Fotometria e Fotografia

Fotometria e Fotografia

Muitas vezes a fotometria é um mistério para muitos fotógrafos iniciantes e amadores, às vezes até para quem já fez curso de fotografia, não falo isso só para parecer que é algo de outro mundo, mas por observação mesmo, tenho alunos que já fizeram alguns cursos e que chegam ao meu workshop com uma única dificuldade: Entender a fotometria, mas afinal como é que se relacionam esse triângulo de Velocidade x Abertura X ISO??

Fotografia e Fotometria

ESQUEMA DE EXPOSIÇÃO – ©FotoDicasBrasil

Claro que isso, dentro de vários aspectos da fotografia, independente de qual área você pretende atuar, a fotometria é o que você realmente deve dominar.

Eu possuo prática fotográfica tanto de estúdio, quantos de eventos e ficava muito feliz com a tranquilidade de se fotometrar em estúdio, porque vamos combinar que fazer certos eventos (casamentos, principalmente no Brasil), você precisa aprender a fotometrar situações de luzes inacreditáveis, só quem já se deparou com um lugar onde o teto era de madeira cheia de lâmpada dicroica ou tetos com alturas inomináveis, ou ainda paredes espelhadas, sabe do que estou falando.

A boa notícia que é viável sim, com bastante treino isso fica tão condicionado em você que vira meio “Matrix”, o filme, você olha pra uma cena e não enxerga mais somente a cena e sim as configurações de Velocidade x Abertura X ISO.

Mas o que é fotometria afinal?

Fotometria é a medição da luz na fotografia. Consiste em uma técnica fotográfica que tem o objetivo de calcular a quantidade da luz que entra na câmera, resultando em uma imagem equilibrada e deixando a foto perfeita, ou seja, “É a quantidade de luz capturada por uma fotografia”.

Existem fotos que ficam muito claras, muito escuras, ou às vezes com o fundo extremamente iluminado, fazendo com que o fotografado fique praticamente ofuscado. Situações que fotógrafos iniciantes e experientes já vivenciaram costumeiramente. Nestes casos, as técnicas de fotometria permitem equilibrar a luz e deixar a foto do jeito que você quiser, e é aqui um dos princípios importantes da fotometria, usar o fotômetro das câmeras como um guia para o seu resultado.

Nestas imagens eu alterei a exposição pra conseguir o resultado que eu queria, ou seja, a primeira mostra como o fotômetro regulou as configurações para equilibrar as luzes, então eu forcei a subexposição par ter mais dramaticidade do por do sol.

A importância de entender o fotômetro

Fotometria correta

Foto realizada com a fotometria correta – ©Simxer

fotometria subexposta

Foto realizada forçando a subexposição em 1 ponto – ©Simxer

Então vou apresentar pra vocês umas dicas para fotometrar em sua câmera fotográfica, entender a técnicas e lidar adequadamente para obter fotografias de excelente qualidade.

Conhecendo o fotômetro da câmera

Fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz, adequando a necessidade específica estipulada pelo fotografo em obter o equilíbrio de luz desejada na fotografia. Existem dois tipos de fotômetros, os embutidos e os externos.

O fotômetro embutido na câmera mede a luz refletida pela cena, calculando a quantidade de luz atingida na pessoa, objeto ou paisagem que está sendo fotografada. Eles são padronizados para calcular e ajustar a imagem para conseguir um tom de cinza médio.

Quando a câmera se encontra em modo automático, o fotômetro realiza todos os ajustes sozinho, o que nem sempre resulta no efeito esperado, pois alguns objetos refletem mais luz do que os outros, como por exemplo, cores de roupas. Ou também a diferença de intensidade de luz do local fotografado, como praias, geralmente abertas e mais iluminadas.

Já no modo manual, é possível ter mais controle da iluminação e obter os resultados esperados. As configurações variam de acordo com a sua câmera. A seguir, veremos algumas dicas de como aperfeiçoar o uso do obturador através das técnicas de abertura, velocidade e ISO.

Fotômetro externo

Fotômetro externo - Fotometria e Fotografia

Fotômetro externo – ©Simxer – Modelo Gisele Santanna

Fotômetro externo ou fotômetro de mão é um equipamento fora da câmera, que tem como principal objetivo medir a quantidade de luz incidente sobre a cena, diferente do fotômetro embutido que mede a quantidade de luz refletida pela cena.

A principal mudança é que não precisamos nos preocupar com a intensidade de cor dos objetos ou cenários de forma particular, resultando em fotografias precisas e com resultados surpreendentes.

Uma desvantagem do uso do fotômetro externo é a necessidade do deslocamento do fotômetro até o local onde a luz incide, perdendo a praticidade, ou seja, mudou a luz ou às vezes até a cor da roupa, tem que fotometrar de novo, mas o resultados são normalmente muito mais legais! É claro que em se tratando de estúdio e de luz controlada, facilita.

Como utilizar as técnicas de abertura, velocidade e ISO

A junção dos três elementos, abertura do diafragma, velocidade do obturador, e o ISO, poderão trazer ótimos efeitos em suas fotografias. Estes três elementos devem trabalhar sempre juntos.  Para isso, a câmera deve ser configurada no modo manual.

Abertura é o diafragma.  Ele determina a profundidade, a passagem de luz e a velocidade do obturador.

Profundidade – Quanto maior for o número “f”, menor será a abertura do diafragma.  A abertura determina a profundidade e quanto maior a abertura, menor a profundidade que a fotografia terá.

Passagem de luz – Quanto maior a abertura do diafragma, maior a passagem de luz.

Velocidade do obturador – Quanto maior a abertura do diafragma, maior a velocidade do obturador.

Velocidade tem como principal efeito dar sensação de movimento nas fotografias. O painel identifica a velocidade, que quanto maior, mais rápida será a velocidade em que a fotografia será registrada. Quanto maior a velocidade, menor será o tempo de exposição, ou seja, menos luz.

ISO é o responsável pelo efeito de sensibilidade da fotografia. Ele permite uma fotografia de qualidade em ambientes de pouca luz. Quanto menor o número do ISO, menor será esta sensibilidade e vice versa. O ISO baixo resulta em traços e formas bem nítidos. Já o ISO alto, deixa a fotografia com ruídos e ofusca a nitidez dos detalhes, isso tem mudado com as novas tecnologias das câmeras fotográficas, principalmente as profissionais.

O ideal é ajustar suas configurações de acordo com o ambiente. Quanto mais luz, menor precisará ser o ISO, com pouca luz, experimente um ISO maior.

Eu já havia feito um resumo simples sobre fotometria no post  “O Temido Modo M”, aliás, aonde você pode fazer um download da Dica de Bolso – Fotometria descomplicada” pra treinar esses conceitos aí de cima.

      Boas fotos!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

4.9/5 - (35 votes)

18 Resultados

  1. Alessandra Fontoura disse:

    Nossa sou louca para aprender a fotografar! O problema é o tempo… Nunca me sobra tempo para nada…
    Infelizmente…
    Obrigada por compartilhar
    Alessandra

  2. glauber morais disse:

    muito massa. Obrigado

  3. Wesley disse:

    Os posts do Foto Dicas sempre abrem minha visão em relação à fotografia!
    Obrigado por dedicar seu tempo ensinando-nos dicas tão valiosas!

    • fotodicasbrasil disse:

      De nada Wesley, fico feliz em contribuir!Abraços, Simxer ​​

  4. roberto batista da s disse:

    Fotografei por muitos anos com uma fujica,minolta e uma yachica. Na era do filme fuji e Kodak preto e branco. Agora comprei uma coolpix p520 e estou aprendendo com vc. A mexer . Parabéns muito boa suas informações.

    • fotodicasbrasil disse:

      Que bom Roberto, seja bem-vindo ao mundo digital, a Coolpix P520 é ótima!Abraços, Simxer ​

  5. Debora disse:

    Olá! Comprei o curso de Fotometria Simples e é muito bom, bastante didático. Entretanto, não encontro o Fotômetro da minha máquina, uma Sony HX400. Será que ela não tem fotômetro? Poderiam me dar uma orientação? Muito obrigada

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Debora, tudo bem?

      Eu achei no seu manual a explicação da "exposição manual" o que me faz acreditar que possui sim, até porque ele se refere a um "mais", "menos" e "zero". Dê uma olhada netse link, por favor. http://pdf.crse.com/manuals/4530686531/PT/content

      Abraços,
      Simxer

  6. Adriana Albergoni disse:

    Gostei muito de suas explicações irei tentar fazer ….grata

    • fotodicasbrasil disse:

      Que bom Adriana, qualquer dúvida, chame 😉

      Abração,
      Simxer

  7. rosangela disse:

    Muito legal a matéria.esclareceu muita coisa. 🙂

  8. Jose vilmar disse:

    Moça vou lhe dizer viu.. como é difícil interpretar e aprender a lidar com este triângulo viu!!! mas vou aprender.. Tenho um d7000 da Nikon. Mas desde já tenho muito a agradecer a sua grande ajuda para nós iniciante…obrigado

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu sei Jose, eu sei, mas acredite, não é tão complicado assim!!! Eu ensino em um dia no meu workshop e todo mundo sai fotografando no modo manual!!! Estou escrevendo um ebook explicando só fotometria, aguarde 😉
      Obrigada pela leitura e comentário!
      Abraços,
      Simxer

    • Daiana disse:

      Obrigada…

  1. […] A fotometria é a medição da luz para a câmera, para saber que quantidade de luz que entrará nela para a captação de imagem, se quiser entender melhor fotometria, você pode ler aqui mesmo no site um artigo explicando detalhadamente esses conceitos, o “Fotometria e Fotografia”. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *