Como Transferir Impressões para Madeira: Um Incrível Projeto de Fotografia “Faça-você-mesmo”!
Olá, aproveitando o ritmo desacelerado desses dias, trago hoje aqui um projeto do fotógrafo James Brandon onde ele escreveu um artigo ensinando passo a passo como transferir uma foto para um pedaço de madeira, eu achei muito legal, tanto o processo como o resultado e uma excelente oportunidade de sair do lugar comum na hora de presentear com uma foto feita por você!
Abraços,
Simxer
Por James Brandon
Uma coisa que eu adoro na minha família é que nunca parece nunca faltar criatividade. Minha esposa Kristin trabalha com sua mãe Lori gerenciando um website, e este projeto estava bem embaixo do nariz delas. Ao escrever este artigo, Kristin está a menos de uma semana de dar a luz ao nosso primeiro filho Isaac. É quase certo que quando vocês estiverem lendo isto, eu serei um pai! Então nem é preciso dizer que a Kristin está arrumando a casa toda para o bebê Isaac. O meu sogro tem um pequeno avião Cessna e já há algum tempo eu estive me esforçando para tirar a minha licença de piloto, então como a aviação está se tornando uma tradição em nossa família, eu decidi fazer um tema de aviação para o quarto do Isaac.
Eu tenho várias fotos de aviação em meu portfólio e Kristin disse que ela queria imprimir a foto na madeira. Eu não fazia ideia do que ela estava falando ou de como isso era possível, mas eu prestei atenção e deixei fazer. Então aqui está como fazer desde a imagem ‘Antes’ para a imagem ‘Depois’, tenho certeza que vocês vão adorar!
Passo 1: Suprimentos Necessários
Aqui está uma lista de materiais que nós usaremos. Você não precisa necessariamente usar os mesmos em cada caso, mas se você precisar, eu avisarei.
- Foto impressa a laser
- Corte de madeira do mesmo tamanho da foto
- Gel acrílico (precisa ser um gel acrílico)
- Pincel para aplicar o gel na madeira
- Faca de manteiga ou instrumento achatado para passar a impressão suavemente na madeira
- Tinta para madeira (opcional) e panos
- Pigmento (opcional)
- Lixadeira ou lixa
- Cera Macia ou * Mod Podge para selar a foto
- Pincel para aplicar cera
- Suporte para pendurar
- Suportes para fixação (se vários pedaços de madeira forem utilizados)
Passo 2: Encontrar uma Boa Impressão e Escolher um Visual
O primeiro passo é obviamente encontrar a impressão certa que você queira transferir para a madeira. Minha esposa gosta de imagens de visual vintage. Então a minha resolução, de uma foto de avião com um visual vibrante e limpo não ia funcionar em seu estado atual. Então eu levei a imagem para o Lightroom e a converti para preto e branco, ajustei um pouco o contraste e adicionei um pouco de granulação.
Passo 3: Arrumar uma Impressão e um Pouco de Madeira
Isto é MUITO importante. A imagem que você irá imprimir para este projeto PRECISA ser de uma impressora a laser. As outras impressoras não funcionam para este processo então nem tente. Nós decidimos fazer uma impressão de 20×30 então nós fomos até a loja e mandamos imprimir. A impressão 20×30 não costuma ser cara.
A seguir nós fomos a uma loja de ferramentas para pegar um pouco de madeira. Kristin pegou apenas dois pedaços de madeira que juntos mediam 20×30. Ela queria dois pedaços separados de madeira, mas você também pode usar uma peça única. Faça o que você achar melhor.
Passo 4: Aplique o Gel acrílico à Madeira
Este realmente é o passo mais crucial. Aplique uma camada única de gel acrílico em toda a superfície da madeira. Nada fino demais, mas também sem acumular demais. Se você fizer a camada grossa demais, vai ser difícil de tirar o papel quando estiver pronto. Se você fizer fina demais, o papel não vai grudar em alguns pontos e a impressão pode não ser transferida. Então você só vai precisar prestar atenção nos detalhes e fazer uma camada boa e nivelada.
Após o meio de gel ser aplicado, é hora de colocar a impressão virada para baixo na madeira. Isto é tão complicado quanto colocar uma película em seu iPad ou iPhone, mas é um passo importante! Com certeza haverá bolhas de ar na impressão. Faça o seu melhor para eliminar o máximo de bolhas possível. Nós usamos uma ferramenta de plástico que nós encontramos aqui, mas você também pode usar uma faca de manteiga, uma régua, um rolo ou qualquer coisa que você puder encontrar que você acha que pode funcionar.
Assim que a impressão for aplicada à madeira, deixe-a assim durante a noite e certifique-se que ninguém mexeu nela!
Passo 5: Remova o Papel da Madeira e Revele a Impressão
Esta é a parte divertida. Para remover o papel nós apenas o molhamos com água e usamos nossos dedos para esfrega-lo. Este é um processo bem bagunceiro e deve haver um modo melhor, mas usar os nossos dedos foi o que pareceu funcionar melhor. Algumas partes da impressão sairão mais facilmente do que as outras, então saiba que os seus dedos e mãos podem ficar um pouco cansados no final. Todo este processo pode precisar ser refeito algumas vezes e provavelmente levará de 10-20 minutos. Mas é muito empolgante ver a impressão ganhar vida na madeira. Certifique-se de ter um aspirador de pó por perto porque haverá uma grande bagunça no final!
Passo 6: Finalizando a Impressão
Este passo foi onde a Kristin usou um pouco de liberdade criativa para conseguir o visual que ela queria para o quarto do Isaac. Ela queria que a impressão parecesse antiga e vintage, então foi isso o que ela fez. Primeiro nós aplicamos uma única camada de tinta para madeira por toda a superfície. Mas, você tem que tomar cuidado com a tinta de madeira. Quanto mais você a deixar na madeira, mais escuro será o efeito da tinta, então nós aplicamos a tinta com um pano, a deixamos lá por alguns segundos e depois a limpamos com o mesmo pano.
Depois nós lixamos as bordas para remover o excesso de gel e para alisar a madeira. Então nós usamos um produto chamado Pigment (Betume) para melhorar as bordas da impressão (quase como uma vinheta de textura suja). Apenas use uma esponja para aplicar isto. Ele é muito mais escuro do que a tinta de madeira, então use com cuidado! Isso não é necessário, mas nós gostamos do efeito.
Finalmente, nós adicionamos uma camada de um produto chamado Cera Macia para selar a impressão e deixa-la boa e suave. Use um pincel para aplicar uma fina camada à impressão. É como encerar um carro, a deixe secar e depois passe um pano para deixa-la mais suave. A cera usada foi, obviamente, uma cera macia. Não muito granulada, não muito pastosa.
Passo 7: Pendurando a Impressão
Como nós usamos dois pedaços de madeira, nós precisamos de alguns suportes para fixação para manter as madeiras unidas. Você pode conseguir isto em qualquer loja de ferramentas. Eu usei quatro em ângulos diferentes para garantir que elas nunca se separassem!
Depois, eu parafusei alguns suportes para pendurar na parede. Você pode usar qualquer tipo que você quiser, mas eu escolhi estes. Uma coisa importante: Certifique-se que os parafusos que você usar para montar os suportes na parte de trás não são mais longos do que a grossura de sua impressão! Eu me certifiquei disso antes de parafusa-los e ainda coloquei a minha mão sobre a pintura enquanto eu parafusava lentamente para me certificar que eu não sentia a madeira expandindo.
Conclusão
Bem, é isso! O custo total para este projeto foi por volta de U$ 95. Se você usar um produto chamado Mod Podge ao invés de cera macia, você pode economizar mais de U$ 50 porque você não terá que usar a cera ou o pincel caro na imagem. Mod Podge é outro produto que pode ser aplicado com um pincel de esponja. Não ficará a mesma coisa, mas ainda agirá como um selante. Você também precisa considerar que este é o preço inicial. Quanto mais impressões você fizer na madeira, mais barato irá ficar, por que você só precisará comprar a impressão, a madeira e o gel acrílico da próxima vez. Eu espero que isso os inspire a tentarem fazer isso vocês mesmos!
*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.
Espero que gostem!
Você pode ler o artigo original aqui. E este é o site pessoal do James Brandon.
Olá, gostaria de saber se alguém já fez esse processo com a imagem com impressão a jato de tinta, se alguém já fez me responde por favor. Obrigado.
Olá, sou Márcio de Brasília. Gostaria de dizer que o meu simplesmente não transferiu a impressão. Nada!!!
Fiz exatamente como descrito acima, deixando mais de 15 horas secando e nada aconteceu.
Que pena Maria, mas fico muito feliz de você ter compartilhado sua experiência, irá ajudar muito aos outros.
Grande abraço,
Simxer
a foto precisa ser impressa em folha sulfite ou pode ser em papel de foto ?
Oi Leticia, como respondi a Cibele, eu fiz em papel fotográfico, mas desconfio que o sulfite vai trazer o mesmo resultado… mas só testando mesmo, ou se alguém aqui já tiver feito, compartilhar com a gente a experiência! Grande abraço, Simxer
Simxer parabéns pela tradução. Gostaria de saber se a foto é impressa em folha de sulfite mesmo ou tem que ser papel especial para foto. Obrigada.
Obrigada Cibele, eu fiz em papel fotográfico, mas desconfio que o sulfite vai trazer o mesmo resultado… mas só testando mesmo, ou se alguém aqui já tiver feito, compartilhar com a gente a experiência!
Grande abraço,
Simxer
Muito bom com simplicidade e clareza passa as informações parabéns .
Muito obrigada Adair 🙂
Abraços,
Simxer
Obrigado! Vou estar procurando e volto a postar algo assim que um teste for concluido.
Esse vídeo é uma dica do nosso leitor Pardal que me mandou por email depois que leu o artigo, mas acho que será melhor compartilhá-lo aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4ruCoJnzOhA
Valeu Pardal!
Boa noite simxer, excelente tradução! uma pergunta: vc chegou a realizar esse projeto? tentei achar os itens citados e não encotrei na net em lugar nenhum no brasil pra vender, sabe me dizer o que seria esse gelacrilico e esse mod podge e onde comprar?
Olá Santiago! Tudo bem? Obrigada pela leitura.
Eu não fiz esse procedimento, mas alguns alunos meus fizeram com sucesso! E conversando com alguns descobri que a maioria usou o gel acrílico mesmo (que é como se fosse uma tinta sem pigmento) e me indicaram essas marcas:
Acrilex – http://www.frutodearte.com.br/product_info.php?pr…
E corfix, essa tem dois produtos o gel acrílico mesmo:
Corfix – http://www.ciadascores.com.br/loja-artesanato/pro….
E o transfer print: http://www.ciadascores.com.br/loja-artesanato/pro….
Quanto ao mog podge, alguns finalizaram com verniz, outros com cera (existem umas incolores como a "cera inglesa") que dão um ótimo acabamento.
E apesar de eu não ter testado, um método muito usado em artesanato é a cola branca com água que aparentemente é a base dessa "Mod Podge": http://www.oartesanato.com/1106/como-fazer-cola-m…
Espero que tenha ajudado, e se resolver testar, não deixe de compartilhar o resultado!
Abraços,
Simxer