Foto Dicas Brasil Encerrada a exposição gratuita de fotografia: Rio, Eu Gosto de Você - Foto Dicas Brasil
Rio, Eu Gosto de Você
8.022 views | by Eulina Rego
Encerrada a exposição gratuita de fotografia: Rio, Eu Gosto de Você

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

A exposição DIVINOS, da artista plástica SONIA MADRUGA, em longa temporada na Galeria Villa Riso (de julho a novembro de 2013), encerrou no dia 5 de novembro e proporcionou uma série de Encontros Com Arte. Os encontros foram uma bela, generosa e grande idéia da Sonia Madruga, partilhando suas belíssimas telas com outras formas de arte no mesmo espaço de sua exposição. Sonia Madruga é um nome internacional e suas telas estão em todos os continentes, seja em coleções particulares, seja em grandes museus de arte. Uma entrevista que dei a Rádio MEC AM, durante a temporada em que participei, ilustra um pouco desses momentos criados por Sonia:

1_Encerramento_expos_Villa_Riso_fachada_Autor_Pikyto

4_Encerramento_expos_Anexo_com_mostra_de_Eulina_Pikyto_Autor_Pikyto

A noite de encerramento teve o toque de fada de Sonia Madruga, com surpresas, diversão, muita beleza e alegria. E um brilho especial: o convidado FABIO LUZ, pianista virtuose , radicado na Europa há 3 décadas, fez um pequeno recital que emocionou a todos os convidados e, em seguida, um coquetel em torno das telas e da alegria da Sonia Madruga, que convidou e cedeu o Anexo da Galeria para a exposição de fotografias RIO, EU GOSTO DE VOCÊ, com fotos minhas (Eulina Rego) e do fotógrafo PIKYTO (PAULO CESAR SILVA). Conversando com Pikyto, ele falou um pouco da experiência de reunir pintura e fotografia:

5_Encerramento_expos_Pikyto_Eulina_Autora_Daniela_Grumbach

2_Encerramento_expos_Pianista_Fabio_Luz_recital_Autor_Pikyto

SOBRE A EXPOSIÇÃO DE FOTOS – “Adorei o convite para expor minhas fotos junto às telas de Sonia Madruga! Arte é plural, permite reunir formas diferentes de expressões artísticas como pintura, música e fotografia, todas em sintonia”. RIO DE JANEIRO COMO TEMA – “Minha escolha se pautou nos seguintes motivos:primeiro, porque sou carioca e amo muito essa cidade. Segundo, levei em conta que a maior parte do meu acervo fotográfico é composta por imagens do Rio. Como viajo muito pouco, e a cidade é uma fonte inesgotável de temas, graças, principalmente, à sua diversidade, que condensa num território pequeno, mar, florestas, uma bela arquitetura, ecletismo social, elementos que a tornam uma espécie de síntese de todo o Brasil, procuro obter imagens, que tentam mostrar um olhar diferenciado, fruto da minha longa vivência nas diversas regiões que compôe essa magnífica cidade. E, por consequência, o tema escolhido para a mostra, dentro da exposição de Sonia Madruga, é também uma tentativa de valorizar a cidade que vem sendo massivamente agredida por toda a sorte de mazelas. Nos dias atuais, ao se abrir um jornal, ficamos indignados com a quantidade de notícias negativas sobre o Rio. Sem nenhum propósito alienante, a pequena expo tenta trazer uma visão positiva e mostrar o privilégio que é de se poder contar, apesar de tudo, com um cenário perene, indiscritivelmente belo e dinâmico.” O OLHAR DO FOTÓGRAFO – “Procuro sempre uma composição diversa do lugar comum, tentando transmitir ao máximo a motivação da escolha. Acho que uma boa foto dispensa legendas ou explicações. A imagem deve ter sustentação própria. É boa ou não. Toda a imagem deve despertar interesse, caso contrário, fica sem nenhum sentido.” DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NA FOTOGRAFIA URBANA – “Acho que uma boa dica é sempre procurar a luz “especial”, pois esse é o elemento mais fundamental da fotografia. É ela que dá o clima, o volume, o encanto à imagem. Parece simples, mas exige muita paciência e observação. Como é efêmera, exige também prontidão. É a luz que dá alma a foto. Não importa o tema. É a luz que transforma o banal em algo especial. Recomendo à todos aqueles que desejam fotografar o Rio, a andar muito pela cidade e, sobretudo, em lugares pouco explorados (em termos de fotografia). Evitar sempre horários próximos ao meio dia, já que é o momento mais impróprio para fotos externas. Muitos tesouros se escondem em velhas ruas e becos, antigas lojas e oficinas, pequenas praças… procurar sempre andar em grupo e, se não quiser correr muitos riscos, usar uma câmera que não desperte a atenção. Acredito que os meus melhores registros foram feitos com câmeras compactas.” E deixo aqui um grande agradecimento por ter sido convidada a expor minhas fotos ao lado das fotos do Pikyto, um mestre da fotografia, dentro da exposição da maravilhosa artista plástica Sonia Madruga, na Villa Riso. Cito um termo que ela mencionou , outro dia: foi ouro sobre azul !

6_Encerramento_expos_Eulina_LauroAlvesPinto_SoniaMadruga_Autor_Pikyto

E um agradecimento especial ao Foto Dicas Brasil, que abriu este espaço para mostrar nossos trabalhoS !

CONVITE ORIGINAL DA EXPOSIÇÃO:

Diálogo entre fotografia e pintura EXPO_FLIER_em cartaz “Fotografo o que não quero pintar e pinto o que não consigo fotografar.” Esta frase do fotógrafo e pintor Man Ray, dá a pista de que a Arte transborda seus limites, se completa e se renova. Dentro deste conceito, a artista plástica Sonia Madruga, que está em cartaz na Galeria Villa Riso, em São Conrado, com sua exposição “Divinos”, mostrando suas belas aquarelas criadas com sua fina técnica e seu estilo inconfundível de pintar, convidou a mim e ao fotógrafo Pikyto (Paulo Cesar Silva) a ocuparmos um espaço dentro de sua exposição para mostrarmos algumas de nossas fotos, o Anexo da Galeria Villa Riso. Sonia_Madruga_Tela_gato_Biriba

Aquarela – Biriba, o filhote

© Sonia Madruga

Como ambos somos fotógrafos fascinados pelo Rio de Janeiro, suas cenas e paisagens que nos tiram o fôlego, naturalmente o tema que escolhemos para expor foi essa cidade provedora de uaus. Chamamos nossa exposição de “Rio, Eu Gosto de Você!”. SONIA MADRUGA – Sonia Madruga teve a idéia dessa mostra simultânea de fotografia dentro de sua exposição de pinturas em aquarelas para reunir cores e formas, senso de humor, Rio de Janeiro, dar um viva a vida que nos cerca. A artista plástica Sonia Madruga usa água de chuva ou de rio – e até água benta quando pinta imagens sacras belíssimas- para criar suas aquarelas. Seu bom humor e sua alegria trouxe este convite lúdico: fotografia e pintura. Sua Arte é reconhecida internacionalmente. Não se resiste a Sonia, a gente apenas se fascina e se entrega.

Sonia_Madruga_Tela

Aquarela – Divino II

Da série “Nas Águas do Divino”

© Sonia Madruga

PIKYTO – um mestre da fotografia que admiro há tantos anos, pelo seu trabalho, que ora traz beleza e sensibilidade que emocionam, ora envereda pelo bom humor desalavado. Ele também mostra que a Arte não tem uma face apenas. Além de fotógrafo, é designer gráfico profissional, formado pela ESDI/UERJ, que durante anos atuou no Rio. Provavelmente vários trabalhos dele você já deve ter visto em logomarcas, projetos visuais e em revistas e jornais.

Pikyto_fotografia_Copacabana sunrise

Copacabana Sunrise

© Pikyto

Então, aí vai nosso convite: estamos em cartaz na Villa Riso, um local meio mágico e cheio de verde, beleza, em torno de uma linda construção histórica. A entrada é franca, basta chegar! Eulina_Rego_Fotografia_Opus-Nº-3

Opus nº3

© Eulina Rego

INFORMAÇÕES: “Rio, eu gosto de você!” é parte do Encontro com Arte da exposição Divinos de Sonia Madruga, e seus convidados, os fotógrafos PIKYTO e EULINA REGO, se apresentam no Anexo da Galeria Villa Riso. Em cartaz desde 22 de outubro de 2013 Galeria Villa Riso: Horário: Domingos a 6as., das 11h às 17h. Local: Estrada da Gávea, 728 – tel. 3322-1444 – São Conrado. Ingressos: Entrada franca Mais informações: www.facebook.com/soniamadruga.aquarelas Algumas imagens que estarão na exposição. Eulina_Rego_Fotografia_Pontos-de-exclamação

Pontos de Exclamação da Lagora

 © Eulina Rego

Eulina_Rego_Fotografia_Soul-flare

Soul Flare

  © Eulina Rego

Pikyto_fotografia_Leblon--sundown

Leblon Sundow

  © Pikyto

  Pikyto_fotografia_Rua-Ceará

Rua Ceará

 © Pikyto

 

Pikyto_fotografia_Municipal

Municipal

 © Pikyto

 

Eulina_Rego_Fotografia_Day-after

Day After

  © Eulina Rego

Encerrada a exposição gratuita de fotografia: Rio, Eu Gosto de Você
Avalie este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


"Sou fotógrafa profissional desde 2009 com foco na área de casamentos, no Rio de Janeiro. Sou formada pela FACHA, onde fiz Comunicação Social, e me graduei em Publicidade e Propaganda. E fiz Gerência de Marketing pela ESPM. Fotografei a vida inteira antes de me profissionalizar. Detalhes do cotidiano, paisagens, pessoas, idéias, conceitos, tudo me apaixona e transformo em fotografia. Ganhei o segundo lugar no concurso da Revista Info Online, categoria ‘Natureza’; classifiquei 2 fotos no Concurso do Jardim Botânico - e uma delas ilustrou o calendário da instituição; participei de várias exposições coletivas de fotografia (no Rio e em Niterói), tenho vários blogs de fotografia pela web, cada um com uma temática diferente. Se não estou fotografando profissionalmente, estou fazendo fotos para mim, pela paixão de observar o mundo e querer documentá-lo ou de sugerir idéias e possibilidades – é meu modo de pensar sobre ele. Adoro fotografar a beleza, sentimentos e pessoas que evocam um ou outro – ou os dois casos."

14 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.