Metadados , essencial na fotografia digital
Continuando a série: Lightroom 5 – Tudo o que você precisa saber pra começar com o pé direito! Vou falar sobre os metadados.
Você sabe para que serve as metadados? Sabe a importância de trabalhar com eles?
Metadados, para os menos familiarizados com o assunto, são todas as informações anexadas a uma imagem, ou seja, são dados que descrevem dados 🙂 Você já deve ter ouvido falar de EXIF, se não ouviu, dá uma lida nesse artigo (Exif – melhore suas fotos com este recurso!), pra entender a importância desses metadados.
Fazendo um resumo, todo arquivo digital traz nele informações que nem sempre estão à vista de quem está lendo, mas com ajuda de outros programas você pode ler esses dados escondidos. No caso de um documento Word, por exemplo, ele sempre vai trazer o autor que neste caso é o nome ou as iniciais que você escolheu durante a instalação do programa.
No caso das fotos digitais, elas trazem em seu EXIF informações como nome do arquivo, data, modelo da câmera, tipo de lente, distância focal, abertura, velocidade, ISO, se foi utilizado Flash, em qual modo a foto foi tirada (Manual, automático, prioridade de abertura, prioridade de velocidade, programado) e ainda se a foto passou por algum programa de edição de imagens como o Photoshop ou o Lightroom, além de autor, contato e direitos autorais da imagem. Isso mesmo, os direitos autorais da sua imagem, esta aí a importância de saber como usar essa ferramenta do programa.
Mas pra que serve os metadados?
Hoje em dia com a fotografia digital, tanto porque temos que lidar com um número cada vez maior de fotos, como problemas como a autoria das fotos, que os metadados tornaram-se fundamentais. Quando você faz um trabalho para um cliente, por exemplo, muitas vezes ele publica no Facebook, Instagram, Flickr, mas nem sempre essas fotos estão com os créditos, mas se eu fizer uma busca no Google (por imagens) com o meu nome, várias dessas fotos irão aparecer porque tem minha autoria dentro do EXIF, ou seja, nos metadados da foto!
E o Lightroom tem a opção de você durante a importação (ou posteriormente até), escrever mais dados dentro do EXIF da sua foto, não é sensacional?
Como eu crio metadados?
Você pode utilizar o painel prático, que fica no modo Biblioteca (Library), para adicionar os metadados a sua fotografia, o que realmente é prático no começo, porém conforme o volume de imagens vai aumento à praticidade vai ficando de lado. Mesmo assim esse modo é ótimo para conferência das informações.
Na biblioteca das imagens, vá ao painel prático e clique no arquivo desejado e insira as informações que achar necessária.
Esta tela é variável, como poderá verificar no seu programa no canto alto-esquerdo tem um seletor onde estará como “default” (padrão), você pode escolher outros formatos dependendo das suas necessidades, por exemplo, na opção EXIF (Exchangeable Image File Format), você pode editar os dados do arquivo relacionados à câmera ou o scanner, como nome, disparo, tamanho, pasta.
Já no IPTC (International Press Telecommunications Council), te possibilita inserir os diretos autorais da imagem. Esta sigla é um padrão utilizado pela imprensa internacional e em bancos de dados de imagens.
Existe outra maneira de fazer isso sem que perca tanto tempo digitando, muitas vezes, as mesmas informações para todos os seus arquivos, um modo mais inteligente de catalogar as informações em sua biblioteca.
Com este modo você pode salvar uma ou mais predefinição que ficará disponível em seus catálogos de imagens. Para isso vá à barra de menu do seu Lightroom e clique em metadados [metadata], e aí em editar predefinições de metadados.
Uma tela com diversas opções de edições irá se abrir nela você encontra algumas opções de edição dos metadados como “informações básicas”, “direitos autorais IPTC”. Nesta última opção o programa oferece ao autor uma opção chamada “status direitos aut.”, onde você pode escolher deixar a imagem protegida ou não.
Quando você terminar de realizar o preenchimento das lacunas o programa “ticará” automaticamente as caixinhas ao lado, ou, caso você ache necessário, pode utilizar os botões abaixo da janela.
Você pode preencher quantos dados você quiser, neste caso eu quis criar um “preset” básico pra quando eu der entrada nas fotos no Lightroom, já utilizar esse “preset” na importação das fotos. Se você tem alguma dúvida sobre importação de fotos no Lightroom, e as suas possibilidades, leia o artigo “Importando fotos no Lightroom 5”.
Eu nunca deixo em branco o IPTC Copyright e o IPTC Creator, e acho que esses são os campos mais importantes dos metadados!
Tudo definido? Hora de salvar estas definições. Vá ao seletor de Predefinição: Personalizado [preset: custom] e escolha “salvar configurações como nova predefinição”. Ou você clica em Concluído [done], e uma janela aparecerá perguntando se quer salvar as alterações como uma nova predefinição, só aceitar e salvar o nome.
E depois de salvar o “preset”, ele aparecerá na lista para você utilizá-lo como a imagem abaixo mostra:
E é isso, é simples e é pra ser utilizado 😉
E serve pra qualquer tipo de foto, essa foto aí debaixo foi feita enquanto eu dava uma aula particular no cactário do Jardim Botânico, dei entrada no Lightroom pra exemplificar esse artigo. Logo abaixo vocês podem ver o EXIF da foto depois que a exportei.
E vocês podem perceber que a foto foi feita em um celular!! Mas mesmo assim se eu publicá-la nas redes sociais sem nenhum crédito, ela terá minhas informações e mostrará quem fez e que está sob copyright.
Plus!
Eu fiz essa videoaula mostrando como criar um “preset” de metadados no Lightroom 5 e sua utilização. Dê uma olhada e se tiver alguma dúvida, escreva pra gente!
Abraços,
Olá, preciso identificar a data e horário de captura de uma foto em arquivo JPG. Pelo método tradicional, Propriedades/Detalhes, não foi possível pois foram apagadas essas informações.
Assim, como eu poderia recuperar esses outros Metadados desse aquivo que recebi por email?
Agradeço,
Jorge
Oi Jorge, acredito que que não seja possível, uma vez que foram apagados no arquivo enviado, somente o original deve conter essas informações.Abraços, Simxer
Olá Simxer, preciso de uma ajuda, eu uso o câmera raw, e depois uso o photoshop, depois que termino eu clico em salvar como e pronto, só que eu gostaria que nos metadados aparecesse só o meu nome, mas aparece todos os dados de como foi tirado a foto , nome do programa de edição, como que eu faço pra eliminar isso?
Quando eu quero fazer isso, eu uso o "exportar pra web", lá no meio à direita, tem a opção pra você escolher que metadados aparecerá, eu escolho, nenhum.
Abraços
Eu fui em metadados – editar predefinições de matadados e não abriu a janela pra mim, deu erro
Qual versão e qual erro? 🙂
Por esse metodo tem como saber também como a pessoa editou a foto? Ex: quanto de contraste e etc.
Não Karine, somente se passou por alguma pós-produção. Somente a própria pessoa que editou tem acesso a essas informações.Abraços, Simxer
Parabens pela excelente materia. Gostaria se saber se no Os x tem como alterar os metadados de uma imagem, como por exemplo a camera que ela foi tirada. No Windows é simples, só ir em detalhes e alterar, mas estou com dificuldades no mac. Abraços.
Já ouvi falar dele, mas uso window 🙂 />Abraços, Simxer
Fantástico
Obrigada Clóvis!
Abraços,
Simxer
E quanto ao Photoshop? Minha foto fica com os metadados certinhos, daí depois eu sempre edito no cs6 depois do Lr, aí quando salva a foto do cs6 ela sai sem metadados, como faço?
Oi Eduarda, tudo bem? Veja se seu Photoshop não está retirando os metadados, ele pode ser configurado para isso, eu mesma utilizo essa função pra proteger imagens que eu posto aqui no FotoDicasBrasil.
E quais metadados você está querendo que permaneça na foto? Lembre-se que você pode escrevê-los no LR antes de dar a saída na foto.
Abraços,
Simxer