Foto Dicas Brasil Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4 - Foto Dicas Brasil
Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn!
96.209 views | by Simxer
Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Nota da Simxer:

Este artigo é o terceiro de quatro que traduzirei sobre Newborn aqui para o Foto Dicas Brasil. Busquei bastante e li muito a respeito e cheguei nesses artigos que eu realmente achei que contribuiriam pra quem quer dicas de como fotografar recém-nascidos (Newborn).

O artigo “Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn!” traz dicas de uma fotógrafa profissional experiente em ensaios de recém-nascidos muito úteis pra quem estão começando ou até mesmo os mais experientes.

Você também pode ler o primeiro artigo da série aqui: “10 Dicas para fotografar seu bebê”, que é uma série de dicas muito legais de uma mãe (não fotógrafa) explicando de maneira simples e direta como conseguiu ótimas fotos do seu bebê.

E o segundo artigo “5 dicas que mudaram minha fotografia newborn”,  tem dicas de uma fotógrafa que estudou bastante como amadora e mostra o que realmente fez diferença para um trabalho de excelência!

E lembrando que o último será um com dicas de segurança para essas fotografias.

Espero que goste!

 

Autor: Chrystal

 10 Dicas de Fotografia Newborn que você deve saber!

Fotografia Newborn pode vir com muitas surpresas, especialmente se você não é um pai. Eu compilei uma lista de dicas de fotografia de newborns que tem me ajudado muito e eu tenho certeza que será útil para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre fotografia de newborns (recém-nascidos). É claro que cada fotógrafo terá uma forma ou um estilo diferente de fazer as coisas, mas estas são apenas algumas das principais coisas que eu aprendi ao longo dos anos como fotógrafo recém-nascido.

1. Posadas em estúdio versos Estilo de Vida: Conheça as expectativas dos seus clientes.

Existem dois tipos de fotografias de newborns – As posadas em estúdio e as “estilo de vida”. Eu amo tanto as duas por razões diferentes. No entanto, é importante certificar-se de que seu cliente sabe o tipo que você pretende fazer para que não haja surpresas durante ou após a sessão.

Sessões posadas / estúdio – Normalmente devem ser feitas nas primeiras 2 semanas de nascimento, quando o bebê é muito sonolento e “modelável”. O foco neste tipo de sessão é em fotos do bebê em que ele parece perfeito, geralmente enrolado em cobertores, chapéus, toucas e tiaras. A sessão pode durar até quatro horas com a alimentação, intervalos e poses. A edição desse tipo de sessão também leva um pouco de tempo já que cada imagem precisa passar pelo Photoshop individualmente para obter um resultado final mais refinado.

image11 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

image21 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

Sessões estilo de vida de newborns – A abordagem é um pouco mais casual. Pode haver algumas poses, mas a intenção é capturar imagens mais naturais do bebê e sua casa. Estas sessões podem ser feitas até 6 semanas depois do nascimento e geralmente duram no máximo de 1 a 2 horas. O que mais gosto sobre fotografia de estilo de vida de newborns é capturar a admiração e espanto entre os membros da família. Os recém-nascidos são incríveis, mas há tanto amor no ar. Memórias desse período muitas vezes se tornam confusas para os novos pais e que é precisamente por isso que eu sinto esses tipos de sessão são tão importantes.

image31 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

Pessoalmente, eu valorizo ​​os dois tipos de sessões, então nas minhas sessões posadas eu aproveito os intervalos para conseguir minhas fotos “estilo de vida”. As pausas não tem que ser o tempo perdido para você. Na da alimentação, use um lugar com uma ótima luz e você terá uma grande oportunidade para algumas fotos de estilo de vida.

image41 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4


2. Esteja preparado

Se você está fazendo a sessão na casa do cliente, suas sessões posadas de recém-nascidos requerem quase a mesma quantidade de preparação como a de um casamento. Você precisa de um pouco de algumas coisas e é fácil esquecer algo, para que eu tenha certeza de separar na noite anterior eu utilizo uma lista de verificação para eu não esquecer nada (eu sou uma mãe com uma memória muito limitada). Para tornar sua vida um pouco mais fácil, eu fiz uma lista de verificação pra imprimir.

Minha preparação inclui o seguinte:

1. Câmera e câmera de segurança (segunda câmera)
2. Cartões de memória formatados
3. Lentes
4. Alguns brinquedos barulhentos e engraçados (se houver uma criança que irá juntar-se a sessão)
5. Pufe (beanbag)
6. Suporte de Fundo e braçadeiras
7. Aquecedor
8. Escadinha
9. Uma almofada de amamentação (para posar)
10. Almofadas impermeáveis ​​
11. Uma muda de roupa para mim (no caso de um desastre)
12. Adereços (cestos, caixas, etc…)
13. Grandes cobertores para fundos
14. Cueiros
15. Chapéus / tiaras
16. Uma música alta o suficiente para esconder o som do meu obturador (geralmente uso apenas o meu telefone e pequenos alto-falantes – alguns fotógrafos preferem ruídos brancos). NT.: São sons como fluxo de água, por exemplo.

Como as sessões podem ser de até 4 horas, eu me certifico de comer muito antes de eu ir. Além disso, será muito quente por causa do o aquecedor, então uso roupas frescas e confortáveis. Alguns fotógrafos levam um tapete macio para ajoelhar, mas eu uso um dos seus cobertores porque funciona tão bem.

3. Prepare seu cliente

A principal maneira de garantir uma sessão de newborn bem sucedida é se certificar que seu cliente sabe o que esperar e como se preparar melhor para a sessão. Eu envio as minhas dicas de preparação alguns dias antes da nossa sessão a fim de obter que a mamãe e o papai estejam preparados. Muitas mães optam por alimentar o bebê enquanto eu monto o cenário. Eu digo para alimentar o bebê com apenas uma fralda e um cueiro, pra não se preocuparem em despi-lo. Eu também deixo claro o que eu estarei preparada que durante a sessão haverá bagunça e mamadas frequentes, e também para eles aquecerem a casa, apesar de eu estar levando um aquecedor.

4. Deixe o bebê inspirá-lo

A inspiração está em toda parte – provavelmente até mesmo na forma dos e-mails com os pins do Pinterest que seu cliente enviou. É uma ótima ideia ter algumas poses em mente antes de chegar à sessão. No entanto, como deixar a história de amor de um dia de casamento se desdobrar organicamente? Eu acredito que as melhores imagens não são planejadas e sim inspiradas pela singularidade de cada bebê. Quer se trate de lindas covinhas, belos olhos grandes, lábios carnudos, ou uma grande cabeleira, o importante é tentar destacar a beleza do bebê.

Seja no momento…

Deixe o bebê se mexer, bocejar, se alongar. Os bebês têm movimentos perfeitos, doces e maravilhosos, não se estresse por ter a pose perfeita em cada foto.

image51 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

No entanto, quando você está fazendo a pose, a minha melhor dica é abrir punhos do bebê. Às vezes é um pouco difícil, mas as mãos relaxadas irá adicionar uma sensação de muito mais tranquilidade para a imagem.

image61 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

5. Esteja consciente de sua abertura

Eu sei que muitos fotógrafos de retrato e casamento gostam de fazer fotos com abertura em f/1.2 e f/1.4. No entanto, como na fotografia de newborn muitas das poses de bebê podem ter ângulos extremos e muitas vezes você vai ter mais sorte com a profundidade de campo e nitidez, fotografando em torno de f / 2 e f/2.2. Lembre-se, será raro que os olhos do bebê estejam no mesmo plano de foco o tempo todo e, fechando a minha abertura um pouco, eu ganho um pouco de profundidade de campo extra que muitas vezes é necessário.

6. Enquanto o bebê dorme = Hora de usar a Macro!

Além de poses e algumas fotos de “estilo de vida”, a outro coisa na minha lista de “afazeres” mental é usar lentes macro. Gosto de capturar close-ups dos dedos do bebê, pequenos pedaços de cabelo sobre o ombro, lábios carnudos, e as orelhas, etc…

Estes close-ups não são apenas adoráveis, mas eles são imagens explicativas para álbuns e books “sanfona”. Por causa do foco sensível em uma lente macro, o melhor momento para obter essas imagens é quando o bebê está em sono profundo. Quando noto que o bebê é está sonhando, eu vou parar o que estiver fazendo e eu vou tirar minha macro para em 10 minutos obter todas as fotos que eu preciso.

image71 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

7. Incentivar mãe ficar na frente da câmera… suavemente

Depois que eu tive meus filhos, a última coisa que eu queria fazer era ter minha foto e fazer muito esforço para ficar pronta para a câmera. Eu sei em primeira mão como é difícil para uma mãe para chegar na frente de uma câmera. Mas também sei o quanto é importante.

As mães trabalham mais duro e elas também adoram o mais difícil.

Elas amam o bebê tanto que elas vão passar os seus dias e noites, tirando fotos do bebê dormindo, acordado, bocejando, tomando banho, comendo, trocando carinho com os irmãos, e carinho com o pai. Haverá tantas imagens dos momentos de transformação do bebê e a triste realidade é que a mamãe dificilmente estará em alguma delas.

Leve-a a essa imagem. Ela vai valorizá-la. O importante é manter a mamãe / bebê em poses fáceis e sem muito esforço em nome da mãe. As possibilidades são que ela ainda está desconfortável e com dores e, possivelmente, até mesmo se recuperando de uma cirurgia, ser gentil é fundamental.

image8 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

8. Adereço – seu melhor amigo e pior inimigo

Um dos meus maiores erros quando eu estava começando era que eu levava todos os meus adereços, cobertores, tiaras, etc, para cada sessão. Quando eu criava o cenários tinha um mini ataque de pânico, porque eu não tinha ideia por onde eu deveria começar. Agora eu preparo de 3 a 4 configurações diferentes (com base nas preferências e expectativas do meu cliente) e isso é tudo. Muitas vezes me inspiro em algo que o cliente possui, assim, como um cobertor de malha da vovó ou qualquer outra coisa que é especial para a mãe e o pai, por isso não é incomum para mim nem mesmo usar tudo o que eu levei.

9. Irmãos são “outros 500”!

Se o bebê tem irmãos mais velhos, eu tento fazer as fotos deles primeiro e, em seguida, deixá-los ir jogar enquanto terminamos a sessão. Crianças simplesmente não têm a capacidade de atenção para sentar em silêncio e esperar por você chamá-los para a sua foto, elas são curiosas e estão animadas com a sua visita. No momento em que a sessão acaba, elas geralmente estarão dispostas a participar novamente que é quando eu tento obter algumas fotos de estilo de vida entre irmãos. Se elas não quiserem participar. As promessas de ganhar sorvete e doces têm poderes mágicos! (Contando que isso esteja ok para os pais).

image9 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

10. Seja flexível, seguro e não desista   

Uma coisa que eu aprendi quando eu me tornei uma mãe, era de que o bebê é o chefe independentemente da quantidade de controle que eu finjo ter. O mesmo é verdadeiro para a fotografia de newborn. Se o bebê não quer ir dormir para posar depois que você já tentou de tudo, tire algumas fotos de estilo de vida e continue a fotografar. Use um cueiro apertado e tente obter algum contato visual. Tente obter imagens de mamãe balançando o bebê e seja aberto e flexível – a sessão nem sempre sai como planejada e às vezes poderá ser a melhor coisa a acontecer com você.

As melhores fotos muitas vezes vêm de mentes abertas e momentos surpreendentes…

Além de ser flexível, seja seguro. A coisa mais importante nesta lista é uma pesquisa de segurança para fotografia de newborns, antes de começar. Muitas poses tradicionais são realmente composições e assim que o bebê fica fora de perigo.

Por último, não desista. Lembro-me da primeira vez que fui fazer snowboard, quando voltei, antes que eu pudesse abrir a boca, meu amigo disse que eu precisava descer mais 5 vezes antes de desistir, que a curva de aprendizagem é íngreme e que fica cada vez mais fácil. O mesmo é para a fotografia de newborn. Minha primeira sessão me deixou me sentindo derrotada, mas eu estou feliz que eu voltei e fiz de novo (e de novo e de novo)… e espero que esta lista remova algumas de suas “dores” no seu processo.

Boa sorte! Eu sei que você um grande ensaio!

image111 Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.

    Espero que gostem!

AssinaturaPosts  Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

Você pode ler o artigo original aqui.

Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4 4.89/5 (97.82%) 101 votes
pixel Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn! Série 3/4

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

39 Comments
  • Meu Deussssssssss… estou muito nervosa… irei fazer meu primeiro New oh Lord.
    mas sou fã de suas dicas e seu trabalho… parabéns!

  • qual lente voce gosta de usar no newborn. de pertinho?? pra pegar aquele detalhe !!

    • Oi Diogo,
      Um ótimo trio pra fotografia de Newborn é a 50mm, 24-70mm (que é mais versátil e já tem um bom zoom) e a macro 100mm (ou 105mm- fixas) que acredito seja exatamente o que você quer saber pra dar aqueles detalhezinhos.

      Um abraço e obrigada pela leitura!
      Simxer

  • Amei o artigo!

  • Qual melhor configuracao pra tirar fotos de recem nascido
    Lente canon 55-85mm da canon consigo tirar algumas fotos
    Quero fazer um teste quando minha pequena nascer sera a minha modelo obrigada

    • Oi Gabriela! Não sei se entendi bem sua pergunta… Exatamente o que você quer saber? Se for configurações da câmera, vai depender muito da luz em que fizer as fotos, se for configurações de ambientes, de novo, vai depender aonde pretende fazer as fotos, se em casa ou estúdio.

      Aguardo seu comentário pra ver se consigo ajudá-la melhor.

      Abraços,
      Simxer

  • Ola eu recentemente tive meu bebe esta com nove dias e queria fazer ums fotos dela em casa mmesmo e como onde moro e bastante iluminado estou fazendo uns testes obrigada

  • Gostaria de saber ,tenho D90 e lente 50 mm 1.8 e uma 17-50 2,8 mm tamron ,com essas lente eu consigo um ensaio bacana ?

  • Gostaria de saber se com uma câmera profissional eu conseguiria fazer algumas fotos de new born,pois estou começando agora e só tenho uma semi-profissional em mãos?você teria algumas dicas pra me mim?

    • Oi Jéssica, você consegue fazer fotos de newborn com uma boa câmera semiprofissional. O que precisa ficar atenta é que este tipo de fotografia requer um produção muito bem feita, nesca caso não é só a câmera que determina a qualidade, é um conjunto de:
      câmera/lentes/pré-produção e pós produção.

      Minha dica é você acompanhar trabalhos de outros fotógrafos especialistas nesta área e se possível fazer algum workshop pra ficar por dentro de detalhes como onde comprar acessórios, tipos de iluminação que funcionam mais e poses, por exemplo.

      Domine fotometria e conheça bem seu equipamento, saiba até aonde você pode ir com ele e aí não importa se a câmera é profissional ou não, por isso, pratique muito!!

      Obrigada pelo comentário, se tiver alguma dúvida mais específica, fique à vontade em perguntar.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá! Vou iniciar o curso de fotografia, mas pretendo focar em newborn você acha que uma nikon D7000 lente 18-105 seria uma boa aquisição? Obrigada

    • Oi Luana, sim, a D7000 é uma câmera semiprofissional excelente e a 18-105mm é uma lente versátil pra quem está iniciando, existem lentes com qualidade óticas maiores e mais voltadas para retratos, mas se você está iniciando seus estudos, esse equipamento vai te dar mais possibilidades por mais tempo 🙂

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia.

    Sou uma iniciante gostaria de saber qual das 3 poções que eu compro nikon d90 Nikon 5100 ou nikon d3200 tb quero trabalhar com Newborn. Alguma dica

    obrigada

    • Oi Keila, em duas semanas lanço meu ebook de como escolher uma câmera pra quem está iniciando com o melhor custo x benefício, vale a pena esperar 🙂

      Entre as 3 é complicado, a D90 é semiprofissional, mas já está bem antiga e as outras duas é de entrada e no caso da Canon o custo pra quem quer entrar no mercado é muito maior porque você vai precisar de lentes com motor de foco, bem mais caras. Talvez fosse mais jogo começar com a Canon 60D OU a Nikon D7000 OU a Nikon D3300 que é de entrada também, mas tem um melhor custo x benefício para sua categoria.

      Abraços,
      Simxer

  • Meu Deus como esse artigo me deixou aliviada, ontem fiz minha primeira sessão newborn me sinti desmotivada e completamente derrotada, mas n~çao desito hoje tenho outra sei que sera bem melhor. Em nome de Jesus!!!

  • Gostei muito do artigo, parabéns.

  • Simxer, amei de ler seu artigo, não sou uma profissional da área mas adora fotografar. Está para chegar minha primeira afilhada e como a minha comadre sabe deste meu robe e modéstia a parte ela acha que eu levo jeito me pediu para fotografar a Emily quando ela nascer e tentarmos fazer um new born, eles não estão em uma boa condição financeira boa pra pagar um ensaio profissional. Tenho muito receio das posições pois como não sou profissional tenho medo de machucar ela e principalmente que ela ''caia da posição. Apesar da mãe dela ser técnica em enfermagem tenho receio pois quem estará ajeitando ela sou eu. Se puderes me passar algumas dicas de quais posições são mais fáceis para mim poder fazer o ensaio agradeço.

    • Oi Tamara, você já leu o artigo sobre a segurança na fotografia Newborn? http://fotodicasbrasil.com.br/um-aviso-importante….

      É realmente muito importante, já que estamos lidando com bebês, é importante notar também que muitas posições são feitas na pós produção no Photoshop, não trazendo nenhum risco pra criança. A segurança precisa estar acima do resultado, muitas fotos que vemos são feitas por profissionais muito experientes, às vezes possuem inclusive outra formação como fisioterapeutas e entendem bem dos riscos que poderiam causar com uma postura errada.

      Faça seu ensaio com tranquilidade e somente com posições em que você colocaria seu próprio filho, o importante neste caso que você ainda não domina as técnicas, é garantir o registro da sua afilhada, mas principalmente não colocando ela em nenhum tipo de risco, essa é uma área das mais delicadas. Não tenha pressa, se não conseguir os resultados esperados neste ensaio, continue treinando, até com bonecas, tenho certeza que conseguirá um bom resultado 😉

      Abraços,
      Simxer

  • Estou triste, decepcionada, chateada e frustrada. Ontem fiz meu primeiro ensaio newborn e simplesmente odiei. Minha câmera é uma Nikon 5100, mas acho que a minha lente 18 55mm foi a vilã.

    Gostaria de saber qual a lente ideal para o new born.

    Obrigada.

    • Oi Vivian, não fique assim, a fotografia é um processo, e tenho certeza que você vai melhorar a cada ensaio.

      A fotografia Newborn é muito delicada e exige muita dedicação, treino e estudo! As lentes são as mesmas de retrato já que o ideal é criar o efeito de desfoque, como a 85mm, 50mm, 24-70mm. É possível conseguir bons resultados com a 18-55mm também, tenha em mente que você irá precisar de um local bem iluminado, seja natural ou artificialmente e a decoração conta muito também. Você leu os 4 artigos da série?

      Abração,
      Simxer

  • Samuel Torres Brasil

    Olá Simxer!

    Gostei muito do material a respeito da "Fotometria Simples". Muito obrigado por fornecer essas informações.
    Na realidade, este material é para minha esposa.
    Com a saída dela da gerência de uma empresa localizada na cidade de Juazeiro do Norte, chegamos a uma conclusão (em conjunto) da mesma seguir uma carreira profissional na área da fotografia. Vale ressaltar que minha esposa é leiga (iniciante nesta área)
    A sua atuação seria na área de ensaios envolvendo bebês e gestantes. No futuro era poderá atuar em outras vertentes.
    Prezada Simxer…a minha dúvida é a seguinte:
    Qual a câmera profissional adequada (marca e modelo) que a senhora indica para este tipo de trabalho?

    Fico no aguardo.

    Atenciosamente,

    Samuel Torres Brasil

    • Olá Samuel, tudo bem?
      Qualquer câmera profissional fará um bom trabalho em conjunto com lente de retrato. E você podem investir no início em um equipamento semiprofissional também que podem ter excelentes resultados enquanto vocês testam se realmente é esse nicho que ela irá abraçar.
      Então para começar poderia ser uma Nikon D7000 (7100, 7200) com uma lente do kit (18-55mm) + a 50mm 1.8 ou se quiser investir mais ainda, uma lente 24-70mm ou as mesmas lentes com a Canon 7D MarkII.
      Na linha profissional, as lentes podem continuar (menos a 18-55 que não costuma estar no Kit, as profissionais geralmente é só o corpo).
      Fique atento porque fotografia newborn exige acessórios específicos.
      Aqui no site tem uma série de 4 artigos sobre newborn que podem ser úteis e começa com esse: http://fotodicasbrasil.com.br/10-dicas-para-fotog
      Estude bastante o fotometria simples!
      E não deixe de consultar o SEBRAE da sua cidade, eles realmente possuem muitos cursos que podem fazer a diferença pra quem está empreendendo.
      Boa sorte na nova carreira!

      Abraços,
      Simxer

  • Ola. Tenho uma câmera de entrada Nikon D3200 e gostaria de fazer ensaios básicos sem compromisso pra um vizinho meu que está com bebê recém nascido. A lente é a 18mm55mm. Dá para fazer alguma coisa? se tiver alguma dica..obrigado !!

  • Olá, tenho um curso básico de fotografia e quero fazer um workshop Newborn..mas antes quero trocar minha semiprofissional por uma profissional mais não tenho certeza de qual adquirir…sei que 50mm (fixa),
    100mm ou 105mm macro (fixa) e 24-70mm (zoom) é o melhor para esse tipo de trabalho.
    Aguardo retorno …Desde ja agradeço…

    • Oi Denise, qualquer lente de retrato vai ser uma boa opção, como a 50mm (pode ser abertura f/1.8) ou a 24-70mm, mais versátil. Acredito que quem está dando o workshop pode te dar mais dicas específicas, boa aula!

      Abraços,
      Simxer

  • No idem 3, quais as recomendações para ser enviado aos pais ?
    Obrigado pelo artigo muito proveitoso.

    • fotodicasbrasil

      Oi Wilson, no próprio item 3 já estão descritas as dicas que são enviadas. Mas acredito que o mais proveitoso é a sua experiência com o que acostuma acontecer na suas sessões, assim fica mais fácil de orientar os pais.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá, sou amadora, mas quero muito iniciar nessa carreira que tanto admiro. Quero começar para ontem, mas ando perdida. Não sei por onde começar a estudar. Já entendo o básico de fotometria e tenho uma Nikon D7200 e as lentes 50mm 1.8 , 18-55 e a 70-300mm (não sei nem quando usá-la).
    Gosto muito da área de Newborn, Família, Gestante, Casais.
    Você teria como me dar uma "direção" ?

    • Olá Camila, tudo bem?Excelente decisão sua de querer aprender mais, e evoluir na sua fotografia. Estudar e se capacitar é Sempre a melhor opção.Fotografar é a minha paixão e felicidade, e fico muito feliz em levar essa alegria à pessoas  apaixonadas como você. Dominar o triângulo de exposição (ISO, Velocidade e Abertura) é fundamental para controlar a luz, e fazer a foto que se deseja no momento, porém  existem muito mais coisas a serem estudadas e dominadas, então o meu conselho é Estude. Estude bastante para você poder sempre entregar o seu melhor nas suas fotos, e fazer valer a pena.Considere adquirir um Curso completo para que você possa estudar e evoluir na sua fotografia, que pode ser um dos meus, ou não.O importante é todo mundo se ajudar, e andar pra frente.Caso você queira, aqui no Foto Dicas Brasil eu tenho dois Cursos que podem te ajudar na sua fotografia, todos escritos/Gravados por mim.Você já conhece?São eles:Curso em vídeo, de Fotografia, para Iniciantes:http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/Curso em Vídeo, sobre Pós-Produção (Lightroom), para iniciantes:http://www.fotodicasbrasil.com.br/posproducaoQualquer dúvida, me avise!​Grande abraço.Simxer ​

  • ola, estou começando agora amei o seu artigo eu tive uma motivação pois minha prima esta preste a ganhar e ja estou comprando as roupinhas e fundos de fotos newbron, eu ja tenho uma Nikon D3200 você poderia me dar dicas de poder tirar uma foto perfeita com a minha camera qual a melhor abertura.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.