Foto Dicas Brasil 11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem - Foto Dicas Brasil
Destacada_11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem
52.502 views | by Simxer
11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Olá, hoje trago um assunto que adoro que é o de fotografia de paisagem, já escrevi dicas antes de como melhorar essa prática neste artigo, mas me deparei com este artigo do Darren Rowse e achei uma ótima complementação, espero que goste!

Abraços,
Simxer

Por Darren Rowse

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©skoeber

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

O meu primeiro amor na fotografia, quando eu consegui a minha velha e confiável Minolta SLR quando eu era adolescente, foi a fotografia de paisagens. Tem alguma coisa especial em sair na natureza com o desafio de capturar algumas das belezas mais incríveis que você poderá ver. Talvez isso combine com o meu tipo de personalidade – mas eu amava o silêncio e a quietude de esperar pelo momento perfeito para a foto, procurando por uma área com o melhor ponto de vantagem depois vendo a forma como a luz mudava a cena depois de algumas horas.

Embora eu não dedique tanto tempo quanto eu gostaria para a Fotografia de Paisagem ultimamente – eu pensei em mostrar algumas lições que eu aprendi em meus primeiros anos fazendo isso. Eu adoraria ver as suas próprias dicas de Fotografia de Paisagem nos comentários abaixo.

Dicas de Fotografia de Paisagem

1. Maximize a sua Profundidade de Campo

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Louis Vest

Embora às vezes você queira ser um pouco mais criativo e experimentar com campos de profundidade mais estreita em sua Fotografia de Paisagem – a abordagem normal é garantir que o foco da maior parte possível de sua cena. A maneira mais simples de fazer isso é escolhendo uma pequena abertura ótica (um número maior) já que quanto menor sua abertura, maior a profundidade de campo de suas fotos.

Lembre-se que aberturas menores farão com que menos luz atinja o seu sensor de imagem, então isso significa que você precisará compensar ou aumentando o seu ISO ou prolongando o seu tempo de exposição (ou ambos).

PS: É claro que haverá vezes em que você poderá obter ótimos resultados com uma profundidade campo estreita em uma paisagem (veja a imagem das duplas linhas amarelas acima).

2. Use um Tripé

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Mike Behnken

Como resultado do maior tempo de exposição que você pode precisar selecionar para compensar a pequena abertura, você precisará encontrar uma maneira de garantir que a sua câmera fique completamente imóvel durante a exposição. Na verdade, mesmo se você for capaz de fotografar com um tempo de exposição mais rápido, a prática de usar um tripé pode ser benéfica para você.  E também considere usar um mecanismo de liberação da abertura a cabo ou wireless para garantir que a câmera fique imóvel.

3. Procure por um Ponto Focal

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©luigi

Todas as fotos precisam de algum tipo de ponto focal para elas e paisagens não são diferentes – na verdade, fotografias de paisagens sem eles ficam parecendo muito vazias e irão deixar os olhos dos espectadores vagando pela imagem sem ter um lugar para descansar (e eles geralmente irão seguir em frente rapidamente).

Pontos focais podem assumir muitas formas em paisagens e podem variar entre um prédio ou estrutura, uma árvore chamativa, uma rocha ou uma formação de rochas, uma silhueta, etc.

Pense não só no que o ponto focal é, mas também onde você o coloca. A regra dos terços pode ser útil aqui.

4. Pense no Primeiro Plano

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Eleder Jimenez Hermoso

Um elemento que pode destacar as suas fotos de paisagens é pensar com cuidado no primeiro plano de suas fotos e colocando pontos de interesse neles. Quando você faz isso, você dá àqueles que estão observando a foto uma maneira de visualizar a imagem e também criando uma sensação de profundidade em sua foto.

5. Considere o Céu

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Trey Ratcliff

Outro elemento a se considerar é o céu em sua paisagem.

A maioria das paisagens terão ou um primeiro plano ou um céu dominante – a menos que você tenha uma dessas coisas, a sua foto pode acabar ficando entediante.

Se você tiver um céu chato e sem graça – não deixe ele dominar a sua foto e coloque o horizonte no terço superior de sua foto (porém, você precisa se certificar que o seu primeiro plano está interessante.) Mas, se o céu estiver cheio de drama e cores e formações de nuvens interessantes – deixe-o brilhar colocando o horizonte mais para baixo.

Considere melhorar os céus tanto na pós-produção ou com o uso de filtros (por exemplo, um filtro polarizador pode adicionar cor e contraste).

6. Linhas

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Pierre Metivier

Uma das perguntas que você deve fazer a si mesmo enquanto tira fotos de paisagens é “como eu estou conduzindo os olhos daqueles que estão vendo esta foto?”. Há várias maneiras de se fazer isso (o primeiro plano é uma), mas uma das melhores formas é providenciando aos espectadores linhas que os conduzam na imagem.

Linhas dão profundidade e escala à imagem e podem ser um ponto de interesse ao criarem padrões em sua foto.

7. Captura de Movimento

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Toby Keller

Quando a maioria das pessoas pensam em paisagens, elas pensam em ambientes calmos, serenos e tranquilos – porém, paisagens raramente ficam completamente imóveis e ao transmitir esse movimento à imagem, você adicionará drama, humor e criará um ponto de interesse.

Exemplos – vento nas árvores, ondas em uma praia, água caindo de uma cachoeira, pássaros voando no horizonte, nuvens em movimento.

Capturar esse movimento geralmente significa que você precisa colocar um tempo de exposição mais longo (às vezes de até alguns segundos). É claro que isso significará que mais luz atingirá o seu sensor, o que significa que você ou terá que usar uma abertura menor ou usar algum tipo de filtro ou até fotografar no começo ou no fim do dia, quando há menos luz.

8. Trabalhe com o Tempo

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©luigi

Uma cena pode mudar drasticamente dependendo do tempo. Como resultado, escolher o momento certo para fotografar é muito importante.

Muitos fotógrafos iniciantes veem um dia ensolarado e pensam que esta é a melhor hora para saírem com suas câmeras – porém, um dia nublado com ameaça de chuva pode apresentar a você uma oportunidade melhor de criar uma imagem com humor real e conotações ameaçadoras. Procure por tempestades, vento, neblina, nuvens dramáticas, sol brilhando através de céus negros, arco-íris, pôr do sol e nascer do sol, etc. e trabalhe com essas variações no tempo ao invés de ficar esperando pelo próximo dia ensolarado de céu azul.

9. Trabalhe Durante as “Horas Douradas”

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Dominik

Eu conversei com um fotógrafo recentemente que me disse que ele nunca fotografa de dia – ele só tira fotos no amanhecer e no entardecer – porque esses são os momentos em que a luz está melhor e ele acha que as paisagens ganham vida.

Essas “horas douradas” são ótimas para paisagens por vários motivos – principalmente pela luz “dourada” que ela nos apresenta. O outro motivo pelo qual eu amo esses horários é o ângulo da luz e como ele pode causar impacto em uma cena – criando padrões, dimensões e texturas interessantes.

10. Pense nos Horizontes

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©Jon Martin

Esta é uma dica velha, mas muito boa – antes de você tirar uma foto de uma paisagem, sempre considere o horizonte de duas formas:

  • Ele está reto? – embora você sempre possa endireitar as imagens mais tarde na pós-produção, é mais fácil se você acertar isso com a câmera.
  • Onde ela está na composição? – um ponto natural na composição de um horizonte é uma das linhas de terço de uma imagem (ou a do terço superior ou a inferior) ao invés de completamente no meio. É claro que as regras foram feitas para serem quebradas – mas eu acho que a menos que a imagem seja bem impactante, a regra dos terços irá funcionar aqui.

11. Mude o seu Ponto de Vista

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem

©luigi

Você dirige procurando por uma boa cena, sai do carro, pega a sua câmera, liga a sua câmera, atravessa a barreira, leva a sua câmera até o seu olho, gira para a esquerda e para a direita um pouco, dá um pouco de zoom e tira a sua foto antes de voltar para o carro e ir para a próxima cena.

Nós todos já fizemos isso – porém, este processo geralmente não leva àquela foto impactante que muitos de nós procuramos.

Gaste mais tempo com suas fotos – particularmente procurando um ponto de vista mais interessante para tirar a foto. Isso pode começar procurando por um lugar diferente do comum (ande pelas trilhas, procure novos ângulos, etc.), pode significar descer até o chão para tirar a foto de baixo, ou encontrar um ponto de vantagem mais alto para tirar a foto.

Explore o ambiente e experimente diferentes pontos de vista e você pode acabar encontrando algo realmente único.

Texto original aqui.

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor. Espero que goste!

      Até a próxima!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

11 Dicas Infalíveis de Fotografias de Paisagem
4.7 (93.85%) 52 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
  • Estou lisongeado com todas essas dicas, não há coisa melhor para nós fotografos iniciante e tambem o profissional, feito em uma linguagem simples formal e que todos compreende, excelente.

  • Boa noite, Simxer!
    Gostei muito das dicas. A grande questão, me parece, nas fotos de paiságens, é a profundidade de campo. Além, é claro de todos os outros cuidados que você cita nas suas recomendações. Sinto falta, no entanto, que nas fotos apresentadas, seja indicada as medidas de abertura, iso e exposição que foram utilizadas para esta captura. Certamente seriam uma boa referêcia para nós, amadores.
    Obrigado pelas dicas.
    Rubens Corrêa

    • Oi Rubens, obrigada pelo comentário.

      Realmente poderia ter ajudado, mas tenha certeza que todas as fotos postadas foram feitas com aberturas muuuito pequenas! Acima de f.8.0, porque tem muita paisagem e tudo em foco. Dependendo da quantidade de luz disponível, chega fácil a abertura f/22.

      Espero ter ajudado.

      Abração,
      Simxer

  • Adilson Nogueira

    Obrigado, pelas ótimas dicas

  • Olá, dicas importantes. Porém sempre ouço falar que aberturas pequena de diafragma retiram nitidez da foto, é verdade?

    • Não Luis, é justamente a abertura pequena (números AF grandes) que dão mais nitidez em grandes áreas da foto! :)Abraços, Simxer ​

  • Nas minhas fotos que faço com uma Rebel T5, algumas fotos ficam boas e outras eu perco. Sou amador. Há erros de composição, de julgamento de obturador e velocidade, senso de profundidade, do melhor ângulo. Fotos saem claras, sem o contraste que eu gostaria. Não me assusto de errar com a maioria, é normal errar muito. A minha lente é a básica 18-55mm e quero adquirir uma 75-300mm para fotos de paisagens.
    Por outro lado faço coisas não muito comuns para conseguir as fotos. Apoio a câmera em rochas elevadas, sacadas, não tenho tripé. Coloco graveto embaixo para ajustar o ângulo de ataque. Desço ao chão e fotografo prédios, árvores, pessoas. Elas parecem ganhar dimensão na foto. Busco várias fontes de luz. Procuro fotos das pessoas à vontade, pra o momento ser natural. Rodo a câmera para pegar as linhas de ângulo melhor. Improviso algo pra servir de tulipa, pode ser a palma da mão.

    É sempre uma magia fazer fotos.

    Algumas fotos minhas de paisagens estão aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=19http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=19

    • Que legal Bruno, gostei das fotos, está no caminho, muito bom seu comentário, obrigada por compartilhar sua experiência!!!
      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.