Imagens lindas feitas por uma ferramenta?! Update
Hoje quero trazer aqui algumas imagens que me impressionaram quando vi pela primeira vez, primeiro porque achei que tivessem sido feitas por fotógrafos profissionais com equipamentos mais sensacionais ainda, utilizando transportes aéreos incríveis!!
Mas pra minha surpresa muitas dessas imagens lindas foram retiradas do “Bing – buscador da Microsoft”. Hã, existe outro buscador além do Google??? Existe, e parece que muita gente usa e confesso que para todas as 99,8% das minhas necessidades eu uso o Google, mas desde que conheci a opção de visualização de mapa do Bing, de que de vez em quando eu vou lá e tento a façanha de recriar imagens aéreas que já vi pela internet feitas por meios, digamos, mais convencionais, e como resultado, por exemplo estão todas as imagens que você verá nesse artigo.
Esse é um exemplo típico dos tipos de visualização que o Bing dispõe: “Aérea” e “Panorâmica”, a primeira foto você verá como costumamos ver a estátua da liberdade quando usamos os mapas, e a segunda é a versão, beeeem melhor, da panorâmica que a Microsoft chama de “Birds Eye” (Olhos de pássaro) como você pode ler no detalhe que retirei da segunda foto.
Sim, são imagens lindas, e retiradas dos mapas do Bing!! (um concorrente?! Do Google Maps), que, aliás, eu não sei se tem essa ferramenta…
Até um tempo atrás, essa ferramenta tinha uma opção chamada de “visualização de pássaro”, que seria algo que ao invés de ver completamente de cima, daria uma visão de 45º mais ou menos, diga-se de passagem, até então só invejava os pássaros por que eles voam, depois disso, passei a invejar como eles veem também.
Mas eu voltei hoje no Bing e parece que a opção de “visualização de pássaro” foi substituída pela “visualização panorâmica”, que no final das contas faz a mesma coisa.
E é simples de usar?
A primeira vista não me pareceu tão difícil eu até consegui fazer algumas “fotos” legais que coloquei aqui na intenção de ajudá-lo a começar de algum ponto.
Eu estou considerando minhas “fotos” porque não é simplesmente colocar o nome do lugar ad busca e copiar a imagem, muitas vezes pra chegar a um resultado legal, é preciso andar com o mapa, mudar o ângulo até encontrar a imagem que se quer finalmente, então não deixa de ser um trabalho pessoal 🙂
A minha dica é que quando você estiver sem muito o que fazer, cansado de ver o facebook, ou ficar navegando sem compromisso, pode ser uma boa ideia passear por lá e testar seus dotes fotográficos.
Por onde começar?
Se você ainda não entrou, vá até o site do Bing e escolha a opção “Mapas”, ou clique aqui.
Na tela que se abre, faça a busca pelo local que deseja ver e escolha a visão “Panorâmica”, ah, uma dica é desmarcar a caixa “mostrar rótulos” porque aí não vão aparecer aquelas marcações de ruas e sua imagem vai ficar mais limpa e consequentemente, mais linda.
A partir desse ponto, é só usar a criatividade pra viajar pelos lugares e ainda ter uma imagem, muitas vezes, diferente do que está gravado na nossa cabeça e isso também é ótimo pra quem quer se desenvolver fotograficamente.
Eu vou colocar vários exemplos aqui que eu gostei muito e também achei alguns curiosos, como essa imagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, que quando fui movimentando o mapa (nessa bolinha preta com um “N” escrito), eu acabei achando uma visualização da Lagoa em forma de coração.
Outra é Manhattan vista do alto e a foto seguinte é a aproximação da mesma foto até ter em destaque a “Time Square”, que na maioria das vezes quando você pensa, automaticamente vem na sua cabeça as luzes, telões gigantescos, que são as referências mais comuns desse lugar e nada como visualizá-la de uma maneira completamente diferente pra criar outras ideias e referências.
Esse exemplo é de quando procurei lugares no Brasil, e acabei me deparando com essa imagem de Pirajá na Bahia, adorei ver as imagens de nuvens, confesso que quando a imagem estava menor, parecia um monte de carneiros e só quando aproximei o mapa é que entendi do que se tratava, além do mais não é comum nas visualizações de satélites mostrarem nuvens, então não deixa de ser algo diferente.
E que tal uma visita ao palácio de Buckingham?
Ou aproveitar pra conhecer a arquitetura diferente de Barcelona na Espanha?
Ou ainda ter uma visão privilegiada das Cataratas do Niágara?
E de quebra conhecer lugares incríveis como a Baía de Arcachon na França.
Dê asas a sua imaginação, nem sempre precisamos estar viajando ou munidos dos melhores equipamentos pra conhecer e vermos lindas imagens pelo mundo!
Por isso achei que seria uma oportunidade de apresentar a você, não só essas imagens lindas, mas também um desafio. Se você conseguir repetir, ou até fazer melhor do que as imagens que você está vendo, manda pra gente aqui pelo e-mail contato@fotodicasbrasil.com.br, que a gente publica com os devidos créditos!!! Se quiser mandar uma foto aérea feitas nos moldes tradicionais, mas igualmente estonteante para servir de inspiração de novas buscas, vale também.
E pra ajudar por onde começar, segue os links de todas as fotos que fiz desse artigo!
Lembrando que é um ponto de partida, já que o Bing compartilha somente a visualização inicial e não exatamente o ângulo e aproximação que usei.
Se você quiser também compartilhar, clique em “compartilhar” a direita no alto da página, ele vai abrir as opções de compartilhamento: Email, Facebook e Twitter.
- Coliseo – Roma
- Vista aérea da Estátua da Liberdade
- Vista panorâmica da Estátua da Liberdade
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Manhattan
- Times Square
- Pirajá – Bahia
- Palácio de Buckingham
- Barcelona – Espanha
- Cataratas do Niágara
- “The Arcachon Bay” – A Baía de Arcachon
Divirtam-se!
Até a próxima!