ISO – O Que Todo Iniciante Precisa Saber
Vou partir do princípio que você gosta muito de fotografia e quer realmente entender como as configurações da sua câmera funcionam para conseguir fazer aquelas fotos que você costuma ver e admirar tanto.
Bom, eu gosto de pensar que os meus leitores daqui do Foto Dicas Brasil possuem uma paixão igual a minha e por isso escolho todos os conteúdos daqui me conectando com quando eu também era uma iniciante em busca de aperfeiçoamento, e nessa época eu ouvia falar, mas não conseguia entender muito bem, o que realmente eu precisava aprender para fotografar bem.
Depois de anos nessa jornada, eu olho pra trás e vejo que existe um conhecimento comum a todos os tipos de fotografias que é imprescindível dominar, não é “perfumaria”, sem isso você jamais terá o controle total de suas fotos, sempre será um dependente do que sua câmera é capaz de fazer…. sozinha!
Mas que conhecimento é esse afinal? Esse conhecimento é a fotometria! Isso mesmo, eu dedico várias aulas do meu Curso Online Fotografia Profissional para Amadores ensinando de forma o mais simples e objetiva possível como equacionar a fotometria para conseguir resultados realmente extraordinários, se você for iniciante e estiver preparado pra dar esse passo, CLIQUE AQUI e junte-se a milhares de fotógrafos que estão elevando o nível da sua fotografia neste momento!
Bom, para conseguir fotos realmente interessantes, primeiro você precisa começar a ter controle sobre a sua câmera dizendo “não ao modo automático”, e “abraçando o modo manual”!
Eu acredito que sua função como fotógrafo pode ser dividida em duas tarefas:
A primeira é garantir luz suficiente para sua foto, nem demais para não estourar, nem de menos pra não sair muito escura. E a segunda é conseguir uma imagem que passe a história que você quer contar, ou seja, captar artisticamente o que você está vendo. E aí que se encontra o problema, deixar a câmera sempre no modo automático faz com que, muitas vezes, a segunda tarefa não consiga ser realizada por causa da primeira!
Então Como Equacionar a Primeira Tarefa?
Controlando a sua exposição! Você já deve ter ouvido falar do Triângulo de Exposição, ele é composto por três parâmetros que precisam ser equacionado em TODAS as fotos! Ou você faz isso, ou sua câmera tenta fazer por você, nos modos de cena automáticos e semiautomáticos, mas nem sempre é possível ou o resultado fica longe daquilo que gostaríamos ou esperávamos.
Triângulo via Shutterstock
Como você pode ver na imagem acima, o triângulo de exposição possui três parâmetros, a Abertura, a Velocidade e o ISO, e é justamente sobre este parâmetro que vou abordar neste artigo, já que recebo muitos comentários com dúvidas em relação a ele, geralmente perguntando qual a melhor configuração para escolher ou devo sempre escolher a mais baixa?
Lembrando que este conteúdo não foi retirado do meu ebook Fotometria Simples – Você no Controle da Luz – , já que nele abordo o assunto em 10 páginas e de maneira mais orgânica com os outros dois parâmetros (velocidade e abertura), o que seria desafiador trazer para somente um artigo, mas o suficiente para ajudá-lo a compreender e utilizar nas suas fotografias daqui em diante!
O Que é ISO?
Rcepção via Shutterstock
Na fotografia tradicional (filme) ISO (ou ASA) era a indicação de quão sensível um filme era à luz. Isso era medido em números (você provavelmente já viu nos filmes – 100, 200, 400, 800, etc.). Quanto mais baixo o número, menor a sensibilidade do filme e mais fina é a granulação nas fotos que você tira.
Na fotografia digital, ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Os mesmos princípios da fotografia de filme se aplicam – quanto menor o número, menos sensível a sua câmera é à luz e mais fina é a granulação, e o inverso é o mesmo, quanto mais ISO, mais granulação ou ruído. Mas afinal, o que é o ruído?
O Que é o Ruído?
Já falei sobre ele em outros artigos, mas é importante gravar o conceito:
A imagem das nossas câmeras é formada por vários pixels, como se fossem milhares de pontinhos que juntos fizessem nossas fotos aparecer. Acontece que muitas vezes as informações repassadas pelo sensor vêm incompletas nas áreas de pouca luz, ou seja, os pixels não conseguem captar nenhuma informação.
O resultado são falhas que precisam ser preenchidas para que a imagem não tenha, literalmente, “buracos”. O processador é programado para preencher tais falhas com um valor aproximado aos pixels mais próximos. Como o valor não bate exatamente com a informação que deveria estar ali, o resultado são pontos de cores diferentes, ou seja, o ruído.
Ruído via Shutterstock
Configurações mais altas de ISO geralmente são usadas em situações mais escuras para conseguir velocidades mais rápidas do obturador. Por exemplo, um evento de esportes em um lugar fechado, ou quando você quer congelar a ação com menos luz. Porém, quanto maior o ISO, você já sabe, mais ruído você terá em suas fotos.
Veja este exemplo retirado do ebook Fotometria Simples:
Você pode perceber a grande diferença de ruído de uma imagem para outra e concluir que nesse caso não poderia nunca ser usado um ISO 3200, e é justamente aí que a coisa fica mais interessante e por vezes, mais complicada para quem é iniciante.
Primeiro porque a granulação ou ruído está diretamente ligado à sua câmera fotográfica, quando mais moderna e mais avançada (câmeras de entrada x câmeras profissionais), maiores as chances dela lidar bem com ISOS altos.
Segundo porque vai depender da finalidade da sua foto, essa aí de cima foi entregue impressa em tamanho 10 x 15, praticamente imperceptível o ruído, mas se precisasse ser entregue em alta resolução para impressões maiores ou para ser exibida em monitores acima de 20 polegadas, seria impossível.
E por último, porque os programas de edição como o Photoshop, Lightroom, entre outros, possuem possibilidades cada vez maiores de correção desses ruídos.
Lago via Shutterstock
Ah, então eu posso usar o quanto eu quiser? Definitivamente não. O mais importante no caso do ISO é descobrir o quanto sua câmera é capaz de lidar com esses valores altos. Como eu não sei exatamente qual é a sua câmera, sugiro que você faça testes de fotos com ISOS a partir de 1600, depois veja no LCD da sua câmera em 100% e vá verificando a partir de quanto de ISO ela está granulando. A partir daí você será capaz de escolher com mais critério quando, e principalmente quanto, de ISO poderá usar, já que terá noção do resultado com antecedência. No meu caso acima, eu sabia que iria granular, mas também sabia que não iria precisar entregar em alta resolução 😉
O ISO 100 é geralmente aceito como ‘normal’ e irá fornecer lindas fotos (pouco ruído/granulação). Mas se sua câmera permitir ISOS menores ainda, pode usá-los, é importante ficar atento que até o menor ISO pode trazer um degradação para sua foto, já que ele deixa seu sensor mais sensível, não importando se você está fotografando à noite ou de dia. E de novo, o importante é saber quando e quanto você pode usar de acordo com seu equipamento.
A maioria das pessoas tende a manter suas câmeras digitais no ‘Modo Automático’, onde a câmera seleciona a configuração adequada de ISO de acordo com as condições em que você está fotografando (ela tentará mantê-lo o mais baixo possível) mas a maioria das câmeras também fornece a oportunidade de selecionar seu próprio ISO.
Quando você configurar sua câmera e escolher um ISO específico, você notará que isso afeta a abertura e a velocidade do obturador necessários para uma foto bem exposta. Por exemplo – se você aumentou seu ISO de 100 para 400, você notará que você pode fotografar com maiores velocidades do obturador e/ou menores aberturas, o famoso triângulo de exposição, onde um parâmetro determina o outro.
Casa à noite via Shutterstock
O ISO seria a marcha do carro, vamos dizer assim, quanto mais alta, mais velocidade é possível alcançar, mas aumenta na mesma proporção o risco de um acidente se você não tiver em boas condições para utilizá-lo.
Na minha experiência como fotógrafa profissional e professora de fotografia (Clique aqui para saber mais), posso afirmar que o parâmetro que você irá determinar 90% das suas fotos é a abertura, os outros 10% fica com a velocidade. E onde entra o ISO? Como complemento de quando nem sua abertura (por causa da lente que está usando), nem sua velocidade, podem trazer luz suficiente para uma boa exposição, aí ele será determinante!
Perguntas a Fazer Quando For Escolher o ISO
Quando eu vou escolher a configuração de ISO, eu geralmente faço as seguintes perguntas:
- Luz – O motivo está bem iluminado?
- Granulação ou ruído – Eu quero uma foto granulada ou uma sem ruídos? Sim, é possível querer ruído em algumas fotos, aliás, às vezes é um mal necessário, melhor uma foto granulada , mas bem exposta, do que uma foto perdida!
- Tripé – Eu vou usar um tripé? ISOS precisam de estabilidade, da mesma maneira que o Zoom!
- Motivo em movimento – O meu motivo está se movendo ou parado?
Se houver muita luz, eu quero pouca granulação, eu vou usar um tripé e se meu motivo estiver parado, eu geralmente usarei uma configuração de ISO bem baixa.
Se estiver escuro, e meu motivo estiver se movendo, não poderei usar um tripé, então eu posso considerar aumentar o ISO, pois isso permitirá que eu fotografe com uma maior velocidade do obturador e ainda expor bem a foto. É claro, em compensação por este aumento do ISO, eu terei fotos com mais ruído.
Dia e noite via Shutterstock
Situações onde você pode precisar aumentar as configurações de ISO incluem:
- Eventos Esportivos em Locais Fechados – onde seu motivo está se movendo rapidamente, porém você pode ter pouca luz disponível.
- shows– também com pouca luz e frequentemente com zonas onde é proibido o flash.
- Galerias de Arte, Igrejas, etc. – muitas galerias possuem regras contra o uso de flash, e é claro, por serem fechadas elas não são bem iluminadas.
- Festas de Aniversário – assoprar as velas em um cômodo escuro pode fornecer uma boa foto escura, que seria arruinada com um flash brilhante. Aumentar o ISO pode ajudar a capturar a cena.
Para treinar o ISO
Modo P via Shutterstock
Se você ainda não fotografa no modo manual, por isso ainda não tem controle sobre seus resultados, vou te propor um exercício pra você entender melhor como o ISO funciona, para isso basta que sua câmera tenha o modo P (Programado). Neste modo, a câmera configura automaticamente a velocidade e a abertura, deixando justamento o ISO pra você ajustar de acordo com a necessidade de luz. Então faça várias fotos nesse modo, e vá aumentando o ISO pra você perceber como a foto vai clareando, pode ser que em determinadas condições de luz, demore alguns ajustes pra ver a diferença, lembre-se que sua câmera vai estar compensando o tempo todo a fotometria, mas em algum momento você terá uma foto com muito mais luz, provavelmente superexposta (estourada).
Se você já tem um noção mínima de modo manual, sugiro que leia este artigo: “Exif – melhore suas fotos com este recurso!” que pode ajudá-lo a fazer mais testes utilizando o exif de uma foto exposta corretamente no modo automático.
Raw
Quando se trata de ganhar mais luz, às vezes vale o investimento de estudar mais sobre Raw. No caso de equipamentos onde a limitação das lentes ou muita granulação em ISOS baixos, ele pode ser a solução mais inteligente. Leia mais sobre ele aqui.
Última Dica!
Se você chegou até aqui é porque o assunto realmente te interessa, e como incentivo para continuar estudando, estou disponibilizando gratuitamente e por tempo limitado, o “Guia de Bolso – Fotografia Profissional Para Amadores”, um dos bônus do nosso Curso Online que será lançado em breve. Ele é um guia que tem um resumo de fotometria, além de muitas dicas que podem ajudá-lo a alcançar a foto que sempre quis.
Conclusão
Veneza via Shutterstock
O ISO é um aspecto importante da fotografia digital, para ter uma compreensão caso você queira ganhar mais controle de sua câmera digital. Experimente com diferentes configurações e como elas afetam suas imagens hoje – aprenda mais principalmente sobre Abertura e Velocidade do Obturador, que com o ISO fazem parte do Triângulo de Exposição.
Espero que você tenha gostado, e se você achar que esse artigo foi útil de alguma maneira, compartilhe-o com seu amigos.
Não deixe de comentar o que achou, suas dicas e dúvidas também, sua opinião é sempre bem vinda aqui nos comentários.
Até a próxima!
Excelente artigo, como sempre.
Fã incondicional!
Obrigada mobatto!!! :))Abraços, Simxer
Olá Simxer
* um Assunto "um pouco fora de pauta" mas é Referente a DICAS ANTERIORES de suas publicações.
– "BOLINHAS NA IMAGEM" OBS; quando utilizo a Máquina em MANUAL total com abertura acima de f/11,…PRINCIPALMENTE EM FOTOS DE PAISAGENS, Principalmente "EM CÉU AZUL",…aparece esta "sujeira na imagem", são ponto e bolinhas MAIS ACENTUADAS ONDE O "CÉU ESTA LIMPO" (azul),…
* AÇÕES REALIZADAS; já troquei lentes, limpei o Sensor, …? !
Eduíno de Mattos
Porto Alegre RS.
Me parece sensor sujo, dê uma olhada neste artigo tem uma foto mostrando umas bolinhas, veja se é isto, senão manda um exemplo.
https://fotodicasbrasil.com.br/10-segredos-para-f…
Abraços,
Simxer
Muito obrigada por comentar Maury!
Abraços, Simxer
Excelente artigo.
Como sempre suas dicas nos ajudam demais.
Que banho de informação útil, importante e que sempre quis ter. Grato por esta aula show!
Abraços
E que agradeço a leitura!
Abraços,
Simxer
interessante artigo
Obrigada Graça.
Abraços,
Simxer
Sempre aprendendo mais.
Ótimo site de fotografia.
Em 2011 comecei na fotografia. E sempre tive na cabeça que fotógrafo bom tem que dominar a câmera. E por isso eu sempre tive essa apetite de ler tudo sobre fotografia , tudo que envolve luz, vel; Aber e ISO. Mas até 2013 ainda era configurações erradas pois não dominava com muita perfeição a câmera. Um certo dia eu vi o e book fotometria e beixeu ele é fiz um livrinho dele e li reli até entender . Quando entende fui treinar .Daí então comecei a ver o quando eu havia perdedor em fotos desde 2011 á 2013. Este ebook mudou significamente minhas fotos e até hoje estão em minhas fotos o modo como eu aprendi . Minhas fotos comessar amanhã a ser como eu sempre quis : Artiscas. Hj em 2016 estou muito mais confiante e melhor do que 2013 e 2014 . Quero deixar meus agradecimentos à Simxer
Oi Ansel,
É muito gratificante ler um relato desses, a gente sabe que não basta ter vontade de ensinar ou aprender, é preciso se dedicar, e com certeza você fez isso! Meu imenso obrigada não só por compartilhar o seu resultado comigo, mas por ter levado ele adiante, essa é a verdadeira realização do que eu faço!
Grande abraço,
Simxer
Acho todos seus artigos muito interessantes só não acho acho as estrelinhas para avaliar kkkkkk onde estão?
Obrigada José! As estrelinhas ficam logo abaixo da minha assinatura no artigo, será que não está aparecendo pra você? É possível.
Abraços,
Simxer
Estou adorando estes artigos.
Que bom Vanilde 🙂
Abração,
Simxer
Acabei de encontrar uma excelente Guia para a minha caminhada.fotográfica.
Isso Francisco, vamos juntos!
Abraços,
Simxer
Muito bom mesmo! Estou começando na fotografia e este artigo me tirou várias dúvidas. Obrigado!
Que bom Joandro, seja bem vindo!
Abraços,
Simxer
Obrigada por dividir conosco a sua experiência! Isso é muito importante para nos iniciante e amantes da fotografia!
Parabéns!!!
Eu que agradeço a companhia!
Abraços,
Simxer
Sempre aprendendo muito com os artigos e dicas do Foto Dicas Brasil. Obrigado!
Obrigada por comentar Aliomar!
Abraços,
Simxer
ótimo, sua didática e seu conhecimento merece os sinceros elogios e agradecimentos.
Muito obrigada pelo comentário José, fico feliz em ouvir isso.
Abraços,
Simxer
Bom dia! Os seus artigos são muito ricos em informações. Parabéns!
Obrigada por comentar Ademir, fico feliz.
Abraços,
Simxer
Excelente artigo e a competência da Simxer em explicar de maneira clara e objetiva. Parabéns.
Obrigada Fausto!! Fiquei muito feliz com seu comentário!
Grande abraço,
Simxer
Eu já fotografo em M, mas sempre leio seus artigos e sempre aproveito algo novo….
Excelente artigo. Parabéns……
Bom saber Clay!!! Obrigada por comentar.
Abraços,
Simxer
Excelente artigo.
Obrigada por comentar Newton!
Abraços,
Simxer