Foto Dicas Brasil Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto - Foto Dicas Brasil
Imagem destacada_Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto
27.353 views | by Simxer
Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Ah, o Foco!!!

Nossa vida é correr atrás dele, certo?

Às vezes, a luz está perfeita, o momento está certo, mas quando você chega em casa, você descobre que sua foto está completamente desfocada!!! E a única coisa MAIS frustrante que não conseguir fazer uma boa foto, é justamente descobrir que a foto que você tinha certeza que estava incrível, na verdade não pode sequer ser compartilhada…

E porque isso acontece? Um dos principais motivos pode ser simplesmente que a sua câmera não esteja configurada adequadamente, isso porque as câmeras e as lentes de foco automático que usamos atualmente, podem nos ajudar a tirar fotos com foco preciso em uma grande variedade de situações… desde que você escolha o modo de foco automático correto 🙂

Então qual é o modo correto? depende da situação! Por isso, vamos a algumas perguntas que podem nos ajudara ter uma resposta mais eficaz!

Modo de Foco Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Qual a seleção de foco automático (AF) que está usando? Área-automática ou de Ponto-único?

Quem decide o seu ponto focal? Esta é a pergunta que você decidirá com esta opção. No foco automático de Área-automática, a sua câmera decide o que ela deve usar como seu ponto focal. Ela normalmente decide baseada no que parece mais em destaque no visor ou no que está mais perto da câmera. Isto pode funcionar quando o seu alvo ou motivo (aquilo que você pretende deixar destacado em sua foto) está bem definido e não há distrações.

Para obter mais controle, escolha uma configuração de foco automático de Ponto-único (ou simplesmente ‘único’, ‘central’, ‘single’). Este modo permite que você escolha o seu ponto de foco automático específico, aquele que você pode escolher aonde o seu AF (geralmente um quadradinho que acende vermelho) vai ficar. Verifique o manual de sua câmera se você não tiver certeza de como fazer isto, afinal, apenas você, e não a sua câmera, sabem onde você quer colocar seu foco 😉

O seu alvo está se movendo, ou não? Ou ainda pode ser que você esteja!

A maioria das câmeras DSLRs fornecem a você quatro opções básicas para configuração do foco automático: único, contínuo, automático ou manual. Para ajudar a escolher a opção certa, pergunte a si mesmo, “O meu alvo está se movendo?”

Não, meu alvo não está se movendo!

Foco parada Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Se o seu alvo não estiver se movendo, escolha “AF-S” para a Nikon ou “One Shot” para a Canon. Este modo trava o seu foco, baseado na distância ao seu alvo. Enquanto o seu alvo manter esta distância, a sua foto ficará em foco. O seu alvo precisa estar parado para este modo funcionar. Na verdade, a sua câmera não irá tirar a foto se o seu alvo estiver se movendo (ou ela não poderá travar o foco).

Este modo também permite que você recomponha. Digamos que o ponto do foco automático seja no centro do enquadramento, mas você quer que o seu alvo de um lado ou do outro. Continue apertando o botão do obturador levemente, e o foco se mantém em seu alvo. Depois, você pode mover a câmera levemente para a esquerda ou para a direita, recompondo a cena com o seu alvo fora do centro do enquadramento.

Sim, meu alvo está se movendo

Foco Movimento Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Se o seu alvo estiver se movendo, use o foco automático contínuo (AF-C para Nikon ou AI Servo para Canon). Neste modo, você coloca o seu ponto de foco automático sobre o seu alvo, e o foco continua a se ajustar enquanto você segura o botão do obturador, mantendo seu alvo em foco enquanto ele se move.

Por exemplo, se alguém estiver andando de bicicleta, coloque o ponto de AF (o vermelhinho, lembra?) em seu alvo e aperte levemente o botão do obturador. Enquanto você mantiver o botão apertado, o foco automático continuará se ajustando ao seu alvo, mantendo-o em foco enquanto ele se move. Quando você estiver pronto para tirar a foto, aperte o botão completamente, e a câmera se focará em seu alvo para tirar uma foto precisa.

E como você é bastante observador, também já percebeu que neste modo conseguimos fazer aquele efeito muito legal conhecido como Panning, onde você foca o alvo e o fundo fica “em movimento”, a única observação aqui é que para conseguir esse efeito você precisa usar velocidades baixas (de 1 segundo a 1/60 mais ou menos), vai depender diretamente das condições de luz e velocidade do seu alvo. Veja a diferença que pode fazer no resultado das suas fotos:

Panning Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Não, meu alvo não está se movendo, mas eu posso estar

Uma terceira opção junta a funcionalidade do foco automático único e do contínuo. Este modo “híbrido”, (AF-A para Nikon ou Al Focus para Canon), começa como um foco automático único. A sua câmera não irá se focar até você travar em um alvo parado. Assim que o seu alvo estiver focado, você pode tirar a foto como você faria com o modo de foco automático tradicional.


Porém, se o seu alvo começar a se mover, o foco automático se desfaz e continua a buscar o seu alvo em movimento. Isso dá a você o melhor de dois mundos. Mas… um aviso, eu notei que às vezes, quando você recompõe um objeto parado rapidamente no modo AF-A, a câmera pode achar que o objeto está se movendo e liberar o foco automático 🙂

EU, particularmente não gosto muito de usar esse modo, é claro que ele funciona na maioria das vezes, então meu conselho é que se você estiver fotografando algo que não pode perder de forma nenhuma (como um trabalho profissional), não arrisque esse modo.

O meu foco automático não está acertando

Você sempre tem a opção de desligar a função do foco automático e escolher a configuração manual. Se a sua câmera estiver tendo problemas para detectar seu ponto focal, talvez seja mais eficaz você fazer o foco usando o foco manual  através do anel de foco (Na maioria das lentes que possuem as duas opções, é necessário mudar o botão AF/MF que fica na sua lente para MF).

Isso é uma coisa pra você ter em mente, em 90% das situações mais comuns, você poderá tranquilamente contar com a ajuda da sua câmera para achar o foco pra você, mas existem situações que o foco manual pode ser muito útil como quando quer focar algo muito próximo ou com pouco contraste, por exemplo.

E quanto à situação oposta? Você desligou o seu foco automático por acidente? Às vezes, quando a sua câmera parece não estar focando, e você não ouve o motor procurando para frente e para trás, verifique se você selecionou o foco manual por acidente. Isto pode acontecer com mais frequência do que você imagina.

Outros fatores a se considerar

E se você ajustou o seu foco automático adequadamente, e as lentes ainda não focam? Tente usar os seguintes conselhos:

1. Você pode estar próximo demais. Tente se afastar. Se você estiver próximo ao alvo, isso pode impedir que a câmera foque adequadamente.

2. O seu alvo pode não ter contraste o suficiente. A sua imagem precisa ter algum contraste para muitos sistemas de foco automático funcionarem. Se você tentar fotografar uma parede toda branca, ou de qualquer outra cor, a maioria dos sistemas de foco automático terá problemas. Por quê? A câmera compara os pixels mais próximos e quando um é diferente, ela usa esse ponto para determinar seu foco. Se ela não conseguir encontrar nenhum contraste, ela não pode focar.

3. Você pode ter uma profundidade de campo extremamente rasa, ou seja, você pode estar usando abertura muito grandes (números “f” pequenos como 1.8 ou 1.4). Neste caso, o seu foco automático está funcionando, mas a profundidade de campo é tão rasa, que fica difícil dizer se o seu alvo está focado.

4. Você tremeu a câmera. Quando você aperta o obturador, você move a câmera. Se a velocidade do obturador for muito lenta (provavelmente abaixo 1/30), a câmera captura esse movimento, e parece uma foto desfocada. Certifique-se de que a velocidade de seu obturador é maior do que o equivalente de seu comprimento focal. Por exemplo, se você estiver usando um zoom de 100 mm, a velocidade de seu obturador deve ser 1/100 de segundo ou mais rápida para evitar o tremor da câmera.

5. A sua lente pode estar suja, isso pode dificultar em muito a sua câmera focar corretamente.

Então por que a sua imagem está desfocada? Se a resposta estiver em seu foco automático, a correção pode ser simplesmente como escolher a configuração correta.

Espero que este artigo ajude à você tirar fotos cada vez melhores, e se tiver alguma dica pra acrescentar, não deixe de compartilhar com a gente!

Então, não perca o foco e fotografe!

 AssinaturaPosts  Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto 4.88/5 (97.65%) 102 votes
pixel Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

36 Comments
  • Ajudou bastante! Obrigada por compartilhar esses conhecimentos.

  • Oi Simxer! Tudo bem?
    Adoro as suas dicas, porém fico triste porque você nunca fala das câmeras fotográficas Sony e Panasonic.
    Tenho uma HX300 e meu amigo uma FZ1000.
    Queríamos muito que você incluísse essas marcas nos seus ensinamentos.
    Mil beijos,
    Ray.

    • Oi Raymar, tudo bem? Não fique triste 🙂

      Na verdade todas as dicas de conceitos fotográficos são aplicáveis a qualquer marca (desde que sua câmera possua o modo manual) e algumas dicas são aplicáveis à DSLRs (ou seja, as superzoom não aproveitam totalmente pela limitação do tipo de câmera). E eu sempre dou atalhos pra Nikon e Canon porque elas dominam o mercado, pra você ter uma ideia, ano passado a Canon dominou o mercado japonês com 49,2%, seguida de perto pela Nikon com 42,5% e em terceiro lugar aparece a Ricoh Imaging com 5,2%. Em 2013 quem aparecia em 3º lugar era a Sony e em 2012 a Pentax.

      A Sony e a Panasonic são excelentes, mas 99,9% dos meus alunos das minhas aulas presenciais usam Canon ou Nikon, por isso sempre adianto ajustes porque já estou acostumada a mexer nesses equipamentos, posso falar com propriedade, mas você pode estudar tudo que está aqui, só teria o trabalho de ler no seu manual onde ficam alguns ajustes 🙂

      Abração!

  • Maravilha de aula, estou focado em seu site Simxer! Nota 10!!!

  • Ótimo texto!

  • Adorei, Simxer. Este realmente é o meu maior motivo de decepção..
    Quando reviso as fotos na câmera acho que ficaram boas mas, quando passo para o computador… nossa!!! DELETO TODAS.
    Muito obrigada . Tuas dicas são excelentes e chegam sempre na hora certa!.
    Bom final de semana. Beijão.

  • Boa tarde um cliente tem uma NIKON D70 e diz ele que molhou a camera ele trouxe pra olhar ela bate a foto mas não fica registrada ja troquei o cartão dela e mesmo assim ela não grava, oque pode ser??

  • Gostei, estou praticando.

  • Excelente texto, muito didático e prático. Parabéns!

  • Olá, Simxer!!! Tudo bem? Adorei o texto!!! Fotografia inclui um conjunto de fatores, mas realmente, fotos
    fora de foco são uma decepção. Uso muito a 50mm 1.8 pra retratos, pois gosto bastante de fotografar pessoas. Sobre focar e recompor, tenho notado às vezes que certas fotos não ficam boas, será que a famosa cinquentinha não é boa pra esse tipo de foco? Gostaria que me desse uma dica. Uma dúvida
    também: nas fotos de crianças, é aconselhável usar o modo AI Servo, ou One Shot mesmo? Um beijo
    e bom fim de semana!!!

    • Oi Sergio!

      A cinquentinha é excelente para fundos desfocados, abertura f/1.8 tem uma profundidade de campo curtíssima, o que obriga a estar beeemmm próximo do que quer em foco!! Ela é pra retrato, ou seja, parte-se do princípio que você vai poder se posicionar onde precisa para o melhor enquadramento.

      No caso de foto infantis pode ser o AI Servo, só fique atento que se for fazer foto com a 50mm f/1.8 o ideal é que a criança esteja pa-ra-da e próxima à você e neste caso você usaria o One Shot. Para outras distâncias focais e aberturas menores, o AI Servo seria o ideal.

      Abraços,
      Simxer

  • ainda estou em duvida qual maquina adquirir,mais vou usar muito o site.Pode me dar alguma ideia de qual compra sou iniciante.

    • fotodicasbrasil

      Oi Luiz, em breve estarei lançando um ebook dando dicas de como escolher sua câmera, além de indicações de marcas e modelos!!!

      Abração,
      Simxer

  • Olá, Simxer!

    Suas dicas são ótimas! Obrigada!
    Mais uma dica para problemas no foco é observar a calibragem da optometria. Aconteceu comigo, provavelmente esbarrei e desregulou um pouco. No visor eu não percebia, mas ficava evidente quando ampliava a foto. Coisa de principiante…

    Beijos

    • fotodicasbrasil

      Oi Arlaine, extremamente pertinente seu comentário!! Realmente algo a se ficar de olho.

      Muito obrigada por acrescentar ao artigo.

      Grande abraço,
      Simxer

  • Olá, Simxer!

    Primeiramente, parabéns pelo trabalho, suas dicas são ótimas! A linguagem simples que você usa ajuda muito!

    Estou começando agora e tenho estudado e lido muito sobre fotografia e gostaria de saber, se não for pedir muito, sobre um assunto que sempre vem à tona quando penso na fotografia na prática ( na verdade está mais para uma dúvida cruel rs…): quando vejo em vídeos ou leio alguns artigos, eles mencionam "fotometre no céu'' ( em casos de retratos na praia) e depois falam para recompor a cena. Como faço isso?

    Minha dúvida é: vou fotografar uma pessoa na praia, por exemplo, mas quero que o fundo saia fotometrado corretamente e a pessoa também pois não quero fazer silhueta), sendo assim, eu entendo que devo utilizar um flash para iluminar a pessoa para que ela não fique subexposta nesse caso, até aí tudo certo (acho rs). Mas, como faço para fotometrar o céu? Devo apenas mirar para o céu e apertar o botão do obturador até a metade e fazer os ajustes necessários (velocidade, abertura e Iso), mas ao apertar o botão até a metade eu não estaria focando no céu? Ao recompor a cena, meu foco não ficaria no céu?

    Dúvida cruel kkkkk…

    Desculpe pela minha ignorância no assunto, mas ainda estou iniciando. Tenho lido muito e sou o tipo que questiono tudo kkkk…Obrigada pela atenção e parabéns pelos seus artigos! (:

    Abraço!

    • Oi Priscila, tudo bem?

      Seu raciocínio está ótimo e sim, se você não quer silhueta, o ideal é iluminar seu modelo com flash e fotometrar o céu como você já descreveu. A questão do foco varia de modelo e marca, umas tem um pré-foco que você pode segurar, mas acho que a dica mais simples, é usar o foco manual, assim você fotometra direitinho (de preferência no modo manual) refaz a cena e ajusta o foco da lente, às vezes é mais simples do que parece 😉

      Fique à vontade em trocar ideias!

      Abraços,
      Simxer

      • Olá Simxer, tudo bem?

        Ainda não testei com o foco manual, talvez seja isso.

        Minha maior dúvida é mesmo sobre a necessidade de pressionar o botão do obturador até a metade (fotometrando no céu) para depois recompor a cena, se havia a necessidade de pressionar o botão, já que o fotômetro muda a leitura assim que direciono para o céu. Uso o modo manual, mas com o foco manual ainda não tentei. Muito obrigada pela orientação e pela atenção!

        Parabéns pelo site e pela iniciativa de ajudar com tantas informações sobre o assunto! Sempre leio seus artigos.

        Abraços,

        Priscila.

        • fotodicasbrasil

          Oi Priscilla, a maioria das DSLRS precisam que o botão sejam pressionados até a metade para fotometrarem, se você reparar verá que normalmente a velocidade muda, mas quando aperta ela faz a leitura "final" e na maioria das vezes troca esse número. Mas estamos falando de equipamentos, e nada impede que modelos diferentes se comportem de maneiras diferentes.
          E no seu caso, como está fotografando no modo manual e foco manual, isso não faz diferença já que é você que ajustará tudo.

          Grande abraço,
          Simxer

          • Olá Simxer, agradeço pelas orientações!
            Fiz uns testes e notei que é isso mesmo que você explicou. Muito obrigada!

            Parabéns pelo trabalho! Sigo acompanhando seus artigos e aprendendo com eles.

            Abraço,
            Priscila.

          • Que bom Priscila!! Fico feliz que esteja praticando!

            Abração,
            Simxer

  • Ola Simxer, estou com um problema na auto foco de duas maquinas Nikon minha que junto com a Flash SB-900 todas as fotos que tiro usando o TTL do flash a máquina foca mais o resultado final, fica uma foto sem foco, e não é pouco, só consigo usar a maquina sem flash, usando o da sapata, ou uso o flash e manual usando um radio flash, você já viu ou soube de algo parecido com isso? Será que é algum problema do flash? Ou situação de luz? Geralmente os eventos q registro estão muito escuros, mais já percebi também o problema em eventos com muita luz…

    • Desculpe Edelazil, mas não consegui entender o que quis dizer: "só consigo usar a maquina sem flash, usando o da sapata, ou uso o flash e manual usando um radio flash". De qualquer forma, nunca ouvi um problema em que o flash atrapalhasse o foco, mas ele pode estar dificultado a câmera a focar, caso esteja jogando mais ou menos luz do que deveria, já experimentou pegar um flash emprestado?

      Abraços,
      Simxer

  • Olá Simxer,

    Você saberia me explicar se é possível selecionar mais de um ponto de foco? Já procurei e não encontrei uma resposta que sane essa dúvida. Inclusive li em alguns fóruns eles mencionando sobre essa seleção de mais de um ponto mas ninguém fala como faz isso. Obrigado e parabéns pelos artigos.

    Abraço,

    Rafael.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora