Os 3 Maiores Erros em Fotografia Infantil

Olá fotógrafo!

A fotografia infantil pode ser muito desafiadora, eu tenho muita admiração por quem abraça essa área que normalmente é bem cansativa, mas igualmente recompensadora. Mesmo que não esteja pensando na fotografia como profissão, quem nunca quis fotografar os próprios filhos ou o aniversário de algum sobrinho, não é mesmo? Então as dicas desse artigo é do fotógrafo americano, de família, Brent Mail, e pode parecer até simples, mas acredite, os melhores resultados estão na simplicidade. Espero que goste!

Os 3 Maiores Erros em Fotografia Infantil

 

Após observar muitas famílias na praia nas férias, eu notei que a maioria dos pais, e também alguns fotógrafos profissionais estavam cometendo os mesmo 3 erros ENORMES quando fotografavam crianças. Eu podia ver os pais ficando frustrados e parecia que ninguém estava se divertindo.

Eu acho que posso resumir os 3 erros em uma única frase. “Ei crianças, por favor, sentem-se ali, olhem para cá e sorriam!”

Primeiro Erro: Pedir Para as Crianças se Sentarem Quietas: “Ei crianças, por favor, sentem-se…”

As crianças estão todas arrumadas para a sessão de foto e empolgadas, mas não sabem o que irá acontecer, então elas agem naturalmente – elas correm e brincam.

O fotógrafo e os pais tentam cercar as crianças, encontrar um lugar para fotografá-las e depois pedem para as crianças se sentarem, ficarem paradas e olhar para o fotógrafo. Já tentou isso? Isso vai contra o instinto natural das crianças – elas estão super empolgadas e precisam ficar paradas. Muito difícil de conseguir!

©Brent Mail

Solução – Deixe as crianças correrem e brincarem

Todas as crianças adoram correr e brincar. Esta é uma parte natural de ser criança, então por que não deixa-las fazer o que é natural? Algumas das melhores imagens que eu capturo são quando as crianças podem correr na praia ou no parque. Eu dou um passo a mais e crio jogos para as crianças brincarem, como pega-pega ou fazer os pais correrem atrás das crianças.

Há 2 coisas que acontecem quando as crianças podem correr e brincar:

– As crianças têm toda esta energia acumulada que precisa ser liberada, e agora elas podem usá-la. Isso é divertido para elas e elas se tornam crianças felizes e brincalhonas. É isto o que você quer.

– Pais e filhos podem relaxar e nós capturamos expressões faciais naturais, sem poses com sorrisos falsos.

©Brent Mail

Dica: Fotografe no modo esportivo ou prioridade de velocidade – use uma velocidade do obturador alta de 1/500 ou 1/1000 de segundo com foco automático AI Servo (foco automático de rastreamento). Quando as crianças estiverem correndo até você, uma velocidade do obturador bem alta e um foco automático de rastreamento permitirão que você capture toda a ação e que seus motivos fiquem em foco.

Erro 2: Pedir Para Sorrirem – “…olhem para cá e sorriam!”

Uau, este é bem grande. Eu acho nunca vi um pai não dizer “sorria” para seus filhos quando eles estão sendo fotografados. “Vamos lá crianças, sorriam. Deem um grande sorriso!”

Sim, às vezes nós conseguimos um sorriso, mas normalmente é um sorriso falso. Quem quer imagens de seus filhos com sorrisos falsos? Eu não 🙂

©Brent Mail

Solução – Seja o Palhaço

Você já levou seus filhos para o circo para ver um palhaço? Um palhaço realmente divertido, que faz as crianças rirem. Vá atrás do palhaço e fotografe as crianças – esses são sorrisos reais!

Então você (o fotógrafo) precisa se tornar o palhaço.

Como você faz isso? Quando você encontrar as crianças pela primeira vez, abaixe-se na altura delas e se apresente com uma voz bem alta e animada. Prepare a cena logo no começo, depois, quando você estiver fotografando as crianças, seja alto, seja engraçado, faça coisas engraçadas, como rolar os olhos, trombar nas coisas, dançar, ou faça as crianças o assustarem! Leve acessórios para entreter as crianças, como um nariz de palhaço.

©Brent Mail

Uma alternativa para isso é fazer os pais ou irmãos se tornarem o palhaço. Quando eu estou fotografando close-ups (após as crianças terem corrido e liberado toda a energia) eu peço para os pais ficarem atrás de mim e dançarem. Isto sempre deixa as crianças rindo e sorrindo – ver o pai dançar “Gangnam Style” é muito divertido para as crianças. Isso também é muito divertido para os pais.

Erro 3: Parecer Superior

Alguma vez alguém já chegou até você e o menosprezou? Como você se sentiu? Inferior, pequeno e insignificante? É assim que as crianças se sentem quando alguém as fotografa de cima. Elas se sentem intimidadas e isso não é divertido para as crianças.

Além disso, não há nada de especial nas imagens capturadas de cima, elas parecem fotos rápidas.

©Brent Mail

Solução – Abaixe-se

Quando eu encontro pela primeira vez as crianças que eu estou prestes a fotografar, eu me abaixo e me apresento. “Oi crianças, meu nome é “fulano” e nós vamos nos divertir muito hoje! Qual é o seu nome?” Eu me conecto com as crianças com uma voz bem animada. Daí em diante, as crianças sabem que eu estou do lado delas. Quando eu as fotografo, eu me ajoelho no nível delas, às vezes eu deito no chão para ter um ângulo bem diferente. Os pais adoram essas imagens, porque eles nunca viram seus filhos deste ângulo baixo, e as crianças não se sentem intimidadas, então elas relaxam e brincam comigo.

©Brent Mail

Resumo

Brincando na chuva – via Shutterstock

Então, na próxima vez que você for fotografar crianças, lembre-se destas 3 dicas. A sessão de fotos irá fluir e todos irão se divertir muito mais – incluindo você!

  1. Deixe as crianças correrem e brincarem.
  2. Seja o palhaço e faça as crianças rirem naturalmente.
  3. Abaixe-se no nível delas.

 

Conclusão

 

Quanto mais dicas você puder treinar e aplicar, mais fácil se tornará sua jornada fotográfica, espero que você possa fotografar muitas crianças e tenha a experiência incrível de ver todos felizes com os resultados que é capaz de conseguir! Se tiver alguma dica ou técnica especial, compartilhe nos comentários vou adorar saber!

Primavera – via Shutterstock

Cabo de Guerra– via Shutterstock

Ponta cabeça– via Shutterstock

Menina– via Shutterstock

Gurada-chuva colorido– via Shutterstock

 

Boas fotos e vamos juntos!!

 

Imagem em destaque – retrato infantil via Shutterstock

Artigo Original

18 Resultados

  1. Danielle Moraes disse:

    Muito obrigada por mais um post, simples, porém fará toda a diferença em nossas fotos.

  2. Pedro D disse:

    depois dessas dicas,vou fotografar o primeiro aninho da minha neta

  3. Pedro D Bueno disse:

    obrigado pelas dicas,quero fotografar o primeiro aninho da minha neta

  4. CRYS disse:

    OLÁ SIMXER, COMO SEMPRE SUAS DICAS SÃO ENRIQUECEDORAS E AJUDAM BASTANTE EM MEU DESENVOLVIMENTO, ESTOU CHEGANDO DE MANCINHO NA ÁREA DA FOTOGRAFIA, MAIS ESSA É UMA PAIXÃO UM POUCO ANTIGA E QUE CADA DIA PARECE CHAMAR MAIS A MINHA ATENÇÃO, POR ISSO COMPREI MINHA PRIMEIRA DSLR DE ENTRADA CANON T4i, POSSUO AS DUAS LENTES DO KIT 18-55 E 55-250 E ESTOU TENTANDO EXTRAIR O MÁXIMO QUE POSSO DELAS, COM TREINOS POIS NÃO COSTUMO SAIR MUITO DE CASA ENTÃO NÃO POSSO AINDA TREINAR MUITO EXTERNO EM LUGARES MELHORES, ATÉ ENTÃO ESTOU TREINANDO EM CASA MESMO COM MINHA FILHA DE 2 ANOS, MEU ESPOSO, E EM EVENTOS NA MINHA IGREJA, E OU NA RUA ONDE MORO QUE É CERCADA POR ÁRVORES… ESTOU ESTUDANDO SEMPRE QUE TENHO UM ESPAÇO DURANTE O DIA OU A NOITE, LEIO MUITO, PARTICIPO DE WORKSHOP ONLINE, JÁ FIZ TAMBÉM UM CURSO DE SEMANAS ANO PASSADO ONLINE PELA SHAW ACADEMY E GOSTEI BASTANTE TAMBÉM, AGORA PRETENDO FAZER UM CURSO AQUI MESMO EM MINHA CIDADE PRESENCIAL PARA MELHOR ME DESENVOLVER E APERFEIÇOAR MINHA ARTE, ESTOU AMANDO SEU BLOG E TAMBÉM RECEBO SUAS DICAS PELO WATS, AGRADEÇO MUITO POR PESSOAS PROFISSIONAIS COMO VC QUE SE PREOCUPAM EM COMPARTILHAR COM OUTROS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE SEUS ANOS DE TRABALHO, QUE VC CONTINUE TENDO MUITO SUCESSO EM TUDO QUE FAZ E QUE DEUS TE ABENÇOE. ABRAÇOS!

  5. Joao disse:

    Muito bom, obrigado

  6. GERSINILDES disse:

    Valiosa essas dicas !
    Com certeza ajudarão bastante

  7. Natanael disse:

    Ótimas dicas Simxer.. Como sempre arrasando!

  8. Teresinha Vicentini disse:

    Maravilhosas dicas! Obrigada!

  9. Auberto disse:

    Muito boas dicas..

    Adulto fazendo pose já não fica bom, imagina criança então…

    parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.