Equipamentos e acessórios para fotografar casamentos

Imagem-destacada-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Complementando o artigo “Dicas para fotografar casamentos”, vamos a segunda parte onde falaremos dos equipamentos e acessórios para este tipo de fotografia.

Você ainda não fotografa casamentos e quer saber em quais equipamentos e acessórios investir para fazer fotografias nesse tipo de eventos? Já é fotógrafo de casamentos, mas fica sempre na dúvida do que levar? Deseja aprimorar suas técnicas através de equipamentos e acessórios específicos para casamentos? Veja este artigo e tire suas dúvidas.

Flash excelente

Flash-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Se o flash de sua câmera não é excelente, você precisará adquirir um. Este é um investimento importante na fotografia de casamento, já que aqui no Brasil a maioria dos casamentos acontece principalmente à noite. Também por ser um evento dinâmico, com muitas fotos sendo feitas a todo momento, é essencial que o Flash escolhido tenha um tempo de recarga rápido, não dá pra perder o beijo da noiva porque o flash ainda não recarregou, né? Mas fique tranquilo, se o seu flash for recente, ele provavelmente terá um tempo de recarga bom.

Cartões de memória com muitos GB de capacidade

Cartões-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Invista em vários cartões de memória com muito espaço e excelente qualidade, sempre originais! É lá que o seu trabalho será armazenado e você precisa guardá–lo com segurança. Fotografe tudo sem medo, pois espaço é o que não poderá faltar!

Aliás, espaço, esta é outra peculiaridade da fotografia de casamento, são muuuitas fotos porque é um evento longo, então credito que se você estiver fazendo isso profissionalmente, estará fotogrando em RAW, se não, leia o artigo “Raw, isso é pra mim?” porque é importante que o faça.

E como você já sabe, as fotos em RAW são gigantescas, o que acaba fazendo você precisar de muito espaço.

O tamanho dos cartões é algo discutível, tem que defenda que é mais seguro ter vários cartões, porque se der defeito, você não perde tudo. Eu particularmente concordo com um amigo que trabalha só com um cartão enorme e brinca dizendo que não adianta trabalhar com dois cartões, porque se você perder um, não poderá dizer pra noiva ficar tranquila porque você SÓ perdeu a cerimônia, ou SÓ a recepção;)

O fato é que você precisa investir em qualidade e redobrar os cuidados, fazendo backups assim que sair do evento, usando aquelas “unidades de armazenamento portáteis” tipo o Wolverine (que não está mais disponível para vendas no site do fabricante), mas é só buscar um similar. Se você conhece um bom substituto, compartilhe com a gente nos comentários!

As câmeras profissionais modernas já possuem sistema de backup, ou seja, elas gravam em dois cartões ao mesmo tempo, o que significa… mais cartões que precisam ser adquiridos, mas também muitos mais segurança para você e seu cliente.

Lentes específicas

lentes-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Para fotografar casamentos, o ideal é que você tenha duas lentes específicas, uma de zoom e outra grande angular. As lentes zoom claras, de abertura f/2.8 são excelentes e, se você puder adquirir uma dessas, ótimo, você ganhará muito em flexibilidade! As lentes bem claras servem para você fotografar com mais qualidade e mais conforto também, como foi dito estaremos fotografando na maior parte do tempo à noite.

Durante muito tempo a 28-70mm ficou como sendo uma ótima opção para a fotografia de casamento, e ainda é, mas é possível trabalhar com outras distâncias focais. Quanto mais lentes de qualidade você tiver, mais fácil se tornará seu trabalho!

Como você vai usar essas lentes, fica por conta um pouco do tipo de fotógrafo que você é. Muitos optam por trabalhar com duas câmeras, cada uma com uma lente que se complementa, assim você garante a qualidade de todos os ângulos, sem arriscar perder nada enquanto estaria trocando de lente.

Dentro da minha experiência, ficou claro pra mim que existem equipamentos vitais para realização de um bom trabalho, mas vários outros são mais para o conforto do fotógrafo do que necessariamente condição básica para trabalhar.

Por exemplo, é possível fotografar um casamento com uma lente 28-135mm, não é a lente ideal e provavelmente você sentirá dificuldade pela falta de um ângulo aberto que possa enquadrar toda uma igreja, por exemplo. Neste caso você precisa avaliar o tamanho do casamento, literalmente o tamanho do lugar e principalmente custo x benefício. Eu acredito que todos os investimentos necessários para este tipo de fotografia, investir em lentes de qualidades, vale muito a pena, mas desde que você esteja realmente precisando.

Baterias e pilhas extras

Pilhas-e-baterias-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Como serão feitas muitas fotos por diversas horas, jamais esqueça de levar baterias e pilhas extras. São necessárias pelo menos duas baterias e 2  jogos de pilhas de qualidade sobressalentes para o flash. Esteja prevenido!

Aqui entra uma observação, as câmeras profissionais possuem baterias que duram absurdamente! Apesar de ainda ser de praxe trabalhar com 2 baterias, você verá que em muitos casos não usará a segunda.

Já no caso das pilhas, as recarregáveis, claro, quanto maior a sua amperagem, medida por mAh, mais duram. Eu tenho 16 pilhas da Lenmar R2G (2150mAh) que nunca me deixaram na mão!

Outro investimento que valeu cada centavo, foi o carregador de pilhas BC-700 da La Crosse Technology , ele tem várias características e possibilidades de carregamento que são vitais pra quem está sempre usando muitas pilhas, a principal dela é você poder visualmente identificar a carga de cada uma e carregá-las somente o que precisa, além de funções como zerar a pilha e recarregar vários ciclos, aumentando assim a vida útil delas, ou seja, um “canivete suíço”  das pilhas.

Você também pode considerar a compra de um “Battery Pack” para o modelo do seu flash, este daí é para o SB900 da Nikon, e como o nome sugere, ele é um equipamento que fica com mais pilhas reservas e é conectado ao seu flash, não necessitando a troca durante o evento.

Bolsa

Acomode seu equipamento e seus acessórios em bolsas de qualidade, resistentes e seguras. São fundamentais para que nenhum equipamento se perca durante o evento todo e também para facilitar a guarda e troca de acessórios. Acomode nela tudo o que precisar, além do contrato firmado com os noivos e um bloco de anotações, caso tenha sido recomendada alguma situação específica de foto pelos contratantes.

Fique muito atento aonde você deixará seu equipamento, sempre converse com alguém responsável pela igreja ou evento e certifique-se que sua bolsa ficará segura. Muitas vezes não é possível guardar em nenhum lugar, ficando no fundo da igreja em cima de algum banco, ou em uma sala que não tem chave, por isso só leve o essencial e mantenha seu equipamento devidamente segurado.

Câmera de qualidade

Você não precisa ter um equipamento caríssimo, top de linha e dos mais modernos, mas precisa de câmeras de marcas confiáveis e que façam um bom trabalho. É muito difícil falar em fotografia profissional de casamentos e não pensar em CANON e NIKON. São empresas sérias e que você sabe que desenvolvem equipamentos de qualidade. Invista de acordo com seu conhecimento técnico e o mercado que pretende atuar, se não fizer ideia de como um buscar um modelo, este artigo “Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional? Aprenda a decidir você mesmo!” pode te ajudar. E se não souber fotografar no modo manual, ou tiver dificuldades com fotometria, meu ebook, pode resolver isso pra você 😉

Tripés

São essenciais para fazer fotos usando baixa velocidade do obturador e também para fotografar grupos. Dessa forma, você fará uma abertura estreita e garantirá que todos sairão na foto. Você pode, inclusive, utilizar um controle remoto para disparar a fotografia, sem necessidade de apertar o botão do obturador.

O tripé também é fundamental se você fizer fotos dos noivos à noite, em áreas externas. Para isso, precisará desligar o flash embutido e acomodar a câmera em um tripé.

Utilizando um tripé para fazer fotos internas, você terá a certeza de que as fotos não sairão tremidas.

Claro que nem em todas as situações será possível usá-lo, e dependendo da dinâmica do casamento, eu diria até impossível, mas usei muitas vezes, com sucesso, um monopé, que é mais leve e fácil de carregar.

E se realmente não for possível usá-lo, certifique-se de estar com um bom flash.

Vários corpos de câmera

corpos-de-cameras-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

Como garantia, é recomendável que você leve um segundo corpo de câmera, caso um deles pare de funcionar por algum motivo. Outra justificativa para mais corpos de câmera é que você pode colocá-los em volta do pescoço, alternando as lentes sem precisar de trocar as câmeras, como dissemos mais acima, pois cada uma ficaria uma lente específica. Neste caso, eu indico você a investir em correias confortáveis, porque dependendo do peso da câmera, elas poder fazer pequenos cortes no pescoço.

Revisão nos equipamentos

Antes do casamento, de preferência uns dias antes, faça uma revisão em seus acessórios e equipamentos e garanta que tudo esteja em perfeito funcionamento. Mesmo assim, não se arrisque e leve tudo sobressalente, afinal, estamos nos referindo a um evento importante e que não deverá se repetir…

Mantenha um kit de sobrevivência

kit-sobrevivência-Equipamentos-e-acessórios-para-fotografar-casamentos

O nome que coloquei aqui pode até ser engraçado, mas é mais ou menos isso o que você deverá preparar: um estojo com objetos que garantirão a sua sobrevivência durante o casamento. Tenha sempre à mão uma nécessaire ou um estojo, com dinheiro, documentos, água e barra de cereais. Isso porque enquanto os outros comem e bebem, você precisará fotografar tudo e não terá muito tempo para cuidar de si. Além do mais, você chegará na cerimônia em torno de duas horas antes do início. Coma bem, beba líquidos, esteja bem descansado, porque você trabalhará muito, dependendo do tamanho dos casamentos que atuará, seu trabalho poderá ser de 10 a 14 horas!

Espero que depois destes dois artigos, você se sinta mais preparado para fotografar casamentos.

Lembre-se de baixar nosso BÔNUS “Checklist Fotografias de casamento” com 70 sugestões de fotos que não podem faltar no seu evento.

E se tiver alguma dica para acrescentar ao que foi dito, ou alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!

        Hasta!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

12 Resultados

  1. Caveira66 disse:

    Boa noite!
    Mestra,
    Sua experiência e sua opinião é o que conta para mim.
    Já tenho um flash SB28, vou investir em um mais moderno
    e deletar o iluminador de Led, e pensando bem deve incomodar
    ter aquela luz na direção dos olhos.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  2. Caveira66 disse:

    Boa noite!
    Mestra,
    Vou tentar descobrir um fornecedor por aqui.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • fotodicasbrasil disse:

      EU, não gostei do resultado quando testei! Como cobria casamentos, trabalhava muitas vezes com um cinegrafista junto e como a luz dele sempre ajudava, acabei comprando uma luz contínua e odiei o resultado, acabou atrapalhando mais que ajudando e nunca mais usei.
      Bom, essa foi minha experiência, talvez algum outro fotógrafo possa dar dicas para melhores resultados.

      Obrigada por perguntar.

      Abraços,
      Simxer

  3. Caveira66 disse:

    Boa noite!

    Mestra,

    Lembrei de alguns produtos que eu tinha salvo nos favoritos.

    Pilhas Mox:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600239886-
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-602451738-
    http://galloshop.com.br/products/MOX-AAA-Pilhas-R….

    Carregador de Pilha Alcalina e Recarregável:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590485557-
    http://www.c3technology.com.br/2013/produto.php?i….

    Acredito que usar pilha alcalina seja uma boa opção elas tem 1.5 volts e 1500mAh as recarregáveis

    são de 1.2 volts, a amperagem vai depender do modelo, no link acima tem pilha de até 4600mAh.

    Realizei alguns teste com alcalinas e recarregáveis de 2500mAh em Flash Nikon SB28, as pilhas

    recarregáveis de 2500mAh foram totalmente carregadas em carga lenta. As filhas alcalinas tiveram

    uma resposta muito melhor que as recarregáveis, acredito que por sua voltagem ser 1.5volts.

    A vantagem da alcalina é que se encontra em qualquer esquina, já o carregador de pilhas alcalinas

    não é tão fácil de encontrar , pelo menos o modelo C3 Tech Uc-chg4 (4 Pilhas) o modelo

    UC-CHG2(2pilhas) tem no site Boa Dica, link abaixo.
    http://www.boadica.com.br/pesquisa/carregadores/p

    Pilhas e carregador que eu tenho:
    http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:3949
    http://www.emania.com.br/home/produto/codigo:4114

    Esse carregador é de carga lenta, carregar pilhas de 2500mAh leva 17 horas.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento

  4. Caveira66 disse:

    Boa noite!

    Mestra,

    Muito bom mesmo.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  5. Sika disse:

    Valiosíssimas suas dicas, parabéns, gostei muito. Três situações desagradáveis destacadas por você já ocorreram comigo no passado: não levar um corpo reserva, estrear equipamento no casamento e não contratar ajudante. Passei o maior sufoco certa vez por não dar valor a esses quesitos. Meu equipamento novo pifou na entrada da noiva e eu não tinha outro, nunca transpirei tanto como naquela noite, fui salvo porque na igreja uma pessoa estava com uma DSLR de entrada e, vendo meu apuro, acho que se compadeceu de mim e me emprestou na hora; mais tarde descobri o que havia se passado e pude continuar fotografando com a minha máquina, mas foi terrível. Isso comprova a importância de duas outras coisas que você também destacou: só trabalhe com equipamento que você já conhece bem e domina todos os comandos e, de preferência, contrate um ajudante. O que passei eu não desejo pra ninguém!

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Sika, essas situações são bem comuns até, que pena que você precisou passar por esta amarga experiência. Eu até escrevi um artigo aqui, o "Erros, se aproveite de minhas falhas" – https://fotodicasbrasil.com.br/erros-aproveite-fa… Na tentativa de ajudar um pouco pra diminuir essas experiências ruins e que são fáceis de cair, principalmente pra quem está começando.

      Muito obrigada por compartilhar com a gente!

      Abraços,
      SImxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.