Viewfinder ou LCD? O que é melhor para enquadrar suas fotos?

Eu sempre fui uma incentivadora do uso do viewfinder pros meus alunos, acredito ser muito importante se habituar a olhar por ele e principalmente entender as informações que ele te dá, antes de você fazer a foto.

Quado comecei a estudar fotografia, ainda com as câmeras reflex, eu andava com um bloquinho anotando o exif das minhas fotos, só assim era possível descobrir qual abertura, velocidade, ISO, distância ou comprimento focal, que eu havia utilizado pra cada uma delas e, depois de reveladas, conseguir refazer as fotos com outras configurações e ir aprendendo como esses ajustes se comportavam na prática.

A grande vantagem na fotografia digital, é justamente permitir que você possa fazer muitas fotos e ainda por cima, que você veja de forma rápida o que está fazendo e corrija ou mude os ajustes de forma bem prática, o que torna a curva de aprendizado pra quem está iniciando, consideravelmente menor.

Mas como usar isso ao seu favor? Primeiro sabendo escolher aonde você vai visualizar suas fotos antes de fazê-las.

Viewfinder

Se você não estiver muito familiarizado com o termo, o viewfinder, ou visor,  nada mais é do aquele “buraco” que você enquadra a cena que você vai fotografar e que fica em cima da sua câmera.

Viewfinder

Eles podem ser diferentes dependo da marca e até mesmo do modelo da sua câmera, além de serem mais nítidos e maiores nas câmeras profissionais do que nas câmeras de entrada e eletrônicos em câmeras compactas, superzoom e mirrorless. E se você tem uma DSLR e usa óculos, pode ajustar a nitidez no diopter pra garantir mais fidelidade do que você está vendo, em alguns casos, permitindo que você fotografe sem óculos. A maioria dos diopters  tem uma correção padrão na faixa de -3 a +1. Para ajustá-lo, basta fazer o foco da câmera em um objeto e olhar através do visor, depois gire o seletor até que a imagem que esteja vendo fique nítida. Ah, se emprestar a câmera pra outro fotógrafo, provavelmente ele precisará refazer a regulagem.

diopter_viewfinder

Diopter – Via shutterstock

LCD

A tela na parte de trás das câmeras digitais compactas, conhecida com visor de cristal líquido ou simplesmente LCD, é usado para enquadrar fotos, visualizar, e às vezes, mudar menus e configurações, além de permitir rever imagens gravadas quando a câmera está no modo de reprodução.

Como os LCDs têm aumentado em tamanho e qualidade, muitas câmeras compactas e câmeras digitais mirrorless não possuem mais viewfinders, lembrando que quanto maior a resolução do seu LCD, melhor a qualidade e fidelidade de cor do que você visualiza, ainda assim, mesmo o melhor LCD pode ser difícil de ver sob a luz muito brilhante, mesmo que ele possua um revestimento anti-reflexo.

tela-de-lcd

LCD – Via Shutterstock

 

 

Mas afinal, na hora de enquadrar a foto, o que usar?

Viewfinder ou LCD?

 

live-view

Live-view – Via Shutterstock

 

Bom, quando eu ainda usava uma câmera superzoom, eu só enquadrava pelo LCD, mas isso tem muitos anos, e de lá pra cá, os viewfinders eletrônicos evoluíram em muitas câmeras, o que pode facilitar seu uso, mas a minha experiência com várias câmeras de alunos, mostra que realmente não há comparação, os viewfinders das DSLRs profissionais são muito mais confortáveis de usar do que de qualquer outra câmera.
Bom, nas câmeras profissionais você até pode fotografar pelo LCD, mas os recursos e a forma como isso acontece é diferente de outros tipos de câmeras, é o que chamamos de live view, o que pode ser uma grande vantagem para alguns tipos de fotos como em estúdio, que você pode visualizar o foco com mais precisão, mas definitivamente não é um recurso para o dia a dia, dificilmente você verá um fotógrafo profissional fotografando pelo LCD, até por uma questão de hábito, o viewfinder dá mais controle sobre o que vamos fotografar.

Porque Usar o LCD para Enquadrar as Suas Fotos

 

lcd-view

LCD View – Via Shutterstock

 – Tamanho – O principal motivo é o tamanho, as telas são bem maiores comparadas aos viewfinders.

 – Conveniência – Realmente é muito mais prático mudar de posição e compor com uma tela maior.

 – Visualização rápida – Mesmo quem só usa o viewfinder, acaba “espiando” o resultado da foto no LCD, o que te obriga a duas ações diferentes, fotografar e depois reproduzir a foto, já no LCD isso pode ser automático.

 – Enquadramentos imprecisos – Alguns modelos de câmeras que possuem o viewfinder eletrônico, podem mostrar imagens ligeiramente diferentes do que realmente está fotografando e isso causa um mal estar na hora de enquadrar, você pode até se acostumar, mas nesses casos o LCD é bem melhor.

 – Visão obstruída – Algumas superzoons quando estão com toda extensão do zoom utilizada, podem obstruir a visão pelo viewfinder.

 – Óculos – Pra quem usa óculos, o LCD pode ser mais confortável de usar, mesmo que algumas câmeras possuam o diopter pra ajudar na nitidez, a armação dos óculos pode atrapalhar bastante na hora de enquadrar pelo viewfinder.

E a que eu mais gosto!

 – Criatividade – Essa é imbatível, principalmente para os LCDs articulados, fazer novos enquadramentos como do alto ou de baixo como nenhuma outra câmera poderá fazer. Isso justifica o uso do LCD, e é claro que você pode sempre deitar completamente no chão… ou não? 😉

Porque Não Usar o LCD para Enquadrar as Suas Fotos

 

fotografo-profissional

Fotógrafo Profissional – Via Shutterstock

 

 – Bateria – Como você pode imaginar, os recursos de energia para manter um LCD ligado são bem maiores do que qualquer outra função da sua câmera, então essa é uma questão importante pra se levar em conta, talvez se habituar a usar o viewfinder pode significar algumas horas a mais de foto naquela sessão ou viagem. Ah, visualizar cada foto feita, também consome muita bateria.

 – Estabilidade da câmera – Uma das coisas mais importantes para ter fotos nítidas, é saber segurar sua câmera para mantê-la estável, e muitas vezes isso só é possível visualizando o enquadramento pelo viewfinder, assim você mantém a câmera perto de você. Nas câmeras superzoons isso se torna mais grave, porque o zoom também precisa de mais estabilidade, então esticar seus braços em direção daquele pássaro lindo láaaa em cima da árvore, traz grandes riscos de uma foto tremida.

 – DSLR – Se você tem uma DSLR, o viewfinder irá mostrar a cena real, mesmo alguns modelos tendo alguma perda de enquadramento, sempre será a melhor opção, além de um excelente treino pro olhar porque ajuda a perceber o resultado da foto sem distrações da sua visão periférica.

E o mais importante:

 – Luz – Fotografar em ambientes muito claros ou a luz do sol, pode simplesmente inviabilizar que você consiga visualizar o que está fotografando, além de correr um sério risco de não perceber perfeitamente se sua fotometria está correta, nesses casos, somente o viewfinder vai permitir um resultado profissional.

Conclusão

 

camera-screen

Camera Screen – Via Shutterstock

 

Você pode escolher entre qualquer um dos dois, viewfinder ou LCD, se sua câmera permitir. Eu continuo sendo uma incentivadora do viewfinder pra quem usa DSLR, não importa se sua câmera é de entrada, semiprofissional ou profissional, acho um hábito saudável aprender a enxergar por alí e utilizar as informações que aparecem no seu visor, a seu favor. Mas o mais importante sempre será não perder a foto, na fotografia não existe nenhuma regra tão rígida, tudo deve estar à disposição do bom resultado, muitas vezes essas escolhas facilitam, e outras prejudicam, cabe à você descobrir o que é melhor para o seu resultado.

Eu só uso o viewfinder, mas confesso que de vez em quando gostaria de um LCD articulado para algumas foto 😉

E você, usa qual dos dois? Compartilha nos comentários!

Bons enquadramentos e vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

Imagem destacada – Enquadramento Via Shutterstock

 

4.8/5 - (30 votos)

38 Resultados

  1. IVINA MACEDO disse:

    Bom dia,
    no momento não sou fotógrrafa, mas estou pretendendo entrar no ramo e me profissionalizar, estou na fase dos estudos teóricos e também na fase de escolher a câmera e lentes. Pois bem, estou na dúvida entre a t6i e a 70D. E vi que as duas tem uma diferença no visor a 70D é pentaprism e a 6ti é pentamirror. Não encontrei artigos que definem com exatidão a diferença entre esses dois tipos.
    Então primeira pergunta:
    Qual a difereça entre viewfinder pentaprim e pentamirror?
    Esse fator é importante para determinar qual câmera comprar?
    Esses dos tipos diferem na qualidade da foto?

    Tenho o objetivo de trabalhar com a fotografia, para esse intuito o que acha da t6i já que possui um valor mais acessível e entre as duas citadas, vi que a diferença entre elas é pequena.

    Muito obrigada.

  2. fotodicasbrasil disse:

    Oi Marcelo, a T5i é uma câmera de entrada. Muito obrigada por compartilhar sua opinião.

    Abraços,
    Simxer

  3. fotodicasbrasil disse:

    Oi Wanderlei, a D40x é semiprofissional, existem vário s modelo da Nikon de entrada e semiprofissionais:

    DSLR – Entrada
    Nikon D3200
    Nikon D3300
    Canon EOS 100D (Rebel SL1)
    Canon EOS 700D (Rebel T5i)
    Canon EOS 1100D (Rebel T3)
    Canon EOS 600D (Rebel T3i)
    Canon EOS 1200D (Rebel T5)
    Nikon D5100
    Nikon D5200
    Nikon D5300
    DSLR – Semiprofissionais
    Canon 50D
    Canon 60D
    Canon 70D
    Canon 7D
    7D Mark II
    Nikon D7000
    Nikon D7100
    Nikon D7200
    DSLR – profissionais
    Canon 1DX
    Canon 5D (Mark I, II, III e IV)
    Canon 6D
    Nikon D4S
    Nikon D610
    Nikon D650
    Nikon D750
    Nikon D800

    Abraços,
    Simxer

  4. Jorge Pinto disse:

    Oi, desculpe mas tenho que te fazer uma pergunta mesmo pq ainda tenho muito que aprender: Semana passada estava tirando fotos com minha Nikon D7100 com uma Tokina 11-16 normalmente! Até aí nada fora do normal porém em um determinado momento resolvi fazer a foto utilizando o live view da câmera, foi aí que percebi a gigantesca diferença de nitidez (foco) ocasionado por este método em relação ao foco feito pelo visor! Pesquisando um pouco, li que este método sempre fará focos mais nítidos pq é feito direto no sensor sem interferência do espelho, este causa um certa diferença no foco! Isto procede? Mesmo numa câmera que não é das mais baratas? Ou minha lente esta com o foco errado e precisa correção?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Jorge, o Live view pode facilitar você focar, mas não ser mais nítido que do que o viewfinder, ainda mais na D7100 que é uma excelente câmera! Seu viewfinder está ajustado (diopter) direitinho e limpo? Lembre-se que de que eles são formas de visualizar, o responsável pelo foco é principalmente sua lente. Sua câmera deve ter ajuste de microfoco, pode fazer alguns testes e ver o resultado.Só pra complementar, eu tenho uma segunda câmera, a 7DMII que possui ajuste de microfoco, eu configurei ela pra 2 lentes diferentes, quando utilizei uma 3ª lente e o ajuste mostrava 0, ou seja, nenhum, eu tive problemas de nitidez, depois que desliguei a opção de microajuste, voltei a ter foco 100%, isso pra mostrar que pode ser uma configuração, mas no meu caso, e imagino que no seu, a nitidez era a mesma tanto no LCD como viewfinder. Essa é minha experiência…Abraços, Simxer ​

      • Jorge Pinto disse:

        Obrigado pela dica, vou fazer alguns testes depois dos ajustes que me propos e volto aqui para relatar os resultados!!

  5. MARIO JORGE TAVARES disse:

    Olá Simxer. Também prefiro o uso do wiewfinder do que LCD,.Minha visão dominante é a direita. Cono vou operar cataratas em ambos os olhos, trocando idéias com o oftalmologista, conclui que é melhor deixar o cristalino direito para visão a distância (ideal para o wiewfinder) e o esquerdo para leitura (ideal para o LCD). Que lhes parece?

    • fotodicasbrasil disse:

      Mario, eu não saberia opinar, juro que não sabia que era possível. Boa sorte na sua operação!Abraços, Simxer ​

  6. Julio Vieira Lima disse:

    Olá Simxer, realmente o LCD deixa algumas funções prejudicadas, prefiro o viewfinder, facilita a fotometria, os ajustes de ISO e de velocidade com mais rapidez sem perder o foco. A tela articulada proporciona enquadramentos muito criativos (mas deitar no chão também é muito legal). Parabéns pelo artigo!! Abraços
    Julio
    Mauá/SP

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito bom Julio, também acho que deitar no chão pode trazer resultados incríveis ;)Obrigada por comentar!Abraços, Simxer ​

  7. acvomotta disse:

    Se você conseguir adaptar algo que evite que a luz atrapalhe a visualização, será muito util. Algo parecido com o que tem no visor ótico, só que grande e profundo e que escureça o display e de boa nitidez. parecido com o que os cameras da tv utilizam…

    • fotodicasbrasil disse:

      A ideia parece ótima!Abração!​

  8. Abner Xavier disse:

    Sempre quando tenho que levantar os braços ou no monopé é que uso o LCD

    • fotodicasbrasil disse:

      É uma facilidade mesmo! Obrigada por compartilhar sua experiência Abner.Abraços, Simxer ​

  9. FERNANDO L MEDEIROS disse:

    Boa noite. Gosto muito dos artigos publicados, principalmente porque sou iniciante. Uma pergunta. Quando focamos uma imagem em uma distancia de uns 1000 mts com uma super zoom, ficam entre a imagem principal a câmera vários obstáculos e a imagem principal fica muito distorcida. E normal?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Fernando, não sei que o você quer dizer com distorcida, imagino que você esteja usando uma superzoom, e nessa distância focal, é possível (dependendo do modelo) que você possa ter uma imagem tremida ou desfocada. Se quiser envie pra mim no contato@fotodicasbrasil.com.br, ok?Abraços, Simxer ​

  10. Ademilton disse:

    Oi Simxer, procuro sempre usar o viewfinder pois para mim parece mais "lógico", raramente uso o LCD, na maioria das vezes para conferir a foto.

    Abraços

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada pelo comentário Ademilton!Abraços, Simxer ​

  11. rubemrocha disse:

    Ótimo artigo!
    Uso em grande parte do tempo o viewfinder na minha DSLR, porém, como uso algumas lentes fixas antigas, o LCD é ótimo para um foco mais preciso.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada por compartilhar sua experiência Rubem!Abraços, Simxer ​

  12. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Milton por compartilhar sua experiência, deixe o modelo da sua superzoom, assim fica a dica pra quem está procurando uma em que o viewfinder é bom!Abraços, Simxer ​

    • Milton_GT disse:

      Minha Superzoom é uma FujiFilm S8200 com zoom de 40X (24 a 960mm). Comprei esta câmera porque sendo montada na Zona Franca de Manaus, ela custou muito barato (R$ 700,00 em 2014). Estava procurando uma FujiFilm porque a marca possui um dos melhores softwares que compõem a imagem. Além dela ter o modo automático padrão, ela tem o modo SR Auto, onde ela faz automaticamente o reconhecimento da cena e seleciona o modo de cena apropriado. Fiz uns testes regulando ela manualmente e não consegui resultado melhor do que no SR Auto, então passei a usá-lo, pois dá menos trabalho. hihihi.

      • fotodicasbrasil disse:

        Hahaha, muito bom Milton, é isso aí, o importante é o resultado! Já fica a dica da FujiFilm S8200 pra quem quer sair do completamente automático!Obrigada por compartilhar sua experiência!Abraços, Simxer ​

  13. fotodicasbrasil disse:

    Oi Wanderlei, a D40x é semiprofissional, existem vário s modelo da Nikon de entrada e semiprofissionais:DSLR – EntradaNikon D3200Nikon D3300Canon EOS 100D (Rebel SL1)Canon EOS 700D (Rebel T5i)Canon EOS 1100D (Rebel T3)Canon EOS 600D (Rebel T3i)Canon EOS 1200D (Rebel T5)Nikon D5100Nikon D5200Nikon D5300DSLR – SemiprofissionaisCanon 50DCanon 60DCanon 70DCanon 7D7D Mark IINikon D7000Nikon D7100Nikon D7200DSLR – profissionaisCanon 1DXCanon 5D  (Mark I, II, III e IV)Canon 6DNikon D4SNikon D610Nikon D650Nikon D750Nik

  14. fotodicasbrasil disse:

    Bem pertinente o que sua colocação! Obrigada.Abraços, Simxer ​

  15. Milton_GT disse:

    Simxer, parabéns pela escolha do tema, pois é a primeira vez que este importante tema é abordado. Como eu vim da época do filme, eu uso exclusivamente o Viewfinder ou Visor eletrônico, inclusive quando comprei minhas câmeras Superzoom o Viewfinder foi um requisito obrigatório. Hoje em dia inclusive os Visores foram aperfeiçoados, na minha Superzoom atual, o visor dela cobre a mesma área do LCD (97%) e tem 201.000 pixels, o que o torna bem preciso. Não posso dizer nada sobre o LCD, simplesmente porque nunca usei.

  16. Wanderlei Mazzi disse:

    Li seu artigo sebre Viewfinder e achei ótimo.
    Gostaria de fazer umas perguntas nas quais tenho dúvidas:
    Tenho uma Nikon D40X. Ela é semiprofissional ou de entrada.
    Quais são as câmeras da Nikon e Canon Profissionais que poderia adquirir sem muito custo? E qual lentes seriam melhores para fotos sensacionais?

    Grato,
    Wanderlei

  17. Wanderlei Mazzi disse:

    Olá Smxer, bom dia! Li seu artigo sebre Viewfinder e achei ótimo.
    Gostaria de fazer umas perguntas nas quais tenho dúvidas:
    Tenho uma Nikon D40X. Ela é semiprofissional ou de entrada.
    Quais são as câmeras da Nikon e Canon Profissionais e de entradas?
    Quero trocar de máquina, uma Canon é melhor que a minha Nikon? Qual modelo posso comprar que atenda minhas necessidades de fotografar? Gosto de fotografar prédios antigos, detalhes da construção, natureza, fazer fotos de pássaros a uma certa distância (50m). fazer retratos de qualidade, e macros. Que lente é melhor para essas fotos. Tenho uma 18-55mm, mas noto que é limitada tanto no zoom como para macros e retratos. Gostaria de obter uma 50mm. Qual recomendaria? Que máquina da canon profissional poderia me indicar com preço acessível e com lentes para começar a fotografar com qualidade.

    Seu site muito me ajudou a compreender sobre as técnicas de fotografias. Percebi que Você não esconde informações. Isso é nobre de sua parte. Costumo perguntar dúvidas a fotógrafos e eles desconversam, parece que tem uma certa resistência em dividir conhecimentos. Seu site é democrático e muito útil para os amantes de fotografias amadores.

    Abraços,
    Wanderlei

  18. rborgesdealmeid disse:

    Ótimo artigo, Sinxer.

    Eu normalmente gosto de usar apenas o viewfinder na minha câmera de entrada por dois motivos principais: a chance de se distrair com algum detalhe irrelevante da foto é praticamente inexistente e o consumo de bateria é menor, apesar de eu usar sempre uma ou duas baterias reservas.

  19. Zulmira Relvas Grado disse:

    Eu só posso usar mesmo o LCD a minha máquina Lumix GX1 não tem outro.Claro que poderia acoplar mas o custo é muito elevado.
    Realmente tenho bastantes dificuldadas, conforme a explicação ( como sempre muito boa )
    Obrigada

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço seu comentário Zulmira, realmente precisamos levar em consideração o custo x benefício!Abraços, Simxer ​

  20. helenita disse:

    Adorei as dicas!! Como sempre voce é demais!!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Oba Helenita, fiquei feliz!Abraços, Simxer ​

  21. Mauricio Moura disse:

    Só uso o viewfinder. Me sinto mais a vontade e livre para configurar a câmera. Só uso o LCD para fotografar por sobre a multidão.

    • fotodicasbrasil disse:

      Boa tática!Abraços, Simxer ​

  22. Nine disse:

    Olá, gostei muito do artigo, estou iniciando em fotografia e sinto muita dificuldade em utilizar o visor óptico por questão de saúde… No meu caso uso óculos com grau alto, nao enxergo nada nítido sem eles… As fotos saem um borrão, mesmo ajustando… E mesmo utilizando o óculos, passei a utilizar o lcd… Me sinto péssima com fotógrafos padronizando o visor óptico…no meu caso é extremamente difícil.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Nine, como eu disse no artigo, o mais importante é você encontrar algo que permita um bom resultado, e no seu caso, será o LCD. A foto sempre será o objetivo maior, não importa a câmera, configurações ou ajustes que você precise usar diferente de outro fotógrafo, se sua foto for boa, é o que interessa, e a gente só consegue isso, se adaptando da melhor maneira ao nosso equipamento.Obrigada por compartilhar sua experiência!Abraços, Simxer ​

  23. Marcelo disse:

    Também só fotografo pelo wiewfinder, eu acho bem mais confortável, rápido e seguro. Preciso fazer uma pergunta. Tenho uma Canon T5i, ela é uma câmera de entrada; semi profissional ou profissional?

    Obrigado

    Marcelo / Joinville SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *