Dicas de como fotografar shows
Fotografar shows reúne duas grandes paixões: Fotografia e música! Parece um casamento perfeito, mas como qualquer fotografia que precisa expressar “o clima” do que está acontecendo, a técnica precisa estar 100% em dia pra não perder o tom 😉
Eu já fotografei alguns shows de tamanhos e lugares bem diferentes, aliás foi justamente em um show que eu descobri as maravilhas de se trabalhar em Raw!
E justamente esta semana eu fui contratada pra fotografar a trajetória de uma nova banda que está surgindo, Os MoNsTrOs, e isto inclui bastidores, shows e aparições na televisão, ou seja, além de ótima música, vou poder utilizar ao máximo as diferentes técnicas para cobertura de uma banda.
Assim que eu tiver um material mais completo, vou dar dicas específicas de cada situação de luz e as vantagens e desvantagens.
Mas enquanto isso, vou trazer um artigo excelente do fotógrafo especialista em shows, Matthias Hombauer, autor do site How To Become a Rock Star Photographer, que traduzindo, é como se tornar um fotógrafo de estrelas do rock, onde ele reuniu em dicas simples e objetivas como fotografar shows. Preparado? Vamos lá!
10 Configurações que Você Precisa na sua Câmera Para Fotografiar shows
As configurações corretas da câmera são a chave para conseguir ótimas fotografias de shows em situações de pouca luz. Talvez você já tenha passado por esta situação antes. Você usou o modo automático na frente do palco e – BAM – o pequeno monstro do flash que fica em cima de sua câmera se levanta e atira a luz mais feia que você pode imaginar na cara do cantor. Neste ponto, muitos fotógrafos de show iniciantes frustrados levam suas câmeras para casa e nunca mais fotografam um show. Mas espere, neste artigo eu irei compartilhar as configurações de câmera que eu uso o tempo todo durante fotografias de show e eu prometo que elas ajudarão a melhorar imediatamente a sua carreira como um fotógrafo de shows.
1) Prioridade de Abertura Vs. Modo de Exposição Manual
Eu comecei usando o modo de prioridade de abertura; você diz à sua câmera a abertura que você quer usar e a câmera configura a velocidade do obturador de acordo. Esta é uma ótima opção para um iniciante usar, porque você estará estressado o suficiente com todas as outras coisas que acontecem à sua volta. Porém, eu logo reconheci que apenas o modo manual me daria a flexibilidade que eu estava procurando. Eu configurei a abertura, a velocidade do obturador e o ISO e depois os mudei na hora usando a barra de exposição interna no visor. Eu estou sempre checando minha tela de LCD e dando uma olhada no histograma para ver se a minha exposição está correta.
2) Use o Menor Número de Abertura
Quando estiver decidindo que lentes funcionarão melhor para uma fotografia de show, você sempre chegará à mesma conclusão: use lentes rápidas e fotografe-as bem abertas. Configure a sua abertura com o menor número de suas lentes, ou seja, f/1.8 (que reflete uma grande abertura). Isto permite que a maior quantidade possível de luz entre em seu sensor e isso é uma configuração essencial em condições de palcos de pouca luz. As melhores lentes de zoom terão uma abertura de f/2.8, as melhores lentes primárias, f/1.4 ou f/1.8. Para os iniciantes com pouco dinheiro, eu sugiro comprar uma 50mm f/1.8, que é barata e, portanto, sem problemas para uma fotografia de show.
3) Use Uma Rápida Velocidade de Obturador
Você já esteve em um show onde o artista estava pulando de modo hiperativo de um lado do palco para o outro? Para congelar esses momentos você precisa usar uma rápida velocidade de obturador. No geral, eu configuro a minha velocidade do obturador para 1/200 segundos ou mais rápido. Caso contrário você arrisca obter fotos borradas.
4) Altos Valores de ISO
ISO ou velocidade de filme se refere à sensibilidade de um filme análogo. Hoje o termo é usado para a sensibilidade de seu sensor digital. Quanto maior a configuração do ISO menos luz é necessária para uma exposição adequada, mas o ruído encontrará suas imagens. Dependendo da habilidade de sua câmera, um bom ponto de início para o ISO é uma configuração de 1600. Se a minha velocidade do obturador ficar muito baixa, eu colocarei a configuração do ISO para 3200 ou 6400 pra aumentar essa velocidade e diminuir o risco de fotos borradas.
5) Medição de Locais
Configure a medição de luz interna de sua câmera para medição de locais. Isto deixa uma leitura de luz limitada ao centro de seu visor (uma porcentagem bem pequena, e algumas câmeras permitem que você escolha onde medir – verifique em seu manual). Quando estiver fotografando shows, você frequentemente se encontrará em uma situação onde o artista é iluminado por um holofote e o resto do palco está quase escuro. Quando estiver usando o modo de medição de locais, coloque o rosto do artista no meio de seu visor e você conseguirá a exposição certa para isso. Quando estiver utilizando a configuração de medição de matriz (ou Evaluation), a câmera fará uma leitura de luzes em vários pontos da cena e você provavelmente conseguirá rosto superexpostos se o fundo estiver escuro.
6) Use o Ponto Médio do Foco Automático
Em sua câmera, use o ponto de foco central apenas em situação de pouca luz. Este será o mais preciso. Se você nem sempre quer ter o artista no meio da foto, você precisa recompor. Simplesmente aperte o seu botão do obturador até a metade para se focar no rosto do artista. Ao segurar o botão do obturador na metade, você prende o foco. Agora mova o seu visor até você encontrar o enquadramento desejado e empurre o botão até o final.
Para usar esta técnica, você precisa configurar a sua câmera para o modo de foco automático único (AF-S para a Nikon, One Shot para a Canon), caso contrário a câmera irá focar continuamente enquanto você remodela a imagem. Você também pode configurar o botão AF-ON para focar, que é o que eu prefiro.
7) Use o Equilíbrio de Branco Automático
Eu uso a configuração de equilíbrio de branco automático em minha câmera. O motivo disto é que eu fotografo no formato RAW e, portanto, eu posso ajustar a configuração de balanço de branco na pós-produção,tanto no Lightroom como no Photoshop.
8) Modo de Fotos Múltiplas (Burst)
Configure a sua câmera para o modo de fotos múltiplas (pode ser chamado de modo de disparo de alta velocidade). Isso permite que você fotografe rapidamente de três a quatro fotos seguidas (dependendo dos frames por segundo de seu modelo de câmera). É mais provável que pelo menos uma das quatro fotos seja mais precisa enquanto as outras podem não estar focadas.
9) Nunca Use o Flash
Para começar, você não tem a permissão de usar o flash em fotografia de show. Imagine dez fotógrafos disparando seus flashes ao mesmo tempo. Isto seria bem irritante para o artista. Segundo, imagens com flash direto não ficam incríveis.
10) Fotografe no Formato RAW
Sempre fotografe shows no formato RAW. Se você fotografar no modo JPEG, o computador interno da câmera adiciona contraste, saturação e nitidez para as suas fotos. Esses arquivos ficam ótimos quando você os abre no computador, mas não deixam muita liberdade para a pós-produção. Se você fotografar no formato RAW, a câmera não processa a foto. A vantagem é que você pode mudar parâmetros como a exposição, balanço de branco, saturação, contraste, e assim por diante depois.
Aqui está um resumo de minhas dez configurações de câmera essenciais:
- Use o modo de exposição manual
- Use o menor número de abertura
- Use velocidades rápidas do obturador
- Use altos valores de ISSO
- Use medição de locais
- Use o seu ponto médio de foco automático
- Use a configuração de equilíbrio de branco automático
- Use o modo de disparo em alta velocidade
- Nunca use o flash
- Fotografe no formato RAW
Com essas configurações de câmera você será capaz de atingir grandes resultados quando estiver fotografando em condições de pouca luz, como em shows.
Essas foram as dicas mais que pertinentes do Matthias Hombauer, e eu uso todas elas com bastante resultado.
Uma observação importante é que aqui no Brasil as lentes que vem nos kits são mais escuras (aliás, bem mais), o que dificulta um pouco, já que não se compara a claridade de uma lente de abertura f.1/4 com a de uma lente com abertura f/3.5, mas dentro da minha experiência, se você seguir ao máximo estas dicas, mesmo em condições de luz não tão incríveis como shows maiores, suas fotos com certeza farão tanto ou mais sucesso que a banda que você estiver fotografando 😉
Um grande abraço, boas fotos e até breve!
Obrigada EU!
Como posso tirar fotos boas em shows com uma câmera Semi Profissional?
Oi Camilla, a maior diferença entre a câmera profissional e semiprofissional é o tamanho do sensor, fora isso, as dicas são praticamente as mesmas :DAbraços!
sem palavras, obrigado por compartilhar suas experiência S2
alguem pode me orientar qual camera custo beneficio para iniciantes fazer fotos de shows com pouca iluminacao??
De preferência uma semiprofissional, como a 7D mark II.Abraços,Simxer
Olá, tenho uma Nikon D5500 e uma lente Nikon 35mm 1.8 G. Minha pergunta é sobre o auto foco: O que seria melhor pra fotografar Espetáculo de dança? Eu prefiro o AF-C mas sem rajada, faço foto por foto uma a cada click, o auto foco deixo na área dinâmica com vários pontos tipo 39… a fotometria deixo no matricial, mas as vezes o fundo é que sai focado e meu assunto não, será que é melhor não usar esses vários pontos e deixar no ponto único?? É quanto a fotometria? O pontual seria melhor?
Oi Marcos, dá uma lida: https://fotodicasbrasil.com.br/como-evitar-fotos-…
Abraços,
Simxer
Nesses casos de ISO alto,posso usar a técnica ETTR?e lentes mesmo primes,1.2,perdem muita nitidez em grandes aberturas.
Pode Christiano, mas é mais seguro e útil o ETTR quando se fotografa em Raw.
Abraços,
Simxer
Olá Sinxer! Eu adoro acompanhar seus vídeos no canal e, sempre que posso, acompanho aqui também.
Como de costume, achei bacanérrimo este artigo e de grande valia!!
Só uma dúvida, com relação ao ítem 4, em que vc diz: "Se a minha velocidade do obturador for muito *baixa*, eu colocarei a configuração do ISO para 3200 ou 6400". O correto não seria velocidade muito ALTA? Ou seja, se a velocidade do obturador for muito alta, deverá aumentar a configuração do ISO para 3200 ou 6400… não?!
Ótimas dicas, valeu!!
Oi Caroline, eu complementei a frase (que acho que ficou na minha cabeça só – "pra aumentar essa velocidade e diminuir o risco de fotos borradas."
Espero que tenha ficado mais claro.
Muitíssimo obrigada pelo feedback!
Abraços!
Excelente artigo! Muito bem explicado e completo! Obrigada, me acrescentou muito.
Que bom Luciana! Obrigada pelo comentário!Abraços, Simxer
Adorei o artigo!!
Quais lentes você indica pra fotografar shows com bastante público??
Depende aonde você vai ficar no show, se está no palco, você precisa de uma lente como a 100mm ou a 24-70mm, e também uma grande angular como uma 35mm. Se estiver no público, além dessas, é legal ter uma 70-200 f2.8, por exemplo pra conseguir melhores detalhes.
Abraços,
Simxer
Olá um cliente me procurou para fotografar um show de repe , socorro li o seu depoimento Sou iniciante mas costumadada com gestante e crianças em fotos externas tenho a d3200 com com lente do kit será que vou conseguir Boas fotos com essas dicas ele me disse que terá um jogo de luz aguardo a resposta ansiosa
Oi Helen, depende do tamanho do show, da quantidade de luz e da sua habilidade com o modo manual, sua maior dificuldade será de ângulo porque a lente do kit (se for a 18-55mm) é um pouco limitada para shows e também um pouco escura. Sugiro que fotografe em raw também, pode ajudá-la na finalização das fotos.Boa sorte!Abraços, Simxer
ola dicas muito bacana , voçe da dicas não usar flash no assunto mas não poderia direcionar o flach para cima não ajudaria no comprimento do iso …
Oi Ronaldo, o flash não se usa por alguns motivos, os principais é que a luz dele "mata" a iluminação do show, que é justamente o que faz cada show único, e outra é que pode atrapalhar.
Abraços,
Simxer
Olá, adorei suas dicas mas tenho uma dúvida: Comecei a fotografar shows recentemente, tenho duas lentes, a 18-105mm e a 55-200mm, ambas nikon e com abertura máxima em 3.5. Queria saber que dicas você me daria, pois pretendo comprar uma lente fixa, mas por enquanto ainda não tenho essa possibilidade.
Di, depende do show que está fotografando, geralmente a lente ter abertura máxima de f/3.5 não é tão trágico já que estamos esperando muuuita luz de palco, certo? Caso não tenha tanto assim, a dica é fotografar em raw. Existem lentes incríveis para show, eu particularmente adoro a 85mm, mas dificilmente você irá usar uma só. Mas como disse no início, depende do show! Todas as melhores dicas estão no artigo 🙂
Abraços,
Simxer
Muito top seu artigo, Simxer.
Tenho paixão tbm pela fotografia de espetáculos (sejam eles musicais, de dança ou teatro…), mas como inserir-me no mercado? Há alguma dica específica ale´m do network, e como (quanto) cobrar? Tenho essas dúvidas pq em minha volta só conheço fotógrafos de casamentos…
Sei Yuri, realmente o network é fundamental para se inserir em qualquer mercado. Você também pode buscar fotografar "de graça" alguns show para criar portifólio, pra isso, busque as produtoras de shows ou faça contato pelo facebook, muitas vezes dá certo.
Em relação a quanto cobrar, dá uma lida neste artigo, pode ajudá-lo: https://fotodicasbrasil.com.br/o-valor-profission…
Abraços,
Simxer
Boa noite
Estou engatiando na fotografia. Não fiz nenhum curso, apenas buscando informações na internet e achei a sua excelente. Tenho uma D5100 55mm. Minha filha irá se apresentar num evento de ballet, num lugar fechado, gostaria de saber qual a melhor forma de obter qualidade nas minhas fotos..Não quero perder tempo em ajustes e perder as melhores fotos, visto que nunca fiz esses ajustes.
Oi Roberta, infelizmente essa é uma expectativa comum entre quem está iniciando, mas não é possível dizer qual a melhor configuração. Isso varia de acordo com a luz, em um show ela pode variar muuuito. Uma sugestão é estudar fotometria pra entender como a câmera trabalha a luz ambiente, e depois apostar nos modos semi-automáticos como o P (onde a câmera ajusta abertura e velocidade você compensa a luz com o ISO) ou no caso de shows, arriscar o modo TV ou V (prioridade de velocidade) já que você vai precisar de uma velocidade mínima pra não borrar e complementar fotografando em raw, aqui tem um artigo excelente: https://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim…
Abraços,
Simxer
Olá, boa noite. Daqui a pouco irei fotografar uma banda e seguirei todas essas suas dicas. No meu caso será menos difícil, pois é um pocket show e a distância entre mim e a banda é de apenas 2 metros. Desde já, muito obrigado.
Oi Luiz, muito sucesso pra você! Obrigada pelo comentário!
Abraços,
Simxer
Olá Simxer mto legal suas dicas, difícil conseguir dicas sobre fotos de shows,
e vc esclareceu com mta propriedade alguns temas!Gostaria de poder entrar em contato com vc, como pode ser feito?
Oi Fabio, obrigada pelo comentário. Você pode me escrever no email contato@fotodicasbrasil.com.br, ok?
Abração,
Simxer
Simxer, excelente professora!!
Sou fotógrada profissional, abri por curiosidade e amei o seu jeito claro, objetivo e delicado ao dar o credito de " onde a onça bebeu a água".
Parabéns!
Édi Pereira
Obrigada Edi, é sempre um prazer ter fotógrafos profissionais por aqui e também inspirador.
Grande abraço,
Simxer
Sinceramente, acho que este é o melhor site que encontrei sobre fotografia que encontrei. Agradeço muito pelas dicas, tem me ajudado muito!
Olá Giullya!
Eu que agradeço a audiência! Fico feliz que esteja ajudando 🙂
Abraços,
Simxer
Belo artigo, usarei numa próxima oportunidade, recentemente fui fotografar um show de uns amigos, e tive muitos problemas, uma porque o local era muito pequeno, e eu estava com a 50mm, e outra por não conhecer a técnica ainda. Mas é assim mesmo, agente aprende com o tempo, e no meu caso é por diversão que fotografo. Obrigado pelo artigo, conheço o site a pouco tempo, mas já virei frequentador acidou.
Obrigada Vargner, seja bem vindo.
Quando a gente pensa em fotografar shows, precisamos levar em consideração os shows menores que normalmente tem muito menos luz, né? Dominar a fotometria nestes casos é imprescindível 😉
Mas as dicas do artigo já ajudam bastante!
Obrigada pela leitura!
Abraços,
Simxer
Muito boas as dicas. Meu filho tem uma banda e vou colocá-las em prática em breve. Uma dúvida: você usa o histograma para fotometria? Tentei usar e percebi que o resultado da fotometria com o histograma é diferente do fotometro, para uma mesma cena. O fotometro zerado me dá um resultado de subexposição no histograma.
Olá Diogene, muito obrigada por ter lido o artigo.
Eu uso o histograma pra me orientar sim, mas não ao invés do fotômetro, ele te orienta pra você ter uma leitura mais correta da cena inteira. O fotômetro mede onde sua exposição está neutra e muitas vezes em show, principalmente, ele estará em cima de uma luz específica, o que pode gerar grandes dificuldades em fotometrar. Neste caso o histograma traria uma leitura geral da cena, e não só aonde o AF está setado. Bom, a ideia é fotometrar sim pelo fotômetro da câmera e usar o histograma como uma ferramenta de apoio 🙂
Boas fotos!
Abraços,
Simxer