Foto Dicas Brasil Técnicas de Fotografia de Rua - Foto Dicas Brasil
2.688 views | by Simxer
Técnicas de Fotografia de Rua

Conseguir boas fotos espontâneas podem ser um caminho longo de muito estudo e preparo, afinal pra conseguir se concentrar somente no que está acontecendo na sua cena, é preciso ter a segurança de dominar as técnicas fotográficas primeiro, e com as dicas certas, suas chances de resultados extraordinários aumentam e muito. Pensando nisso, eu traduzi especialmente pra você o artigo do fotógrafo Paquitanês Imran Zahid, que traz fotos de Omã, uma oportunidade de olhar através de outros olhos e cultura, espero que goste!

Técnicas de Fotografia de Rua

 

Fotografia de rua é um dos tipos mais temidos e incertos de fotografia, no qual quase nada está sob seu controle e quase tudo é baseado em sorte, persistência e na habilidade de ver e capturar o momento. Muitos fotógrafos novos que gostam de fotografia de rua por seu estilo e visual elegante/sincero geralmente ficam nervosos para realmente explorá-lo, pois isto exige muito tempo e devoção, habilidade de interagir com estranhos, e às vezes até a habilidade de lidar com o estresse, se as coisas derem errado.

©Imran Zahid

Além disso, a taxa de sucesso desses tipos de fotografia pode ser muito baixa, pois você fica com várias fotos abaixo da média quando você volta para casa e tenta editá-las. Muitos dos fatores que estão lá podem dar errado facilmente, tais como: foco inadequado, distrações no plano de fundo, etc., sem mencionar a necessidade de ocasionalmente encarar a raiva e os problemas de segurança das pessoas. Mas adivinhe só? Este é o motivo que torna a fotografia de rua tão satisfatória e realizadora, porque após tanta frustração, quando você consegue “a foto”, vale a pena todo o esforço que você fez!

Assim como em qualquer área, se você analisar cuidadosamente os problemas, você pode pensar em soluções que produzirão os melhores resultados com pequenas chances de fazer as coisas erradas. Eu não sou um fotógrafo de rua, mas com o tempo, eu criei uma lista de técnicas que funcionam para mim na maioria das vezes.

Procure por rostos/emoções interessantes

 

©Imran Zahid

Este é de longe o passo mais fácil para conseguir fotos interessantes. Procure por pessoas ou crianças mais velhas. Seus rostos são muito expressivos. Além disso, pessoas com roupas e estados emocionais únicos fazem suas fotos se destacarem devido à sua composição incomum.

Procure por planos de fundo e primeiros planos relacionados ou contrastantes

 

©Imran Zahid

©Imran Zahid

 

A fotografia de rua se trata do ambiente completo. Você deve tentar guiar os espectadores do motivo até o plano de fundo. E para fazer isso perfeitamente, seu plano de fundo precisa estar relacionado. Destaque o seu motivo, mas tente colocar um plano de fundo significativo e discreto também. Não tente remover completamente ou usar um plano de fundo muito simples, pois isto pode não completar a história. Às vezes, um plano de fundo muito contrastante faz uma forte afirmação visual também. Brinque com cuidado, dentro dos limites.

Procure por algumas composições geométricas realmente bonitas

 

©Imran Zahid

©Imran Zahid

É aqui que a fotografia de rua fica visualmente muito interessante. Mas também é difícil de dominar tais fotos, pois você precisa ser capaz de ver os ângulos certos e aprender como compor imagens, para que elas pareçam atraentes e interajam com o espectador. Se você aprender a aproveitar as oportunidades, você voltará com resultados impressionantes. Lembre-se, uma boa composição é sempre a chave para uma imagem bem sucedida.

Procure por algumas condições experimentadas e testadas

 

©Imran Zahid

©Imran Zahid

Procure por reflexos bonitos no vidro ou água parada nas ruas. Condições de iluminação contrastantes durante o dia ou à noite também são muito dramáticas. Simetria e repetição também são muito agradáveis para se olhar.

Fotografe em cores e em preto e branco

 

©Imran Zahid

©Imran Zahid

É muito tentador fotografar em preto e branco por seu visual clássico e sua habilidade de reprimir muitas distrações do plano de fundo. Mas além destes motivos, você deveria tentar aprender outros aspectos do P&B, como sombras, texturas e contraste. P&B tende a dar um visual mais preciso às imagens também. Mas as cores também têm suas vantagens. Às vezes uma foto com cores é mais interessante do que uma em P&B, porque nós estamos acostumados a ver o mundo à nossa volta em cores.

Sempre espere pelo MOMENTO DECISIVO

 

©Imran Zahid

©Imran Zahid

Este é de longe o ponto mais importante da fotografia de rua. Antes de apertar o obturador, apenas pense se é a hora certa de tirar a foto. E se você esperar um pouco mais para ver se há uma boa oportunidade para um motivo mais interessante ou uma luz mais bonita? Na fotografia de rua, o momento é tudo – é isso que cria a história.

Abaixo estão mais algumas coisas que você deve considerar – elas podem ser úteis:

  • Seja gentil com seus motivos o tempo todo. Não tente explorá-los. Se eles não quiserem ser fotografados, deixe-os em paz. Você terá milhões de outras oportunidades. Fique preparado para pedir desculpas e sorrir e nunca confronte pessoas locais.
  • Familiarize-se com o local. Um pouco de planejamento nunca faz mal. Tente voltar ao mesmo lugar algum tempo depois. Você já estará familiarizado com as localizações e suas composições. Isso o ajudará a planejar suas fotos com antecedência.
  • Fale com as pessoas após fotografá-las. Dê a elas o seu cartão de visitas. Pergunte a elas se elas querem estas fotos e envie as fotos para elas como cortesia. Torne-as suas amigas. Isso será muito mais divertido e menos intimidador.

Conclusão

Quando você sair para fazer fotografia de rua, não espere que todas as fotos sejam obras primas. A fotografia de rua é muito desafiadora, então seja paciente e tente apreciar todo o processo da fotografia e não só os resultados finais. Tente improvisar enquanto aprende. Estes são apenas alguns pontos que eu reuni para mim mesmo e eles funcionam para mim. Com o tempo, você criará sua própria lista de dicas e truques, principalmente após você desenvolver sua visão e estilo. Eu trabalho no Oriente Médio, onde as pessoas geralmente ficam muito assustadas com câmeras e pessoas tentando fotografá-las. Mas se você tiver um sorriso gentil e amigável no rosto, e não estiver invadindo seu espaço pessoal agressivamente, então este se torna um processo agradável para todos, potencialmente gerando resultados muito gratificantes!

E você, tem alguma dica que poderia acrescentar pra conseguir boas fotos de fotografia de rua? Compartilhe comigo nos comentários!

Boas fotos e vamos juntos!

Artigo Original

 

 

 

Técnicas de Fotografia de Rua
5 (100%) 1 vote
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.