Como Escolher a Lente de Retrato Perfeita

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, quando estamos iniciando não é muito claro pra que serve cada tipo de lente, eu recebo muitos emails aqui no Foto Dicas Brasil com esse tipo de dúvida, com leitores perguntando se com tal lente é possível fazer certo tipo de foto. Na verdade, em princípio, as lentes que vem nos kits fotográficos, em sua maioria a 18-55mm, costumam ser lentes versáteis para iniciantes, ou seja, é possível fazer fotos de paisagens, retratos e alguns tipos de detalhes, e escolher a lente perfeita para algum tipo de fotografia é uma pergunta um pouco subjetiva porque ela vai depender de 3 fatores como, a marca do seu equipamento, qual o seu estilo fotográfico e principalmente seu orçamento. Mas além disso, existe uma questão técnica que independe destes 3 fatores que é em relação ao tamanho do sensor e a distância focal.

Então vamos primeiro falar da parte técnica.

Quais Distâncias Focais São Necessárias Para um Bom Retrato

Mulher-Jovem-Lente-perfeita-para-retratos

Close Up Mulher via Shutterstock

 

Para responder a esta pergunta, você precisa entender duas coisas, a primeira é a distância focal ou Comprimento focal, e a segunda é fator de corte, porque uma está diretamente ligada a outra.

Distancia-focal

Você pode perceber na imagem acima que o comprimento focal de uma lente determina o ângulo de visão que ela enxerga, e que existem alguns comprimentos focais considerados “normais” como por exemplo a 50mm até mais ou menos a 70mm, e isso acontece porque esses ângulos permitem retratos próximos ao que enxergamos, ou seja, não há distorção no resultado da foto, é como se você fotografasse exatamente o que está vendo.

Você deve ter reparado que eu destaquei a palavra “permitem” na frase acima, isso porque muitos acreditam que as distorções nos retratos se deve à distância focal da lente, ou seja, que grande angulares resultam em imagens com o “nariz de cachorro”, ou seja, rostos bem finos, e lentes com grandes distâncias focais como as zoons, alargam o rosto, como você pode ver na imagem abaixo:

Distorções de Retratos - ©Stephen-Eastwood

Distorções de Retratos – ©Stephen-Eastwood

Na verdade esse efeito é causado pela distância que você está em relação à pessoa fotografada, e não pela distância focal da lente. Não acredita? Faça uma experiência você mesmo, feche um dos olhos e se aproxime bem do rosto de outra pessoa, ou do espelho, e veja a distorção acontecendo em tempo real. Então aonde entra a distância focal? Simples, como estamos falando de retrato, para conseguirmos esse enquadramento precisamos, de acordo com a milimetragem da lente escolhida, ficar mais longe ou mais próximo do fotografado, por isso fique atento a essa distância e trabalhe de acordo com o resultado que quer.

 Já o fator de corte entra justamente mudando a milimetragem das nossas lentes, se você usa uma câmera de entrada ou semiprofissional, as suas lentes possuem um comportamento diferente do que se estivessem sendo usadas em câmeras profissionais (Full Frame), por que esses tipos de câmeras possuem sensores menores e por isso é necessário calcular a milimetragem da lente de acordo com o fator de corte da marca da sua câmera.
Eu já escrevi um artigo completo falando sobre isso, é o “Fator de corte, uma questão de tamanho!“, mas pra dar um exemplo, se sua lente for uma 50mm da Canon, você precisará multiplicar por 1,6 – Fator de corte das câmeras Canon – e na sua câmera de entrada como a T3, T5i, T6i… ou semiprofissional, como a 50D, 60D, 70D, 7D… ela se comportará como uma 80mm – (50mm x 1,6 = 80mm), já se você usar uma câmera Nikon – de entrada como a D3100, D3200, D5100… ou semiprofissional, como a D7000, D7100… precisará multiplicar sua milimetragem por 1,5, e nesse caso, o resultado seria 75mm. E quando a milimetragem muda, também muda a distância que você fará o seu retrato, e consequentemente, muda o resultado da sua foto!

Tendo essas explicações em mente, dentro de várias milimetragens, existem potencialmente boas lentes para retratos, então dividirei por 4 tipos de lentes e você poderá escolher aquela que se encaixa melhor ao tipo de resultado que você está esperando: Grande angulares, Normais, Teleobjetivas Curtas e as Teleobjetivas, também conhecidas como lentes Zoom.

Lentes Grande Angulares

Noiva-Lente-perfeita-para-retratos

Noiva via Shutterstock

 

Ideais para retratos que onde você inclui parte do ambiente, assim você não vai ficar muito perto do fotografado e não corre o risco de grandes distorções, tenha em mente milimetragens entre 20mm e 40mm.

Lentes Normais

Retrato-Noturno-Lente-perfeita-para-retratos

Retrato Noturno Via Shutterstock

 

São lentes que possuem a milimetragem em torno de 50mm em uma câmera Full Frame (Sem fator de corte) – e é a mais famosa de todas as lentes de retratos por ter um excelente custo x benefício – e para conseguir essa distância focal em uma câmera de entrada e ou semiprofissional, você pode usar a lente fixa 35mm, ou buscar em sua lente zoom, essa distância focal. Elas já permitem fotos de close-up sem grandes distorções e são as intermediárias entre as grande angulares e as teleobjetivas curtas.

Lentes Teleobjetivas Curtas

Retrato-no-Parque-Lente-perfeita-para-retratos

Retrato no Parque Via Shutterstock

 

São excelentes lentes para retratos por sua versatilidade, sua pequena distorção pode ser um bônus para retratos com resultados agradáveis ao olhar, um elogio ao retratado.
Se preferir, mova-se e diminua a distorção. Outra grande vantagem é que você pode dar um passo atrás e incluir parte do ambiente e ainda assim ficar próximo o bastante do seu retratado e não perder a conexão com ele. Se for usar uma lente prime como a 85mm, terá a vantagem de uma abertura grande, essencial para desfoques criativos de fundo.

E como você já estudou o fator de corte, percebeu que se usar uma lente 50mm em uma câmera cropada (de entrada ou semiprofissional), terá um teleobjetiva curta de 80mm (Canon) ou 75mm (Nikon).

Lentes Teleobjetivas ou Lentes Zoom

Fashion-Lente-perfeita-para-retratos

Fashion Via Shutterstock

 

São bastante utilizadas por fotógrafos de moda pela facilidade de isolar a modelo do ambiente. Elas costumam ser mais caras que as lentes teleobjetivas curtas, principalmente as que possuem grandes aberturas como f/2.8. Você pode encontrar um excelente custo x benefício em milimetragens entre 100mm e 200mm.

Essas são as principais questões técnicas que você precisa levar em conta, mas lá no início eu disse que existiam algumas questões subjetivas e que podem te ajudar nessa escolha.

Qual é a sua lente?

Turista-em-Paris-2-Lente-perfeita-para-retratos

Turista em Paris Via Shutterstock

 

Você tem uma 50mm? Ou quem sabe uma macro 100mm, ou ainda uma teleobejtiva 70-300mm, pois saiba que são excelentes opções pra conseguir retratos incríveis! Ah, sua única lente é a do Kit 18-55mm? Sem problemas, leia este artigo e verá que ela pode ser excelente para conseguir ótimos resultados: “Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina“; aproveite e leia também este artigo que o ajudará de uma maneira geral a fazer retratos profissionais: “10 dicas de retrato para levar suas fotografias para o Próximo Nível“.

Lente Prime ou Zoom?

Retrato-Petro-e-Branco-Lente-perfeita-para-retratos

Retrato Petro e Branco Via Shutterstock

 

As lentes prime são aquelas que possuem somente uma distância focal, a grande vantagem disso é a qualidade ótica muito maior, já que elas só possuem 1 elemento dentro delas. Elas também possuem aberturas maiores, resultando em mais luz e consequentemente permitindo fotografar com velocidades maiores e ISOS mais baixos, duas coisas importantíssimas para fotos mais nítidas, independente da regra da reciprocidade.
Dependendo do seu orçamento é mai válido investir em uma lente prime “mais barata” do que uma lente Zoom “mais barata”.

E por último, mas não menos importante, o que vai determinar a escolha da sua lente é o seu orçamento.

Qual o seu orçamento para investir em uma lente de retrato?

Pé-de-dinheiro-Lente-perfeita-para-retratos

Pé de dinheiro Via Shutterstock

 

Essa é uma consideração muito importante, afinal, as melhores lentes também são as mais caras. Um excelente exemplo são as lente 50mm da Canon que variam entre U$150 a U$1.200 dólares dependendo da abertura que você escolher, ela estão disponíveis nas aberturas f/1.8, f/1.4 e f/1.2 e na Nikon, nas aberturas f/1.8 e f/1.4.

As lentes mais caras geralmente produzem imagens mais nítidas e com menos flare. A qualidade de construção é melhor, e elas podem ser à prova d’água, além de serem mais silenciosas e possuírem mecanismos de focagem automática. Mas uma dica: A diferença na qualidade da imagem é geralmente maior entre as lentes zoom caras e baratas do que entre as lentes prime caras e baratas.

Estúdio-Profissional-Lente-perfeita-para-retratos

Fotógrafo trabalhando Via Shutterstock

 

As melhores lentes costumam ser mais pesadas por causa da sua construção em metal, e as mais baratas costumam ser feitas de plástico. Tenha em mente que as boas lentes devem durar décadas, e às vezes o que pode parecer um investimento alto agora, pode ser um benefício a longo prazo.

Conclusão

 

Retrato-Fashion-Lente-perfeita-para-retratos

Retrato Fashion Via Shutterstock

 

Como acontece com a maioria dos fotógrafos, com o tempo você vai aprendendo qual o equipamento traz melhores resultados para o tipo de fotografia que você quer, eu particularmente uso na maioria dos meus retratos a 85mm, sou apaixonada por ela. Também não abro mão da minha 50mm f/1.2 e às vezes, dependendo do resultado que quero alcançar, lanço mão da minha 24-70mm. Já fiz muito retrato quando usava lente de kit, especificamente uma 28-135mm USM, que era uma mão na roda!

Se você não tiver muita certeza do que usar, procure estudar retratos feitos por outros fotógrafos no Flickr ou 500px, muitos deixam o EXIF das fotos disponíveis, para isso, minha dica é você separar uns 10 ou 20 retratos que você realmente tenha amado, depois examine-os com  cuidado e pense por que você gostou de cada um deles. Existe alguns temas em comum? Quais as distâncias focais mais utilizadas? Os fotógrafos estão usando grandes aberturas com profundidades de campo rasas? São predominantemente preto e branco ou coloridos? São feitos com luz natural ou flash? São close ups ou retratos que incluem o ambiente? Com certeza as respostas a estas perguntas podem ajudá-lo a decidir quais as lentes você deve incluir à sua lista pra ser um retratista incrível!

Espero que você tenha gostado, se sim, compartilhe este artigo com seus amigos, isso nos ajuda a crescer e continuar trazendo conteúdo gratuito de alta qualidade pra você.

Boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

Imagem destacada – Fotógrafa via Shutterstock

 

4.9/5 - (28 votos)

21 Resultados

  1. WEVERSON GASTALDI disse:

    Excelente! Obrigado por ter compartilhado!
    Comprei uma T6i e quero ir de 85mm! 😉

    • fotodicasbrasil disse:

      Excelente escolha Weverson!Abraços, Simxer ​

  2. mayze disse:

    Boa noite pessoal.
    -Estou com dúvidas, estou começando agora em fotografia, e tenho uma d3200 NIKON , estou a procura de lentes que tenha um bom resultado e que tenha um bom preço.
    preciso de lentes que para fotografar casamentos.
    alguém pode me ajudar.
    boa noite

  3. Adaías disse:

    Meu Deus!! Viciei no seu blog!!!!!

  4. Clécia Eveli disse:

    Parabéns Simxer! Seus artigos são riquíssimos e de uma clareza excepcional.Agradeço por tamanha generosidade em não deter esses conhecimentos somente pra vc. Estou aprendendo muito e espero conseguir bons resultados com minhas fotografias. Sou dentista e preciso muito de registrar detalhes na cavidade bucal, local esse que me dificulta pelo calor e umidade…..muitíssimo obrigada por cada orientação e dicas. Abraços, bom dia!!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada pelo comentário Clécia, fico muito feliz em estar ajudando!!

      Grande abraço,
      Simxer

  5. epocavital disse:

    Simxer, MUITO BOAS TUAS DICAS, TANTO PROFISSIONAL COMO AMADOR, (sou aposentado) MAS; de vez em quando sou convidado a participar de EQUIPES profissionais (complementar) GOSTO MUITO DE FOTOGRAFAR MODA, tanto em desfile como em Estúdios, VERSATILIDADE; comprei UMA LENTE 24-70M / 2.8 (OBS; preferência,Marca SIGMA DGHSM, P/NIKON, Fabricada no JAPÃO) silenciosa, muito rápida,…) Excelentes Fotos. abraço.

    • fotodicasbrasil disse:

      Excelente escolha! Com certeza deve fazer excelente fotos! Obrigada por comentar!Abraços, Simxer ​

  6. Jaque disse:

    Tenho uma nikon 5200 e uma lente 35mm 1.8 e gostaria de adquirir uma outra lente, seria a 85mm uma boa alternativa ?

    Já usei a do kit mas nao gostei das cores

    Obrigada

    Jaque

    • fotodicasbrasil disse:

      Sim, excelente alternativa! Eu, particularmente adoro a 85mm!Abraços, Simxer ​

  7. Ademil França disse:

    Boa tarde e mais uma vez muito obrigado pelo aprendizado. Abs e fique com Deus.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço Ademil, fique com ele também!Abraços, Simxer ​

  8. Norival disse:

    Simxer parabéns pela exposição. Excelente e esclarecedor o vosso artigo.
    Abrs.
    Norival

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada por comentar Norival!Abraços, Simxer ​

  9. Rogerio Braga disse:

    Um belo e esclarecedor artigo.
    Agora, faltou uma informação, a distância a ser utilizada para cada tipo de lente para que não haja distorção.
    Grato.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Rogerio, em principio, basta não se aproximar, porque é isso que causa a distorção independente da lente, ou seja, isto está diretamente ligado à distância focal que vai utilizar. Se usar uma lente zoom e quiser um enquadramento de retrato, não tem como não distorcer, mas quanto mais se distanciar, menos distorção terá, tudo vai depender do resultado que quer, você pode procurar se manter com distâncias entre 50mm e 70mm, isso te obrigará a se movimentar fisicamente sempre na mesma distância do fotografado.Abraços, Simxer ​

  10. Marcelo disse:

    Obrigado Simxer, suas dicas e artigos são incríveis!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Marcelo, fico feliz em saber!Abraços, Simxer ​

  11. Vitor Santos disse:

    Excelente artigo, obrigado pelas dicas.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço o comentário Vitor!Abraços, Simxer ​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *