela e não estou conseguindo um foco decente. Alguem pode me dar algumas dicas sobre esta lente? Outra coisa, quando encaixo ela, é exigido que ela fique em F22. F1.8 somente pela configuração da camera? Valeu. Abraços.

    • fotodicasbrasil

      Oi Paulo, o ideal é que tivesse comprado o modelo G (o dobro do preço, mas a metade da dificuldade), as lentes D funcionam com autofoco normalmente nas Câmeras D90 e da série D7000 em diante. Quanto a abertura, trave ela em F22 e configure a abertura pela câmera mesmo, e o foco, você já sabe, só foco manual, que é um treino, já que acostumamos a focar automaticamente… ou seja, vara de marmelo e muuuito treino 😉

      Abraços,
      Simxer

  • Excelente!!! Este artigo me ajudou a decidir qual lente comprar!! Como ainda não sou profissional, mas estou iniciando com eventos, acho que uma 1.8 já está de bom tamanho, certo? Obrigada!

  • O que é curioso é que mesmo estando as 3 lentes com a mesma abertura, as profundidades de campo variam, sendo maiores para a 1.8 e menor para a 1.2. Nota-se nitidamente nas fotos que o plano de fundo aparece mais desfocado nas lentes 1.2. Mas como as lentes 1.2 tem melhor redimento para imagens pouco iluminadas, o teste ideal seria repetir as fotos para diferentes condições de iluminação. Ai é que a 1.2 faria a diferença. Para fotos bem iluminadas as lentes menos luminosas fornecem melhores imagens gerais pois tem menos problema com a coma.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!