Como fotografar diferentes tipos físicos

Artigo visualizado vezes.

Eulina Rego: Guest Post

Todos nós, gordos ou magros, altos ou baixos, temos uma imagem mental sobre nossa figura. Ao sermos fotografados, todos temos uma certa noção de como saímos nas fotos. E sabemos se gostamos de nossa imagem ou não. Mas o fotógrafo talvez não saiba como a pessoa se vê. Então, ao se fotografar qualquer pessoa, seja de que tipo físico for, é sempre bom conversar um pouco com ela antes da sessão, e saber como ela se sente ao se ver em fotos.

Como fotografar diferentes tipos físicos

E é importante captar aquilo que não foi dito. As pessoas, mesmo não falando explicitamente sobre detalhes, demonstram de alguma forma se são tímidas, se são muito confiantes, se gostam de sua própria imagem. E até se nem sabem a beleza que tem. Tudo isso cabe à sensibilidade do fotógrafo captar e buscar formas de traduzir em ângulos e composições o que a pessoa fotografada tem de bom ou o que ela deseja revelar. Claro, se se trata de uma banda de heavy metal, ninguém vai querer sair sorrindo com um belo e florido campo ao fundo! É preciso dar atenção ao que o fotografado quer, sente e pensa.

Vou dividir a dica em duas partes: a ‘técnica’ e a que chamo de ‘humana’.

PARTE HUMANA

Para mim, a primeira coisa é buscar afinidades com a pessoa. É muito mais feliz e ampla a experiência de uma sessão de fotos ou cobertura de um evento (tanto para mim, quanto para a pessoa fotografada) se gostarmos um do outro. Acho que não basta que eu goste de fotografia, tenho que buscar na pessoa que vou clicar pontos que me causem admiração. Pode ser sua beleza, ou sua gentileza, ou sua franqueza, ou sua alegria, sua simpatia, seu talento para algo bacana, sua inocência, sua inteligência, seu senso de responsabilidade, seu bom humor – há tantas possibilidades que a lista ficaria do tamanho do banco de dados do Google!

Mas o que descrevi acima não é obrigatório, é apenas a minha forma de lidar com as outras pessoas. Desde que fui locutora de rádios FMs, sempre que entrevistava alguém, ao vivo, eu reservava alguns momentos antes de abrir o microfone para nos conhecermos um pouquinho e compartilharmos uma certa cumplicidade. E isso sempre foi bom porque, no ar, conseguíamos passar um tom amistoso e bem humorado, favorecendo não apenas o artista entrevistado, mas também seus fãs, que o ouviam falando totalmente à vontade sobre seu trabalho, fazendo render mais e melhor o que tinha a contar. Ao me interessar pelas pessoas com quem vou lidar estou abrindo uma porta sutil pela simples razão de que, todos nós, gostamos de atenção. E sempre sentimos quando a outra pessoa está nos dando atenção ou não está nos dando a mínima. Claro que preferimos a primeira opção. Além de qualquer trabalho render mais por esta empatia, ainda tem o belo efeito colateral de fazermos novos amigos. Para quem gosta de gente, como eu, é a melhor forma de lidar com o mundo, prestando atenção e me interessando por ele.

PARTE TÉCNICA

Depois deste “tratado”, rs, acima, algumas dicas técnicas. Vamos criar nosso laboratório de testes de fotos.

ÂNGULOS

Lentes e ângulos podem distorcer as imagens, podendo fazer o assunto (a pessoa fotografada) ficar parecendo maior, menor, desproporcional, etc. Então, precisamos equilibrar a composição. Evite fotografar muito perto de perto – faça o teste com sua câmera: fotografe alguém de corpo inteiro com a câmera na altura da testa dela, bem próximo, e verá que a cabeça vai ficar muito maior que o restante do corpo, com os pés muito pequenos. Reposicione um pouco mais distante e desça a altura da câmera até encontrar um ponto em que a pessoa fique proporcional na foto. No caso de pessoas grandes (muito altas ou muito largas), recorra a uma lente tele ou use zoom, estando bem afastado e clique. O resultado vai ser uma foto mais proporcional e mais bonita, evitando a distorção.

Como fotografar diferentes tipos físicos

Da mesma forma, evite distorções fotografando a pessoa de um ângulo baixo para cima. Faça o teste para ver que não a favorece.

Fotografar de cima para baixo uma pessoa ou casal ou pequeno grupo tem seu charme – e, por isso, é um recurso muito usado. Tem uma escada aí dando sopa? Suba uns degraus, aplique o zoom, faça a foto e observe o efeito. Experimente algumas alturas diferentes e encontre a medida mais harmoniosa. Mas este ângulo nem sempre dá certo. É preciso experimentar e comparar as fotos para perceber a distância que você pode estar com sua câmera.

Detalhar partes do corpo (olhos bonitos, mãos expressivas, gestos da pessoa) podem render boas fotos, também. E variações de ângulos de ombros e cabeça, usando o zoom para dar mais equilíbrio (claro, você não vai usar o modo Macro para começar a experiência!).

Como fotografar diferentes tipos físicos

©Simxer

COMPOSIÇÃO

Evite o efeito “Gulliver”! (rs) Se junto de uma pessoa muito alta ou muito larga, estiver alguém de formato oposto a ela, a foto vai fazer parecer muito alta (ou muito magra) uma delas e a outra vai parecer muito baixa e larga demais. É preciso criar uma proporcionalidade para uma boa composição. Enquadre objetos ou pessoas na cena de forma a todos terem a mesma proporção.

Como fotografar diferentes tipos físicos

Como? Umas dicas: junto à pessoa maior, equilibre a cena com algo ou alguém mais proporcional a ela. Em um grupo, não a coloque em primeiro plano, porque a tendência é fazê-la parecer ainda maior.

Outra dica: muitas pessoas ficam tímidas ao serem clicadas por causa de suas barriguinhas. Então, podemos compor uma foto usando o recurso de encobrir esta parte do corpo com algo ou alguém (exemplos: segurando um objeto como livro, revista, bolsa, almofada, etc.), compondo a cena com naturalidade. Atenção: não é para fotografar pessoas atrás de sofás ou muros, não! A ideia é, à distância e com zoom, fotografar a pessoa em leve perfil, na vertical, com o corpo de outra ou um objeto (como uma coluna, ou árvore, ou parede) encobrindo parte dela, sem escondê-la.

Como fotografar diferentes tipos físicos

Ah, sim! Ao clicar alguém, peça sempre que erga sua coluna vertebral e também levante um pouco o pescoço, abaixando levemente os ombros. A pessoa vai parecer mais longa se for redondinha. Esta dica também vale para a maioria dos tipos físicos: é comum, ao se clicar um grupo, que as pessoas tendem a se inclinar para frente e para baixo, bem juntas. Esta pose traz um efeito feio: aumenta a proporção de barriga, cria papo e gera uma corcunda. Seja gentil e peça que todas se realinhem, levantando a coluna. A foto e a composição vão ficar muito mais bonitas! E quem estiver na foto vai ficar muito mais feliz ao se ver na imagem.

Como fotografar diferentes tipos físicos

2 Comments

  1. Caveira66

    Boa noite!

    É fantástico como o detalhe muda tudo, muito bom o post.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Reply
    • Eulina Rego

      Obrigada por apreciar o post, Caveira66 !

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS

ESTE SITE JÁ FOI VISUALIZADO

 

vezes.

HEY, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

AUTORA DO FOTO DICAS BRASIL

RECOMENDAMOS!

RECOMENDAMOS!