Foto Dicas Brasil 7 Dicas Para Combater o Bloqueio Fotográfico - Foto Dicas Brasil
11.555 views | by Simxer
7 Dicas Para Combater o Bloqueio Fotográfico

Olá fotógrafo! Estou reunindo dicas especiais de como como fazer um projeto 365 dias para escrever aqui no Foto Dicas Brasil, porque acredito que você ter que fotografar todos os dias pode ser uma ferramenta incrível para melhorar sua fotografia e acima de tudo, seu olhar fotográfico. E algo recorrente nesses projetos, é justamente a dificuldade de se manter inspirado, provavelmente, você em algum momento também terá essa dificuldade, faz parte do processo, e pensando nisso, trouxe especialmente para você,  as dicas do fotógrafo Nick Sparks que compartilho agora.

7 Dicas Para Combater o Bloqueio Fotográfico

 

Todos nós já ficamos sem vontade de pegar a câmera e sair algum dia. Para mim, o motivo pelo qual eu temia esta simples tarefa era a falta de inspiração. Não há nada mais animador do que sair de casa quando eu estou me sentindo inspirado, mas nem tanto quando eu não estou com vontade.

Porém, eu tive que encarar esta falta de inspiração e me forçar a encontrar inspiração de modos improváveis quando eu fiz um Projeto 365. Eu encontrei muitos modos de lidar com o bloqueio dos fotógrafos durante este tempo.

1. Saia e Comece a Fotografar

O cérebro humano quer que você encontre a ideia perfeita antes de sair e realizar a tarefa de apertar o botão do obturador. Eu acho que muitas formas de arte são similares. Eu passei muitos dias não fotografando, porque eu não conseguia pensar em nada para fotografar. Eu descobri que sair e fotografar qualquer alvo aleatório – não importa o quão sem graça – pode criar inspiração. Saia e fotografe aquele hidrante, e quaisquer outros objetos sem graça que você encontrar em sua linha de visão! Isso pode leva-lo a um lugar inesperado.

2. Encontre uma Cor

Saia e fotografe uma cor. Reduzir os seus assuntos a apenas uma cor fará você tirar fotos que não tiraria de outra forma. Cores diferentes possuem humores diferentes também. Se você estiver se sentindo calmo e tranquilo, vá fotografar o azul. Você se sente feliz? Fotografe o amarelo ou laranja. Há muitos recursos na internet que você pode usar para explorar a palheta de cores e a interpretação emocional das cores, eu sugiro começar com o Google.

Imagens 500px

Imagens 500px

3. Fotografe Sentimentos

Basear sua fotografia em um certo sentimento pode desencadear muita inspiração. Digamos que eu queira fotografar “felicidade”. Talvez isso me leve a uma área que está conectada em minha mente com um momento feliz. Talvez, tentar capturar uma sensação leve a uma foto daquele lugar com o pôr-do-sol perfeito, e eu possa capturar a minha foto favorita. Isso não é inspirador? Além disso, você poderia fazer uma tabela de humores e capturar a vibração que você sentir.  Eu ouvi dizer que o Pinterest é um ótimo lugar para fazer isso.

Happy Halloween by Elke Vogelsang

Happy Halloween by Elke Vogelsang

4. Fotografe Suas Ruas

Vá para o centro da sua área metropolitana mais próxima. Milhares de pessoas passam por essa área todos os dias. Todas elas possuem diferentes histórias e estão vivendo dias diferentes. Com certeza você pode encontrar alguma inspiração nisso. Coloque-se no lugar delas, depois capture algo que seja importante para você.

The waiting game by David Mar Quinto

The waiting game by David Mar Quinto

5. Tire Fotografias Técnicas Que Você Não Experimentou Antes

A fotografia técnica não só é interessante, como também tirar fotos tecnicamente complexas irá ajudar a melhorar suas habilidades. Você poderá usar essas habilidades no futuro ao expandir as suas habilidades agora. Normalmente, quando eu fotografo de uma maneira nova pela primeira vez, é frustrante e não sai como eu quero, mas ter essas experiências frustrantes me ajudou em meu caminho. Algumas habilidades que você pode aprender são Light Painting, Longa exposição para efeitos como véu de noiva, manipulações conceituais, e exposição de rastros estelares e feixes de luz. Se manter ocupado e expandir suas habilidades pode ajuda-lo a incorporar essas ideias em suas fotos futuras; e assim, fornecer mais maneiras de capturar sua inspiração.

Mt Bromo Under The Stars by Elia Locardi

Mt Bromo Under The Stars by Elia Locardi

6. Vá Para Algum Lugar Novo

Prepare a bolsa de sua câmera e saia de casa. Dê a si mesmo uma direção básica e veja onde isso o leva. Eu já fiz isso algumas vezes, e eu nunca fiquei desapontado com os resultados. É verdade que eu não usei muito disso eu meu portfolio, porque no último ano eu fiquei conhecido estritamente como um fotógrafo de retratos. A última viagem que eu fiz me levou para uma cidade mineradora abandonada. Vamos apenas dizer que eu fiquei muito inspirado quando cheguei lá.

Sunset in Belchite by Tony Goran

Sunset in Belchite by Tony Goran

7. Colabore

Colaborar é sempre divertido. Desta forma, você pode usar a criatividade de outra pessoa ou ficar inspirado com ela. Você poderia colaborar com outro fotógrafo, modelo, maquiador, um grupo de amigos, seus vizinhos. As imagens abaixo são uma colaboração entre mim e Joshua Marable. Nós tivemos a ideia de um personagem se sentindo perdido ou deprimido – uma sensação de peso. Joshua foi para Goodwill e pegou uma roupa que ele achou que combinava bem para capturar essa sensação.

Sinking by Nick Sparks

Sinking by Nick Sparks

Eu tive a ideia do lugar, e pensei em diferentes maneiras de fotografar lá para capturar a sensação deste personagem fictício.

A Dream by Nick Sparks

A Dream by Nick Sparks

Como você pode perceber existem técnicas muito simples que podem melhorar a sua criatividade e devolver sua inspiração, eu me deparei com projetos incríveis e todos os autores falavam da dificuldade de se manter inspirado, mas como pude comprovar, com esforço, dedicação e algumas das dicas que trouxe hoje, eles conseguiram alcançar os seus objetivos, espero que este artigo colabore com o seu também!

E você? Tem alguma outra dica que te ajudou em algum momento de falta de inspiração? Compartilha com a gente nos comentários!

Se mantenha inspirado e te encontro em breve! E lembre-se, para receber as dicas e material exclusivo, assine gratuitamente nossa newsletter aqui!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

16 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.