10 Dicas para fotografar seu bebê – Série – 1/4
Nota da Simxer:
Este artigo é o primeiro de quatro que traduzirei sobre Newborn aqui para o Foto Dicas Brasil. Busquei bastante e li muito a respeito e cheguei nesses artigos que eu realmente achei que contribuiriam pra quem quer dicas de como fotografar recém-nascidos (Newborn).
O primeiro “10 Dicas para fotografar seu bebê”, é uma série de dicas que eu achei muito pertinente feitas diretamente de uma mãe (não fotógrafa) e de maneira simples e direta como é a maneira adotada aqui no site.
O segundo e o terceiro serão dicas profissionais, um mais simples e o outro mais avançado e o quarto será um com dicas de segurança para essas fotografias.
Espero que gostem!
Texto original: Jen Bacher
Quando eu descobri que estava grávida, a fotógrafa em mim estava cheia de emoções sobre todas as maneiras que eu poderia capturar o nosso bebê. Ao longo da minha gravidez eu “pinei” vários ideias legais de poses de recém-nascidos no Pinterest e procurei no site Etsy por chapéus divertidos e acessórios para fotos. Meu marido e eu decidimos que este bebê seria o último, o que acrescentou muita pressão para que não perdêssemos nenhum momento! Na verdade, (não me julguem por ser uma louca obsessiva) eu já estava até tirando fotos da minha cama de hospital poucas horas depois de dar a luz!
Agora meu bebê está quase com cinco meses de idade e eu aprendi algumas coisas sobre como fotografar bebês e quero compartilhar com vocês! Aqui estão 10 dicas sobre como fotografar seu bebê. (Perdoe-me pela quantidade de fotos do meu).
1. Se prepare enquanto estiver grávida.
Você vai querer reunir adereços (ou seja, cestas, cobertores), roupas ou acessórios que você deseja usar para fotografar seu bebê. Mentalmente se prepare com o que você está olhando e o que você vai precisar para alcançar seu objetivo. Lembre-se de fazer isso antes de você ter o bebê. Você não vai ter tempo ou energia para ir às lojas a procura de coisas sendo uma mãe recente! Este chapéu de crochê quase “falou comigo” quando eu o vi na Etsy. Esta foi uma das primeiras fotos que tirei do meu pequenino pouco depois de trazê-lo para casa.
Também durante a gravidez, se você pretende enviar um aviso sobre o nascimento do bebê, é melhor começar a pensar em que tipo de anúncio você quer fazer. Se há uma certa pose, ângulo, ou cores que ficará melhor com um anúncio específico e você vai querer considerar isso ainda em seu planejamento. Eu vi essa pose na internet e sabia que tinha que tentar isso desde que eu tinha quatro pequeninos. E usei ela para comunicar o nascimento do meu bebê.
2. Recrutar um assistente para a “sessão” do seu recém-nascido em casa.
Eu fiz uma sessão formal na minha casa com adereços e poses cuidadosas quando meu bebê estava com cerca de uma semana de idade. Você vai precisar de alguém para segurar um refletor, retirar o brinquedo da boca do bebê, limpar a baba, corrigir o posicionamento do bebê enquanto você segurar a câmera, etc. Confie em mim, você não pode fazer tudo isso sozinha! Meus filhos de 8 e 11 anos de idade eram meus ajudantes.
Nota: sessões de recém-nascidos normalmente deve ser feitas enquanto o bebê tem de 1 a 2 semanas de idade, isso se você quiser aquelas fotos de recém-nascidos sonolentos!
3. Não se preocupe em sempre pegar uma pose perfeita senão você vai perder os momentos “reais”!
Mantenha a câmera sempre à mão e use-a quando seu coração pedir. Capture a magia de todos os relacionamentos especiais. Uma manhã enquanto meu bebê estava na minha cama deitado nu coberto apenas com uma fralda, meu filho de cinco anos de idade entrou e quis tirar a camisa também. Então ele subiu na cama e se aconchegou com seu irmãozinho. Vê-los ali juntos era um momento muito precioso para não capturar!
E não esqueça os detalhes que contam uma história. Este lindo desenho feito por minha filha estava esperando na cama do bebê quando chegamos em casa do hospital.
4. Capture todos os “primeiros” acontecimentos.
Lembre-se de pegar a câmera quando o bebê fizer algo novo. O primeiro banho, os primeiros sorrisos e gargalhadas, a primeira vez que comeu, sentou, engatinhou, etc. E não se esqueça da câmera de vídeo. Eu tendo a ter menos vídeos, porque ainda faço muitas fotos. Há certas coisas que são melhores quando filmadas… como o meu momento favorito, o primeiro sorriso do bebê.
5. Lembre-se de fotografar a mamãe e o papai com o bebê também!
Pegue um amigo/familiar para tirar algumas fotos ou colocar sua câmera em um tripé e usar o temporizador automático. Você vai adorar essas imagens quando o bebê ficar mais velho, eu prometo! Tivemos uma fotógrafa (Bella Baby Photography) para tirar algumas fotos de meu marido e eu com o bebê no hospital. Vou guardar estas para sempre. Eu também adoro olhar as fotos antigas para ver como era minha mãe quando eu nasci. Seu filho vai adorar ver o como você era quando ele nasceu.
6. Use a câmera do telefone, é melhor que nada.
Eu costumo ter o meu telefone sempre ao meu lado no caso de alguém me ligar enquanto estou amamentando ou de outra forma ocupada. Muitas vezes eu quero congelar um momento especial e a câmera do telefone é melhor do que nada! Há algumas semanas meu bebê se aconchegou nos meus braços enquanto dormia. E eu não queria tirá-lo dali. Eu poderia ter ficado assim o dia todo! Então peguei meu telefone e fiz uma foto.
Há aplicativos que lhe permitem fazer edição em seu telefone, como eu fiz aqui nesta foto. Alguns dos meus favoritos são o “Camera +” e o “Instagram”. O Camera + permite que você altere o equilíbrio de branco, corte, adicione processamento criativo e bordas. Esses aplicativos são divertidos para brincar antes de postar suas fotos no Facebook ou na internet.
7. Agende “sessões” do seu bebê a cada mês.
Faça com que fotografar seu bebê seja parte da sua rotina mensal. Como uma nova mãe cansada, se você não planejar com antecedência, você provavelmente não irá vai fazê-lo! Eu gosto de fazer algumas fotos no 11º dia de cada mês, uma vez que é o dia em que meu bebê nasceu.
Outra ideia que eu vi no Pinterest e que faço com meu bebê… eu tiro uma foto a cada mês dele vestindo um macacão branco, sempre colocando ele no mesmo cobertor branco. Depois colo no macacão um adesivo com os meses que ele tem. Eu vou fazer uma exposição de parede/colagem de todo o ano, para ver como ele mudou.
8. Defina uma abertura grande para os fundos macios e cremosos.
Como por exemplo, f/2.8 e usar uma lente de retrato é bom, não uma grande angular, o que pode distorcer. Você não quer a cabeça ou os pés do bebê pareça maior do que o normal. Lentes com distâncias focais recomendadas para fotografar os bebês são 50 milímetros e 85 milímetros. Além disso, a macro 100 milímetros é ótimo para close-up, como fazer os detalhes de dedos e cílios.
9. Mantenha tudo simples e barato!
Você não precisa de cenários elaborados ou equipamentos de iluminação caros. Bebês ficam melhores quando fotografado em luz suave e natural. Utilize refletores para obter luzes de captura em seus olhos ou para preencher as sombras. Use uma parede pintada simples ou um pedaço de placa como pano de fundo. O meu favorito é um fundo barato de placa de uma loja de molduras. Eu tenho isso em várias cores e eles vêm a calhar muito! Aqui está uma foto com minha placa.
10. Por último, lembre-se de uma das minhas citações favoritas: “Não deixe a comparação roubar sua alegria!”
Fotografe com o coração e não se preocupe com o que outros fotógrafos estão fazendo. Suas imagens vão falar com você, se você deixar a sua intuição guiá-la. Embora você possa estar privada de sono e com a sensação de estar sem criatividade na maioria dos dias, tire proveito desses sentimentos para pegar sua câmera rapidamente. O que é que te impressionou hoje? O sorriso do seu bebê, os olhos, o jeito que ele tem, os seus dedos, ou os dedos dos pés gordinhos…
Um dos maiores dons como fotógrafa é ser capaz de capturar imagens preciosas de seus próprios filhos. Tire partido do seu talento e presenteie a sua família com imagens emocionantes de seu pequeno!
*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.
Espero que gostem!
Você pode ler o artigo original aqui.
Amei as dicas, já estou praticando com o meu bebê.
Que bom Isa! 🙂
Abração!
gostei das dicas! Vou aproveitar e praticar com minha filha!!
Que bom Maria! Boas fotos pra você!Abraços, Simxer
Adoreiii.. quando ter meu baby vou seguir essas dicas. rsrs…
Aproveita e compartilha com a gente 😉
Abraços,
Simxer