Foto Dicas Brasil Qual a Melhor Câmera pra Começar na Fotografia - Foto Dicas Brasil
914 views | by Simxer
Qual a Melhor Câmera pra Começar na Fotografia

Qual a Melhor Câmera pra Começar na Fotografia

Existem muitos modelos de câmeras fotográficas no mercado e a cada dia surgem novos com os preços mais variados. Pra quem está iniciando na fotografia é bem desafiador escolher uma marca ou modelo com segurança que será um bom custo-benefício. Eu sou uma aficionada por review, dificilmente eu compro alguma coisa sem assistir uns 10.523 vídeos e ler tantos outros artigos sobre o que quero comprar e ainda não domino, mas nem todo mundo está disposto a isso, e minha primeira dica é você se orientar com quem está alinhado ao seu tipo de interesse, então neste artigo vou falar qual a melhor câmera pra quem está iniciando na fotografia baseada na minha experiência profissional de professora de milhares de alunos iniciantes e intermediários.

Se você gosta de fotografar, de verdade, ou seja, se interessa em tirar fotos cada vez melhores, a sua câmera precisa ter uma característica determinante pra você conseguir estudar e evoluir na sua fotografia, ela precisa ter o Modo Manual! Se já tem uma câmera, basta olhar e ver se ela possui a Letra M no seletor de modos.

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

Sua Câmera Precisa Ter o Modo Manual

O Modo Manual permite você controlar manualmente a Abertura, a Velocidade e o ISO. Não adianta ter um carro, por exemplo, e ele só te levar onde ele achar melhor, pode ser conveniente algumas vezes, mas não sempre e nem a longo prazo. Esses 3 parâmetros estão presentes em todas as câmeras, a diferença é que em algumas não é possível controlá-los manualmente, e são essenciais pra dominar a luz e conseguir a exposição correta e efeitos desejados, como congelar uma imagem, ou gravar o rastro dela, ou ainda ter toda a cena em foco ou fazer aquele efeito incrível de fundo desfocado.

Qual o Melhor Tipo de Câmera

Antes de você decidir qual modelo você vai comprar pra começar sua jornada fotográfica, saiba que existem vários tipos de câmeras que podem se ajustar aos seus objetivos e também ao seu bolso, como você viu, tendo o Modo Manual, você poderá controlar a luz e reproduzir a maioria dos efeitos fotográficos. Eu criei esse fluxograma pra ajudá-lo a entender e escolher melhor o tipo de câmera pra você começar.

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

Clique para aumentar a imagem

Entendendo os Tipo de Câmera

Câmeras Compactas

As câmeras Compactas também chamadas point-and-shoot (aponte-e-dispare) ou saboneteiras, são desenvolvidas para operações simples. Possuem lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos, pode ser uma lugar pra começar, como, por exemplo, treinar composição fotográfica. Elas são fáceis de carregar e relativamente baratas. O contra é que a qualidade da imagem não é tão boa quanto às máquinas mais avançadas que ela, ou até mesmo alguns celulares.

Pra te orientar melhor, vou dar algumas sugestões de modelos pra cada tipo de câmera, estou me baseando em modelos que conheço ou já ouvi falar bem e, principalmente em reviews da www.dpreview.com que eu considero um dos melhores sites de review onde você pode também fazer comparação entre modelos, é em inglês e mesmo que você não entenda muito da língua ou das especificações técnicas, muitas câmeras tem um selo indicando a pontuação geral e se elas são ouro, prata ou bronze,  e isso pode te ajudar a decidir qual a melhor entre os modelos que você está pensando em adquirir.

Melhores Modelos de Câmeras Compactas

Como, por exemplo os modelos das câmeras compactas Sony Cyber-shot DSC-RX100 VII  que tem pontuação geral de 85% e prêmio de ouro e a  Panasonic Lumix DC-ZS200 com pontuação geral de 81% e prêmio de prata. Lembrando que essa pontuação é relativa a todas as câmeras da mesma categoria até à época do lançamento delas. Claro que você pode encontrar um modelo ainda melhor fazendo uma busca específica, que aliás, recomendo fortemente quando você for comprar uma câmera.

 

Câmeras Compactas Avançadas

As câmeras Compactas avançadas são câmeras que possuem muitos controles, os automáticos, que permitem tirar uma foto instantânea, e também o nosso querido modo manual, que você já sabe que nos dá total controle do resultado da nossa foto, geralmente tem sistemas ópticos e sensores superiores à das câmeras compactas, além do tamanho ser pequeno, caso seja isso que esteja buscando. É o tipo pra quem prefere uma câmera, mesmo que a qualidade não seja incrível, ao invés de investir em um celular top. A Fujifilm X100F e a Canon G1x, se saem bem nas avaliações.

 

Superzoom

As câmeras superzoom são muito populares e como o nome diz, possuem um zoom muito grande, chegando a 30x, 40x, 50x ou mais de zoom ótico, o que permite uma aproximação muito grande do motivo da nossa foto, são versáteis e tem evoluído bastante nos últimos anos, são mais voltadas pra fotografar por hobby porque ainda possuem limitações como o tamanho do sensor. Se já possuir uma e quiser estudar fotografia, vai conseguir melhorar muito os resultados das suas fotos, basicamente todos os princípios que ensino nos meus cursos de fotografia são aplicáveis também a esse tipo de câmera, mesmo elas não trocando de lente. E os modelos que podem fazer você começar bem, são as Sony Cyber-shot DSC-HX100V, Nikon Coolpix P950 e Nikon Coolpix P510. Essa categoria tem muuuuitas opções e você pode encontrar na Dpreview também como câmeras SLR-like (bridge), e só por curiosidade , esse bridge era porque essas câmeras eram consideradas a ponte entre as câmeras compactas e as DSLR.

Mirrorless

Outro tipo de câmera que tem evoluído muito nos últimos anos são as Mirrorless, elas juntam o melhor das compactas (tamanho, peso) e o melhor das DSRL, ou seja, trocam de lente e possuem sensores de alta qualidade, controle total no modo manual e ainda mantém os controles automáticos. A ideia seria entregar uma câmera de alto potencial para iniciantes e mais portabilidade para fotógrafos profissionais. Precisam melhorar no custo-beneficio, já que muitas ainda possuem um valor elevado e suas lentes podem ser mais caras que as de um DSLR, mas acredito ser uma questão de tempo elas ficarem populares, a cada dia que passa tenho mais alunos no meu curso Fotografe Já com esse tipo de câmera, e foi de lá que peguei as três sugestões a seguir: Canon EOS R5, Sony a9 II e Olympus OM-D E-M1 Mark II.

 

DSLR ou Câmera Reflex

DSLR de Entrada

Se você curte fotografia, com certeza já ouviu falar nas câmeras DSLR, são câmeras que unem controles totalmente manuais e uma seleção de modos automáticos, são as precursoras das mirrorless. Os grandes sensores das DSLR conferem qualidade superior na maioria das situações, principalmente em condições de pouca luz, como fotografar à noite. Lentes intercambiáveis permitem que elas sejam câmeras versáteis. Diferentes acessórios possibilitam vários tipos de fotos, se pensa em estudar e tirar o maior proveito dos seus resultados, é uma boa ideia começar com uma câmera DSLR de entrada. Existem muitos modelos no mercado, como as Canon EOS Rebel SL1, Canon EOS 1100D, Canon EOS 600D, Canon EOS Rebel T4i, Canon EOS 1200D, Canon EOS 700D, Canon EOS Rebel T6, Canon EOS Rebel T6i, Canon EOS Rebel T7, Canon EOS Rebel T7i e Canon EOS Rebel T8i entre as mais populares, e separei 5 resultados da Dpreview.

Clique para ampliar

 

E as Nikon D3200, Nikon D3300, Nikon D3400, Nikon D3500, Nikon D5100, Nikon D5200, Nikon D5300, Nikon D5500 e Nikon D5600, que eu também separei 5 modelos.

 

Clique para ampliar

Antes de passar pras câmeras intermediárias ou semiprofissionais, caso você esteja pensando que a sua câmera de entrada não está entre as escolhidas, primeiro, verifique a pontuação dela na Dpreview ou em outro site de review, segundo, qualquer câmera DSLR de entrada é excelente pra você iniciar na fotografia e estudar, já que elas possuem todos controles e permitem todos os ajustes necessários para qualquer tipo de técnica. Tenha em em mente que as câmeras fotográficas são ferramentas pra você conseguir a foto que sempre sonhou, mas o resultado está diretamente ligado ao quanto você se dedica a aprender dominar as técnicas fotográficas, já vi muita foto ruim saindo de câmeras profissionais e fotos incríveis feitas em câmeras de entrada, ou seja, o fotógrafo sempre será o diferencial. Uma outra dica é que em condições boas de iluminação e no automático, todos os níveis de câmeras entregam resultados parecidos, acredite.

DSLR Intermediária ou Semiprofissional

As câmeras DSLR intermediárias ou semiprofissionais também são excelentes pra quem está iniciando os estudos fotográficos, com a grande vantagem de você conseguir trabalhar profissionalmente com elas, eu mesma quando iniciei na fotografia profissional foi com uma câmera desse tipo, a Canon 40D, que tenho até hoje, e aprendi na prática as limitações e vantagens. Como essas câmeras tem o sensor cropado, tem a vantagem de aproximar mais uma imagem, o que leva alguns fotógrafos de esportes a preferirem esse tipo de câmera, da mesma maneira que o mesmo sensor pode trazer uma dificuldade em fotografar à noite, já que quanto maior o sensor, melhor nossas câmeras lidam com ISO alto. De novo quero lembrar que a câmera é uma ferramenta, se souber fotometrar corretamente e entender todas as limitações do seu equipamento, conseguirá resultados bem melhores de quem só usar o modo automático.

Melhores Modelos de DSLR Intermediária ou Semiprofissional

Seguimos com os modelos populares desse tipo de câmera, como as Canon EOS 50D, Canon EOS 60D, Canon EOS 70D, Canon EOS 80D, Canon EOS 90D, Canon EOS 7D e Canon EOS 7D Mark II.

Clique para ampliar

 

E as Nikon D7000, Nikon D7100 e Nikon D7200.

 

 

DSLR Avançada ou profissional

Definitivamente são as câmeras mais robustas e com mais possibilidades de ajustes, mas como diria Tio Ben (Stan Lee) “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” 😉

Como eu disse antes, câmeras de níveis diferentes possuem resultados parecidos no automático em boas condições de luz, mas quanto pior as condições de luminosidade, maiores chances de bons resultados com esse tipo de câmera, porém você precisa saber exatamente como configurar e ajustar a sua câmera, além, é claro de dominar as técnicas fotográficas! Esse tipo de câmera pode ser bem pesado, um dos motivos que as câmeras mirrorless podem vir a ser uma boa evolução, mas no geral são extremamente resistentes, com baterias absurdamente duráveis, lidam de forma excelente com ISO alto, possuem foco preciso entre outras vantagens.

Melhores Modelos de Câmeras Avançadas ou Profissional

Nesse tipo de câmera temos as excelentes Canon EOS-1D Mark IV, Canon EOS-1D X Mark II, Canon EOS-1D X Mark III, Canon EOS 5D, Canon EOS 5D Mark II, Canon EOS 5D Mark III, Canon EOS 5D Mark IV, Canon EOS 6D e Canon EOS 6D Mark II, entre os modelos mais populares, e a seguir as 5 câmeras com melhor pontuação na categoria avançada da Canon.

 

Clique para ampliar

 

E também as incríveis Nikon D4, Nikon D4S, Nikon D610, Nikon D750, Nikon D780, Nikon D800, Nikon D800E, Nikon D810, Nikon D810A e Nikon D850, com destaque pras 5 câmeras mais pontuadas nessa categoria e tipo.

 

Clique para ampliar

E só pra você ter uma noção de tamanho, olha a diferença entre uma Nikon de entrada, a D3200 e uma profissional D4s 🙂

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

 

Se a câmera tem alta resolução, então a foto sai boa?

Não é bem assim, é claro que nós ficamos buscando sempre câmeras com alta resolução, o mercado nos condicionou a isso, a acreditar que quanto mais alta a resolução de uma câmera, melhores fotos vamos conseguir.

Pra entender melhor, a imagem da nossa câmera é formada por vários pixels, como se fossem milhares de pontinhos que juntos fizessem nossas fotos aparecerem. Pixel é a menor parte de uma foto, é o átomo da nossa foto, você já deve ter ouvido falar em imagem pixelada, toda imagem que você aumentar ao máximo que conseguir, no Photoshop, por exemplo, você vai enxergar esses pixels. Simplificando bastante, a resolução das nossas fotos é medida em megapixel, ou seja, milhões de pixels!

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

Onde Realmente a Resolução Impacta?

Primeiro, no tamanho da impressão, basicamente, quanto mais resolução, maior potencialmente é o tamanho da impressão. Uma foto de 12MP, nós conseguimos fazer uma impressão aproximada de 36 cm x 24 cm em ótima qualidade, ou seja, resoluções maiores geralmente são mais desejáveis pela habilidade de imprimir imagens maiores.

Segundo, a resolução vai impactar nas opções de Recorte – Quanto maior a resolução, maior espaço nós temos para potencialmente recortar as imagens, geralmente evitamos grandes recortes, mas fotógrafos de esportes e vida selvagem frequentemente usam o recorte, porque eles podem não conseguir se aproximar o suficiente do assunto da foto, e ao mesmo tempo não querem que suas imagens finais contenham coisas desnecessárias ao redor do assunto principal, nesse caso, mais resolução é melhor!

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

Artigo Qual a Melhor Câmera pra quem está iniciando - Simxer Fotodicasbrasil

A resolução vai impactar também nas telas que estão cada vez maiores e com maiores resoluções, o que acaba colocando uma pressão maior nas câmera, mas é importante entender que ter esse conhecimento sobre resolução, entender como funciona e saber que em algum momento isso pode determinar a sua evolução, é muito importante, mas a gente pode ter a câmera com a maior resolução do mercado e a melhor lente, capaz de aproveitar ao máximo o sensor e ainda acabar com imagens mal executadas que não possuem detalhes o suficiente para fazer impressões de boa qualidade, sejam em tela ou papel. Além de ser capaz de aproveitar uma boa iluminação e compor cuidadosamente uma cena, você também precisa ter boas habilidades técnicas para produzir imagens nítidas, além de saber pós-produzir suas fotos. Câmeras de alta resolução basicamente “amplificam” tudo, seja o movimento da câmera causado por uma técnica ruim de apoio nas mãos, vibrações do obturador originadas pela câmera, uma técnica de foco ruim, tripé instável, uma brisa leve ou outras coisas que podem borrar as imagens. A resolução faz parte de um conjunto, onde o fotógrafo sempre vai ser a parte mais importante.

Espero que você tenha gostado, se gostou, compartilhe com seus amigos!

Até breve e vamos juntos!

Assinatura Simxer Fernandes

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.