Modos de medição
O assunto deste artigo confunde bastante quem está iniciando, afinal, já não bastasse o famoso triângulo de exposição, que caso você ainda não conheça, pode ler neste artigo “Fotometria e Fotografia“, assunto que considero tão importante que até escrevi um ebook sobre ele, o Fotometria Simples – Você no controle da Luz, onde além de falar de ISO, Velocidade e abertura, também abordo a importância do Modo AF na fotometria correta, e sobre este você pode ler no artigo “Como desfocar o fundo de uma foto“. E agora vou falar sobre os Modos de Medição, que é o processo que a câmera faz ao olhar para uma cena para descobrir como deve ser feita a exposição.
Há uma grande variedade de modos que você pode usar para melhor atender o tipo de foto que você está fazendo... E aqui você aprenderá o que isso significa, quais são os modos, quais os seus símbolos na câmera, a importância da seleção dos modos e o que isso fará na qualidade de suas fotografias.
O que é modo de medição?
É um ajuste feito pelo fotômetro para medir a quantidade de luz que entrará na câmera. A partir dessa medida, ela ajustará automaticamente o obturador e o diafragma, já bem conhecidos e estudados por nós. Não só a velocidade do obturador e a abertura do diafragma serão ajustados, mas também o ISO, outro velho conhecido nosso.
O diferencial é que a câmera não mede somente a luz em um certo ponto, ela medirá em diversos pontos, enquadrando várias áreas da imagem. De forma geral, a medição é feita no modo matricial, dividindo uma grande área em várias pequenas áreas e assim definindo a exposição de luz com base em algumas informações obtidas por meio dessa medição.
Onde encontro o modo de medição?
A maioria das câmeras que possuem modo manual, permitem a configuração do modo de medição. A imagem abaixo mostra os visores de uma câmera Canon e Nikon, e isso pode variar bastante de marca e também de modelo, mas geralmente a câmera traz um dos ícones que você irá encontrar no decorrer deste artigo. Ah, e claro que nosso bom e velho manual ajuda bastante.
Abaixo, você conhecerá outras formas de medição e o que isso influencia na captura de boas imagens.
Medição matricial
Já citada agora há pouco como padrão, a medição matricial é uma forma de medir o cenário em diversas áreas, dando atenção a todas as partes captadas. A exposição não se fixa em um ponto ou enquadramento específico, mas sim em toda a imagem. Faça uso do modo de medição matricial para fazer fotos de paisagens, não perdendo nenhum detalhe.
Apesar de ser o modo de medida mais comum, não é recomendável em situações de alto contraste de cores, pois ela não sabe a qual tipo dar mais importância: se às sombras ou às luzes. Mas, se não há tantos contrastes nas cores, ele garante o equilíbrio entre claros e escuros. Em sua câmera, o modo matricial está representado pelo ícone abaixo ou um quadro verde, em outros modelos de equipamentos.
Medição ponderada ao centro
Nesse tipo de medição, a exposição é medida exatamente no centro da área captada pela lente. Com isso, ela entende que no centro da cena a exposição está correta e pode expor menos ou mais luz nas outras regiões da imagem. É ideal para fotografar retratos ou objetos em destaque, pois geralmente é onde está a pessoa ou o objeto a ser fotografado. Em sua câmera, você pode selecionar a medição ponderada ao centro clicando em no ícone correpondente.
Medição pontual
Com essa medição, a área considerada é apenas uma pequena parte do cenário, no centro da imagem. Então, nesse ponto a luz é considerada ideal, mas em todos os outros pontos da cena podem ocorrem subexposições ou superexposições de luz. Procure em sua câmera esse ajuste principalmente quando quiser fotografar a lua, por exemplo.
Medição parcial
Selecionando esse modo de medição, obtém – se uma área maior do que a medição pontual, mais ou menos de 10 a 15% do total enquadrado na câmera. É um tipo de medição encontrado, em sua maioria, nas câmeras da marca Canon.
Sua utilidade é para fotografar grandes grupos de pessoas, quando o assunto é maior do que a área central da foto. Por isso, não deve – se focar apenas uma ou duas pessoas, deixando as outras em áreas onde a condição de luz não é a ideal. O símbolo da medição parcial é [].
Utilização dos modos de medição
Você deve estar se perguntando: eu estudei a velocidade do obturador e a abertura do diafragma e agora, como os modos de medição, eles são ajustados automaticamente? Sim, se você selecionar algum modo automático para medir a luz do ambiente.
Mas, se você desejar fazer as configurações de maneira manual, poderá ajustar a velocidade do obturador e a abertura do diafragma como desejar. Dessa forma, o modo de medição estará indicado na sua câmera e você pode optar se vai segui-lo ou não. O indicado é que você faça testes de exposição, a medição está aí apenas como referência. Você só precisa se atentar para que o objeto ou cena fotografada esteja com boa exposição de luz.
Para que nada saia com pouca exposição, um recurso é o uso do flash. São feitas fotos lindas utilizando – o, principalmente com o por – do – sol ao fundo, também visível. Sabe aquelas fotos lindas com esse motivo, quando as pessoas estão de costas ou de perfil, vendo o sol se pôr? Nesse caso, o uso de flash é indicado e pode ser selecionado o modo de cena pontual, poe exemplo.
Na minha experiência, principalmente com os equipamentos dos meus alunos dos cursos e passeios-aulas, o que percebo é que em muitas situações a diferença entre os modos de medição é bem sutil, mas acredite, em algumas situações eles são vitais para conseguir o resultado desejado!
A partir daí, é o que eu sempre falo, tem que treinar. Faça fotografias alternando os modos de medição, em dias ensolarados ou nublados e chuvosos e veja a diferença, perceba como seu equipamento se comporta. Quanto mais você dominar seu equipamento, seja ele qual for, mais preparado para tirar o melhor dele você estará.
Espero que esse artigo tenha ajudado a esclarecer mais esta parte técnica da nossa fotografia, e se você fizer experiências, não deixe de compartilhar com a gente!!
E não posso me despedir sem agradecer todo o suporte que estamos recebendo com compartilhamentos, comentários, likes e compras de nossos produtos que ajudam a manter o site! Já chegamos a 1 Milhão de Views em apenas 10 meses e você faz parte de tudo isso!
Grande abraço,
Olá, Simxer!!
Não localizei essa opção. Ela não está disponível na linha Rebel, da Canon. Tenha uma T7i.
Obrigada!!
Tem sim!!! Olhe no seu manual, busque por modo de medição ou se for em inglês por "metering mode".Abraços,Simxer
Na fotografia com DSLR, quer em algum Modo de Prioridade ou Manual, se eu usar o fotometro no modo matricial eu tenho de fazer medição de luz em um ponto X, ou só se eu usar no modo pontual?
desculpe se parece boba a pergunta mas é que comecei a estudar fotografia agora. Obrigado.
Boba nada Dan, bem pertinente sua dúvida e a resposta é que vc só precisa se preocupar no modo pontual, no matricial a câmera mede toda a cena enquadrada!Abraços, Simxer
Bom dia!
Mestra,
Após ler o artigo tirei 3 fotos alternando os modos de medição, realmente eu não percebi a diferença.
Onde devemos ter uma ideia melhor é em studio, eu acho.
Pactuo com o que dito por você, " em algumas situações eles são vitais" .
Abaixo o link das fotos, nada foi alterado nas fotos além do modo de medição.
http://1drv.ms/12Gtr03
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Show você ter feito o teste e disponibilizado!! Assim, além de demonstrar o interesse, me permite fazer uma observação importante, mas que ficaria muito técnica para o artigo.
As câmeras mais novas estão com uma medição matricial (Matrix na Nikon e Evaluative na Canon) muito evoluídas! Mesmo, elas estão vindo com tecnologias incríveis o que acaba resolvendo quase tudo! E é o que eu aconselho mais os meus alunos a usarem, mas é claro que nem todo mundo tem essas câmeras mais avançadas e quando escrevo eu penso na maior gama possível de equipamentos que podem estar sendo usados por quem está lendo e aí esses modos serão mais percebidos.
Uma outra dica é que se você domina bem a fotometria, se habituar a fotografar no modo pontual, com o tempo será capaz de saber de antemão como sua foto será fotometrada de acordo com a iluminação ambiente!
Um grande abraço,
Simxer
Excelente artigo!
Foi bem esclarecedor para mim.
Obrigada Leandro 🙂
Simxer parabéns pelo artigo de modos de medição. Como sempre muito útil e de linguagem fácil. Por favor gostaria de uma ajuda. Tirei várias fotos no último domingo a noite com luzes incandecentes claras, com e sem flash e todas as fotos sairam em tom azuladas. Trabalhei com a lente 18-55 da minha NX300 no modo prioridade de abertura alternando o zoom com iso 800 e 1600. Pode me dizer onde errei?
Obrigado e mais uma vez parabéns.
Oi Osmar, a tonalidade se deve ao balanço de branco, você usou o modo automático, tentou usar o modo para lâmpadas incandescentes??
Veja se este artigo lhe ajuda: https://fotodicasbrasil.com.br/balanco-de-branco-…
Qualquer coisa, voltamos a conversar.
Abraços,
Simxer
Bom dia!
Obrigado pelo site tem sido muito valioso para mim que estou
Iniciando, tenho uma fujis3200, ganhei mas já estou de olho em uma
Profissional!!! Mas nesta fotometria, quando vc fala que a exposição ficará
No meio ou não , é onde ficará o foco? Por exemplo travo o foco na face
Mas digamos que quero recompor a foto, a posição spot por exemplo vai acompanhar a
Foco ou vai centralizar , sendo assim não levando o foco em consideração?
Não sei se consegui ser claro!!! Abraco
Oi Adriano, não sei se captei sua pergunta 🙂
Foco e modo de medição são coisas diferentes. Se você travou o foco (e não a exposição), quando recompor a cena, a câmera irá fotometrar novamente a nova cena, e aí importa qual modo de medição você escolheu. O inverso é verdadeiro, quando você trava a exposição e recompõe a cena, aí não fará diferença onde você irá focar, porque a luz já foi "gravada" na cena anterior.
Hummm, fui clara? Se a pergunta não era essa, pode repetir?
Obrigada pela interação!
Abraços,
Simxer