20 dicas para fotografar pessoas

Fotografar pessoas pode ser um desafio um pouco maior na fotografia, afinal, além dos conhecimentos que precisamos ter para dominar nosso equipamento, mais do que nunca é preciso dar atenção ao motivo da nossa foto e inúmeras dicas podem ajudar, e muito, a conseguir resultados que podem deixar tanto o fotografado, como o fotógrafo também, realizados!

Mesmo iniciando na fotografia dá para tirar fotos bonitas e de qualidade, e eu separei 20 dicas nesse artigo! Claro que o ideal é conhecer os conceitos essenciais sobre fotografia e pós-produção, que aliás, você pode aprender nos meus cursos online!

Vamos às dicas!

1. O motivo principal é a pessoa, por isso não tenha medo de chegar perto.

Quando você fotografar pessoas, não se esqueça que o motivo principal é a pessoa, por isso não tenha medo de chegar perto. As câmeras mais simples, principalmente as compactas vem com grande angulares, ou seja, captam um ângulo bem grande, e pra dar destaque à pessoa, muitas vezes é necessário chegar mais próximo, mas cuidado com a distorção!

2. Preste atenção no fundo da foto, principalmente quando fotografar pessoas.

Preste atenção em toda composição da foto, sempre, apesar do fundo não ser o destaque, é importante ter um legal, de preferência desfocado pra não chamar atenção e aí se for colorido, melhor ainda.

3. Use uma lente zoom para pessoas comuns.

Uma das coisas que aprendi na prática do estúdio e que é extremamente útil em qualquer situação é que pessoas comuns geralmente não ficam tão à vontade na frente das lentes, nesses casos ter uma zoom pode ajudar o “modelo” ficar menos tenso. Qualquer mortal e isso inclui algumas modelos, ficam nervosas com uma pessoa estranha a alguns centímetros do seu rosto. Pra enquadrar pessoas com grande angulares você precisa estar muito próximo, nunca encontrei ninguém que ficasse confortável ou não se desculpasse por suas imperfeições, por isso evite! E não, não precisa ser uma teleobjetiva de zilhões de milimetragem, basta lembrar quando estiver usando uma lente que tenha zoom, de usá-lo.

4. Dirija a foto!

Outro mito é que você não precisa dirigir o fotografado. Dirija! É bobagem achar que a pessoa sabe que cara que está fazendo, por isso é muito importante você dirigir a pessoa dizendo coisas como, sorria mais, menos, vire o rosto, estique o corpo. São detalhes que farão uma enorme diferença. Eu particularmente não gosto de ser fotografada e não existe a mais pálida possibilidade de lembrar de alguma regra ou dica que exerço quando estou na frente da lente, por isso incentivo o máximo a pessoa me dirigir, geralmente gosto mais do resultado.

5. Seja confiante!

Passe confiança, quando tirar uma foto que realmente tenha gostado, mostre à pessoa e elogie os pontos fortes do fotografado, quanto mais confiante a pessoa ficar, melhor sairão as fotos.

6. Treine algumas poses.

Não se preocupe de repetir a foto algumas vezes até que você goste do resultado, por isso treine algumas poses e enquadramentos para sugerir na hora. Um truque que sempre utilizei com sucesso é que quando o fotografado não sai tão bem por algum motivo que te escapou, e você sabe que ele vai olhar e não vai gostar, eu simplesmente digo que ele piscou exatamente na hora! Aí é só deletar, e fazer de novo, confesso que já usei isso até 4 vezes numa única foto, mais que isso acho que vão desconfiar. Ah, e às vezes acontece de verdade você ter que refazer porque tem pessoas que piscam repetidamente na hora da foto.

7. Foco nos olhos

Concentre a atenção da foto para os olhos do fotografado. Deixar os olhos marcantes na foto é essencial, principalmente em mulheres. Quando os olhos são focados de maneira correta, causa a impressão de que a foto inteira está ótima. Uma boa dica é configurar a sua câmera na área de foco única, escolhendo o local desejado saia destacado, além do mais, nossas câmeras focam por contraste, e os olhos são excelentes pra ajudá-las nessa tarefa.

8. Verifique se alguém piscou.

Em fotos de grupos, geralmente um pisca ou acaba saindo ruim por algum motivo, a dica é tirar duas fotos seguidas (no caso de piscadas indesejadas) e pedir pro grupo não se desfazer enquanto você verifica a foto, assim fica mais fácil repetir pra todos saírem bem, mas lembre-se de sempre verificar todos na foto.

9. Ângulo e posição

O ângulo é fundamental para fotografias de qualidade. Um exemplo de sua importância pode ser visto em uma imagem capturada por um fotógrafo em um desnível em relação à altura de seu fotografado.  Fotos tiradas de um ângulo mais alto causam a impressão de que as pessoas estão muito baixas e quando as fotos são tiradas de um nível muito baixo, causa o efeito de que a pessoa está muito alta e muito próxima ao teto. No caso de fotografia de crianças, é importante abaixar-se. Sempre verifique o resultado das fotos e veja se gostou.

10. Enquadramento da imagem

Ao fotografar pessoas é importante não cortar partes do corpo como os pés, mãos, cabeça, por exemplo.  Utilize técnicas que possibilitam criar o enquadramento, destacando as partes do corpo que desejar capturar.

a. Plano detalhe: o destaque são as partes do rosto (boca, olhos e nariz);

b. Grande Plano: técnica que possibilita que todo o rosto seja destaque na fotografia;

c. Plano próximo: enquadramento onde a pessoa é fotografada a partir da altura da cintura;

d. Plano médio: O destaque da fotografia é o tronco no enquadramento da imagem.

11. Desfoque o fundo

Desfocar o fundo da foto é uma técnica importante, pois proporciona um destaque maior a pessoa que está na foto. Para obter esse efeito em câmeras compactas,  uma dica é ficar um pouco distante e dar um “zoom” para aproximar o enquadramento. Desta forma a lente fechada causa um efeito de fundo um pouco desfocado. Se sua câmera é uma DSLR, use aberturas grandes (f 2.8 ou f 3.5). Se quiser aprender mais, leia esse artigo: “Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes“.

12. Seja gentil com o fotografado.

Deixe o fotografado se arrumar antes da foto, isso às vezes pode fazer o ensaio demorar um pouco mais, mas é importante ele se sentir seguro, e fique sempre de olho na roupa, nos pequenos detalhes, quanto mais arrumado antes, menos trabalho na pós-produção!

13. Produza!

Ajude o fotografado na escolha dos acessórios ou dicas de poses, como já disse. É sempre bom ser conhecido como o cara que deixa todo mundo lindo antes da foto 😉 Lembre-se que fotografar pessoas é uma arte.

14. Seja generoso.

Nem precisa transformar a pessoa em outra no Photoshop, mas tirar aquela espinha que apareceu justo no dia daquela foto, não custa.

15. Descontraia a pessoa.

Converse com o fotografado o mínimo pra descobrir algum assunto em comum, quando você tira o foco da foto e fala sobre coisas que as pessoas gostam, geralmente elas ficam mais descontraídas e as chances de você pegar uma pose mais natural aumenta bastante.

16. Fique atento a iluminação do local

Evite fotografar pessoas em lugares muito claros e preste atenção na posição do sol, pois poderá criar efeitos alternados entre claros e escuros na foto.  Prefira fotografar uma pessoa na posição oposta do sol em uma posição que não seja incômoda, para que não corra nenhum risco de haver os olhos fechados por causa da forte luminosidade. Trabalhar com sombras ajudam a mostrar os detalhes do rosto com clareza.

Caso o ambiente tenha pouca iluminação ou feita em horário noturno, é importante dominar a fotometria, evitando que o fundo da fotografia fique muito escuro e se usar o flash, lembre-se que fotometria controla luz ambiente e flash controla a luz do motivo.

E fique atento a existência de sombras indesejadas, que possam surgir no momento em que a fotografia for tirada.

17. Busque a luz natural.

O flash, principalmente embutido das máquinas, são péssimos para fotografar pessoas próximas, eles possuem uma distância mínima (que está no manual) pra evitar criar verdadeiros fantasmas, mas mesmo na distância correta ele normalmente não trás bons resultados. Precisa usar o flash embutido de qualquer jeito? Use um difusor, vale copo plástico, folha de papel branca na frente, qualquer artifício pra fazer a luz ficar mais difusa.

18. E para o fotografado…

Não crie expectativa na hora de ser fotografado.

Lembre-se que a imagem que você vê no espelho é feita pela lente mais bem feita que existe, nosso cérebro, que já possui a correção automática de luz, está em 3 dimensões, e a câmera não consegue fazer isso tudo, por isso usar uma lente que possua distância de 50mm em que imagem projetada tem distorção de perspectiva muito próxima da distorção da perspectiva do olho humano, ajuda bastante.

19. Ajude o fotógrafo.

Demonstrando o que você mais admira em você, foque nos pontos fortes e ignore os pontos fracos.

20. A minha experiência é que uma ótima foto de uma pessoa tem que, em primeiro lugar, agradar o fotografado.

É uma balança, de um lado posso garantir que uma boa luz te dá uns 50% de bons resultados, a maquiagem no caso das mulheres, outros 10% e a pós-produção, seriam os outros 40%. E do outro lado, os 100% é sua direção com todas as dicas aí de cima.

Portanto, depois de conhecer melhor o mundo da fotografia, aproveite estas dicas e inicie já a arte de fotografar pessoas. Você pode começar com o pé direito fazendo meus Cursos Online.

Boas fotos! E vamos juntos!

52 Resultados

  1. Vérter disse:

    Tenho usado varias dicas de seu blog e tem dado muito certo. Obrigado

  2. Jailson disse:

    Amei as dicas Simxer! Abraço!

  3. Andreza disse:

    Acompanho sempre as suas dicas. Está de parabéns pela ajuda que você para nós iniciantes no mundo da fotografia.

  4. Heli disse:

    Obrigado por trazer estas sensacionais e ricas dicas, muito aproveitaveiz abraço.!

  5. José Viturino disse:

    Show de dicas. Obrigado por compartilhar conhecimentos, parabéns.

  6. César disse:

    Como faz um ensaio com alguém da terceira idade? Alguém que juntou experiência e peso? Quais os ângulos para não acentuar o que não deve ser acentuado?

    • fotodicasbrasil disse:

      César, eu não sei se tem especialistas nessa área, mas como qualquer ensaio, é necessário usar as luzes pra destacar os pontos bons do fotografado, e ir aos poucos testando o que fica bem, e o que não fica, eu gosto de fazer retratos de pessoas comuns sempre mostrando o resultado, deixando elas mais à vontades e experimentando os resultados, por que não? Funciona pra mim.
      Abraços,
      Simxer

  7. Damiao disse:

    Obrigado, Simxer, pelas dicas. Parabéns.

  8. edson disse:

    Boa Noite ! me inscrevi rescentimente neste canal e dentre alguns que tenho acompanhado ,este é sem duvida o mais completo em todos os sentidos parabens a criadora , parabens Simxer.

  9. Marina disse:

    Adoro as suas dicas, são maravilhosas….Muito obrigada!!

  10. Gouveinha disse:

    Olá,
    Sou fotógrafo de paisagem @gouveinha, e depois dessas dicas estou encorajado pra começar a fotografar pessoas.

    Obrigado pela matéria!
    Gouveinha

  11. Douglas Bete disse:

    Boa noite, obrigado por mais essa dica, estou aprendendo aos poucos.
    Abraço

  12. cristina silva disse:

    SOU APAIXONADA POR FOTOGRAFIA,LEIO TODAS AS DICAS COM MUITA SEDE.PARABÉNS POR ESSE BELO TRABALHO .

  13. mariah disse:

    oi meu nome é mariah tenho 10 anos acha que sou muinto nova para fotografia

    • fotodicasbrasil disse:

      Não Mariah, tenho uma aluna de 12 anos no meu curso online, justamente porque ela não conseguiu se inscrever em nenhum curso presencial por causa da idade 😉

      Se se interessar, <a href="http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursos” target=”_blank”>www.fotodicasbrasil.com.br/cursos.

      Não deixe de estudar, começando cedo, é melhor ainda, eu mesma sempre fui apaixonada por fotografia desde os meus 8 anos mais ou menos!

      Abraços,
      Simxer

  14. Ana disse:

    Seu site é ótimo! Direto e muito útil aos iniciantes. O melhor que eu encontrei para esse público (no qual me incluo). Obrigada e sucesso sempre!

  15. Marcelo Camelo disse:

    bom mesmo gostei vou usar muito essas dicas;

  16. Osmando Cardoso disse:

    Prezada Simxer!
    Você não sabe como estou me sentindo feliz em conhecer seu site. Já li alguns artigos e pretendo lê-los todos. Desejo que você tenha saúde, capacidade e essa enorme disposição em nos ajudar nessa área maravilhosa da fotografia. Sou praticamente um iniciante, mas com muita vontade de aprender. E para isso tenho certeza que você já me ajudou bastante e vai ajudar ainda muito mais. Muito obrigado.

  17. Tais Almeida disse:

    Olá suas dicas são ótimas. Eu posso ter boas fotos usando uma camera compacta wb150f samsung ?

  18. francisco costa disse:

    Muito bom este assunto, assim nos deixa mais confiante,obrigado

  19. Joel Gomes disse:

    Obrigado pelas dicas, não gosto de fotografar gente é que apareceu um trabalho para um catálogo de muita responsabilidade na praia – suas dicas vão me ajudar muito

  20. Sil disse:

    Simxer, as suas dicas são ótimas.
    Posso dar uma sugestão de matéria?
    Que tal falar sobre acessórios para fotos?
    Quais os que devemos utilizar e quais os mais usados?
    Obrigada!

    • fotodicasbrasil disse:

      Sil!
      Você leu os bônus do ebook que lancei? Porque são justamente sobre lentes (sua sugestão anterior) e acessórios fotográficos por estilo de fotografia!

      fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/livro

      E de novo, como ele é recente, trarei o assunto sim, mas daqui um tempo, ok?

      Grande abraço,
      Simxer

  21. Aldoir A. Boller disse:

    Ótimo, parabéns, gostaria de saber, ao fotografar um casal Ex: qual o foco que posso usar e onde devo focar? Desde já agradeço.

    • fotodicasbrasil disse:

      O ideal Aldoir, depende da dua câmera, mas você pode trabalhar com o foco central (ou único) sem problemas, o importante também é ficar atento a abertura que precisa ser no mínimo F/4.0 e você precisa estar relativamente perto para conseguir os dois em foco!

      Abração,
      Simxer

  22. Jorge disse:

    Como sempre, muito bom ensinamento. Aguardo dicas de máquinas fotográficas profissionais para uso de inciantes.
    Grato.

  23. Cristina disse:

    Ótimas dicas, bem consistentes, não é um artigo de "enrolar" pra ter literatura sobre o assunto.
    Gostaria de pedir se possível um artigo sobre fotografia de grupos, principalmente como deixar todos ou a maioria em foco se for um grupo de 6 a 10 pessoas, este é meu fraco.
    Agradeço. Um ótimo trabalho sempre e sucesso!
    Cristina Porto Alegre RS

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Cristina, está anotado sua sugestão!

      Quanto a sua dúvida, você não disse qual câmera e lente está usando, mas pra deixar um grupo grande em foco, precisa usar aberturas de lentes pequenas (números grandes) por causa da profundidade de campo. Você assistiu minha videoaula de "como desfocar o fundo de uma foto"? É exatamente o inverso! Mas é o conceito de profundidade de campo. Provavelmente você precisará de mais luz, mas é maneira de conseguir mais gente em foco.
      Ex.: Aberturas f/8.0, f/11, quanto maiores esses números, mais "coisas" em foco terá.

      Abração,
      Simxer

  24. rafa disse:

    otimo, gostei da suas dicas, obg

  25. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Lu!!!

  26. Simxer disse:

    Que bom Wilson! Comigo sempre funcionaram 🙂

  27. Adriana disse:

    Nooossa! Muito esclarecedor! Adorei e vou usá-las. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.