Foto Dicas Brasil 7 Predadores das Câmeras Digitais e Como Evitá-los - Foto Dicas Brasil
8.059 views | by Simxer
7 Predadores das Câmeras Digitais e Como Evitá-los

Este artigo foi inspirado em uma cena que vi há poucos dias aqui no Rio de Janeiro, eu estava sentada em um quiosque na praia e fiquei observando um grupo de 4 pessoas que estavam com uma DSLR fazendo fotos do grupo, visivelmente turistas e entusiastas de fotografia, dada as situações e ângulos que eles queriam registrar, mas o que realmente prendeu minha atenção foi ficar imaginando quantos passeios, iguais aquele, aquela câmera iria resistir?

Em pouco mais de uma hora, vi a câmera ser colocada diretamente na areia, coisa que uma das garotas repreendeu quem fez e simplesmente cobriu a câmera com uma canga, aquela altura, já úmida, e claro, cheia de areia, vi a lente ser trocada sem o menor cuidado, já que estava ventando, pouco, mas estava. Feita a troca, alguém tentava fazer fotos criativas de outro alguém chutando a água do mar… em direção a câmera! E pra fechar com chave de ouro, em vários momentos a câmera ficou sozinha na areia, claro que devidamente “escondida” por uma canga molhada com areia. Antes de eu ir embora, ouvi uma das meninas pedir cuidado com a câmera porque era nova!

Diante disso fiquei imaginando que talvez nem todos tenham consciência dos perigos mais simples e destruidores de equipamentos e principalmente os cuidados que devemos tomar, pra isso traduzi um texto do Fotógrafo americano Darren Rowse que se encaixa como uma luva nessa situação, e quem sabe um dos 4 amigos não esteja lendo esse texto exatamente agora, junto com você 🙂

7 Predadores das Câmeras Digitais e Como Evitá-los

 

A câmera digital possui vários predadores naturais – coisas que em apenas alguns segundos poderiam acabar com a sua vida e deixa-lo sem câmera. Aprenda a identificar os predadores da sua câmera, tome algumas precauções simples, exercite um pouco de cuidado e você poderá manter sua câmera funcionando em seu total potencial por anos (bem, pelo menos até chegar a hora de uma atualização). Manutenção nunca é demais para as câmeras digitais!

Aqui estão os 7 predadores naturais da câmera digital e como evita-los:

1. Protetor Solar e Repelente de Insetos

ProtetorSolar

Protetor solar Via Shutterstock

 

É importante se proteger dos elementos do sol e de picadas de insetos quando estiver fotografando em ambientes abertos, porém, algumas coisas que você usa para fazer isso podem prejudicar sua câmera. O protetor solar é geralmente oleoso e o repelente de insetos costuma conter produtos químicos que você não gostaria que entrassem em contato com as partes mais delicadas da sua câmera.

A forma de limitar o impacto desses produtos em sua câmera é bem óbvia, e envolve manter as partes do seu corpo que entram em contato com o seu equipamento, bem limpos. Lave suas mãos com água fresca após aplicar protetor solar e repelente, e você ajudará a manter sua câmera limpa. Se você deixar sua câmera oleosa, certifique-se de limpá-la o mais rápido possível.

E por fim – não caia na tentação de colocar protetor solar e repelente na bolsa da sua câmera. Eu sei que é tentador, para que você não tenha que carregar outra bolsa – mas realmente não vale a pena correr este risco, pois um vazamento poderia acabar com a vida da sua câmera. Se você viajar com os dois juntos, certifique-se de colocar os líquidos em um saco vedado.

2. Areia

Areia

Areia Via Shutterstock

 

Não há nada que me assuste mais do que o pensamento de areia entrando na minha câmera. As câmeras possuem partes móveis, e colocar algo tão granuloso e abrasivo quanto a areia nelas pode rapidamente deixa-las fora de ação, ou no mínimo danificá-la de forma a deixar arranhões.

No final, a única proteção contra areia é não levar a sua câmera para locais arenosos. É claro, isso não é muito prático e você precisará fazer o possível para manter a areia e sua câmera separadas.

Sacos vedados são ótimos para usar em viagem, escovas de limpezas para retirar os grãos de areia de sua câmera podem ser úteis, assim como panos de limpeza.

Sempre fique atento com seus arredores e coisas como vento ou pessoas jogando bola ou ainda atirando frisbees quando você estiver trocando as lentes, cartões de memória e baterias, pois estes são os momentos de alto risco onde a areia pode entrar. Além disso – lembre-se de pensar com antecedência sobre que lentes você pode precisar, para que você possa trocá-la em um ambiente mais estável, de preferência, antes de ir para a praia.

3. Poeira

Poeira

Poeira Via Shutterstock

 

Assim como a areia, a poeira é uma inimiga natural da câmera digital. Ela é um atacante mais sutil e geralmente não irá arranhar suas partes móveis – mas ela também é prejudicial, principalmente quando ela entra nas partes internas da sua câmera e se acumula em seu sensor de imagem.

Mais uma vez – limpe sua câmera todos os dias, tome cuidado com quando e onde você troca suas lentes e viaje com sua câmera em um saco vedado.

Além disso, se você tiver uma DSLR, considere limpar profissionalmente o seu sensor de imagem (ou aprenda a fazer isso você mesmo – mas com muuuuuito cuidado) de vez em quando, se você encontrar marcas em seu sensor (você os notará principalmente em aberturas pequenas – para testar, configure sua câmera para a menor abertura e mire para uma parede ou teto branco), estará mais do que na hora de dar uma geral nela.

4. Umidade/Água

Água

Meninas Via Shutterstock

 

A umidade ataca a câmera de várias maneiras. Em seu maior extremo, ela ataca como água, que possui a habilidade de acabar rapidamente com a vida da sua câmera (eu recebo regularmente e-mails de proprietários de câmeras digitais que derrubaram câmeras em todos os tipos de líquidos, incluindo o oceano, banheira, rios e até mesmo em vasos sanitários?!). Use as alças de sua câmera para mantê-la fora da água e sempre tome cuidado de onde você a coloca e como ela pode ser derrubada.

Um atacante mais sútil quando se trata da umidade é a condensação. Notável principalmente quando você passa de uma temperatura para outra com a sua câmera (por exemplo, de um ambiente com ar condicionado para um úmido). Investir em pacotes de gel de sílica é uma maneira de ajudar com isto, pois eles absorvem a umidade em sua bolsa da câmera. Algumas pessoas sugerem coloca-la em um saco vedado quando você estiver movendo para outras temperaturas – isto pode funcionar bem, mas não é muito prático em muitas situações, principalmente quando você tem uma câmera grande. O ideal seria aquecer a sua câmera de forma natural e lenta – isso definitivamente é um desafio. Além disso – limpe sua câmera regularmente em ambientes úmidos.

5. Sal

Sal

Sal Via Shutterstock

 

Embora a praia apresente aos fotógrafos oportunidades fotográficas maravilhosas, ela também pode ser um lugar perigoso, com muitos predadores de câmeras digitais – um dos quais é o sal, que possui o hábito de entrar na sua câmera e lentes, causando todos os tipos de problemas (incluindo corrosão).

Combata o impacto que o sal tem em sua câmera limpando-a pelo menos uma vez por dia quando estiver fotografando em locais com sal.

Se você tiver uma DSLR e fotografar em condições adversas, use filtros UV em suas lentes, para fornecer um nível extra de proteção e evite abrir sua câmera (para trocar as baterias, cartões de memória ou lentes) o máximo possível. Quando não estiver fotografando, mantenha sua câmera segura em sua bolsa e fique ciente de onde você está posicionado em dias com muito vento.

6. Furto

Furto

Furto Via Shutterstock

 

Outro predador natural de equipamentos fotográficos caros é o furto, quando você menos espera  – deixando-o frustrado, e se perguntando o que você fez para merecer isso.

Sempre fique ciente de onde está o seu equipamento e do quanto ele é acessível aos outros. Compre uma bolsa que não deixe tão claro que possui uma câmera, se for possível (há algumas marcas ótimas no mercado).

Mantenha suas câmeras em seu corpo se você estiver em um ambiente de risco, mantenha suas câmeras fechadas e bem presas, considere colocar sua bolsa na frente, ao invés de atrás em situações de alto risco, faça um seguro pro seu equipamento, tente ser seletivo, e não viaje com muito equipamento de uma só vez.

 7. Batidas e Quedas

CameraQuebrada

Câmera quebrada Via Shutterstock

 

A perda de muitas câmeras ocorre quando elas são derrubadas ou batidas em outros objetos duros. Embora algumas câmeras venham com uma capa a prova de choque, a maioria das câmeras não possui isso e precisam ser tratados como objetos delicados.

Use uma bolsa acolchoada ou capa (e use quando a sua câmera não estiver em uso), fique ciente de onde você coloca sua câmera, tome cuidado quando for passá-la de uma pessoa para outra, etc. Verifique também o seguro da sua casa e conteúdos para ver se eles cobrem danos acidentais (muitos cobrem). Isso é apenas bom senso, mas eu fico impressionada com a frequência com que acidentes bobos acabam com a vida de equipamentos caros.

 Equipamento Bom

BomEquipamento

Câmera Via Shutterstock

 

Espero que você esteja se sentindo um pouco mais preparado para se aventurar com sua câmera digital, se sentindo confiante com sua habilidade de manter seus predadores naturais afastados. Acredito que você como um bom amante da fotografia, que se dedica a estudar pra conseguir fotos que fazem a diferença, não costuma praticar as coisas descritas neste artigo, mas espero que, caso algum dia esteja diante destas situações, possa se lembrar que coisas simples podem destruir sua câmera digital, mas ações igualmente simples podem torná-la quase imortal!

E você, tem algum dica, ou já passou por alguma desventura do gênero? Compartilha com a gente nos comentários.

               Boas fotos,

AssinaturaPosts_New

Imagem destacada: Tubarão Via Shutterstock

Artigo Original

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

15 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.