Top 10 dos erros na fotografia digital

Top 10 dos erros na fotografia digital

Há certos problemas e erros na fotografia que ocorrem normalmente, tanto com fotógrafos novos, quanto com os mais experientes. A boa notícia é que muitos deles são fáceis de corrigir com um pouco de conhecimento.

1 – Imagens borradas

Top 10 dos erros na fotografia digital

Uma das principais queixas dos fotógrafos amadores é que as suas fotos tendem a sair borradas. A resposta simples para esse problema é que geralmente não há luz suficiente chegando ao sensor, então a câmera se esforça para captar uma imagem nítida. Várias maneiras de resolver esse problema incluem o uso de um tripé ou um monopé – uma obrigação em condições de pouca luz, a escolha de um ajuste de ISO mais alto para velocidades mais rápidas do obturador, ou usar o flash para congelar qualquer movimento.

2. Muito contraste

Top 10 dos erros na fotografia digital

Uma fotografia com muito contraste tem uma forte diferença entre as áreas iluminadas – realce, e escuras – sombra, da imagem. Isso é muito evidente nas fotos tiradas em um dia ensolarado. Use o flash para preencher as áreas de sombras escuras, e tente subexpor a cena entre uma abertura (f-stop) e outra, para ver a diferença que faz.

3. Olhos vermelhos

Top 10 dos erros na fotografia digital

Apesar de olhos vermelhos serem facilmente corrigidos com um software de edição de imagem, é uma ótima ideia saber como evitar que ocorram. Eles aparecem geralmente em pessoas de olhos claros, quando o flash da câmera reflete as retinas. Você pode evitar que isso aconteça deixando de usar o flash embutido da câmera sempre que possível, além de observar o fato de que muitas câmeras possuem um modo automático de redução de olhos vermelhos. Outra técnica é fazer com que o assunto desvie o olhar da câmera na hora da foto, de modo a evitar o reflexo em seus olhos. Uma última dica, é que se o ambiente puder ser mais iluminado, de modo a incidir o máximo de luz nos olhos da pessoa, suas pupilas se estreitarão devido ao brilho da luz, e isso ajuda. Embora na maioria das situações, possa não ser prático.

4. Color cast (predominância de uma cor)

Top 10 dos erros na fotografia digital

Excesso de cor e tonalidade desbotada são dois problemas bem conhecidos na fotografia digital. Nela, podemos usar as configurações do balanço de brancos – WB, para lidar com este problema. Escolha “auto”, ou as definições WB adequadas à cena. Por exemplo, uma foto feita em ambiente interno tende a parecer laranja porque as lâmpadas incandescentes – de tungstênio, emitem luz laranja, ou “quente”. A configuração de tungstênio concebida para equilibrar este cenário, adicionará a cor azul.

5. Menos é mais

Top 10 dos erros na fotografia digital

Ao enquadrar e compor nossa fotografia, queremos criar algo interessante para os olhos, mas ao mesmo tempo evitar distrações excessivas. Normalmente, um ponto principal ou área focal é suficiente. Se você tem um ponto de foco no fundo, e uma distração – como pedras, em primeiro plano, corte a imagem com um zoom na direção principal objeto da cena, para evitar o item que está distraindo a atenção. Este efeito também pode ser conseguido mais tarde, com o software de edição. O ponto é ter uma foto onde o olho seja atraído para o foco principal.

6. Assunto à longa distância

Top 10 dos erros na fotografia digital

Em cada fotografia que fazemos, queremos que algo se destaque no enquadramento. Se o assunto estiver muito longe, ele não causará muito impacto. Você pode se aproximar usando uma lente zoom teleobjetiva de boa qualidade, ou cortar a imagem mais tarde com o software de edição. Lembre-se de fotografar a cena com a maior resolução possível, porque o corte reduz a qualidade.

7. Baixa resolução

Top 10 dos erros na fotografia digital

Uma foto em baixa resolução pode permitir-lhe guardar mais imagens no cartão de memória, mas é uma má ideia. Usar uma configuração de baixa resolução significa que a qualidade da imagem vai sofrer queda, e você não será capaz de imprimir fotografias grandes sem notar os pixels. Além disso, cada vez que salva um arquivo jpeg, ele perde um pouco da qualidade. Se começar com um arquivo pequeno, suas opções de edição ficarão muito limitadas. Compre cartões de memória adicionais e tire suas fotos com uma resolução maior, e evite arquivos de baixa qualidade!

8. Muito ruído

Top 10 dos erros na fotografia digital

O ruído digital é análogo aos granulados de uma fotografia feita com filme, são essas pequenas manchas disformes em sua imagem. Quanto maior o ISO, e mais ampliada for à foto, mais ruído será visível. As fotografias noturnas são propensas a ele, pois a câmera se esforça para registrar detalhes. Para reduzi-lo, use a maior definição de qualidade de imagem possível, e sempre utilize um tripé para que possa escolher a configuração ISO mais baixa, sem causar borrões.

9. Imagens subexpostas

Top 10 dos erros na fotografia digital

Uma imagem subexposta é aquela muito escura, onde não havia luz suficiente chegando ao sensor quando a foto foi tirada. Se vir na tela LCD que uma cena parece muito sombria e subexposta, você pode tentar aumentar a abertura para permitir que mais luz incida sobre ela. Você também pode ajustar a exposição em uma DSLR, selecionando o ‘+’ para adicionar mais luz, geralmente em ½ f-stop de acréscimo.

10. Imagens superexpostas

Top 10 dos erros na fotografia digital

Se sua fotografia está muito clara e sem detalhes, então ela está superexposta. Isto significa que há muita luz atingindo o sensor. A superexposição pode ser particularmente ruim em dias claros, ou com indivíduos de cor clara. Para corrigi-la, você pode tentar subexpor a imagem, escolhendo -0,5 ou -1 de brilho, e observando se mais detalhes são capturados com esse ajuste. Além disso, pode utilizar a medição pontual para obter resultados precisos – escolha uma área na imagem que esteja em um meio tom de cinza e use-a como diretriz para a medição da sua fotometria.

     Espero que gostem!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Texto original: Photography Tips

4.8/5 - (51 votos)

6 Resultados

  1. Renato Fogel disse:

    Seus artigos são muito bons e esclarecedores. Só tenho que te agradecer pois aprendo muito com essas aulas.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço o feedback Renato!

      Abraços,
      Simxer

  2. manoel disse:

    Legal, ótimas dicas, parabéns.

  3. @Yoda_Albino disse:

    Gostei do artigo e só não concordo em um ponto. Não acho que seja um erro o ruído, em algumas fotos dão até um charme mas, tem que saber usar e quando usar. ótimo site, parabéns.

    • fotodicasbrasil disse:

      Olá Yoda, obrigada pela leitura, e sim, sabendo usar poder ser um charme 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *