Foto Dicas Brasil Aprenda a Técnica de Focar e Recompor - Foto Dicas Brasil
7.769 views | by Simxer
Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Aqui no Foto Dicas Brasil o nosso foco é o fotógrafo iniciante, por isso estamos sempre buscando artigos que cubram as técnicas simples e básicas, onde eu, Simxer, possa dar dicas ou complementar os artigos que traduzo, baseadas na minha experiência como fotógrafa profissional e professora de iniciantes, porque tenho total convicção de que uma base sólida pode te preparar para qualquer área da fotografia que queira abraçar, profissionalmente ou por hobby.

O artigo que traduzi hoje segue essa linha do básico que pode parecer dispensável, mas na verdade é uma excelente ferramenta para conseguir resultados expressivos, contamos com as dicas do fotógrafo Americano Nasim Mansurov.

Técnica de Focar e Recompor

 

Neste artigo, eu falarei sobre a técnica de foco e recomposição, que pode ser muito útil quando estivermos fotografando em vários ambientes – seja fotografando em situações de pouca luz, ou compondo suas fotos com o motivo no canto do enquadramento. Eu pessoalmente uso muito esta técnica em fotografias de eventos e isso me salvou várias vezes quando as condições de iluminação eram extremamente ruins e minha câmera não conseguia focar adequadamente.

Focus and Recompose Example Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D700 + 50mm f/1.4 @ 50mm, ISO 200, 1/320, f/1.8

1) O Que Significa Recomposição

 

Antes de eu falar sobre esta técnica, deixe-me explicar primeiro o que significa a palavra “recompor” na fotografia. Quando você tira uma foto, você enquadra cuidadosamente sua foto e coloca seu motivo em algum lugar do enquadramento antes de disparar. Em outras palavras, você compõe a foto. Recompor significa simplesmente enquadrar sua foto primeiro (por exemplo, para adquirir foco), e depois mover sua câmera para reposicionar seu motivo em outro lugar do enquadramento.

Por exemplo, digamos que você começou colocando o motivo no centro do enquadramento e focando nos olhos do motivo. Ao invés de tirar uma foto chata com seu motivo bem no meio, você poderia colocar o motivo um pouco para o lado e acabar com uma composição muito melhor. Em outras palavras, você estará recompondo sua foto.

Another Example Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D800E + 70-200mm f/2.8 @ 90mm, ISO 200, 1/250, f/8.0

2) Por Que a Necessidade de Recompor?

 

Normalmente, a maioria das pessoas não recompõe suas fotos quando estão usando câmeras digitais modernas. Muitas câmeras DSLR, até mesmo os modelos mais básicos, vêm com vários pontos focais, que são espalhados pelo visor, como pode ser visto na imagem abaixo:

Viewfinder Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

Viewfinder via Shutterstock

 

Quando você está compondo uma foto, a coisa mais fácil de fazer normalmente é mover o ponto focal para a área desejada do visor (onde o motivo está colocado), adquirir foco e depois tirar uma foto. Mas então ocorre um problema típico – o ponto focal frequentemente é pequeno demais para cobrir a área de interesse ou pode não estar onde você quer. Dê mais uma olhada no visor acima – você é forçado a colocar o seu motivo onde os 11 pontos focais pré-definidos estão. Mas e se você quisesse mais flexibilidade e se você quisesse mover o seu motivo livremente pelo enquadramento? Claro, DLSRs profissionais possuem muito mais pontos focais para você trabalhar em situações como esta, mas eles nunca cobrem o enquadramento inteiro, porque no sistema Phase Detection – onde parte da luz é desviada para um sensor, que identifica a distância entre o objeto fotografado e a câmera – trabalha melhor mais próximo ao centro do enquadramento, onde a câmera recebe a maior quantidade de luz da lente. Às vezes, ter muitos pontos focais pode deixá-lo mais lento também quando você estiver recompondo suas fotos, já que você terá que mover muitos pontos focais. Além disso, o ponto focal central é sempre o mais preciso em todas as DSLRs.
Isto significa que quando as condições de iluminação estão ruins, sua única escolha para tirar imagens aceitavelmente nítidas pode ser usar o ponto focal central. Se você tiver feito fotografias com pouca luz, você entenderá isso, pois eu tenho certeza de que você irá se lembrar de como a lente vai para frente e para trás “caçando” o foco quando você está usando pontos focais extremos. Aqui está uma imagem que foi tirada em um ambiente extremamente escuro:

Low Light Focusing 960x640 Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D800E + 24-70mm f/2.8 @ 24mm, ISO 400, 1/100, f/5.6

O motivo está bem nítido. Eu tive que pré-focar manualmente em meu motivo com o ponto focal central com a ajuda da luz de assistência do AF da minha câmera (nenhum outro ponto focal conseguia um foco preciso), eu utilizei um flash por trás do motivo com uma gelatina azul para conseguir o efeito acima.

Então, para estes tipos de situações, ser capaz de focar primeiro e depois recompor suas fotos pode fazer uma grande diferença. Se a técnica for feita corretamente, você não precisa se preocupar com muito pós-processamento e recorte,  apenas para conseguir uma composição melhor – você pode fazer isso usando sua câmera e esta técnica.

3) Métodos de Foco e Recomposição

 


Há várias maneiras de focar e recompor suas fotos. Vamos ver cada método e dar uma olhada em suas vantagens e desvantagens. Por favor, lembre-se que eu estou assumindo que sua câmera e lente estão configuradas com foco automático. As instruções abaixo não funcionarão no modo de foco manual.

3.1) Método de Foco Single Servo

 

O primeiro modo, e também o mais fácil, é configurar sua câmera para o modo Single Servo ou “AF-S”. Quando sua câmera estiver configurada no modo AF-S, ela irá focar uma vez quando você apertar o botão do obturador até a metade. Enquanto deixa o ponto focal no centro, aponte sua câmera para seu motivo, trave o foco apertando até a metade o botão do obturador e espere a câmera confirmar (através de um som ou com o ponto verde/indicador dentro do visor), depois recomponha e tire a foto. Se a sua câmera se recusar a tirar uma foto, isso significa que ela está configurada como modo de liberação do foco. Então, apenas vá até o menu da câmera e configure para “Liberar’ no modo AF-S e você deve conseguir disparar, não importa para onde você a aponte.

Este método funciona muito bem na maioria das câmeras, mas ele requer que você configure a sua câmera para o modo AF-S. Se você fotografar com uma DSLR da Nikon de entrada, então o modo padrão AF-A também deve funcionar bem, desde que seu motivo não esteja se movendo. Se você quiser ser capaz de travar o foco no modo de foco automático, veja o próximo método.

Bride Looking Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D3S + 50mm f/1.8 @ 50mm, ISO 250, 1/500, f/2.8

3.2) Método de Trava do Foco Automático

 

Quase todas as DSLRs, incluindo as de entrada, vêm com um botão na parte de trás da câmera que é dedicado a travar a exposição e foco automático da câmera. Nas DSLRs da Nikon, este botão é chamado “AE-L/AF-L” e é providenciado em todos os modelos de câmeras. Este botão é programado para travar tanto a exposição quanto o foco, o que funcionaria muito bem para a técnica de foco e recomposição. Sem se preocupar com qual modo de foco automático está sua câmera, você apenas foca em seu motivo apertando o botão do obturador até a metade, então, depois que o foco for confirmado, você aperta e segura o botão AE-L/AF-L na parte de trás da câmera enquanto continua a pressionar o obturador até a metade. Depois, você recompõe sua foto e dispara (continue a segurar os dois botões). Fazendo isso, duas coisas irão ocorrer – sua exposição ficará travada e não irá mudar (o que pode ser muito útil quando você estiver fotografando pessoas com pouca iluminação) e o seu foco irá se manter no motivo.

Bride and Groom Kissing 960x638 Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D700 + 50mm f/1.4 @ 50mm, ISO 1600, 1/640, f/2.0

A única coisa que você precisa se certificar é que o botão esteja realmente programando para travar a exposição e o foco. Em alguns modelos de câmera ele pode não ser capaz de fazer os dois. Em todas as DSLRs da Nikon, o AE-L/AF-L é configurado para fazer isso. Porém, se o método acima não funcionar para você, você pode ter que olhar nas configurações do menu.

3.3) Método do Botão Traseiro/AF-ON

 

O ultimo método, que eu pessoalmente prefiro, é programar um botão na parte de trás da câmera para adquirir foco. Ao mover a função de foco da câmera para este botão, você elimina a necessidade de apertar o botão do obturador até a metade para adquirir foco – o botão do obturador só é usado para tirar fotos. Isto funciona muito bem para mim, porque eu não tenho que pensar constantemente em apertar o botão de trava do foco automático ou de estar no modo AF-S. Além disso, eu não tenho que ficar apertando o botão do obturador até a metade, que pode disparar acidentalmente. E isso funciona muito bem para focar e recompor suas fotos.

Low Light Example 960x638 Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D700 + 24-85mm f/3.5-4.5 @ 24mm, ISO 800, 1/50, f/5.6

Mais uma vez, todas as DSLRs modernas podem fazer isso. Se você tiver uma DSLR da Nikon profissional, você terá dois botões no lado superior direito da parte de trás da câmera – “AE-L/AF-L” e “AF-ON”. O botão AF-ON pode ser configurado no menu da câmera para mover a função de foco para ele. Primeiro, certifique-se de que você está no modo de AF único – você deve ser capaz de mover os pontos focais em seu visor. A seguir, vá para o Menu de Configurações Personalizadas, sub-menu Foco Automático, depois encontre o item “Ativação do AF”. Mude para “apenas AF-ON”. Assim que estiver configurado, tente pressionar o botão do obturador até a metade – não acontecerá nada. Mas assim que você pressionar o botão AF-ON com seu polegar, a câmera começará a adquirir foco.

Se você tiver uma DSLR da Nikon de entrada, então você não terá um botão AF-ON. Porém, não fique desapontado, porque o mesmo botão “AE-L/AF-L” que eu falei antes pode ser configurado para fazer isto:

AE LAF LNikon Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

A configuração está localizada em um local diferente. Vá para “Menu de Configurações Personalizadas” -> “Controles” -> “Definir botão AE-L/AF-L” ou “Menu de Configuração” -> “Botões” e você verá uma opção que diz “AF-ON”. Apenas escolha essa opção e pressione OK. Assim que terminar, teste pressionando o botão do obturador até a metade primeiro – ele não deve tentar adquirir foco. A seguir, pressione o botão AE-L/AF-L e a câmera deve começar a focar automaticamente.

Se você tiver uma DSLR da Canon, lembre-se que o número de função personalizada particular varia dependendo do modelo em questão. Todas as DSLRs, têm uma função personalizada para mover o botão do obturador para um botão de AF. Certifique-se de verificar no seu manual da câmera a confirmação sobre o número da Função Personalizada para o Botão AF (AF-ON) no seu modelo de câmera. Aqui estão exemplos da seleção de menu C.Fn para modelos mais recentes:

EOS Rebel T3: C.Fn 7 (opção 1 ou 3)

EOS Rebel T3i : C.Fn 9 (opção 1 ou 3)

EOS Rebel T4i: C.Fn 6 (opção 1 ou 3)

EOS 60D: C.Fn IV- 1 (opção 1, 2, 3 ou 4)

EOS 7D: C.Fn IV-1 (controles personalizados – Botão de disparo (Shutter), AF-ON )

EOS 6D: C.Fn III-5 (controles personalizados – Shutter, AF-ON)

EOS 5D Mark II: C.Fn IV-1 (opção 2 ou 3)

EOS 5D Mark III: C.Fn tela de menu 2 (controles personalizados – Shutter, AF-ON, AEL botões)

EOS 1-D X: C.Fn tela do menu 5 (controles personalizados – Shutter, AF-ON, AEL botões)

Assim que você mover a função do foco para este botão traseiro, aqui está como usá-lo:

1º – Use o seletor do ponto focal e coloque o ponto focal desejado em seu motivo

2º – Pressione o botão traseiro/AF-ON com seu dedão para adquirir foco

3º – Libere o botão traseiro/AF-ON e trave o foco onde ele está

4º – Recomponha sua foto e dispare

4) Potenciais Problemas Com o Foco

 

Uma coisa que você sempre deve se lembrar quando estiver usando esta técnica é que você pode acabar com imagens mal focadas quando recompor agressivamente, disparar com aberturas muito grandes e a curta distância. Lembre-se, o seu plano de foco muda quando você recompõe, então se você tiver uma profundidade de campo muito pequena e estiver muito perto de seu motivo, recompor demais pode resultar em um motivo mal focado. Se você não conseguir uma imagem nítida, tente manter o ponto focal o mais próximo possível do motivo e depois recomponha um pouco. Menos mudanças significam menos mudanças no plano focal. Se você fotografar com lentes teles a longas distâncias, você não precisa se preocupar muito com isso. Aqui está um exemplo da técnica, onde eu usei o foco central para focar em meus motivos à direita (usando o botão AF-ON), e depois eu recompus a imagem para incluir as duas garotas à esquerda:

Long Lens Example 960x638 Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

NIKON D3S + 300mm f/4 @ 300mm, ISO 400, 1/640, f/4.0

Espero que este artigo tenha sido útil e ajudado você dar mais uma passo na sua jornada fotográfica com uma técnica simples, mas muito útil!

Não perca o foco 😉

AssinaturaPosts New Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

 

Imagem em destaque – Mulher sorrindo Via Shutterstock

 

Aprenda a Técnica de Focar e Recompor 5.00/5 (100.00%) 32 votes
pixel Aprenda a Técnica de Focar e Recompor

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

20 Comments
  • Legal o artigo, mas acho interessante incluir os modelos da Canon nos texto também, não somente num comentário curto no final. Se esse é um site de dicas de fotografia, muitos leitores tem modelos da Canon e gostaria de saber mais sobre as funções de acordo com o texto. Somente uma opinião para melhorar o site.

    • fotodicasbrasil

      Oi Filipe, obrigada pelo seu feedback.
      O objetivo do artigo é ensinar a técnica de compor e recompor, e não necessariamente explicar em detalhes as configurações das câmeras, afinal, temos leitores de várias marcas. É claro que o autor do texto usa uma Nikon, o que facilitou as explicações, e o "comentário" foi colocado por mim porque acredito que era suficiente para dar uma dica de onde encontrar as configurações nos modelos da Canon (que variam muuuuito mais do que os da Nikon). Tenho certeza que o manual da câmera resolve esta questão 100% e o artigo acrescenta na utilidade da utilização da técnica.

      Se tiver alguma dificuldade específica, fique à vontade em perguntar.

      Mais uma vez obrigada pelo comentário, e tenha certeza que entendi sua colocação.

      Abraços,
      Simxer

  • Leandro Santana

    Olá, Simxer… Você é de mais!!!

    Eu que sou inciante já um pouco mais avançado, e que desde o principio, a pouco mais de dois anos, já fotografo em modo manual, somente agora conseguir entender o potencial deste bendito botão AE-L/ AF-L.

    Você é show… Obrigado!!!

    • fotodicasbrasil

      Que bom Leandro! Eu entendo perfeitamente, também passeis por alguns momentos assim na minha jornada fotográfica, as câmera possuem muitas opções que ajudam muito a gente conseguir ótimos resultados, mas às vezes passam desapercebidos. Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

  • Alexandre Jader

    Nossa que legal esse artigo, tudo o que eu buscava. Sou iniciante e tudo que venho aprendendo, agradeço há um dia ter encontrado esse site. Adquirir o e-book “Fotometria Simples” que também tem sido muito util.

  • Bom dia e mais uma vez muito obrigado. Fico muito feliz e adoro ler os seus artigos, estou sempre aprendendo e tentando me aperfeiçoar com os seus ensinamentos. Abraços, Ademil França

    • fotodicasbrasil

      Oi Ademil, eu que agradeço sempre a atenção de comentar os artigos, pra mim é muito importante esse feedback.

      Abraços!

  • Excelente artigo!!

  • Você sempre surpreende. Essas dicas são sempre bem-vindas, eu quero e vou aprender.

  • Boa Tarde ! Tenho uma Nikon D 7000, pretendo comprar uma lente 70-200 sem motor de foco
    vou ter o mesmo resultado nas fotos que a lente com motor ? pois a Maquina tem motor
    pois o custo da AF s -e bem mais alto.
    Obrigado.
    Luiz Gomes
    Porto Alegre

    • fotodicasbrasil

      Oi Luiz, sim, as câmeras com motor de foco da Nikon são mais caras e compatíveis com a maioria das lentes, com raras exceções, no cado da D7000 o auto-foco é compatível lentes com AF-S, AF-I, D, G, AF e AI-P.

      Abraços,
      Simxer

  • Ja aprendi mais uns truques da configuração do botão AF/on valeu Simxer!!!!!!

  • olá boa tarde, grata por dispor seu tempo e passar seu conhecimento, estou precisando mto de ajuda, não consigo configurar a minha máquina para um ponto único do foco, é uma nikon d90, eu sabia fazer, agora desconfigurei e estou sofrendo para conseguir refazer, será que é possível me ajudar? grata

  • Eita que busco essa informação há tempos <3 <3 <3 Você é feeeera demais!!! Muito obrigada. Vamos ao treino agora . Um grande abraço.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.