Por ser amador, fotografo muito bem!

Por ser amador, fotografo muito bem.

Vejo a cada dia que passa as pessoas desvirtuando o significado da palavra amador, é muito comum ouvirmos fotógrafos “se desculpando” por certas fotos porque são amadores, quando na verdade eles querem dizer que são iniciantes. Amador é quem ama! Aquele que trabalha sem remuneração. Em contra partida temos os profissionais que são aqueles que exercem, por dinheiro, uma ocupação. E aqui estamos falando de duas artes, a fotografia e a “arte” de viver dela 😉

Existem muitos concursos onde os fotógrafos podem se inscrever em duas categorias: Amadores ou  profissionais, ou seja, são tratadas  como categorias distintas e uma exclui a outra, quando na verdade elas se complementam.

Outra coisa que me assusta às vezes são colegas de profissão reclamando que o mercado está difícil porque está cheio de amadores?! Ou que não adianta você estudar e se dedicar porque vem um “amador” e cobra mais barato! Bom, o mercado não está difícil, existem “clientes” pra todos os bolsos e qualidades técnicas, de iniciantes até aos especialistas, mas percebo que o amor dedicado à sua arte muitas vezes convence mais do que a exímia qualidade. Mas também desconfio que isso não é só na fotografia.

No meu workshop que é exclusivamente para amadores, e na sua maioria iniciantes, sempre tem um ou dois alunos que possuem mais de um curso e alguns que já estudaram fotografia até em outros países, mas que querem, justamente por serem amadores, participar  dessa atmosfera de 8 horas de fotografia, estudando, praticando, e também estando junto com outras pessoas que dedicam o mesmo amor que elas a essa arte, são alunos que vem de outros estados, que acordam muito cedo, mesmo tendo trabalhado até tarde, só pra poderem compartilhar a sua paixão.

Por isso tenho verdadeira convicção que este AMOR é o que realmente determina o fotógrafo que você é ou pelo menos é o vai te guiar pra conseguir chegar aonde deseja.

Pra se profissionalizar, hoje em dia temos a nosso favor o acesso aos equipamentos cada vez melhores e a Internet com todos os tipos de tutoriais, fóruns, artigos e conhecimento pra podermos estudar, nos qualificar e nos especializar, aqui mesmo no FOTO DICAS BRASIL é possível estudar muito, bastando somente ter vontade, disposição, e aquela faísca que todos nós que amamos fotografar, identificamos muito bem.

Por isso, acredito que a única coisa que não se aprende é o AMOR PELA FOTOGRAFIA, esse é resultados de muitas variáveis como nosso meio, os filmes, os livros, os lugares e as pessoas que cruzam o nosso caminho e despertam essa vontade de registrar todos os momentos!

 Eu tenho certeza que pra ser um BOM PROFISSIONAL, você precisa ser um BOM AMADOR e principalmente, conseguir manter essa essência na sua carreira ou no seu hobby.

É PRECISO SER AMADOR.

Eu sou, e você?

Abraços!

9 Resultados

  1. Mikio Kushida disse:

    Eu também tive muitos problemas por causa desse termo ¨Fotógrafo Amador¨ A maioria acha que ser amador é sinônimo de incompetência. Dizem: ¨Fulano é fotografo Profissiona¨l¨Temos que dar serviço para ele¨ Nunca consegui convencer ninguem que profissional é quem tira remuneração da fotografia. Mas o que fazer? Vi muitos profissionais trabalharem péssimamente e depois dizerem que a culpa foi da revelação (Quando era filme). Muito bom essas dicas suas. Parabéns!

  2. Cezar disse:

    Parabéns Simxer, gostei da definição. Tem previsão para o próximo workshop?

    • fotodicasbrasil disse:

      Ainda não Cezar, minha expectativa é fazer uma série deles assim que eu consegui um espaço na agenda que esse ano está bem concorrida :)Mas eu aviso, não se preocupe ;)Abração

  3. JOAO ALBERTO disse:

    Genial, gostei do modo com os termos foram diferenciados. Não há como negar que o termo "amador" é injustamente mal definido para muitas pessoas.

  4. jowanka disse:

    Oi Assinei o site.
    por favor sou amadora e estou perdida nas configuracoes. pode me ajudar qual eu uso para o dia e para a noite quero usa o modo manual. Obrigada.

  5. Gicely Fortes disse:

    Concordo completamente contigo! Porém, as pessoas que desconhecem o significado da palavra AMADOR identificam pessoas que não são "profissionais" como amadoras.

    Muito bom teu site!!! Cada vez mais estou aprendendo aqui. Continue assim, abraços!
    Gicely Fortes
    (Fotógrafa Iniciante)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.