Dicas de Poses Para Grupos de Pessoas
Fotografar grandes grupos sempre é um desafio, tecnicamente falando por causa de lentes e distâncias focais, mas quanto mais você praticar esse tipo de fotografia, mais vai perceber que o
Conseguir boas fotos espontâneas podem ser um caminho longo de muito estudo e preparo, afinal pra conseguir se concentrar somente no que está acontecendo na sua cena, é preciso ter a segurança de dominar as técnicas fotográficas primeiro, e com as dicas certas, suas chances de resultados extraordinários aumentam e muito. Pensando nisso, eu traduzi especialmente pra você o artigo do fotógrafo Paquitanês Imran Zahid, que traz fotos de Omã, uma oportunidade de olhar através de outros olhos e cultura, espero que goste!
Fotografia de rua é um dos tipos mais temidos e incertos de fotografia, no qual quase nada está sob seu controle e quase tudo é baseado em sorte, persistência e na habilidade de ver e capturar o momento. Muitos fotógrafos novos que gostam de fotografia de rua por seu estilo e visual elegante/sincero geralmente ficam nervosos para realmente explorá-lo, pois isto exige muito tempo e devoção, habilidade de interagir com estranhos, e às vezes até a habilidade de lidar com o estresse, se as coisas derem errado.
©Imran Zahid
Além disso, a taxa de sucesso desses tipos de fotografia pode ser muito baixa, pois você fica com várias fotos abaixo da média quando você volta para casa e tenta editá-las. Muitos dos fatores que estão lá podem dar errado facilmente, tais como: foco inadequado, distrações no plano de fundo, etc., sem mencionar a necessidade de ocasionalmente encarar a raiva e os problemas de segurança das pessoas. Mas adivinhe só? Este é o motivo que torna a fotografia de rua tão satisfatória e realizadora, porque após tanta frustração, quando você consegue “a foto”, vale a pena todo o esforço que você fez!
Assim como em qualquer área, se você analisar cuidadosamente os problemas, você pode pensar em soluções que produzirão os melhores resultados com pequenas chances de fazer as coisas erradas. Eu não sou um fotógrafo de rua, mas com o tempo, eu criei uma lista de técnicas que funcionam para mim na maioria das vezes.
©Imran Zahid
Este é de longe o passo mais fácil para conseguir fotos interessantes. Procure por pessoas ou crianças mais velhas. Seus rostos são muito expressivos. Além disso, pessoas com roupas e estados emocionais únicos fazem suas fotos se destacarem devido à sua composição incomum.
©Imran Zahid
©Imran Zahid
A fotografia de rua se trata do ambiente completo. Você deve tentar guiar os espectadores do motivo até o plano de fundo. E para fazer isso perfeitamente, seu plano de fundo precisa estar relacionado. Destaque o seu motivo, mas tente colocar um plano de fundo significativo e discreto também. Não tente remover completamente ou usar um plano de fundo muito simples, pois isto pode não completar a história. Às vezes, um plano de fundo muito contrastante faz uma forte afirmação visual também. Brinque com cuidado, dentro dos limites.
©Imran Zahid
©Imran Zahid
É aqui que a fotografia de rua fica visualmente muito interessante. Mas também é difícil de dominar tais fotos, pois você precisa ser capaz de ver os ângulos certos e aprender como compor imagens, para que elas pareçam atraentes e interajam com o espectador. Se você aprender a aproveitar as oportunidades, você voltará com resultados impressionantes. Lembre-se, uma boa composição é sempre a chave para uma imagem bem sucedida.
©Imran Zahid
©Imran Zahid
Procure por reflexos bonitos no vidro ou água parada nas ruas. Condições de iluminação contrastantes durante o dia ou à noite também são muito dramáticas. Simetria e repetição também são muito agradáveis para se olhar.
©Imran Zahid
©Imran Zahid
É muito tentador fotografar em preto e branco por seu visual clássico e sua habilidade de reprimir muitas distrações do plano de fundo. Mas além destes motivos, você deveria tentar aprender outros aspectos do P&B, como sombras, texturas e contraste. P&B tende a dar um visual mais preciso às imagens também. Mas as cores também têm suas vantagens. Às vezes uma foto com cores é mais interessante do que uma em P&B, porque nós estamos acostumados a ver o mundo à nossa volta em cores.
©Imran Zahid
©Imran Zahid
Este é de longe o ponto mais importante da fotografia de rua. Antes de apertar o obturador, apenas pense se é a hora certa de tirar a foto. E se você esperar um pouco mais para ver se há uma boa oportunidade para um motivo mais interessante ou uma luz mais bonita? Na fotografia de rua, o momento é tudo – é isso que cria a história.
Abaixo estão mais algumas coisas que você deve considerar – elas podem ser úteis:
Quando você sair para fazer fotografia de rua, não espere que todas as fotos sejam obras primas. A fotografia de rua é muito desafiadora, então seja paciente e tente apreciar todo o processo da fotografia e não só os resultados finais. Tente improvisar enquanto aprende. Estes são apenas alguns pontos que eu reuni para mim mesmo e eles funcionam para mim. Com o tempo, você criará sua própria lista de dicas e truques, principalmente após você desenvolver sua visão e estilo. Eu trabalho no Oriente Médio, onde as pessoas geralmente ficam muito assustadas com câmeras e pessoas tentando fotografá-las. Mas se você tiver um sorriso gentil e amigável no rosto, e não estiver invadindo seu espaço pessoal agressivamente, então este se torna um processo agradável para todos, potencialmente gerando resultados muito gratificantes!
E você, tem alguma dica que poderia acrescentar pra conseguir boas fotos de fotografia de rua? Compartilhe comigo nos comentários!
Boas fotos e vamos juntos!