Quero ser fotógrafo, mas qual?

Artigo visualizado vezes.

A fotografia hoje em dia está ao alcance de praticamente todos, temos cada vez mais tipos de máquinas e, porque não falar dos celulares, com diferentes configurações e preços, o que transforma em princípio qualquer um em um fotógrafo em potencial, em potencial, fique claro. E muitos se descobrem com características necessárias pra abraçar a profissão. Eu particularmente, já esbarrei com bastante gente que possuía capacidade de aprendizado, olhar fotográfico e até pegada empreendedora, mas que estavam felizes com suas profissões e a fotografia era só um hobby. Em contrapartida lido com vários alunos que querem ser fotógrafos, mas não sabem muito bem o que é, ou como realizar isso. O mais curioso é que quando pergunto que tipo de fotógrafo querem ser, ou qual fotografia mais lhe chamam atenção, quase todos me descrevem a fotografias mais artísticas do que comercial como as que mais gostariam de fazer. A minha percepção é que a maioria quer ser fotógrafo autoral, mas trilham o caminho do fotógrafo comercial. Qual a diferença? Entre muitas, a principal é: o autoral fotografa o que quer, e o comercial faz o que o cliente quer! E isso nem sempre é o que você imaginava. Existe um desenho na rede que fala sobre fotógrafos de casamento que descreve exatamente como você termina um evento: Queroserfotografo Que é muito divertido e acreditem, beeem próximo da realidade! E o interessante é perceber que cada tipo de fotografia vai ter suas peculiaridades como as aí de cima, mas também de equipamentos, o set up de um fotógrafo de casamento vai ter necessidade de lentes diferentes das de um fotógrafo de paisagem, por exemplo. Existem alguns equipamentos comuns a todos os tipos de fotógrafos (fotografias), mas se você quer ser fotógrafo de new born (recém-nascidos), definitivamente vais investir em vários equipamentos diferentes dos fotógrafos de shows, por exemplo. Como a fotografia tem uma ampla aplicação, nós temos também muitas especialidades diferentes, vou citar algumas de fotógrafos que conheço. São especialistas em cada tipo citado, só para dar uma ideia pra quem quer fotografar:

  • Fotojornalistas
  • Casamentos
  • Books
  • Pet books
  • New born
  • Shows
  • Moda
  • Propaganda e publicidade
  • 15 anos
  • Infantil
  • Paisagem
  • Panorâmicas
  • Aéreas
  • Submarinas
  • Médicas
  • Dentárias

E devem existir outras muitas. E ainda tem as especializações dentro dessas áreas, tenho um amigo que ganha à vida fotografando produtos para encartes de supermercados. Outro que fotografa exclusivamente as cirurgias de olhos de um grande hospital público, outro ainda que cria fotos aéreas de casas de condomínios de luxo para imobiliárias. Talvez agora você já se sinta mais animado pra entrar no mercado, já que são tantas as opções, mas o que todas tem em comum além de uma câmera fotográfica?? Muito estudo, muito trabalho, muita dedicação, muito empreendedorismo, e é claro, muita prática, mas essa é a melhor parte, estamos na era digital, vamos praticar!

Esse texto foi originalmente ecrito para o Fotografia-DG

 

5 Comments

  1. Manuel da Cruz Franc

    Quero ser um Fotográfo profissional mas vivo em Africa/Angola

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Oi Manuel, que bom ter você por aqui! Existem muitas possibilidades hoje em dia para se alcançar essa meta de ser fotógrafo profissional, e uma delas é estudar pela internet. Fique à vontade pra tirar suas dúvidas.

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  2. fotodicasbrasil

    Olá, eu sem bem o que é isso, confesso que a full frame te dá muito mais conforto, mas é extremamente possível contornar as diferenças das cropadas! Boas fotos!

    Reply
  3. fotodicasbrasil

    De nada Monica! Tenho certeza que alcançará seus objetivos!

    Reply
  4. Monica Lima

    Muito bom este texto. Muito esclarecedor pra mim. Quero ser uma fotógrafa autoral, mas vou precisar ser primeiro ou tb uma fotografa comercial. Obrigada Simxer

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS

ESTE SITE JÁ FOI VISUALIZADO

 

vezes.

HEY, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

AUTORA DO FOTO DICAS BRASIL

RECOMENDAMOS!

RECOMENDAMOS!