Como Posar as Mãos em Fotos

Artigo visualizado vezes.

Dando continuidade ao artigo “O segredo das melhores poses de fotografia” onde dou dicas de como simples alterações na forma de posar podem trazer resultados profissionais, dignos do tapete vermelho, esse artigo vai ajudar em uma questão mais simples ainda, posar as mãos na hora da foto, e acredite, seja você um profissional ou um iniciante, essas são dicas determinantes para um resultado extraordinário! Bem sabemos que além de aprender a fotografar, pós-produzir e retocar profissionalmente uma foto, as poses são parte fundamental pra quem abraça essa área da fotografia.

O texto é baseado em dicas da Gina Milicia, fotógrafa americana que há mais de 25 anos é especialista em fotos de empresários, bilionários e celebridades.

“Nunca negligencie as pequenas coisas…”
OG Mandino

O que fazer com as mãos do seu modelo talvez seja a coisa mais angustiante para a maioria dos fotógrafos e também para os próprios modelos. As mãos podem dar o tom de uma pose.  Se seus modelos ficam com elas mais relaxadas, podem passar uma aparência natural, mesmo que estejam milimetricamente pensadas. Na verdade, saber posicionar as mão na hora de uma foto é uma das habilidades que costumam separar um fotógrafo experiente de um iniciante.

1

Como a posar mãos

 

Me lembro, nos meus dias de assistência, que estávamos habituados a contratar modelos de mãos profissionais para segurar objetos para fotos de publicidade. Suas mãos eram sempre bonitas, com os dedos elegantemente longos e pele impecável que faziam tudo parecer mais refinado.

Infelizmente, nem todo mundo que você fotografar vai ter nascido com este tipo de mãos, por isso aqui estão algumas dicas para manter em mente ao fotografar poses em que as mãos serão destaque.

1. As unhas precisam estar limpas. Eu sempre peço aos meus modelos para, no mínimo, ter as unhas bem limpas e esmaltes claros para as mulheres, costumam dar resultados bem naturais.

2. Se o seu modelo está usando maquiagem em seu rosto, lembre-se de adicionar um pouco de base também para as mãos, nada parece pior do que as mãos que são três tons mais claros ou mais escuros do que no resto do corpo ou rosto.

3. Cuidado com as mãos apertadas, o que é um instinto comum para ajudar com os nervos, mas nunca sai bem na foto!

Vamos a alguns exemplos práticos de como podemos posar as mãos

À esquerda, você pode ver uma excelente ideia de pose para as mãos de um homem, basta pedir para que ele junte as mãos como se estivesse segurando uma caneta, ou girando um anel em seu dedo mindinho. À direita, os braços cruzados na frente dão um ar mais feminino, mas certifique-se de equilibrar a foto com ambas as mãos para demonstrar uma linguagem corporal mais aberta. Peça a sua modelo para apenas tocar levemente os braços quando cruzá-los.

2&3Mãos

Dar alguma coisa para o modelo fazer com as mãos, como colocar uma no bolso como se fosse retirar alguma coisa, abotoar a camisa, ou o terno, esfregar as mão juntas, além de outras ações corriqueiras, ajuda a criar um resultado muito mais harmonioso e natural, como nos dois exemplos abaixo.

4

11

Brincar com o cabelo, ou simplesmente correr a mão sobre ele, funciona tanto com modelos femininos e masculinos.

Para modelos femininos, colocar as mãos nos quadris, pode criar uma ilusão de ótica de uma cintura menor.

7Mãos

Quando pedir para seus modelos descansarem as mãos sobre o rosto ou corpo, garanta que isso seja feito de forma bem leve e sutil, para não correr o risco de distorcer o rosto ou o corpo. As mãos ficam mais harmoniosas também quando são fotografadas nas laterais, porque isso diminui o seu tamanho.

8&9Mãos

Uma última dica que costumo usar nos meus ensaios profissionais: Quando fotografo grupos, sempre peço para cada modelo fazer algo diferente com as mão, isso dá dinamismo na foto!

12

 E você, tem alguma dica especial de como costuma dirigir seus modelos, ou você mesmo utiliza algumas dessas técnicas? Tem algum truque pra deixar o resultado mais natural? Eu adoraria ouvir sua opinião.

Aproveite para fazer o download gratuitamente do nosso ebook 500 Poses aqui!

    Boas poses e até breve!

AssinaturaPosts_New

———————————

Gina Milicia  é uma fotógrafa profissional há mais de 25 anos. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes do mundo, incluindo a realeza, bilionários e celebridades. Gina também faz oficinas de fotografia e sessões de tutorias particulares viajando pelo mundo. Você pode se inscrever para o seu ebook gratuito sobre “Portrait and Post Production Essentials” e ver mais seu trabalho aqui. Confira seu podcast “So you want to be a photographer” no iTunes.

12 Comments

  1. Maria José

    Dicas preciosas, pra mim que sou iniciante vlw bj

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que bom Maria!!! 😀

      Reply
  2. Jairo Naimayer Marqu

    Detalhes importantes muitas vezes negligenciadaos. Vlw

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Que bom que gostou Jairo!Abraços,Simxer

      Reply
  3. MASIO CIDRACK

    Muita simpatia e presteza. Obrigado.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Eu que agradeço!Abraços,Simxer

      Reply
  4. Leila Maria

    Sou amadora, suas dicas me deixou mais interessada no assunto. Obrigada!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Legal Leila! Obrigada pelo feedback!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  5. José

    Show de bola.
    Uma boa dica é sempre bom.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada José!

      Reply
  6. Franz S. Borges

    Excelentes dicas sobre a postura das mãos, normalmente fotógrafos amadores como eu esquecem detalhes importantes, que fazem diferença numa boa foto. Obrigado Simxer.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada por comentar Franz!

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS

ESTE SITE JÁ FOI VISUALIZADO

 

vezes.

HEY, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

AUTORA DO FOTO DICAS BRASIL

RECOMENDAMOS!

RECOMENDAMOS!