Dicas para fotografar gestantes

Artigo visualizado vezes.

Quando o momento da gestação se inicia e a barriga da futura mãe fica saliente, é imprescindível eternizar esse momento em várias e várias fotografias. Você hoje terá dicas para a produção de boas fotografias e assim o momento único será guardado para sempre. Profissional ou amador, mãos à obra!

Momento certo para fotografar a gestante

Existe um momento certo para a gestante ser fotografada? Sim, por incrível que pareça, existe. O ideal é que as fotos sejam feitas no sétimo mês de gestação, porque a barriga está no tamanho ideal para fazer as fotografias belíssimas. Além disso, a gestante geralmente não está tão inchada nesse período. Você pode fazer fotografias excelentes tanto em ambientes fechados quanto abertos e deixar tudo perfeito. Se fizer ao ar livre, não se esqueça das nossas dicas de como fotografar ao ar livre “Ensaios externos, dicas de como fazer”, prestando muita atenção na iluminação e aproveitando a luz do sol em seu favor.

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

Dicas de poses

Obviamente serão feitas as poses mais comuns, com sapatinhos e outros objetos que o bebê usará depois que nascer. Mas, poderão ser feitas muitas outras poses que farão a diferença no álbum de fotos.

O que queremos ao fazer fotografias? Contar a história daquele dia, daquelas pessoas e daquele local. Por isso, precisamos destacar a gestante, seu momento único de preparação para o nascimento. Podemos manter o clichê e tirar fotos com a mãe segurando a barriga, o pai beijando a barriga da mãe e com os acessórios infantis? Podemos, mas repare que a história não é a barriga e sim a criança que está ali dentro, uma vida que se prepara para o nascimento. Por isso, não faça fotos somente da barriga, destaque o casal, seu amor e sua alegria de futuros pais. Faça poses com o casal se abraçando, fazendo carinhos e demonstrando seu afeto um pelo outro. Faça as outras pessoas perceberem o amor que o casal tem um pelo outro e que gerou uma nova vida.

Ajustes adequados

As configurações são opcionais, mas se fazem fotos excelentes com as seguintes opções: foto externa com ISOs baixos (como 100, por exemplo), aberturas grandes (f/3.5  ou maior) e você provavelmente estará usando velocidade alta (1/150 ou mais). As fotos poderão ficar lindas em preto e branco. Você também pode manter o ISO, mas aumentar a abertura f/2.8 ou até f/1.8 se sua lente permitir, e ter fotos com fundos mais desfocados ainda. Todos esses valores para fotos externas, ok?

©Eulina Rego

©Eulina Rego

Pessoas fotografadas

A família tradicional é composta por pai, mãe, filhos. Mas, atualmente, muitas pessoas, homens e mulheres por diversos motivos, criam sozinhos seus filhos. Recebem apoio de pais, amigos, outros parentes e por aí vai. Quem deve aparecer na foto, se não há alguém para compor o casal?

A futura mãe pode aparecer sozinha nas fotos, se esse for o seu desejo. Mas, que tal aproveitar o momento e agradecer as pessoas que a estão apoiando nesse momento? Pergunte para ela quem são as pessoas importantes em sua vida e ofereça fotos com todos que ela desejar. Cuide para que haja harmonia e que o carinho pela gestante seja representado bem em suas fotografias. Capriche e registre o momento com o máximo de dedicação possível.

Fotos divertidas e criativas

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

Que tal fazer o pai barrigudo também? Se ele não tiver barriga protuberante, ajeite uma alguma coisa debaixo da camiseta. Abuse da criatividade e faça fotos irreverentes!

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

Faça fotos das pessoas rindo, se mostrando muito descontraídas. O bebê quando for uma criança e olhar o álbum, se sentirá muito feliz de saber que foi gerado com amor e que seus pais estavam felizes por ele nascer.

Dicas finais

Se for escrever o nome do bebê na barriga, certifique-se de fazer isso com uma batom que realmente apareça na pele, e faça isso por último, porque os mesmos batons não costumam sair com facilidade.

As fotos individuais da gestante ficam mais descontraídas e bonitas se o pai estiver atrás do fotógrafo. Assim, ela poderá olhar para ele e ficará mais à vontade.

Fotografias ao ar livre ficam lindas se a iluminação natural for aproveitada. Por isso, prefira o começo da manhã ou o pôr do sol. De manhã a luz é mais forte e final da tarde é mais dourada, dando um toque romântico à fotografia.

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

Se a gestante já é mãe, peça para ela trazer seu filho para participar das fotos. Aproveite os momentos de descontração e carinho entre eles e faça fotos lindas, sem necessidade de poses determinadas.

As cores interferem na fotografia. Peça para levarem roupas confortáveis, que favorecem os movimentos e de cores neutras, pois o foco não é a roupa.

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

Se for fotografar em ambientes fechados, converse para que as fotos sejam feitas na casa da pessoa ou na casa de alguém que ela preferir. As fotos dessa forma ficam mais bonitas e personalizadas. É claro que é possível fazer essas sessões em estúdio, mas costuma ser mais limitada as possibilidades, a não ser que esta seja a sua especialidade 🙂

Peça para a gestante levar roupas e objetos que o bebê usará ao nascer. Ele vai adorar ver as roupas que vestiu sendo mostradas no álbum.

É preciso atenção à individualidade das gestantes, algumas não estão tão confortáveis com o corpo e outras querem fotos nuas, por exemplo, é importante não generalizar, mesmo todas estando sob o mesmo contexto poético, continuam sendo elas mesmas.

Dicas para fotografar gestantes

©Eulina Rego

E por último, mas não menos importante, dê muita atenção ao pai, neste momento ele provavelmente não estará sendo o centro das atenções, mas acredito que seja fundamental para uma ótima sessão fluir com alegria, é todos perceberem como seus papéis são importantes neste momento especial.

Todas as fotos deste artigo são da Eulina Rego, excelente fotógrafa que além de criativa, é  muito sensível e por isso consegue captar todos os momentos muito bem! Parabéns Eulina!

E você? Já fez algum ensaio de gestante? Já fotografou alguém da sua família que estivesse grávida? Tem alguma dicas que não está no artigo? Não deixe de colaborar nos comentários!

          E… hasta!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

19 Comments

  1. Danielle

    Olá,
    Amanhã farei um ensaio fotográfico de uma amiga minha, é a primeira vez que faço isso.
    Fiz um curso básico de fotográfica, e possuo uma Canon t5i, estou muito nervosa e ao mesmo tempo ansiosa, pois temo da foto não ficar boa.
    Estou lendo várias dicas para que a foto saia perfeita, pois não quero ter frustrações e muito menos passar esta frustração na seção de fotos da minha amiga, imagina ela grávida odiar minhas fotos?
    Estuo fazendo sem cobrar nada, apenas para ajudá-la, mas farei o possível para que fiquem excelentes.
    As informações que foram passadas neste artigo irá me ajudar com certeza, gostaria de mais dicas como posso contactá-la?

    Reply
  2. Carlos

    Nunca fiz, sou amador e tenho uma Canon T3i Flash Canon 430EX Il… curto fotografia por lazer. Vou fazer esse trabalho em nível familiar esse fim de semana, vou fotografar minha nora que esta para me dar minha primeira neta(o) rsrsrs.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que máximo Carlos!! Tenho certeza que ficará lindo, com certeza um momento que merece ficar gravado! Parabéns!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
      • Carlos

        Saiu… com o que eu tinha em mente, e com algumas dicas que peguei aqui, consegui fazer o ensaio. Gostaria agora, se possível, uma avaliação, mesmo que venha com criticas, sempre ajuda a melhorar. Como podemos fazer para eu mostrar as fotos ?

        Reply
        • fotodicasbrasil

          Oi Carlos, eu costumo avaliar somente as fotos dos meus alunos, já que como pode imaginar, recebo centenas de pedidos para avaliar fotos. Se quiser, me envie umas 3 ou 4 fotos para o contato@fotodicasbrasil.com.br eu que eu faço uma avaliação geral, mas não se esqueça de dizer qual câmera e lentes usou e também o EXIF das fotos, assim posso te dar algo mais técnico, ok?Abraços, Simxer ​

          Reply
  3. Jr. Sannttos.

    Minha primeira seção de fotos com uma gestante será amanha. Estou ansioso! Não será uma seção profissional, é apenas uma oportunidade que terei de fotografar uma amiga, mas tá valendo. Gostei muito do artigo, me deu dicas e orientações que com certeza não irei esquecer ao fotografar. Obrigado!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que bom Rosenildo!! Tenho certeza que será um sucesso!!!

      Reply
  4. Adriane

    Artigo claro e interessante!Adorei as dicas e parabenizo criatividades da fotógrafa!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Dri, pelo comentário, bom te ver aqui!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  5. Kadu

    Poxa, muito boas as dicas! Vou tentar fazer seguindo estas ideias

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Excelente Kadu, boas fotos!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  6. Renato

    Simxer, primeiro parabéns pelo excelente trabalho e a iniciativa de passar conhecimento, seu livro está ótimo (ainda não acabei de ler mas estou quase). Estou buscando literatura para aprimorar técnicas na fotografia de aniversário infantil, vc tem algum material sobre o assunto?

    Reply
  7. Natanael

    Excelente matéria, gostosa de se ler… ótimo conteúdo.. parabéns.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Natanael!!

      Abraçoos,
      Simxer

      Reply
  8. pikyto

    Gostei muito do artigo, Simxer. Dicas muito úteis para aqueles que pretendem se habiltar à delicada tarefa de fotografar gestantes. As fotos da Eulina Rego, que ilustram o texto estão muito apropriadas e mostram bem a harmonia necessária para que o trabalho flua com naturalidade e cristalize com competência um momento tão relevante na vida de um casal.
    Parabéns! Um fraternal abraço.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Pikyto, seus comentários sempre muito gentis!!! Realmente as fotos da Eulina foram muito importante pra ilustrar o artigo.

      Outro abraço,

      Simxer

      Reply
  9. Eulina Rego

    Simxer, seu artigo está ótimo! Parabéns! E gostei muito da sua sugestão de, no caso de gestante criando o filho sozinha convidar, para a sessão de fotos, pessoas que a apoiam e que também esperam felizes pelo bebê. Mostrar esse carinho em torno da gestante é muito bonito!
    Obrigada pelo convite para mostrar meu trabalho ilustrando seu artigo! É um grande prazer!

    Seu site está ótimo! Cheio de dicas muito bacanas!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Eulina, fico feliz que tenha gostado do artigo, mas mais feliz principalmente pela generosidade de compartilhar seu trabalho que eu adoro. Super beijo!

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS

ESTE SITE JÁ FOI VISUALIZADO

 

vezes.

HEY, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

AUTORA DO FOTO DICAS BRASIL

RECOMENDAMOS!

RECOMENDAMOS!