Foto Dicas Brasil Dicas de Poses Para Grupos de Pessoas - Foto Dicas Brasil
5.125 views | by admi
Dicas de Poses Para Grupos de Pessoas

Fotografar grandes grupos sempre é um desafio, tecnicamente falando por causa de lentes e distâncias focais, mas quanto mais você praticar esse tipo de fotografia, mais vai perceber que o maior desafio pode estar em conseguir poses realmente interessantes e naturais!

E pra te ajudar nessa empreitada, eu traduzi especialmente pra você o artigo da Gina Milicia, fotógrafa Americana de celebridades e que arrasa quando o assunto é pose! Espero que você goste.

 

Dicas de Poses Para Grupos de Pessoas

 

©Gina Milicia

Por muitos anos, o padrão para posar grupos parecia com minha foto da escola na primeira série. Todo mundo ficava alinhado e pediam para ficar da forma mais embaraçosa possível, pés juntos e para os sortudos na frente, mãos juntas no colo.

O fotógrafo tiraria duas fotos (uma por segurança) e diria a todos “1..2..3… digam xis”. Minha professora da primeira série, Sra. Witchel era legal demais para dizer xis. Ao invés disso, ela fazia sua própria versão do Blue Steel. Respeito.

Infelizmente, este estilo de posar grandes grupos ainda é praticamente o padrão. Mas com algum planejamento cuidadoso, e um pouco de imaginação, retratos de grandes grupos podem parecer muito mais dinâmicos do que minha foto da escola.

©Gina Milicia

O clássico estilo de foto em grupo escolar ou esportivo é rígido e embaraçoso. Introduzir alguma variação na altura, pose e forma do grupo fornecerá retratos com mais vida e energia, tornando-os muito mais interessantes e dinâmicos.

Há quatro estilos principais que eu gosto de usar para fotografar meus grupos:

1. O Barrados no Baile

Eu aprendi muito com este estilo de posar em grupos estudando as fotos publicitárias do drama adolescente americano dos anos 90, Barrados no Baile. Agora eu desenvolvi e modifiquei esta técnica e ela se tornou minha pose para muitas das fotos de elenco que eu tiro.

Eu gosto de criar interesse nessas fotos em grupo nivelando todos os meus modelos. Eu deixo a fileira de trás em pé. A fileira do meio sentada em várias alturas, incluindo bancos altos, cadeiras, sofás ou caixas. Depois, eu deixo o terceiro nível no chão ou sentados em bancos bem baixos ou caixas. Por fim, eu poso cada pessoa individualmente e trago-as para o estúdio uma por vez, para que eu possa ver como a foto geral está ficando.

                                                                      

Aqui vai um Checklist que pode ajudá-lo a conseguir resultados incríveis:

  • Fotografe com 50mm ou mais, pois lentes mais amplas (grandes angulares) distorcerão o grupo e farão as pessoas na frente parecerem maiores do que aquelas no fundo. Eu geralmente fotografo a cerca de 100-150mm.
  • Certifique-se que todos estão claramente visíveis.
  • Tente espaçar todo mundo para que a imagem não pareça muito apertada.
  • Fotografe pelo menos 10-15 enquadramentos. Isto é mais difícil do que parece, porque grandes grupos podem ser intimidadores e muitas pessoas no grupo tendem a perder o interesse após dois ou três enquadramentos. Uma forma de evitar isso é avisar a todos que você fotografará pelo menos 10 enquadramentos.
  • Mantenha um diálogo aberto. Faça elogios. Nunca repreenda alguém por fazer a coisa errada.
  • Se você precisar, pare a sessão e dê mais instruções.
  • Não tenha medo de fazer as pessoas esperarem. Eu costumava apressar minhas fotos em grupo (principalmente com homens corporativos e atletas) porque eles me intimidavam. Agora eu percebo que quando eu me apresso, eu não consigo ótimas fotos. Seja confiante e explique que você quer fazer isso direito, e que se todos fizerem sua parte, tudo deve acabar em cinco minutos.
  • Fique conversando. O silêncio é um sinal de que você está infeliz com a foto ou está terminando de fotografar.
  • Abaixe seu tom e fale calmamente. Este é um ótimo truque que eu aprendi com meu professor. Sempre que eu estou falando com um grupo grande, eu abaixo a minha voz ao invés de aumenta-la. Desta forma, todos ficam em silêncio para ouvi-lo. Eu também descobri que as vozes das mulheres tendem a parecer agudas quando elas tentam levantá-la. Isto não parece muito assertivo ou autoritário.

    ©Gina Milicia

O estilo Barrados no Baile também funciona para grupos maiores, como esta foto de todo o elenco da Novela Australiana Neighbours (acima) ou a foto do elenco e equipe do musical Moonshadow (abaixo). Eu usei exatamente a mesma abordagem e montei minha foto em grupos de três e cinco, oscilando as alturas das cabeças para evitar que a foto parecesse muito quadrada.

©Gina Milicia

2. O Cães de Aluguel

Esta foto foi inspirada na sequência de abertura de um filme de Quentin Tarantino, Cães de Aluguel.

©Gina Milicia

Esta é uma ótima opção para fotografar grupos se você estiver com o tempo apertado, precisar de algo mais dinâmico, ou tiver um grupo de pessoas com problemas para posar ou receber instruções.

Eu gosto de fotografar bem próximo do chão (sentada ou deitada) e eu peço ao grupo para andar na minha direção. Isso funciona melhor quando eu dou a cada pessoa instruções individuais antes de começarmos. Por exemplo, a Pessoa 1 coloca uma mão no bolso, Pessoa 2 anda e arruma a gravata, Pessoa 3 abotoa o paletó enquanto anda, Pessoa 4 anda com atitude.

©Gina Milicia

Se esta foto for deixada ao acaso, você pode ter sorte, mas um pouco de instrução realmente elevará o seu nível.

Quando estiver fotografando, configure sua câmera para foco automático (AI servo para Canon ou contínuo para Nikon) e fotografe com uma lente zomm ou teleobjetiva, 150-200mm (para remover as distrações do plano de fundo). Eu recomendo uma abertura de f/5.6, uma velocidade do obturador de 1/250 de segundo ou maior, e foco no rosto!

3. O Cartier-Bresson

Este estilo é nomeado em homenagem a Henri Cartier-Bresson, um fotógrafo francês que tirava fotos da vida cotidiana e as fazia parecerem extraordinárias. Ele era um verdadeiro mestre da fotografia.

Eu adoro fotografar grupos neste estilo fora da caixinha, que é posado para parecer uma foto espontânea. Eu frequentemente fico inspirada com estas poses.

©Gina Milicia

Esta foto do elenco do The Footy Show é uma homenagem da famosa imagem de 1932 Almoço em cima de um Arranha-céu.

Quando eu estou dando instruções para uma foto como esta, eu forneço a todos um papel e peço para eles repetirem de novo e de novo. As poses são variadas a cada minuto. Por exemplo: Billy e Shane (à esquerda) foram instruídos a olharem para o jornal e comerem o sanduíche. Sam e JB (centro) foram instruídos a terem uma conversa animada e Garry (à direita) foi instruído a rir para a câmera. A expressão era levemente variada, mas a pose se manteve a mesma.

©Gina Milicia

Esta imagem foi inspirada em A Última Ceia de Da Vinci, e foi fotografada usando uma técnica muito similar à da imagem do Footy Show.

4. A foto em grupo do alinhamento e pose em “v”

©Gina Milicia

Eu fotografei o elenco de Small Time Gangster individualmente para o pôster deste filme e então as fotos foram editadas no Photoshop para criar uma forma de “V” que é muito popular na indústria de propagandas e entretenimento.

©Gina Milicia

O elenco de House Husbands foi fotografado individualmente para esta foto de grupo, então as melhores expressões e poses foram selecionadas para criar a imagem acima.

©Gina Milicia

Este estilo de fotografia funciona muito bem para grandes famílias e grupos corporativos, e realmente permite que as personalidades individuais se destaquem. Eu achei que esta era a forma ideal de capturar o elenco de Project Runway Temporada 4 acima.

Este estilo de fotografia surgiu por necessidade. Muitos programas de TV para os quais eu tirei fotos do elenco não podiam agendar para que todos os seus talentos estivessem no estúdio de uma única vez, então eu os fotografei individualmente e combinei as fotos na pós-produção. Esta é uma ótima técnica para capturar a personalidade de todos e sempre parece dinâmico.

Por fim, não se esqueça de se divertir quando estiver fotografando retratos em grupo, e deixe a personalidade deles (e a sua) brilhar!

©Gina Milicia

Estas imagens foram todas posadas para parecerem que foram tiradas desapercebidamente. O problema com a fotografia espontânea é que você depende que muitas variáveis estejam certas antes de você conseguir a sua foto. Você precisa de uma boa luz, localização e expressão. Perca um destes e a sua foto pode ficar horrível. Se você preparar a foto e dar ótimas instruções a todos, você garante uma foto ótima.

Então, quais são suas formas favoritas de posar e instruir grupos? Há algo que eu esqueci ou você tem algum retrato de grupo do qual sente orgulho? Eu adoraria saber mais sobre isso.

 

Boas foto e vamos juntos!

———————————

Gina Milicia  é uma fotógrafa profissional há mais de 25 anos. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes do mundo, incluindo a realeza, bilionários e celebridades. Gina também faz oficinas de fotografia e sessões de tutorias particulares viajando pelo mundo. Você pode se inscrever para o seu ebook gratuito sobre “Portrait and Post Production Essentials” e ver mais seu trabalho aqui. Confira seu podcast “So you want to be a photographer” no iTunes.

Artigo Original

Dicas de Poses Para Grupos de Pessoas
4 (80%) 2 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.