Dicas para fotografar animais de estimação
Os animais de estimação têm um papel importante em muitas famílias, por isso não é nenhuma surpresa que fotografa-los seja mais popular do que nunca. Alguns animais têm pouca ou nenhuma paciência e não ficarão parados esperando você tirar uma foto, então use sua criatividade para captar as imagens mais marcantes.
1 – Capture o caráter de seu animal de estimação
A fotografia de animais de estimação ganha um significado mais profundo quando ela consegue transmitir a personalidade do assunto. Uma boa ideia é fotografa-los em seus lugares preferidos, ou desfrutando de um delicioso passatempo, como cochilar na varanda ou pegar um Frisbee. Para mostrar o caráter deles numa foto, você tem de se perguntar qual é sua característica peculiar, e tentar capturar essa singularidade diante das câmeras.
2. Congele a ação
Fotografar seu animal de estimação brincando é uma ótima maneira de obter algumas fotos interessantes e com personalidade. Como o animal estará se movendo rapidamente, para certificar-se de que as fotos não ficarão desfocadas, vire o mostrador para o ‘modo TV ou S’ – prioridade do obturador, e então poderá controlar como congelar a ação. Defina o modo de foco para ‘foco contínuo’ – AI Servo AF Canon / AF-C Nikon, de modo que a lente possa sempre manter-se direcionada ao animal em movimento. Para vários disparos, utilize o modo ‘disparo contínuo’ e mantenha pressionado o botão do obturador pelo tempo que achar necessário.
3. Foque nos Olhos
Nos momentos de calma de seus animais de estimação, depois de comer ou dormir, por exemplo, aproxime-se bem para obter algumas fotos dramáticas e expressivas. Use uma lente padrão – 50 mm, ou uma lente zoom que cubra os comprimentos 28-70 mm. Gire o botão de modo para ‘AV’ – prioridade de abertura, e selecione uma grande abertura para ter um fundo desfocado. Utilize a medição pontual e foco nos olhos – esta área deve ser acentuada – e evite usar o flash, se possível, para que a aparência seja mais suave. Um fundo sóbrio, com cores neutras, é o ideal, por não ser muito perturbador.
4. Inclua pessoas
Um bom retrato simples de um animal de estimação, sozinho ou com o proprietário, é uma foto clássica. Use a iluminação ao ar livre para evitar o flash que pode distrair os animais. A lente padrão de 50 mm é ideal para este tipo de imagem. Uma DOF- profundidade de campo, rasa, mantém as coisas centralizadas no enquadramento, e garante o foco sobre os olhos. Lembre-se de ser rápido na captura da cena, pois os animais se distraem facilmente quando estão ao ar livre.
5. Nivele-se ao animal
Ficar no chão e no mesmo nível que o seu animal de estimação é uma ótima maneira de tirar algumas fotos dramáticas, mas naturais. Deitar no chão geralmente impede o uso de um tripé, e para manter a câmera estável, você pode usar uma bean bag (Nota: aquelas almofadas enormes), ou um livro robusto como apoio. Para ajudar a reduzir a trepidação da câmera, respire fundo antes de fazer a foto. Para obter o efeito de fundo borrado, escolha uma DOF rasa – f/2.8-f/8, e uma velocidade rápida do obturador, uma vez que os animais podem se mover muito depressa! Quando estiver ao ar livre, as velocidades do obturador de 1/400s ou superiores são uma boa aposta.
6. Evite o uso do flash
Existem várias razões pelas quais o flash deve ser evitado quando tirar fotos de animais de estimação. Por exemplo, o fato de ele ser brilhante, o que irrita animais pequenos. O flash pode assustá-los ou deixá-los nervosos e eles irão se esconder. Além disso, ele é duro. É melhor usar a luz natural, especialmente se você estiver dentro de casa, pois o efeito que ele causa não vale muito a pena. Se o seu animal é de cor clara, de pelagem branca em particular, ele irá parecer desbotado com o uso de um flash. Outra razão para não usá-lo é porque os animais podem ser fotografados com os olhos vermelhos, exatamente como os seres humanos. Por último, tente evitar o uso do flash ao fotografar animais que vivem em aquários ou tanques, porque o vidro refletirá a luz, tornando-se um negativo branco feio, muito ruim. Isto também se aplica às gaiolas de metal, uma vez que até mesmo o metal fosco parecerá branco sob o feixe de luz.
Configurações recomendadas
Se for capturar o animal em movimento, use uma velocidade rápida do obturador – não tenha medo de empurrá-lo até 1/3200s, se necessário. Se o seu assunto estiver parado ou relaxando, tente evitar o uso do flash uma vez que os animais tendem a não gostar dele. Em vez de usá-lo, deixe a abertura ampla para permitir que a luz entre. Isso também mantém o fundo desfocado e contribuí para criar fotos artísticas.
Equipamento recomendado
Uma lente teleobjetiva será útil se você precisa fotografar o animal de longe, especialmente uma com I.S. – estabilizador de imagem. Uma lente padrão, como a 50 milímetros f/1.8 ou f/2.8, também é útil, porque pode tirar bons retratos e trabalha rapidamente em condições de pouca luz sem a necessidade de um flash.
Conclusão
Animais de estimação podem fornecer uma gama de interessantes fotos, desde as mais simpáticas às dramáticas. Construa um relacionamento com o animal; use brinquedos e guloseimas para recompensá-lo se ele estiver se comportando bem, e deixe-o sair, se estiver entediado de tirar fotos. Uma boa ideia para fotografar retratos, é alimentar o animal antes de começar, pois isso irá deixa-lo relaxado. Se ele quiser sair, verifique se há outra pessoa para ajudar no caso de ele se soltar. Tire muitas fotos, e escolha a melhor dentre elas.
*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.
Espero que gostem!
Texto original aqui: Photography Tips
Estou abrindo meu Studio Pet, suas dicas são muito valiosas, e graças a Deus tenho os equipamentos qure você citou ! abraço
Que máximo Fábio, desejo muuuita sorte na sua jornada!! Parabéns!!Abraços,Simxer
Ótimo artigo, estou para abrir um estúdio de Fotografia de animais PET, seu artigo foi muito esclarecedor, parabéns.
Fico muito feliz em saber!!
Sucesso no seu estúdio!
Abraços,
Simxer
Muito bom o seu texto. De fácil leitura, simples de entender. Me ajudou bastante!
Parabéns e continue escrevendo!
Estou iniciando com fotografias de animais de estimação. Além de ser muito divertido realmente exige muita técnica e precisamos estar sempre atentos, pois, como foi dito os cães em particular se distraem facilmente e uma simples olha do LCD pra ver como ficou a foto você pode perder a melhor foto do dia. Adorei a postagem e serviu muito pra min também. Parabéns.
Que bom Josimar! Quando quiser compartilhar suas fotos, fique à vontade 🙂
Abraços,
Simxer
Meu nome é Romis Corrêa e gostaria de saber se:
Tenho uma canon 6d e um flash Lente EF-24-105mm-f-4-L-IS-USM da pra iniciar um negócio? Obrigado
Romis.blayr@gmail.com
Oi Romis, o equipamento é ótimo, se a su dúvida é se é possível fotografar profissionalmente com ele, sim é possível, ele é bem versátil pra várias áreas que você queira atuar!
Abraços,
Simxer
Tenho acompanhado suas publicações. São excelentes e de grande utilidade prática para o nosso dia a dia. Obrigado pela dicas. Abraços. Decio.
Obrigada Decio pela leitura!
Críticas e sugestões são sempre bem vindas!
Abraços,
Simxer
Muito bom. Parabéns, Simxer. Seus textos tem me ajudado muito, pois sou iniciante na fotografia.
Que bom Jose! É sempre muito importante termos esse feedback pra continuar!
Obrigada pela leitura.
Abraços,
Simxer
Ótimo, muito bom mesmo! mais uma vez parabéns pelo projeto.
Obrigada Daniel!!
Estamos sempre abertos para sugestões de temas, fique à vontade!
Abraços,
Simxer