10 dicas de retrato para levar suas fotografias para o Próximo Nível

Retrato! Não importa o tipo de câmera que você usa, quais lentes possui, qual a sua especialidade, ou o nível fotográfico em que está, em algum momento você precisou ou precisará fazer algum retrato.

Além dos ensaios fotográficos específicos para isso, existe aquela demanda informal dos amigos que precisam de uma foto legal para colocar no perfil da redes sociais. E a gente sabe que nunca funciona recortar aquela foto que você saiu bem, fica sempre com cara de que… você recortou uma foto que saiu bem.

Essa tarefa não precisa ser tão árdua, e com uma dicas bem legais da premiada fotógrafa americana Catherine Just que já teve seus trabalhos publicados na capa da National Geographic Magazine, Oprah.com, Photo District News, eu traduzi especialmente pra você ser aquele que todo mundo quer tirar retratos porque sabe que vai sair incrível.

Vamos lá?

10 dicas de retrato para levar suas fotografias para o Próximo Nível

 

Você tem todos os ingredientes para fazer uma fotografia bonita: O cliente perfeito, um dia nublado para a iluminação natural ficar suave e uma paisagem deslumbrante como pano de fundo. Você está tirando as fotos, mas percebendo que algo não está certo. As fotos ficam abaixo do esperado. Acredite em mim, eu estive exatamente neste lugar. E aqui estão 10 dicas para levar seus retratos para o próximo nível.

Dica #1 – Olhe seu assunto um pouco de cima

Fotografando Danielle LaPorte - @Catherine Just

Fotografando Danielle LaPorte – @Catherine Just

 

Retrato Danielle LaPorte - @Catherine-Just

Retrato Danielle LaPorte – @Catherine-Just

Isso causa um efeito de “emagrecimento” lisonjeiro. Pegue um banquinho e fotografe seus assunto ligeiramente acima da sua linha dos olhos e assista o “queixo duplo” desaparecer. Uma ótima dica é deixar uma escadinha sempre no porta malas do carro para que você não tenha nem sequer o trabalho de adicioná-la à sua lista de equipamentos quando estiver se organizando para um ensaio no dia seguinte. Ela está lá pronta para ótimos resultados!

Dica #2 – Capture os momentos entre as poses

© Catherine Just

© Catherine Just

Essa é uma das fotos que mais gosto. Se você começar a perceber que as fotos estão saindo muito posadas, ou o seu modelo está visivelmente desconfortável, agite as coisas. Peça pra ele fazer uma pose boba ou fingir uma gargalhada natural, é claro que não vai dar certo, mas mantenha a câmera em posição, provavelmente em seguida ele realmente estará rindo e você conseguirá uma foto espontânea.

Dica #3 – Vire ligeiramente o corpo do seu modelo

Uma pose que sempre funciona é virar ligeiramente o corpo do modelo e manter seu rosto olhando para a câmera, isso não só cria uma silhueta mais fina, como dá mais profundidade na fotografia.

Dica #4 – Seja lisonjeiro

© Catherine Just

© Catherine Just

Sempre diga o quão bonito é seu modelo. É irritante ter alguém te olhando fixamente através de uma câmera e não saber como está saindo o resultado. Essa postura de verbalizar os elogios acalma os nervos do seu modelo e você vai ver a diferença nas fotos, porque ele se sentirá mais confiante e atraente.

Dica #5 – Crie uma conexão

Essa é realmente a chave de tudo. Se há uma conexão entre você e a pessoa que está fotografando, há uma mágica que acontece que é inexplicável. Claro, você pode ter a lente certa, a câmera certa e a iluminação certa, mas uma conexão autêntica entre você e seu modelo, torna o resultado único. Você pode perceber isso pelos olhos, eles se conectam a você e mostra uma autenticidade diferente que não pode ser falsificada. Para conseguir isso, faça perguntas sobre ele, fique curioso sobre quem ele é, enfim tente conhecê-lo um pouquinho mais. Mantenha-se conversando durante toda a sessão de fotos. Ria com ele.

© Catherine Just

© Catherine Just

Dica #6 – Estimule seu modelo a flertar com a câmera

Ok, isso pode soar meio estranho, mas funciona. Pergunte a ele qual a celebridade que ele é apaixonado, isso mudar o olhar. Peça para imaginar que a câmera é uma pessoa, sério. Faça-o rir, o que nos conecta a dica #2, e ajuda-o a se soltar. Se ele estiver num relacionamento, muitas vezes perguntar como se conheceram ou alguma história sobre seu par pode fazê-lo iluminar-se. Observe a mudança física nele e continue fotografando ao longo da conversa. Você vai capturar momentos desprevenidos e reais.

© Catherine Just

© Catherine Just

Dica #7 – Peça para o seu modelo trazer suas músicas preferidas

Eu sempre levo para as sessões uma mini caixa de som de celular para tocar as músicas preferidas do modelo, isso ajuda a criar um clima muito confortável. Você também pode colocar suas músicas preferidas, isso ajuda a dar alguma coisa para ele prestar atenção e aliviar o clima. Seja divertido, dance com seu modelo ou o incentive a dançar, deixe-o se expressar e mantenha sua câmera pronta para fotografar. Você também pode adicionar mais velocidade ao seu obturador enquanto ele dança para conseguir algumas variedades de movimento, ou velocidades mais baixas e conseguir um pouco de borrão e assim conseguir uma história interessante em uma série de imagens.

Dica #8 – Selecionar as roupas é importante

Incentive-o a escolher as roupas que o faz sentir-se uma estrela do rock. A roupa deve ser uma que ele se sinta confortável e que permita se movimentar facilmente. Nada de padrões loucos ou cores brilhantes, e evite também listras na parte de cima. A ênfase está nos olhos do modelo e na sua expressão.

Catherine-Just5

Dica #9 – Iluminação

Se o ensaio for externo, ter nuvens trará um resultado mais suave. Eles são melhores no início da manhã e perto do pôr do sol, quando as sombras estão sendo criadas a partir de árvores e edifícios. Mantenha seu modelo na sombra. Um ótimo lugar para se explorar são as portas, como uma porta de garagem aberta. Se você estiver dentro de algum local, você ainda pode usar a iluminação natural, desligando todas as luzes e movendo seu modelo para perto da janela. Cuidado com o sol, quando incide diretamente no rosto do seu modelo, isso fará com que ele aperte os olhos e fique com rugas.

Dica #10 – Quebre as regras

Flare

Flare Via Shutterstock

 

Existem várias formas de você se desafiar e quebrar as regras como, por exemplo, utilizar o flare, experimentar aplicativos de celulares para limitar os ângulos, ou ainda levar somente uma lente para o ensaio! A 50mm é uma excelente opção, e minha lente preferida é uma 85mm. Tenha como objetivo não somente um retrato, mas um projeto de arte. Lembre-se de tentar poses não convencionais.

Conclusão

Eu sempre gostei de fazer ensaio de retratos, fiz muitos em meu estúdio e todas essas dicas realmente valem demais. Não existe técnica fotográfica que substitua você conseguir se conectar ao seu modelo, deixá-lo à vontade e fazer da sua sessão um jogo incrível com resultados surpreendentes.

Uma última dica, ter noção de poses é determinante para conseguir resultados profissionais, conseguir descontração e leveza nelas é onde está a chave para bons resultados, por isso sugiro que você baixe nosso ebook “500 Poses” e leia os artigos: “O segredo das melhores poses de fotografia” e “Como Posar as Mãos em Fotos” e com certeza irá ajudá-lo em seu próximo retrato!

Então você já sabe, até a próxima…

E vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

Imagem em destaque – Retrato externo

 

16 Resultados

  1. sandra disse:

    Gosto muiiito de suas dicas e sinto que são sinceras a intenção de compartilhar. Vejo muitas "boas intenções" a frente de um marketing de vendas, o que não é errado quando somos avisados antes. Gosto da transparências de intenções. Você é 1000! tem uma linguagem tão intuitiva…

    • fotodicasbrasil disse:

      Sandra!!! É tãaaaoooo gratificante ouvir isso, é um equilíbrio muito desafiador pra uma empresa porque realmente amo o que eu faço e ensino com vontade sincera de que as pessoas aprendam, o dinheiro é necessário para manter qualquer negócio, mas ele acaba vindo como resultado, jamais é o objetivo principal.Obrigada por compartilhar comigo o que acha!Abração!Simxer

  2. lindaura disse:

    Muito bom as dicas amei vou por em pratica obrigada .

  3. fotodicasbrasil disse:

    Eu que agradeço o comentário Claudio!

    Abraços,
    Simxer

  4. fotodicasbrasil disse:

    Que bom Victor! Obrigada por comentar!!

    Abraços,
    Simxer

  5. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Tainara, pelo comentário e pela leitura!

    Abraços,
    Simxer

  6. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Maury pelo comentário! Até a próxima!

    Abraços.

  7. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Inacio.

    Abraços,
    Simxer

  8. Cecílio disse:

    Bom dia, menina, excelentes explicações com uma simplicidade de quem realmente gosta de fotografar, a cada dia aprendo mais, quem sabe um dia assistirei suas aulas.

  9. inaciohenrique disse:

    Obrigado por suas dicas, parabéns!

  10. Maury Vivas disse:

    Olá Simxer
    Gostei muito dessas 10 dicas de como fazer fotos de retrato.
    Vamos praticar.
    Valeu mesmo..

  11. tainara disse:

    Ameii toda as dicas <3 <3 Muito bom para que aprimoremos o nosso trabalho

  12. Victor Hugo disse:

    Muito bom o artigo, e exprime exatamente a aflição que tenho passado ultimamente na hora de fazer retrato de amigos, vou procurar aplicar. Obrigado!

  13. Claudio Pereira disse:

    Sou um leitor assíduo dos seus artigos, este foi especial porque gosto muito de retrato.
    Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.