Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?
Existe uma infinidade de fotos na Internet e saber com que câmera e configuração as melhores fotos foram feitas, pode ajudar e muito a gente a estudar e aperfeiçoar nossas fotografias também.
Se você acompanha o Foto Dicas Brasil, deve ter lido o artigo “Exif – melhore suas fotos com este recurso!” que ensina passo a passo como tirar o melhor destas informações.
Bom, se você realmente acompanha nossos artigos sabe também que eu adoro matemática e planilhas, por isso achei uma oportunidade incrível poder fazer este artigo a partir de uma publicação da Agência internacional de notícias Reuters.
Esta agência, que nos dias de hoje conta com mais de 14 mil funcionários que operam em 204 cidades e fornece textos em 19 línguas, publicou as 93 fotos consideradas as melhores fotos de fotojornalismo do ano passado, e todas as imagens com seus respectivos EXIF´S!
Antes de publicar as fotos em si, quero compartilhar com você a resposta da pergunta que leva o nome do artigo:
Quais câmeras e configurações usadas nas melhores fotos profissionais?
Partindo do principio que todas as fotos foram feitas por profissionais e editores de alto nível e, claro, que foram escolhidas pelo seu conteúdo e não pela parte técnica, a resposta seria essa:
Uma Canon 1D X (ou 5D MarkIII), usando uma lente 16-35mm, configurada com uma abertura 2.8, velocidade 1/250 e ISO 400!
Isso mesmo! Essa é a câmera, modelo e configuração que aparece mais vezes nas fotos escolhidas pela Reuters, mas existem muitas peculiaridades que podemos observar em cada uma das análises que fiz.
Lembre-se, esta análise é matemática, realizada a partir dos dados publicados pela agência, mas acredito que reflita muito bem a realidade de muitos fotógrafos profissionais espalhados pelo mundo e tenho certeza que acrescentará mais uma informação importante na sua jornada fotográfica.
Qual Marca de Câmera mais usada?
A CANON ganha muito fácil!! Confesso que fiquei surpresa com a diferença tão grande em relação às marcas, nesta seleção, por exemplo, só aparecem Canon, Nikon e uma Go Pro! A minha percepção é que a NIKON ganha quando se trata do mercado amador, pelo menos nos meus workshops e passeios-aulas já tive turmas inteiras só com câmeras Nikon, mas no mercado profissional a CANON ainda domina, aliás, esse dado não é só baseado nas fotos selecionadas pela Reuters, também encontrei a mesma informação em outros sites, o que não diminui em nada a qualidade excepcional dos equipamentos NIKON, como disse antes, esta é uma análise matemática.
Qual o Modelo mais usado?
Ah, essa resposta me interessa bastante. Estou escrevendo um ebook e também desenvolvendo uma videoaula ensinando como escolher uma câmera fotográfica e foi justamente por isso que acabei resolvendo escrever este artigo.
É claro que os modelos que irão aparecer são os tops do mercado, mas temos algumas surpresas!
Como dito anteriormente, os modelos campeões foram a Canon 5D Mark III e 1D x, mas você pode observar que também aparecem modelos considerados de entrada e semiprofissionais como a Canon T3, Nikon D3100 e D7000, aliás, modelos que aparecem muitos em minhas aulas, o que me leva a concluir que você pode perfeitamente fazer uma foto considerada como uma das melhores pela Agência Reuters, equipamento não poderá ser mais desculpa 😉
A próxima análise é sobre as lentes usadas.
Quais as lentes mais usadas?
De novo aparecem lentes comuns em minhas aulas, e o bom desta análise, é também te orientar para quais modelos podem trazer excelentes resultados.
Como já foi dito, a 16-35mm ganhou, seguida pela famosa e sensacional 70-200mm e depois vem a não menos famosa 50mm. Sem sombra de dúvida um trio sensacional, eu adoro a 16-35mm e considero uma das melhores grandes angulares. A 70-200mm além de excelente qualidade ótica, também é versátil e a cinquentinha… bom, essa eu tenho certeza que você já conhece, ou pelo menos ouviu falar bastante 😉
Aqui no Foto Dicas tem um artigo fazendo o comparativo entre as aberturas diferentes da 50mm, vale a pena dar uma lida: “A lente 50mm”.
Falando ainda das lentes, fique atento que a maioria das câmeras consideradas de entrada e semiprofissionais (ou qualquer uma que não seja full frame), possui fator de corte e essas lentes passariam a ter outro comprimento focal, se tiver alguma dúvida, leia o artigo “Fator de corte, uma questão de tamanho!”
Outra observação dentro desta análise é que a maioria das outras lentes usadas nas fotos ganhadoras são fixas, e precisa saber bem o que está fazendo pra fotografar com uma lente fixa, já que a lente com zoom te permite uma versatilidade bem maior do que uma lente fixa.
Agora vamos às configurações das fotos!
Quais as aberturas mais usadas?
Se eu não tivesse feito a análise, teria chutado f/2.8, porque me parece bem lógica essa abertura. Ela vem seguida da abertura f/5.6 e f/8, essas duas últimas bem comuns nas lentes mais usadas por amadores e iniciantes, já que a maioria dos Kits vendidos aqui no Brasil possuem lentes com a maior abertura sendo a f/3.5.
Lentes de aberturas f/2.8 são significativamente mais práticas de se trabalhar já que são mais claras, mas ainda possui uma boa distância focal. Lentes muito claras como f/1.2 possuem uma profundidade de campo muito curta o que seria muito prejudicial para fotos dinâmicas como as feitas em fotojornalismo.
Em minha opinião, de todo os equipamentos fotográfico que precisamos, acredito que o melhor investimento sempre será em lentes, mais até do que em câmeras! Uma câmera “ruim” com uma boa lente ainda faz fotos melhores que uma câmera boa com uma lente “ruim” e entenda-se “ruim” como sendo levado em consideração a qualidade ótica, a distância focal, a profundidade de campo e o preço também. Existem exceções? Claro que sim, nada aqui é uma regra rígida, mas estou me referindo aos equipamentos de forma geral, como as DSLRs de entrada e semiprofissionais.
Depois dessas aberturas ganhadoras, você verá praticamente todas as outras existentes, o que mostra ser um parâmetro bem determinante para uma boa foto, motivo pelo qual dediquei um ebook ao tema da fotometria 😉
E continuando na fotometria, o outro parâmetro é a velocidade!
Quais as velocidades mais usadas?
As velocidades “vencedoras” são 1/250 seguida de 1/1000, o que nos leva a concluir que as maiorias das fotos foram feitas de dia.
E essas velocidade são bem coerentes com as aberturas e lentes mais usadas, já que lentes claras e grandes aberturas vão permitir velocidades maiores e também se tratando de fotojornalismo, é de se esperar que você tenha uma configuração e equipamento que respondam rapidamente às cenas mais variadas possíveis.
E se você observar, a grande maioria das velocidades usadas, são altas!
Quais os ISOS mais usados?
O Outro parâmetro da fotometria é o ISO, e tenho certeza que você já deduziu qual o mais usado, afinal, já possuímos a informação de quais câmeras, lentes, aberturas e velocidades foram usadas, e só por esses dados, já percebemos que estamos lidando provavelmente com boas condições de luz, o que nos leva a usar ISOS mais baixos.
O Vencedor é o ISO 400 seguido do ISO 800 e curiosamente temos empatados os ISOS 100 e o 1.600, que levando em consideração às câmeras usadas, não causam praticamente nenhuma degradação perceptível.
Eu costumo incentivar meus alunos, respeitando seus equipamentos, a saírem de casa já com o ISO 400, eu considero um ISO bem tranquilo, de baixa degradação e que já ajuda dar um pouco de luz aos equipamentos que usam lentes de kit, e por isso, precisam de mais luz.
E por fim, algumas curiosidades!
O número de pessoas nas fotos e os temas abordados, também podem dar uma ideia do que se anda fotografando entre os melhores, e temos o seguinte resultado.
Quantas pessoas costumam estar nas fotos?
Essa é uma análise bem curiosa e pode ser interpretada de várias maneiras, não é pra seguir à risca, mas simplesmente pensar. Bom, a grande maioria das melhores fotos, ou não tem ninguém, ou tem até 1 pessoa! Talvez da próxima vez que fizer uma foto onde você enxergar 4 ou 5 pessoas no seu visor, seja melhor enquadrar com menos 😉
Quais os assuntos costumam estar nas fotos?
E essas são as últimas duas análises, os assuntos abordados, e eu separei em 4 tipos. Curiosamente as fotos com temas engraçados ganham. Essa não é imagem que vem na minha cabeça quando associo o nome da Reuters e acredito que nem na sua, certo?
Que tipo de temas costuma estar nas fotos?
Mas quando separei por assuntos leves e pesados, o segundo ganha disparado!
E esta foi a análise que fiz em cima das fotos ganhadoras.
E agora vamos conhecer as fotos, preferi não publicar aqui as imagens mais chocantes, mas vou deixar o link original da Reuters no final do artigo, caso você queira não só ver todas as fotos ganhadoras, mas a descrição delas também (originalmente em inglês).
As fotos ganhadoras selecionadas pela Agência Internacional Reuters
Conclusão
Uma excelente maneira de aprender, é observar o que profissionais conceituados utilizam no seu dia a dia de trabalho, espero que você também tenha aprendido e se divertido tirando suas próprias conclusões! Esse é um material muito valioso, não só pelo seu conteúdo técnico, mas histórico também.
Se você se dá bem com a língua do Tio Sam, vale a leitura das histórias de cada foto e lembre-se, você pode ver todas as imagens vencedoras aqui, e algumas delas podem ser fortes.
Obs.: (quando a página abrir, escolha uma das opções de visualizações: View as Slideshow | View All Images).
Não deixe de compartilhar a sua opinião e suas conclusões também!!!
Até breve!!
Excelente, como são sempre os seus artigos. Ensina, mostra as as estatísticas e o que melhor se faz e vê. Talvez a predominância das 1D e5D se deva à profissão dos autores, naturalmente investem no melhor e mais fiável. Penso sempre que há marcas “melhores” e que fico na Canon porque a primeira DSLR foi da marca e fui comprando lentes e acessórios, sempre satisfeito, como amador eu fico no meu orçamento. e gostei da apreciação da lente 16-35, quem sabe não encontro uma usada dentro do orçamento… óptimo saber das novidades, obrigado, Abraço
Excelente comentário Celso, muito obrigada por compartilhar sua experiência!
Abração!
Eu tenho Nikon, mas acredito que a Canon seja muito boa e o resto é a criatividade. Não sou profissional mas gosto muito de fotografia.
Concordo Neri!
Abração!
Blz seu artigo, bastante elucidativo e com fotos bem interessantes, tenho uma canon t6 e duas lentes 18-55mm e 50mm, o que colocaria agora como prioridade em câmera e lente? Obrigado e sucesso no trabalho
As lente geralmente fazem mais diferença 😉
Abraços,
Simxer
Eu já fotografei com Nikon e já fazem dez anos ,que faço fotos com Canon,eu adoro essa marca.. Achei esse material de excelente qualidade,parabéns.. João Pires
Muitíssimo obrigada João!
Gosto da Nikon
Também é boa 🙂
Estou procurando uma câmera da Canon e lente, com um preço bacana, mas que seja boa para fotos astronômicas, poderia me sugerir alguma?
Oi Bianca, as técnicas utilizadas muitas vezes são mais importantes que os equipamentos. Dá uma olhada:
– https://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-es…
– https://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-es…
Abraços!
Estou para comprar uma maquina semiprofissional e gostaria de uma ajuda para escolher o modelo.
Esta maquina sera para tirar fotos de aviões (Spotter) e tem que ter uns disparos rápidos e um obturador bom. Qual maquina e modelo me indicaria?
Você precisa de câmeras com FPS rápidos como a Canon 7D Mark II.
Abraços,
Simxer
Oi John, quando se refere a qualidade da imagem, é porque o resultado está ruim, certo? Mas em relação a que? Foco, enquadramento, nitidez. Pode ser um mundo de possibilidades e eu imagino que quando se refere a lente do Kit, esteja se referindo a 18-55mm (porque essa lente do kit pode variar da câmera que comprou e do lugar).
Bom, a 18-55mm tem excelente qualidade ótica e sua câmera também, então não acredito que seja nitidez, talvez esteja com dificuldades com ângulos, e aí você poderia complementar com 55-200mm.
Se a questão for outra, me diga que tentarei te ajudar.
Abraços,
Simxer
Olá,tenho acompanhado todos os artigos, gosto muito.
Tenho uma Nikon d7000 mas não estou satisfeito com a qualidade da imagem. Fotografo pessoas. Tenho as lentes do kit. Que lente poderia comprar pra melhorar minhas fotos?obrigado, John.
Boa noite!
Gostei muito do conteúdo! Parabéns..
Mais gostaria de uma ajuda..
Esses dias atrás, fiz um ensaio em estúdio com um modelo e configurando a máquina com uma abertura em f4 e velocidade por volta de 1/320, as fotos ficavam cortadas.. A parte de cima com luz e a parte inferior preta.. Só consegui refazer as fotos com a abertura em 22 e a velocidade em 120… Iso em 200 até 400 se não me engano.. Sou leigo no assunto.. Foi o primeiro ensaio que fiz em estúdio.. Será que foi a configuração de flash ou minha máquina está ruim?
Estava usando uma 6D com uma lente 17-40 f4..
Agradeço a atenção é obrigado desde já!
Oi Renan, tudo bem?
O que acontece é que se a duração do flash for muito rápida (curta), e se a luz do ambiente for fraca, então todas as luzes na imagem são do flash de curta duração, que podem ser significativamente mais rápidas do que qualquer velocidade do obturador. Inclusive nos flashs de estúdio você precisa fotografar com velocidade de sincronismo, isso quer dizer o que? Que se sua câmera, na maioria dos modelos atuais, fotografar com uma velocidade acima de 1/500, por exemplo, você provavelmente vai obter uma foto onde pelo menos metade dela estará completamente preta, e isso acontece porque seu obturador foi mais rápido do que o disparo da luz do flash.
No seu caso específico, a 6D se não me engano, tem velocidade de sincronismo por volta de 1/180, então em estúdio, esse seria o seu limite de velocidade, o que não é tão ruim, já que estamos em ambiente de luz controlada, o único senão seria o desfoque criativo, que não é muito usado nesses casos.
Abraços,
Simxer
Excelente artigo! Alias todo conteúdo do site!!
Obrigada Rafael 🙂
Abraços,
Simxer
Si sou eu a Mari. Mas eu tinha me esquecido de como o seu site é legal! E de que você já não é mais aquela…que me socorria nas mais inusitadas enrascadas tecnológicas em que me metia. Desde os tempos do ICQ. Agora te chamam de Mestra. Senhooooor! Preciso comprar uma beca nova, agendar uma visita e prestar atenção pra não falar besteira. Não sou muito de ficar plugada. Não tenho, face e todos os seus derivados. Como o principal motivo de milhas fotos são de natureza selvagem, paisagem, animais silvestres. Acabo me saindo bem. A luz do dia ajuda muito. E as vezes acerto sem querer. O difícil é repetir o acerto. Risos!!!!! Vi uma Lente Sigma 18-250 f/3.5-6.3 (copiei pra parecer inteligente) e lembrei de você. Si o site é todo vc. Em cada detalhe me lembra sua paciência e eficiência em me ajudar por telefone. E olha que agora tenho uma câmera profissional! Parabéns e muito obrigado por tudo.
Você é extremamente sagaz e tenho certeza que na fotografia não vai ser diferente! Eu agradeço ter conhecido pessoas como você que me permitiram praticar o gosto em explicar as coisas, é uma honra contar com sua amizade por quase 20 anos!
Beijão e obrigada pela visita!
Si
Bom dia!!! Artigo fantástico para quem está começando e louco por conhecimento fotográfico!!
Muito obrigado
Eu que agradeço sua interação!!!
Grande abraço,
Simxer
Fotografar é uma arte, parabéns por ter este dom e por compartilhá-lo conosco.
Sou iniciante na fotografia, a tenho ainda como um hobby.
De início me impressiono com o efeito fundo desfocado nas fotos, e já ví seu vídeo a respeito do assunto.
Você acha que com uma Canon PowerShot SX60 HS eu consigo este efeito nas fotos?
Caso sim, irei compra-la e sair fotografando por ai…
"The world as I see."
Obrigado pela atenção.
Oi Rodrigo, eu estive nas mãos com s SX50HS e sim, faz desfoque excelentes, mas no modo manual principalmente, no automático já recebi vários emails de pessoas com dificuldades, mas não tenho como avaliar se era a câmera ou o fotógrafo 😉
Imagino que seu modelo seja mais avançado e acredito (não tenho certeza) que ocorra o mesmo. Se já fotografa no modo manual, então é só se divertir.
Se quiser outras opções de câmeras para escolher, conheça meu no livro: fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro
que é o complementado com este: fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro-3/
Além de vários artigos pelo site.
Obrigada pela mensagem.
Abraços,
Simxer
Oi Simxer, Pode me tirar uma dúvida ?
a lente 50mm é melhor opção para desfoque de fundo e deixar mais nítido o ponto de foco ?
Oi Wadson, não sei se deixar o ponto de foco mais nítido, vai depender da qualidade ótica da 50mm, mas sim é uma excelente opção para desfoque de fundo. Quanto menor a sua abertura, a 50mm geralmente tem pelo menos abertura f2.8, menor a profundidade de campo e mais desfoque terá, mas fique atento, você terá que ter cuidado com seus enquadramento e distância do que quer em foco, justamente porque "seu campo de foco" é bem menor, ok?
Esse artigo pode ser útil: https://fotodicasbrasil.com.br/lente-50mm/
Abraços,
Simxer
Boa noite!
Primeiramente, felicito pela vontade e comprometimento que tens para com o mundo da fotografia em repassar o seus conhecimentos a outras pessoas, a sua atitude não tem preço, é simplesmente uma ação deliberada de poder auxiliar outras pessoas externando o sentimento de propagação da profissão visando a melhora e a capacitação dos amantes da fotografia. Te confesso que não a conhecia e a pouco navegando pela internet, encontrei a sua página que por sinal , muito gratificante. Não estou a muito tempo trabalhando profissionalmente com fotografia, mesmo sempre gostando da área, nunca tinha trabalhado na área, entrei por uma oportunidade a mim dada, não foi difícil me identificar, pois sempre gostei, apenas me dediquei e continuo me dedicando para aprender cada vez mais. Parabéns pelo seu trabalho e o brigado pela oportunidade.
Obrigada João, seja bem vindo e fique à vontade em trocar ideias e sugestões!
Sucesso pra você!
Simxer
Bom dia a todos!!! Sou desenvolvedor de websites, comprei uma canon t5 para atender alguns clientes, a maioria das vezes perdia alguns serviços devido ao começar desenvolver um site precisava de fotos para inserir no site as vezes um cliente contratava fotografo e a maioria das vezes ficava um custo alto e o cliente desistia de fazer o site…por este motivo comprei esta camara, mas estou começando a viciar em tirar fotos e gostando muito…estou querendo aprender tirar foto em studio…me responde; esta câmera vai me atender bastante, ou ja devo começar a pensar em outra com mais recurso? por isto acesso este site todos os dias para colher informações…muito objetivo este site, continuem postando inf. sobre segredos da fotografia
Oi Admilson, a 5ti é uma câmera de entrada, voltada mais pra filmagem do que fotografia, não que ela não fotografe bem, mas não é a melhor da sua categoria. Se pensa em fotografar em estúdio, aconselho começar pelo menos com uma câmera semiprofissional, você terá uma vida útil maior, e já que está usando uma Canon, poderia ser a 60D, mas melhor ainda se fosse a 70D ou 7D markII.
Em breve estarei lançando um ebook onde ensino como escolher uma câmera pra quem está iniciando, cheio de dicas e sugestões de modelos e acessórios 🙂
Abração,
Simxer
Gente, que vício o ser humano tem de criar ranking para tudo. O melhor, o maior, o mais bonito, o mais usado, o mais, mais, mais. Será que isso significa mesmo alguma coisa? A velocidade mais usada…para que tipo de assunto? A abertura mais usada…para que tipo de foto, qual linguagem, qual o resultado disso? A lente mais usada…para que? Tudo depende muito do perfil de cada fotógrafo, do tipo de trabalho que ele faz. Nenhuma dessas variáveis indicadas aqui me indica absolutamente nada de novo, não acrescenta nada, ou seja, não é informação nenhuma. No máximo cultura inútil. Ou será que agora os fabricantes vão parar de desenvolver tecnologia para aumentar a velocidade de exposição? Notaram que só 1% das fotos foram feitas com velocidade de 1/8000?
Um dos mais importantes fotojornalistas da histórias – não vou dizer "o melhor" porque não acredito em superlativos nesse tipo de assunto – fotografou quase o tempo todo com uma cinquentinha fixa. Vocês devem saber de que estou falando. Mas quem fez as fotos foi ele, não foi a lente nem a Leica. É um equívoco achar que poderemos fazer uma foto melhor, simplesmente com base na lente, na câmera, nem mesmo em uma variável para qualquer situação.
Oi Cuca, não sei se você leu algum outro artigo do site ou percebeu que é um site para iniciantes, compreendo que essas variáveis não te dizem nada porque você é um fotógrafo profissional e já sabe exatamente o que cada uma quer dizer, mas não é o caso dos leitores a quem eu me dedico e troco ideias todos os dias, aqui e nos meus cursos.
Eu adoro hanking, e acho muito produtivo quando posso estudar os melhores, seja no que for, observar e analisá-los pode ajudar a identificar técnicas e comportamentos vencedores.
Quando quiser trocar uma ideia, é só escrever!
Abraços e sucesso na sua carreira.
Simxer
Bom dia Simxer!
Show de post, além de fotógrafa é uma matemática e estatistíca fera eheheheh.Muito interessante sua publicação e com conteúdo excelente, transmitindo informações importantes para fotógrafos iniciantes e os que estão se reciclando como eu.Notei também nos coments que o site cada dia mais vem aumentando o números de leitores. Muito legal, você merece.Feliz 2015! Abs
Obrigada João!! Bom vê-lo por aqui 🙂
Eu a-do-ro matemática 😉
Um 2015 incrível pra você!
Abraços,
Simxer
é um monte de informação que no fundo serve para muito pouco. saber exif é só curiosidade técnica, e como não tem como sabermos como a luz estava no momento das fotos, não ensina nada, além de matar a curiosidade técnica de gearheads. concordo com esse texto do vernaglia.
Oi André, respeito muito o trabalho do Vernaglia, mas como você já deve ter percebido, não concordo que EXIF não sirva pra nada, eu realmente não subestimo quem lê meus artigos a ponto de achar que os fotógrafos não percebam que aqueles dados se aplicam às condições de luz em que as fotos foram tiradas. Mas além de eu achar que sim, serve pra estudo, o EXIF possui outras informações importantes e, por experiência própria, já foi muito útil pra eu estudar as fotos de alguns fotógrafos de nichos em que eu estava atuando.
Mas a diversidade de opiniões é que nos faz crescer e eu agradeço demais você ter colocado a sua!
Um grande abraço,
Simxer
Acho que tem um erro no gráfico de abertura, a abertura 2.8 aparece duas vezes. E no do ISO também, o iso 2000 aparece duas vezes também.
Oi Luiza, obrigada pelas observações, os exif´s nas fotos não estavam padronizados, e olha que padronizei um monte, mas esses dois escaparam 🙂 Bom, não influencia no resultado final, mas vou deixar seu comentário como alerta.Abração,Simxer
Apenas um alerta!!! o artigo fala apenas de FOTOJORNALISMO, exclui fotógrafos de natureza, arquitetura, foto de rua, etc., sendo assim fica uma informação incompleta, discordo do patamar que ficou a Nikon, grandes fotógrafos de natureza e arquitetura usam Nikon, a meu ver a matéria é tendenciosa.
Olá Randal, seja bem vindo.A matéria não é tendenciosa de formal alguma, está bem explícito que é uma análise matemática em cima das fotos ganhadoras da Reuters (Agência de Notícias), não acredito que nenhum fotógrafo vá achar que isso reflete a realidade de todas as categorias da fotografia como verdade absoluta.A Reuters usa Canon, assim como o Sebastião Salgado usou uma Canon 5D pra fotografar "Genesis", e se eu disser que um dos melhores fotógrafos do mundo usa Canon, não estarei sendo tendenciosa, é um fato. E isso não diminui em nada (como dito no artigo) a Nikon, excelente em suas câmeras e manuais e que provavelmente domina outra (s) categorias ou nichos fotográficos.Se alguma outra agência ou empresa de referência fotográfica usar a Nikon e disponibilizar os dados, farei a análise com prazer. Feliz Natal!Abraços,Simxer
Tb achei tendenciosa. Outra coisa, o preço das câmera Canon, assim como os demais equipamentos são mais acessíveis. Uma mesma lente 50mm da Cannon com motor de foco é bem mais em conta do que a da Nikkon, que custa quase o dobro! Meu professor de Fotografia usava Nikkon pq a considerar mais robusta e pela qualidade das cores na imagem, mas partiu pra a Cannon por conta dos custos com equipamentos.
Oi Cláudia, foi um excelente ponto que tocou, na verdade a Canon acaba tendo um custo x benefício muito maior para os iniciantes, já que todas as câmeras possuem motor de foco, ao contrário das câmeras de entrada da Nikon que obrigada o iniciante a investir em uma lente com motor, o que pode custar o dobro (no caso da 50mm) da Canon.
Agora em relação a Reuters, não acredito que o fato de terem lentes mais baratas levou esses fotógrafos a optarem pela Canon, já que você pode perceber que as câmeras utilizadas são muito robustas (e caras também!). Acredito que realmente tenha mais haver com a finalidade do uso e do tipo de foto, se você fizer um levantamento entre fotógrafos sociais profissionais aqui no Brasil, existe uma grande chance da Nikon ganhar, e isso não diminui em nada a qualidade da Canon.
A única coisa que me deixa decepcionada, é não entenderem do que se trata o artigo e algumas pessoas insistirem nessa discussão infame de qual marca é melhor. O artigo é pra trazer uma informação, não há nada de tendencioso nele, são só dados retirados das informações passadas por uma das maiores empresas de notícias.
Não julgo fotos pelos equipamentos que foram feitos, julgo pelo fotógrafos, marca vai do gosto pessoal de cada um. Meu lema é e sempre será:
"O Bom fotógrafo não é aquele que tem a melhor câmera, mas sim, o que domina melhor a câmera que tem. Simxer"
Adoraria que a discussão e as opiniões fossem em relação às fotografias vencedoras, motivo pelo qual todos nós estamos aqui 🙂
Obrigada por ter compartilhado a sua opinião.
Abraços,
Simxer
Objetiva 18-180mm, f 1.4 – 40.0
Sensor de 70mm.
Menor valor de ISO: 50.
Câmera com processador Pentium 1000 Ultra Alguma coisa.
Uma impressora com um zilhão de DPI.
Papel com brilho igualzinho ao do monitor do computador.
É pedir tanto assim?
Texto interessante, Simxer.
Abraços.
Não, não é :)Abraços, Simxer
Excelente matéria Simxer, serviu para esclarecer muitas curiosidades que eu tinha a respeito deste universo da fotografia.
Que bom Giovani! Eu gostei muito de fazer a análise :)Abraços,Simxer
Muito bom, gostei,.
Obrigada 🙂
Excelente artigo. Sempre procuro verificar os EXIFs de grandes imagens para poder absorver um pouquinho da técnica dos profissionais. Parabéns por trazer de forma concisa este conhecimento.
Eu que agradeço o comentário Carlos, é muito gratificante perceber que a ideia foi captada e parabéns pelo seu hábito, é excelente!! Grande abraço, Simxer
Bom dia!
Aproveito para desejar à todos do "Foto Dicas Brasil" um excelente Natal e um Ano Novo de muita Paz e felicidades.
Sobre o artigo foi excelente e mais uma vez fico feliz em fazer parte dos leitores do Dicas Brasil, agradeço à todos por inúmeras oportunidades de aprender sempre mais.
Respeitosamente,
Ademil França
Olá Ademil!
Nós do Foto Dicas Brasil agradecemos demais todo o seu suporte nesse ano! Que o seu Natal tenha sido incrível e que 2015 seja um ano espacial pra você!
Abração,
Simxer
No gráfico de abertura noite que mesmo valores aparecem duas vezes com porcentagens diferentes. Isso porque o filtro de dados pegou informações que os diferenciavam, por exemplo um espaço em seus caracteres. f2.8 e f 2.8 são um exemplo, onde aparecem respectivamente como 34% e 1% no gráfico, há outros casos.
Oi Delano, a Luiza também fez esta observação, e como disse antes, a alteração não influencia no resultado final.
Obrigada pela interação.
Abraços,
Simxer
Muito interessante esse artigo. Principalmente (pra mim) com relação ao uso das lentes. Confirmou um abito que tenho meio inconsciente, a 16-35mm é a lente mais usada! E ao contrário do que muita gente pensa a 24-70mm não é a lente "fundamental" em sua bag,
Parabéns pelo artigo, ficou muito bom! E se aceita uma sugestão, faça um upgrade e publique qual o modo de disparo mais utilizado, AV, TV, P ou M. Existe um mito de que se você sabe fotografar, TEM que usar o modo manual!
Abraço.
Oi Cesar, obrigada por ter comentado. Só lembre-se que estamos falando de fotógrafos de fotojornalismo, em outros nichos a 24-70mm é mais usada 😉
Quanto ao modo, a Reuters não disponibilizou os modos de cena em que as fotos foram feitas, e mesmo concordando com você que nem sempre TEM que o usar o modo manual, depois que você domina ele, acaba perdendo um pouco o sentido usar os outros, mas sim, é possível fazer excelentes fotos em outros modos também!
Abraços,
Simxer
Ok, mas como é q no teu gráfico tem "Canon 5d Mark IV" ?!?! tem algo de errado aí
Oi Rodrigo, como bem sabemos, ainda não foi lançada a 5D Mark IV (mas será em breve), foi um erro meu de digitação, na realidade é 1D Mark IV.
Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Só elogios. Sou fá de você e de tudo que é publicado em seu sítio! Obrigado.
Obrigada Ronaldo!! Bom saber!! Grande abraço, Simxer
Parabéns pelo claro e objetivo artigo, para os amantes da fotografias é sempre bom relembrar estas técnicas.
Obrigada Cleber 😉
Abraços,
Simxer
Boa noite!
Mestra,
Como sempre artigo fantástico, sem sombra de dúvida o Foto Dicas Brasil tem o melhor conteúdo.
Sou apaixonado pela Nikon, mas pelo visto a Canon vai dominar o mundo.
Os dois últimos gráficos me leva a crer que temas pesados são muito mais abordados.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Oi Caveira, a Nikon é excelente, mas a Canon domina as fotos da Reuters como podemos perceber. A qualidade das duas marcas são indiscutíveis, mas às vezes uma marca ou modelo específico torna-se mais útil ou conveniente para algum nicho 😉
Abração,
Simxer