Foto Dicas Brasil Como tirar foto de fumaça - Foto Dicas Brasil
Destacada_Como tirar foto de fumaça
16.535 views | by Simxer
Como tirar foto de fumaça

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Essa é uma técnica que eu gosto muito, fotografia de fumaça, além das muitas variações de resultados, o pós processamento acrescenta mais possibilidades ainda, ou seja, é uma técnica que permite praticar a imaginação e criatividade.

Por isso, trouxe este artigo do fotógrafo Iaroslav Lazunov onde ele mostra como conseguir bons resultados com em setup simples!

Espero que goste!

Abraços,

Simxer

Por: Iaroslav Lazunov

Hoje nós vamos nos aprofundar na área de fotografia de fumaça, investigar algumas das técnicas de pós-processamento disponíveis para você, e também alguns métodos diferente para obter certos efeitos. Pegue sua câmera e junte-se a nós!

Passo 1: Escolhendo o Equipamento

Ao fotografar a fumaça, você pode conseguir imagens espetaculares usando o mínimo de equipamento. Eu usei o kit seguinte no tutorial de hoje:

  1. Um flash pré-histórico lançado nos anos 80 (poder de alcance – 35Ws)
  2. Um pequeno holofote de halogênio com poder de 100 W (vendida em lojas de ferramentas)
  3. 2 tripés para segurar os holofotes
  4. Gatilho de Flash Ótico
  5. Sensor de Luz
  6. Plano de fundo de pano preto (quadrado de 1,5m)
  7. Câmera DSLR Pentax K-m com lentes DA 18-55 mm

Passo 2: Configurando a Iluminação

Garanta que o seu flash esteja instalado de uma forma que ilumine o alvo de lado. A parte mais importante é que a luz do flash não deve iluminar o plano de fundo. O meu flash tem um ângulo de iluminação horizontal – cerca de 55 graus – então posicionar o plano de fundo a cerca de 70cm do flash, significa que ele ficará na sombra. Se o seu flash tiver um ângulo de iluminação maior, você terá que instalar algum limitador de ângulo de iluminação.

Posicione o seu holofote de halogênio oposto ao flash. Ele possui uma função auxiliar – iluminar a fumaça para o sistema de foco. O holofote fornece muito menos luz do que o flash, e não afeta a imagem final.

O quarto onde a foto é tirada não deve ter mais nenhuma outra luz. A escuridão completa não é necessária, mas é melhor quando as cortinas ou persianas das janelas estão fechadas.

02 Como tirar foto de fumaça

Passo 3:  Plano de Fundo

Para o plano de fundo, eu usei um pedaço de pano preto sintético de cerca de 1 metro quadrado. Na verdade, você pode fazer isso sem o plano de fundo, se a sala onde a foto for tirada for escurecida, e as paredes e móveis não forem muito brilhantes e localizados a uma distância de mais que 2 metros da fumaça.

Passo 4: Incensos

Para a fonte da fumaça, eu usei incensos. Eles provêm um fluxo constante de fumaça durante o tempo em que ficam queimando. Os incensos queimam por cerca de 45 minutos, o que é o suficiente para fotografar de 300-400 vezes.

Para segurar os incensos, eu usei um prendedor usado para segurar componentes eletrônicos. Isso me permitiu inclinar o incenso para qualquer ângulo, e também levantá-lo enquanto queima. Se você não tem um desses, o incenso pode ser colocado em qualquer suporte (até mesmo em um pedaço de massa de modelar).

Apenas não se esqueça de colocar um pedaço grosso de papelão ou plástico embaixo do incenso, para que não caia cinzas em sua mesa de jantar cara!

04 Como tirar foto de fumaça

Passo 5: Configuração da Câmera

Todas as imagens neste tutorial são feitas com os seguintes parâmetros: ISO (100), Tempo de Exposição 1/160 segundos (o tempo de exposição mínimo da sincronização da minha câmera), uma abertura de f9, e um contraste de “Dia”.


Você precisa tomar muito cuidado para colocar a exposição correta na câmera, porque a correção de exposição subsequente no pós-processamento pode levar à perda de uma grande quantidade de detalhes. A exposição deve ser escolhida de forma que o plano de fundo fique completamente preto (não mais do que 10 em cada canal RGB).

Passo 6: Técnicas de Fotografia

Durante esta foto, a câmera foi segurada sem um tripé. A duração de um flash é suficientemente pequeno para evitar que a foto fique borrada. O foco automático de câmeras DSLR modernas é rápido o suficiente, e consegue se focar no fluxo de fumaça.

O ponto mais importante é que não pode haver brisas ou sopros de ar vindo de ar condicionado, ventiladores ou qualquer outra coisa no quarto onde você tira as fotos. Mesmo depois de acender um incenso, você deve se sentar e ficar imóvel por alguns minutos antes de começar a fotografar, para que o movimento do ar se acalme e a fumaça comece a subir verticalmente.

06 Como tirar foto de fumaça

Passo 7: Brincando com a Fumaça

Apesar do fluxo parecer aleatório, o comportamento da fumaça está sujeito a certos padrões. Até certa altura, a fumaça sobe bem suavemente. Em um ponto particular, a fumaça começa a tomar formas bizarras enquanto se mistura com o ar. Esta é a parte mais interessante para fotografar.

Qualquer movimento deliberado do ar desfaz o fluxo suave da fumaça, causando efeitos interessantes que podem adicionar um novo ângulo à sua fotografia.

Após tirar algumas fotos, você aprenderá a entender o comportamento da fumaça e a gerenciá-lo, causando certos efeitos.

07 Como tirar foto de fumaça

Passo 8: Pós-Processamento

Quando você terminar de fotografar, você pode passar todas as suas imagens para o computador para pós-processamento. Se a foto saiu de acordo com os planos, isto não deve demorar muito. Um bom lugar para começar pode ser ajustando o contraste da imagem (Imagem> Ajustes> Brilho/Contraste).

Mesmo sem nenhum processamento adicional, a fumaça tem um tom azulado e ele fica impressionante em um plano de fundo preto.

Fotos de fumaça costumam ter defeitos na forma de pontos de brilho – devido a partículas de cinzas, que sobem com a fumaça. Infelizmente, você não pode evitar isso completamente enquanto fotografa, então você tem que consertar depois com a Ferramenta de Clonagem (clone stamp).

08 Como tirar foto de fumaça

Passo 9: Fumaça Colorida no Preto

A próxima possibilidade a explorar é a criação de fumaça colorida em um plano de fundo preto. Carregue a imagem no Photoshop. Copie a imagem para uma nova camada. Com a ajuda da Ferramenta de Gradientes, preencha o plano de fundo com um gradiente triplos de roxo até vermelho até amarelo (R156 G0 B216> R255 G32 B0> R255 G255 B0). Aplique o modo de mistura Múltipla.

09 Como tirar foto de fumaça

Passo 10: Fumaça Colorida no Branco

Outra possibilidade é mudar o plano de fundo, e fazer fumaça colorida no plano de fundo branco. Carregue a imagem no Photoshop. Copie a imagem para uma nova camada. Transforme a imagem em um negativo clicando em Imagem> Ajustes> Inverter.

Com a ajuda da Ferramenta de Gradiente preencha o plano de fundo com um gradiente complexo do roxo até o vermelho e amarelo para laranja (R78 G0 B129> R255 G0 B0> R255 G255 B0> R198 G101 B31). Aplique o modo de mistura Luminosa.

10 Como tirar foto de fumaça

Passo 11: Fumaça Natural no Branco

Finalmente, nós vamos considerar como conseguir a sua cor de fumaça natural em um fundo branco ao invés do preto onde nós fotografamos. Carregue a imagem no Photoshop.

Inverta a imagem como antes, depois vá para Imagem > Ajustes > Tom/Saturação e ajuste os valores para os mesmos da imagem abaixo. Se tudo der certo, você terá uma cor azul natural de fumaça em um plano de fundo branco (você pode experimentar até a cor ficar como você quer).

12 Como tirar foto de fumaça

Conclusão

Como podemos ver, usando um conjunto mínimo de equipamentos simples e materiais disponíveis, é bem fácil tirar fotos espetaculares de fumaça. Esta é uma área fascinante da fotografia, e te fornece bastante espaço para experimentar com diferentes efeitos no pós-processamento.

Se você decidir tentar, certifique-se de compartilhar seus resultados nos comentários abaixo!

       Abraços,

AssinaturaPosts  Como tirar foto de fumaça

Texto original aqui.

Como tirar foto de fumaça 4.00/5 (80.00%) 1 vote
pixel Como tirar foto de fumaça

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!