Foto Dicas Brasil Dicas Para Usar Luz Natural em Fotografia Still - Foto Dicas Brasil
©MANDI JOHNSON
1.940 views | by Simxer
Dicas Para Usar Luz Natural em Fotografia Still

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

A fotografia Still também pode ser considerada uma expressão artística, além do seu objetivo principal de ser fotografia de produto,  e neste artigo que eu traduzi pra você da fotógrafa americana Mandi Johnson, trago um dos elementos mais importantes para excelentes resultados: A luz!

Mesmo com as suas fotos e esquemas utilizando comidas, tenha em mente que isso poderá ser reproduzidos para muuitos tipos de fotos! Espero que goste!

DICAS PARA USAR LUZ NATURAL EM FOTOGRAFIA STILL

 

©MANDI JOHNSON

Usar a luz pode ser o aspecto mais desafiador da fotografia. Então você tem uma janela? Bem, o que você faz com isso agora? Como você direciona a luz, muda drasticamente o humor de suas fotos. Mas adivinhe só? Você não precisa de nenhum equipamento chique para fazer isso! Vamos falar sobre meus três estilos favoritos de iluminação para fotografia still e como você pode recriar estes visuais em sua própria casa.

DIFUSÃO DA LUZ

Por favor, note que para cada uma dessas configurações você precisará usar painéis completamente brancos (Rebatedores) ou adesivos em suas janelas para difundir e rebater a luz. Se você estiver fotografando em um dia nublado, isto pode não ser necessário.

ILUMINAÇÃO DRAMÁTICA

A foto acima é um exemplo de “chiaroscuro” na fotografia. Tradicionalmente é uma técnica de pintura usada principalmente por artistas da Renascença como Rembrandt, é o contraste dramático de luz e sombras em uma imagem. O que quer que esteja iluminado na imagem se torna o ponto focal, destacado pela escuridão ao redor. Esta técnica de iluminação cria vinhetas ricas e melancólicas.

©MANDI JOHNSON

A cena acima foi cuidadosamente preparada para direcionar luz para o lado do meu motivo, enquanto mantinha os itens do plano de fundo nas sombras.

Para criar este visual, você precisará de tábuas escuras e provavelmente fita adesiva, você precisar bloquear parte da luz que entra pela janela. Para o meu pano de fundo, eu usei uma lousa (quadro) preto, embora a textura dele não possa ser vista porque eu não permiti que entrasse luz o suficiente para mostrá-lo. Minha Black Flag (bandeira negra*) é um pedaço de espuma preta, e para o meu chão eu usei tábuas de madeira com textura. Se você quiser um contraste ainda mais escuro para destacar seu motivo, você pode tentar usar um chão preto, como uma lousa preta, madeira escura ou um pano preto.

*Uma  “Black Flag” – bandeira negra – é apenas algo escuro para absorver/bloquear a luz. Bandeiras negras são úteis para sombrear a câmera e porções de um motivo e também são excelentes ferramentas para criar sombras dramáticas.

©MANDI JOHNSON

Prepare sua composição conforme mostrado no diagrama acima, configurando seu pano de fundo e sua bandeira negra com itens pesados encontrados em sua casa, como latas de tinta ou baldes. A bandeira negra que você usar pode ser qualquer objeto escuro, como um pedaço de espuma preta, uma tábua coberta com pano preto, ou uma verdadeira bandeira negra desmontável feita para usar na fotografia. É importante que o que quer que você use para isto não seja refletivo, porque nós queremos absorver a luz, e não refleti-la de volta para o motivo.

O objetivo principal em sua composição deve ser controlar rigidamente a luz. Garanta que o plano de fundo fique coberto em sombras e que o seu objeto esteja levemente dentro do alcance da luz da janela. Um contraste extra pode ser criado pendurando uma bandeira negra (como um papelão preto) para evitar que a luz atinja o primeiro plano do chão em frente do motivo.

©MANDI JOHNSON

Veja esse drama! Eu acho que estas cenas melancólicas são perfeitas para esta época do ano, quando suéteres aconchegantes e vinho quente estão próximos de nossos corações.

©MANDI JOHNSON

ILUMINAÇÃO BRILHANTE E ETÉREA

A estilização brilhante e aerada é uma tendência na fotografia de produtos e comidas. O uso de branco, muita luz e acessórios escassos trazem uma sensação nova e refrescante à imagem. Este estilo de fotografia é essencial para muitos fotógrafos de comida, mas funciona bem principalmente com receitas de verão.

©MANDI JOHNSON

Esta configuração com iluminação de fundo é maravilhosa para criar interesse, enquanto destaques generosos são criados pela luz que vem de cima e ao redor de seu motivo iluminado por trás. Esta também é a maneira mais fácil de criar um plano de fundo sem nenhuma sombra atrás de seu motivo.

Para criar este tipo de imagem cheia de luz, você precisará de um chão branco e algumas peças grandes de espuma branca. Para o meu chão, eu usei tábuas pintadas de branco para dar mais interesse à imagem, ao invés de usar uma superfície branca lisa, como uma espuma branca ou madeira compensada pintada. Você pode criar textura com um chão branco adicionando outros elementos brancos, como toalhas de pesa em camadas, papel branco amassado, renda ou qualquer coisa que você possa imaginar. Apenas deixe seu chão predominantemente branco para trazer o máximo possível de luz à sua imagem.

©MANDI JOHNSON

Prepare sua configuração conforme mostrado no diagrama acima, com seu motivo na frente da janela, inclinado levemente para ajudar a luz a vir em um certo ângulo, ao invés de diretamente por trás do motivo. Use espuma branca ou rebatedores desmontáveis para refletir a luz da janela de volta para a frente do motivo. Sem os rebatedores, seu motivo ficará perdido com a luz explosiva que vem da janela. Rebatedores maiores darão a melhor luz difusa na frente de seu motivo, mas para fotos com close, segurar pedaços de papelão branco pode ser o suficiente para iluminar adequadamente a frente de seu motivo.

©MANDI JOHNSON

Esta configuração brilhante fornecerá sombras limitadas e muita luz. O interesse é criado pela quantidade de destaques conseguida pela iluminação de fundo da janela. Tão aerado e refrescante né? Isso me faz querer limpar minha casa toda! Mais ou menos 😉

©MANDI JOHNSON

ILUMINAÇÃO UNIFORME

Ainda está escolhendo seu estilo para fotografar em locais fechados? A iluminação uniforme é um bom lugar para começar quando você estiver tentando tirar fotos consistentes e de qualidade. Tudo se trata de meios termos, considerando sua flexibilidade com panos de fundo, cores e acessórios de estilização. Eu considero este estilo de iluminação a “baunilha” do mundo da fotografia, mas comum , não é algo necessariamente ruim!

©MANDI JOHNSON

Para criar uma imagem iluminada uniformemente, você deve preparar uma caixa de luz improvisada perto de sua janela. Para fazer isso, tudo o que você precisa é de dois pedaços grandes de papelão branco (ou um rebatedor branco desmontável). Se você não quiser um plano de fundo branco, então você só precisará de um pedaço de espuma e qualquer material de plano de fundo que você quiser.

©MANDI JOHNSON

Para conseguir uma imagem iluminada uniformemente com aparência natural, você deve posicionar o rebatedor branco paralelamente à sua janela, o mais próximo possível de seu motivo, sem que o rebatedor invada sua imagem. Isto irá refletir a luz da janela para que você consiga luz dos dois lados do motivo, com a luz da janela sendo um pouco mais forte do que a luz refletida pelo rebatedor. Isto fornecerá sombras suaves do lado do rebatedor da imagem.

Para uniformizar ainda mais a iluminação, eu gosto de usar um pano de fundo branco para refletir a luz de volta para o motivo. Isto não é necessário, embora seja minha preferência pessoal. Você pode tirar o pano de fundo se quiser mostrar sua casa na imagem, ou usar um pano de fundo com tom médio e alguma textura, como uma tábua coberta com tecido, ou até mesmo papel de parede. Quanto mais longe o pano de fundo estiver de seu objeto, menos sombras você terá nele. Você também pode inclinar o pano de fundo para que o topo dele se incline um pouco para trás, ajudando a reduzir as sombras rebatendo para cima, além de para frente.

©MANDI JOHNSON – Com Rebatedor Branco e Sem Rebatedor Branco

Você pode adaptar este estilo de iluminação uniforme removendo o rebatedor branco para deixar sombras mais pronunciadas, criando um pouco de drama (veja a imagem acima à direita). Para ainda mais drama, você pode colocar uma bandeira negra para criar sombras ainda mais intensas. Não se preocupe – a menos que você realmente bloqueie a luz  para atingir parte de seu motivo, você não conseguirá o alto nível de drama da imagem que eu mostrei no início desta postagem com o estilo de iluminação claroscuro.

NOTA: Lembre-se de difundir a luz que vem da sua janela com lençóis completamente brancos ou adesivos. Se você não difundir a luz em um dia ensolarado, ela será muito mais forte do que a iluminação mostrada nas imagens acima, mas – isto pode não ser algo ruim! Por que não experimentar com o drama intenso criado pela luz não filtrada, como esta receita de Martini incrivelmente fotografada?

Quaisquer que sejam seus objetivos com a fotografia, uma coisa é verdade para todos nós: Quanto mais você praticar, melhor você será!

Gostou? Se sim, compartilhe com seus amigos!

Até breve e vamos juntos…

Artigo Original

 

Dicas Para Usar Luz Natural em Fotografia Still
5 (100%) 5 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.