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Marketing - Isso é pra mim? Parte II
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Marketing – Isso é pra mim? Parte II

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Guest Post por Luciano Mello

Planejamento de Marketing para fotógrafos.

  Marketing – Isso é pra mim? Parte II

Como disse no texto anterior, em uma empresa composta por setores e  departamentos o Marketing afeta todos direta e indiretamente, mas para os fotógrafos a principal diferença é que nossa empresa somos nós mesmos. Podemos até funcionar da mesma forma que uma empresa grande, aliais é até bom seguir o exemplo de grandes empresas e suas técnica de marketing e administração, mas temos de observar algumas diferenças de extrema importância.

Quando uma empresa tem um objetivo, seja ele divulgar um novo produto, divulgar a empresa em si ou apenas a mudança de uma embalagem, seja ele qual for, cabe ao  profissional de marketing definir as estratégias.  Por exemplo, se uma empresa de refrigerantes, cria um novo produto como um energético, isto se deve ao fato de que foi notado uma grande oportunidade e potencial neste mercado, e vai caber aos marqueteiros definir para quem e a forma de como vai ser colocado a venda.  Cabe a estes profissionais também definir quais vão ser as ações de marketing a serem criadas para poder chamar a atenção dos consumidores alvos.  Acredite que para um produto chamar a sua atenção no  supermercado, muitos estudos foram feitos, quando se trata de “prateleiras de supermercado”, nada é obra do acaso, é um terreno muito bem estudado e disputado por diversas empresas.

Mas posicionar e vender sabão em pó se torna um pouco mais fácil do que que vender nossos serviços.

O primeiro passo a ser analisado em nosso planejamento de marketing é sem duvida nenhuma definir um ponto importante:

Produto

 Vou começar com uma pergunta simples e direta, qual é o seu produto?  O que você realmente vende?  Pense no que você realmente vende.

 Se você respondeu, fotografia, memórias, momentos, imagens, lembranças e tudo aquilo que geralmente se associa ao trabalho de captura e criação de imagens está erroneamente certo. Calma eu explico,  realmente podemos dizer que vendemos tudo isto, mas estes não são nossos produtos.

Marketing – Isso é pra mim? Parte II

Canetas Bic, Parker, Lamy e Montblanc

Todas estas empresas produzem canetas, mas nenhuma destas 4 se define como uma empresa que faz canetas, todas elas definem seus produtos como writing instruments, e cada uma delas foca num Mercado especifico com um publico bem definido.  A Bic faz produtos para facilitar  vida.  A Lamy vende um design diferenciado, já a Parker vende em suas canetas inovação, experiência e habilidade na manufatura de seus produtos, e a Montblanc define seus produtos pelo seu slogan “A arte de escrever” que são seus produtos luxuosos por seu acabamento de primeira e com muita tradição e historia, tanta historia que hoje o novo slogan dela é “A arte de escrever sua historia”.

Todas são companhias que inovaram e souberam valorizar o seus produtos e acima de tudo todas elas defendem uma filosofia própria  e alcançam seus mercados com produtos de altíssima qualidade tão diferentes, mesmo sendo “apenas” canetas.

Por trás destas empresas existe sempre um visionário e cada um deles moldado pelo seu ambiente, sua cultura e com suas historias pessoais que moldaram sua visão, acreditaram, planejaram e realizaram e o resto é historia.

Assim como eles temos que entender que nosso produto não é apenas fotografia e sim nossa visão, a forma como vemos o mundo, a fotografia é apenas o veículo de como você interpreta o mundo. Fotografia é arte, você é um artista, você é um criador que estuda e investe em seu conhecimento e se profissionaliza, transformando o seu poder de criação em um produto para um indicado público.  Pense no Tarantino, ele é um artista que vive de sua arte e produz filmes para um publico especifico, nem todos curtem seus filmes, mas ele faz filmes para si mesmo e sua audiência  que se identifica com sua visão.

Somos produtos e criadores de nossos ambientes sociais,  Tarantino sempre foi um apaixonado por filmes de ação, mas não apenas o seus gostos deram forma a sua visão, mas como o ambiente social dele, a família, os amigos e o trabalho, tudo isto influencia na sua carreira.

Identificar sua visão e o seu produto é de fato o primeiro passo para começar o seu plano de marketing.

 Quando falamos de visão artística tudo pode ser de certa forma um pouco subjetivo, por isto, tome cuidado para não se alongar no lado filosófico e pense de forma mais objetiva e direta.

Por exemplo, cada uma destas imagens tem uma linguagem diferente e atingem públicos distintos.

Marketing – Isso é pra mim? Parte II

Mas o que realmente significa atingir um público diferente para a indústria da moda?

Imagine você sendo um empresário que precisa fazer um catálogo da sua grife, uma marca de roupas femininas direcionadas ao público juvenil, ou seja,  meninas de 13 a 19 anos que curtem a cultura hipster. Qual dos estilos acima mais se identifica com o seu público alvo?

Tanto os editores e publicitários sabem que para atingir o público certo na forma correta, a escolha da imagem é de extrema importância, afinal a imagem é o primeiro contato visual do consumidor com um produto ou marca. Para os seus clientes suas fotos devem ser um veículo eficiente que se comunique com um grupo de pessoas que são atraídas pelo o seu estilo, sua visão.  Em resumo, a sua visão é o que vai indicar o seu publico alvo e para muitos clientes a sua “audiência” é a mesma que o publico alvo dele.

Marketing – Isso é pra mim? Parte II

A foto acima e a destacada no post, são de autoria de Anna Maltseva,  suas imagens tem  em comum modelos tatuadas, um estilo de luz e sombras contrastada e sensualidade.

Estas fotos se comunica com um tipo especifico de público, o seu apelo visual atrai um grupo de pessoas que se identifica com este estilo de imagens.   Em quais destas revistas você acha que veria estas fotos publicadas como editorial?

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Fica bem fácil pensar na revista Inked, pela semelhança dos estilos e por terem o mesmo público alvo, que tem os mesmos interesses e gostos.

Além do Mercado editorial existe um grupo de empresas que precisa se comunicar com o mesmo público.  Vamos falar disto um pouco mais para frente.  Mas fica claro que a definição de sua visão não é só o seu principal produto mas também o seu principal diferencial.

Quando falamos de fotos editorias ou de moda fica fácil definir os estilos, mas e quando não trabalhamos para empresas e sim com consumidores diretos, estas regras se aplicam da mesma forma?

A resposta, em principio sim.

Marketing – Isso é pra mim? Parte II

  Estas imagens mesmo sendo similares apelam para públicos específicos dentro de um mesmo produto

A principal diferença é, quando trabalhamos com empresas, na maioria das vezes isto já vem claro e praticamente mastigado para nós, mas quando lidamos com as pessoas em geral, vamos ter que descobrir diretamente deles, e nem sempre isto virá de forma mastigada e pronta para você.

É sempre bom lembrar que a busca pela visão é sempre um aprendizado eterno, como artistas estamos sempre mudando de acordo como nossa cultura e mundo que nos influenciam descobrir seu estilo pessoal pode demorar um pouco, mas não tenha presa, pois como disse antes, não há nem certo nem errado nesta questão.

E como profissionais criativos, temos que ser hábeis para descrever em poucas palavras o que nos define como artistas.

No caso de um mestre da pintura como Picasso  é fácil perceber as mudanças de tantos estilos como vemos nestas pinturas dele.  Mas ao mesmo tempo percebemos claramente que ele mantem um mesmo grupo de características em comum e geralmente são estas características que definem ele como artista.

Marketing – Isso é pra mim? Parte II

“Levei quatro anos para pintar como Rafael,

mas uma vida inteira para pintar como uma criança.”

– Pablo Picasso

 

No terceiro e último artigo dessa série, você vai ter um passo a passo simples e objetivo de como criar um planejamento de marketing pra ajudar na decolagem da sua carreira!

Leia aqui o primeiro artigo da série!

Marketing – Isso é pra mim? Parte II
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Sou fotógrafo profissional, amo o que faço, e sempre me esforço para oferecer o melhor. Trabalho com fotografia desde 1989 com diversos trabalhos publicados em várias revistas brasileiras, como Playboy, Interview, Nova, Capricho, entre outros. Eu também trabalhei com designers de moda e agências de modelos como Ford, Elite, L'Equipe, entre outros. Depois de uma temporada de 7 anos nos Estados Unidos, onde trabalhei com diversas empresas, agencias, revistas estou de volta ao Brasil e atualmente alem de projetos pessoais e clientes de publicidade escrevo o Fotobusiness, um blog voltado ao empreendedorismo para fotógrafos.

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