Melhore as cores da sua foto com o preto e branco!

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©Bruce Wunderlich

Você já imaginou que um simples detalhe técnico pode melhorar a forma como você fotografa? Propondo um novo olhar  sobre as possibilidades da nossa câmera de uma maneira muito simples, O fotógrafo Bruce Wunderlich, que ganhou o prêmio  Photographer’s Choice award at the 2014, publicou um artigo que achei  bem interessante e traduzo especialmente pra você que é “como usar a visualização monocromática para compor melhores as cores nas suas fotos”.

Bom, você pode ter ouvido dizer que quando você muda o seu modo de ver – as coisas que você vê começam a mudar. A lendária fotógrafa documentarista e fotojornalista americana, Dorothea Lange disse uma vez que “A câmera é um instrumento que ensina as pessoas como ver sem uma câmera”. Neste artigo nó vamos usar a nossa câmera para aprender como ver.

Fique daltônico

Quando se trata de fotografia, a cor pode atrair os seus olhos tão prontamente que frequentemente pode disfarçar uma composição ruim. Fotografias em preto e branco dependem totalmente da composição, então para poder compor imagens de modo mais efetivo, você pode precisar se tornar daltônico. Este artigo irá explorar como ver as suas imagens sem cor, aprendendo a ver a luz e formas no assunto da sua foto. Felizmente, recentemente a maioria das câmeras digitais possuem modos de disparo em preto e branco ou monocromático. Neste modo a visualização ao vivo (e o display) no LCD de sua câmera irá aparecer em preto e branco, mas o seu arquivo RAW ainda manterá todas as informações das cores. Este método deve ser usado como um exercício para ajuda-lo a aprender a ver suas composições mais claramente.

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Definições da câmera:

  • Coloque o seu tipo de arquivo como RAW (Isto é muito importante!)
  • Defina o Equilíbrio de Branco
  • Defina o seu Controle de Imagem (Nikon) ou Estilos de Imagem (Canon) como Monocromático
  • Coloque a sua exposição da mesma forma que os outros métodos que você utiliza
  • Ligue a sua Visualização Ao Vivo
  • Ligue as linhas de grade da regra dos terços em sua visualização
  • Use a visualização em preto e branco na Visualização Ao Vivo em seu LCD para compor sua imagem, prestando bastante atenção na imagem toda, nos tons, formas, linhas e texturas. Lembre-se também de usar todas as regras normais de composição, como a regra dos terços, etc.

 

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O uso de um tripé não é uma exigência para este sistema, mas é útil por dois motivos: primeiro de tudo, ele libera as suas mãos para experimentar com os controles de sua câmera, e segundo, (e o mais importante) ele o desacelera para permitir que você analise cada aspecto de sua imagem.

Remover a cor de sua visualização facilita para ver as formas, linhas, texturas e tons e permite que você se concentre em sua composição.

Não espere deixar tudo perfeito na câmera. A pós-produção é sua amiga! Até mesmo o grande Ansel Adams produziu a maior parte de sua mágica na sala escura. Mas é claro que você deve chegar o mais próximo possível em sua câmera. Certifique-se bem de deixar o equilíbrio de branco o mais preciso possível, porque quando você fotografa em RAW, o equilíbrio de branco e a exposição são as únicas definições da câmera que são retidas pelo seu arquivo RAW. Porém, o equilíbrio de branco pode ser corrigido no pós-processamento de seu RAW.

É recomendado, já que você estará visualizando uma imagem monocromática em seu LCD, que você cheque o seu histograma para garantir que a sua imagem está apropriadamente exposta.

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Como mencionado no começo do artigo, a sua imagem será visualizada em seu LCD em preto e branco, mas o seu arquivo RAW irá registrar cores. Se você escolher fotografar no modo RAW + JPG, o seu arquivo RAW irá ficar registrado em cores, mas o seu JPG irá registrar apenas preto e branco.

Não entre em pânico quando vir uma visualização monocromática quando importar os seus arquivos RAW para o Lightroom (ou qualquer outro programa que você use para o pós-processamento). Assim que você clicar na imagem ela irá ficar com uma visualização colorida.

Há muitos métodos para criar imagens em preto e branco e a maioria dos fotógrafos concordam que é melhor começar com um arquivo colorido. Portanto, outro uso para que este método de visualização entre em jogo se você estiver fotografando uma imagem que você sabe que mais tarde irá converter para preto e branco. Você conseguirá uma boa visualização de como a sua imagem irá ficar após converter o seu arquivo RAW para preto e branco, e saberá imediatamente como sua imagem efetivamente ficará em preto e branco.

Uma desvantagem deste método que vale a pena mencionar é que usar o modo de Visualização Ao Vivo irá acabar com a sua bateria mais rapidamente.

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Este método é ótimo para fotografias de paisagens, de arquitetura e abstratas, onde é muito importante ver tons, formas e linhas para a composição. Sim, há alguns momentos óbvios onde a cor pode ter um papel importante em suas imagens, como no outono, onde as cores podem ser seu objetivo, mas todos os métodos possuem suas exceções.

Tente este experimento. Primeiro, fotografe a sua cena como você faria normalmente, com a visualização em cores. Depois, fotografe de novo com uma visualização em preto e branco. Você pode se surpreender com a diferença em seus resultados.

Faça um teste, e compartilhe os seus resultados nos comentários abaixo.

E você, possui alguma outra dica?

    Abraços e até 🙂

Imagem em destaque © Bruce Wunderlich

Artigo Original

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6 Resultados

  1. Paulo E de Oliveira disse:

    A minha duvida é parecida com a de Carmine, tenho também uma Nikon D3100. Eu porem consegui colocar no monocromático, ocorre que não estou conseguindo voltar ao colorido. Em qualquer que seja a posição manual, só sai em preto e branco, só consigo coloridas nos modos automáticos, por favor me ajude.
    Paulo Emílio.

  2. Carmine Calicchio disse:

    Antes de tudo, boa noite Simxer. Sempre leio seus posts, pois acho-os muito bons e geralmente trazem informações boas. E, ao ler este post, achei-o muito interessante, pois desde a época que utilizava filmes para fotografar eu pensava "como seria bom se, no visor, a imagem aparecesse em preto-e-branco". Fiquei tão curioso com sua dica que nem terminei de lê-la direito e já corri pra pegar a minha câmera e testar. Mas qual não foi minha decepção quando descobri que, se há como colocar o LCD em p&b, nem sei como!… A minha câmera é um fusquinha 82… ops!… Nikon D3100, e em todos os controles e configurações não consegui localizar onde realizar esta "mágica" no visor… Tens alguma idéia? Obrigado.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Carmine!

      Eu não entendi muito bem a sua dúvida, mas imagino que esteja se referindo a visualização ao vivo em preto e branco, e se sim, estão eu não sei se é possível na D3100. Dê uma olhada no manual dela que tem aqui no site: http://cdn-10.nikon-cdn.com/pdf/manuals/pb/D3100R
      E faça uma busca por monocromático, porque mesmo que ela não veja em preto e branco ao vivo, você pode fazer uma foto em PB antes e depois em cor pra poder usar essa técnica 🙂

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  3. Natanael disse:

    Ótima dica… gosto muito de P&B. O artigo dá uma dica boa para compor sem se importar muito com as cores..

    • fotodicasbrasil disse:

      Que bom que gostou Natanael! 🙂

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