Evite os 10 Erros Mais Comuns na Hora de Comprar uma Lente
Ah, as lentes! Objetos de desejo de muitos, principalmente quando estamos começando na fotografia e temos a impressão de que quantas mais tivermos, melhor! Olhamos para a lente do Kit com aquela sensação de que não passa de um peso de papel.
Acontece que pra quem adquire uma câmera com a lente 18-55mm, por exemplo, a mais comum em nossos Kits aqui no Brasil, e começa a estudar, logo percebe que o range (extensão em milímetros, do menor para o maior, que uma lente proporciona na variação da distância focal) pode ser um pouco frustrante, principalmente pra quem está migrando de uma câmera compacta ou uma superzoom. E mesmo a lente sendo excelente e possuindo uma ótima qualidade ótica, precisamos considerar que ela normalmente será usada em câmeras que possuem fator de corte, e por isso, acabam com um range curto, e deixando a desejar, ou pelo menos, a estranhar, as possibilidades de alcance.
E dependendo das possibilidades econômicas, a ideia mais comum é pensar em comprar outra lente! Só que neste ponto estamos sujeitos a cometer muitos erros, um após o outro, então se você está pensando em trocar de lente, independente da distância focal da sua, ou acabou de adquirir uma e não sabe muito bem se foi um bom negócio, este artigo é pra você. Se ainda não pensou em trocar de lente ou comprar outra, este artigo poderá ser muito útil um dia também 😉
1. Ansiedade
Garota na Internet via Shutterstock
Definitivamente não é uma boa conselheira na hora de comprar uma lente, afinal você precisa estar atento se você realmente precisa de uma nova lente e principalmente se precisa agora! Tenha em mente que lentes são ferramentas que poderão lhe ajudar a conquistar alguns tipos de fotografia mais específicos, ou pelo menos, facilitar a conquista deles, mas se acabou de comprar um equipamento novo, domine-o primeiro, e aí então parta para a escolha de uma nova lente, assim terá mais chances de conseguir fazer essa escolha com mais segurança.
2. Comprar por Comprar
Adoraria poder dizer que uma lente melhor nos faz fotógrafos melhores… Na verdade nos torna um fotógrafo mais completo, capaz de cobrir mais situações, mas não nos garante melhores resultados, a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo com aquela lente específica!
Quando vemos os anúncios nas revistas, na internet, todas parecem incríveis e lindas, mas é preciso muito cuidado pra essa nova lente não se tornar mais um peso na mochila, é vital resistir à tentação de ter mais uma “para a coleção”, e se aprofundar nas características de cada uma.
3. Não entender o Comprimento Focal
Talvez este seja o erro mais comum quando estamos começando. É importante entender pra que serve o comprimento focal, quais as finalidade de cada um deles. Ouvimos falar que a lente 50mm 1.4 é incrível, mas o que realmente significa o 50mm?? É comum ouvir de alguém que possui uma lente 28-135mm, por exemplo, que precisa de uma lente 50mm para fazer retrato, mas a milimetragem 50 está dentro da lente 28-135mm. Se a necessidade é por causa da abertura, que influencia a profundidade de campo, ok, mas em termos de comprimento focal, não seria necessário!
A imagem abaixo mostra quais os comprimentos focais das lentes e o ângulo de visão alcançado que é justamente o que influencia mais no Estilo Fotográfico. Você vai poder perceber que elas se dividem em Super Grande Angular, Grande Angular, Normal, Teleobjetiva e Super Teleobjetiva.
Tenha em mente que mesmo podendo fazer qualquer tipo de fotografia com qualquer lente, cada uma delas foi desenhada para um objetivo em particular. Mesmo que você possa fazer um retrato com uma lente grande angular, terá melhores resultados com uma objetiva mais curta como a 85mm, por exemplo.
Na imagem a seguir, criei um resumo de alguns objetivos pra você se orientar de acordo com o comprimento focal. Assim já tem uma ideia dos usos mais comuns e fica mais fácil entender para que serve cada um.
Fique atento, apesar de serem mais indicados, não é uma regra inflexível, você pode fotografar uma paisagem com uma teleobjetiva como a 70-300mm, mas dificilmente você terá uma foto como esta aí debaixo, somente com uma grande angular 😉
4. Não Fazer Uso Correto de Cada Lente
Para quem está iniciando é uma excelente ideia ter uma lente mais versátil, aquelas que possuem ranges maiores (mesmo que isso signifique menos qualidade ótica), visto que para perceber essa diferença leva algum tempo e um olhar mais treinado.
Lentes como a Canon 18-135mm, ou Nikon 18-105mm trarão mais conforto pra iniciantes porque não requerem troca de lentes emquanto se está fotografando, visto que elas pegam de um comprimento focal grande angular à meia-tele. Então se você decidir fazer um investimento em alguma lente mais específica, assegure-se de usá-la!!
É um erro muito comum, mesmo com uma 50mm 1.8 no case, vejo alguns fotógrafos perdendo excelentes oportunidades porque a troca de lentes é trabalhosa. Tenha disposição e faça o seu investimento valer a pena.
5. Não Saber o Estilo Fotográfico que quer
Fotógrafo Via Shutterstock
Mesmo sendo natural não saber no início da nossa jornada fotográfica exatamente qual o estilo fotográfico que queremos abraçar, se é retrato, paisagem, macro, esporte, fotografia noturna, pets, entre outros, é preciso testar os vários tipos antes de investir em mais uma lente. Com as lentes mais versáteis dá pra arriscar quase todos os estilos, mas com a 18-55mm, por exemplo, você terá dificuldades em fotografar a vida selvagem, ou simplesmente pássaros, já que o alcance de zoom é bem pequeno, mesmo com o fator de corte aplicado!
6. Não buscar fotos com as lentes pretendidas
Uma coisa simples de se fazer é conhecer os resultados fotográficos das lentes que queremos, pra isso podemos olhar os sites de reviews como o Dpreview, ou melhor ainda, o Flickr ou 500px. Muitos fotógrafos deixam o Exif das fotos disponíveis, permitindo você ter uma ideia do que pode conseguir.
7. Não Considerar outras Marcas
Câmera via Shutterstock
A tendência é sempre olharmos lentes de acordo com a marca da nossa câmera, ou porque achamos que são melhores, ou porque não conhecemos bem outras marcas. Existem várias empresas que fabricam lentes para outras marcas, principalmente de câmeras Canon e Nikon e desde que sejam compatíveis com as suas câmeras, muitas oferecem lentes a um preço mais baixo, e para inciantes que querem testar outros ranges, pode ser uma excelente pedida! Essas são marcas conhecidas de outros fabricantes: Sigma, Tamron, Tokina, Zeiss ou Samyang.
8. Não Considerar Lentes Usadas
Esse é outro erro bem comum, já que existem lentes de excelentes qualidades e que permanecem assim por uma vida! Eu mesma já tive uma Tokina que comprei usada e que me foi muuuito útil, e quando deixou ser, vendi pra outro fotógrafo que a usa há anos e está muito feliz!
Claro que como qualquer objeto usado, você precisará ficar atento à procedência, e de preferência testar a lente pra ver se está tudo nos conformes, botões, controle de foco, diafragma, etc. E considerar o custo x benefício. A grande vantagem é que lentes, se bem cuidadas, costumam ter uma vida útil incrível, ao contrário das câmeras fotográficas.
9. Não buscar informação sobre os tipos de lente
Detalhes de Lentes Via Shutterstock
As lentes não se resumem ao comprimento focal, existem muitas outras características que podem ser determinantes para a sua escolha, além do tipo “macro”, “clara”, “fixa”, etc. E sim, pode ser muito confuso entender, por exemplo, aquela sopa de letras que vem escritas nelas. Aqui você encontra praticamente tudo o que elas querem dizer, é importante ficar atento a algumas dessas siglas, como estabilizador de imagens, se a lente é para uma câmera cropada ou full-frame, entre outras, mas não se preocupe, está tudo escrito nela!
10. Acreditar que o mais caro é o melhor
Dinheiro Via Shutterstock
Como você já percebeu, uma lente para ser boa para você, é necessário o estudo de muitas características. O fato da lente ser cara, não significa que ela será útil na fotografia que está buscando, ou pior, talvez não seja a melhor opção dependendo da sua câmera. Por isso não se guie somente pelo valor quando pensar em qualidade, é importante ter em mente as dicas deste artigo, além de buscar a opinião de outros amigos fotógrafos.
Conclusão
Garota Feliz Via Shutterstock
Todos esses erros são mais comuns do que podemos imaginar, e como já disse em outros artigos, lente é um investimento muito importante para nossa jornada fotográfica, é preciso estudar sua câmera ao máximo e depois partir para este investimento. Espero que com este artigo, você tenha mais elementos (sem trocadilhos) para trocar sua lente.
Então, você já passou por essas dúvidas? Lembra de algum outro erro que não está aqui? Não deixe de compartilhar sua opinião, é muito importante para nós.
Um grande abraço e até breve!
Imagem em destaque Fotógrafo segurando a câmera via Shutterstock
Excelente conteúdo informativo… fico angustiado em ver tanta informação e não ter um equipamento a altura pra praticar. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho e que Deus a abençoe!
Obrigada Marcelo, e fique tranquilo, a prática e o estudo, muuuitas vezes superam as limitações dos nossos equipamentos!Abração!
Oi Karina, vou deixar seu comentário pra ver se mais alguém tem alguma experiência. Esses kits são interessantes, conseguem um bom resultado, mas eu nunca experimentei em ma superzoom como é sua câmera, somente em DSLR´s.
Boa sorte.
Abraços
No entanto o filtro deve ser de excelente qualidade, caso contrario, nao tem sentido coloca-lo a frente de um conjunto optico de nivel suprior
Obrigada! Tenho uma nikon d 7100 lente 18-105. Estava ansiosa achando que teria de comprar imediatamente outra lente. O bom senso me informou que teria de conhecer e dominar a máquina e as técnicas fotográficas. Foi bom ler seus conselhos que reforçaram a minha decisão de conhecer meu equipamento e meu estilo antes de comprar novas lentes.
Que bom Gladis! Sempre é bom ver sob outra perspectiva.
Muito obrigada por compartilhar sua opinião.
Abração,
Simxer
Muito boas dicas, obrigada! estou procurando informação mais detalhada sobre fotografar grandes grupos, Quais as melhores lentes para este tipo de fotografia, há algum post seu aqui, com dicas especificas? Pensei em arranjar uma grande angular, mas há como evitar a distorção nas laterais.? ? Em eventos ou encontros há sempre esta demanda e me questionaram hoje sobre fotografar tres grupos de 100 pessoas, e depois o grupo todo, que soma 300. Se já tive dificuldade em fotogravar com nitidez 20 pessoas, não sei o que fazer! obrigada pela atenção!
Oi Teresa, você precisará de uma grande angular! O ideal é que procure um com boa resolução ótica para o modelo da sua câmera. E sim, dá para retirar tranquilamente as distorções via Photoshop e Lightroom, inclusive das lentes fish eye. Aliás eu nunca entendi porque as imagens são publicadas com distorções.
Para a correção, basta que seu programa de edição tenha o perfil da sua lente e depois é só corrigir automaticamente, dependendo do programa, fica em lugares diferente, mas é possível sim.
Se tiver alguma dúvida mais específica, fique à vontade em perguntar.
PS.: Se o grupo vai ficar imóvel, você pode fazer mais de uma foto e depois juntar 😉
Abraços,
Simxer
otimo artigo,me deu um bom entendimento,pois estou começando agora nessa jornada fotografica..
Fico feliz em saber Michel, obrigada por compartilhar sua opinião!
Abraços,
Simxer
Parabéns pelas dicas.
Obrigada Jose, pelo elogio e pelo comentário 🙂
Abraços,
Simxer
É sempre bom matérias desse tipo que ajuda bastante quem está iniciando no mundo da fotografia, e evita uma gastança desenfreada.
Obrigada Luciano pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Parabéns! Essas suas dicas vieram em ótima hora, pois estou em dúvida entre uma sigma 17-70 F2.8 ~ 4 e uma 17-50 F 2.8. Muito obrigado pelas dicas. Um abraço e muito sucesso no seu trabalho!
De nada. Você não disse se já se decidiu qual modelo vai preferir, mas espero ter ajudado 🙂
Abraços,
Simxer
Matéria muito bacana, interessante e explicativa.
Obrigada Rui.
Abraços,
Simxer
estou começando e adorando as dicas, muito bem e esclareccidas
Obrigada Bianca, seja bem vinda a este mundo incrível da fotografia 🙂
Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Eu usei a minha lente do kit por 05 anos até começar a comprar novas lentes, eu gosto particulamente de usar parasol no lugar do filtro, para protejer a ótica, pois acho que filtro prejudica a qualidade da imagem
aprendi isso usando filtros. Muito legal as dicas mesmo fotografando a mais de 10 anos sempre gosto de ver materias como éssa, pois cada dia agente aprende mais, valeu.
Obrigada pelo comentário Romário.
O parasol é essencial, realmente útil não só por causa da proteção da lente, mas principalmente para garantir uma correta fotometria. E me permita aproveitar seu comentário só para acrescentar que filtros podem prejudicar sim a qualidade da imagem, mas somente se a qualidade forem inferior ao da lente. Filtros como Hoya, por exemplo, não prejudicam as fotos.
Uma vez fiz uma experiência e tive o seguinte resultado: Câmera profissional (Full frame) com lente de altíssima qualidade mesmo com filtro de baixa qualidade, não tiveram grandes interferências no resultado, mas câmeras de entrada com lentes de kit com filtros de altas qualidades, não perderam em nada, mas o resultado final continuava sendo inferior a primeira configuração. Então para câmeras de entrada ou semiprofissionais, o ideal são filtros "profissionais" o problema que o custo x benefício nem sempre compensa.
Fica a sua dica pra complementar o artigo: Parasol.
Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Sensacional, execelente dicas esclarecedoras, PARABENS.
Obrigada Joezito! 🙂
Muuiito bom. Mais informação para a caixola aqui…rs. sempre agradecendo.
Aquela foto do leão, pelo ódio dele no momento, pode ter sido feito por uma grande angular, seguida pelo enterro no fotógrafo…Alguém achou a câmera e postou…hahaha
Hahaha, adorei a ideia! Eu li que o fotógrafo estava a 3 metros de distância e o Leão estava atacando ele, mas conseguiu entrar no carro e fugir. Só vendo o exif pra saber a distância focal utilizada, mas pelo menos ele está vivo pra dizer, hahaha!
Abração,
Simxer
Artigo muito bem escrito e com uma didática enriquecedora.Excelente comunicação de maneira clara e dedicada aos iniciantes.Percebe-se que o que você faz,faz com amor e profissionalismo,que para mim,é fórmula perfeita de se fazer qualquer coisa na vida.Parabéns!⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Muito obrigada Clomilson, é incentivador ouvir este tipo de comentário porque realmente amo o que faço!
Abração,
Simxer
Amiga Simxer, primeiro tãologo possa, estarei me atualizando com vc. Mas fica aqui a sugestão de no seu site estar disposto "venda" de lentes. Eu tenho 5 e com certeza 1 devo vender. Quem sabe este canal seja o propulsor de aquisição de lentes por amadores? Grande abraço, Silvio (SP)
Olá Silvio!! Essa pode ser uma ideia, estudarei com carinho. Obrigada pela sugestão e visita!
Grande abraço,
Simxer
Eu que agradeço a leitura e comentário Rainilde!
Abração,
Simxer
Muito obrigada Luciano, fico feliz em saber, quem sabe um dia não faz um workshop meu 🙂
Abração,
Simxer
Obrigada Kadu!!!
Abraços,
Simxer
Ex-ce-len-te observação Fausto!!! Realmente não me ocorreu, mas vale como a 11ª!
Obrigada por compartilhar!
Abraços,
Simxer
Olá Simxer!
Tenho recebido seus artigos faz um tempo e sempre o degusto com prazer! Obrigado por suas palavras de esclarecimento! Sinto-me acarinhado per ver que escolheu uma forma didática para compartilhar seu conhecimento. Sei que existe trabalho neste processo! Como forma de retribuir seu carinho julgo justo este comentário o quanto é clara e precisa em seus artigos. A partir de hoje me torno em um compartilhador de seus artigos.
Vou me organizar para estar em um workshp seu só para honrar todo seu esforço com esta plataforma. Um grande abraço, com carinho, respeito e admiração!
Gerson Sena
Muito obrigada Gerson! Os compartilhamentos e comentários ajudam muito o site e sim, é uma excelente maneira de demonstrar respeito pelo meu trabalho, por isso fico muito feliz com sua observação.
Espero um dia conhecê-lo em um workshop!
Abração,
Simxer
Tudo explicadinho assim dispensa comentários e não deixa nenhuma duvida fica humildemente meu agradecimento.
Eu que agradeço o comentário Adilson!
Abraços,
Simxer
Como sempre voce, excelente profissional que é nos fornece informações importantes para que possamos seguir nosso caminho fotográfico.
Artigo de muita importância e apenas para acrescentar como mais um erro seria pensar que não devemos nos preocupar com filtros de proteção à frente das lentes. A primeira coisa que devemos fazer após adquirir é justamente comprar um filtro UV para a proteção dessa lente para evitar arranhões, etc.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Adoro o formato do site!
E esta matéria… muito boa! Parabéns!!!
Excelente artigo sobre lentes, me sinto mais seguro do que quero em relação as lentes.
Eu lí, vou com certeza ler de novo para fixar e re-ler outras vezes.. kk
Obrigado Sinxer, queria ter um professora como você, aprender ao vivo, deve ser muito bom.
Orientações super, super esclarecedores e importantes. Artigo feito para mim, em boa hora. Muito obrigada, professora Simxer!