Foto Dicas Brasil Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn - Série 4/4 - Foto Dicas Brasil
destacada_Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn - Série 4/4
38.942 views | by Simxer
Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn – Série 4/4

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Nota da Simxer:

Este artigo é o quarto e último artigo da série que traduzi sobre Newborn aqui para o Foto Dicas Brasil. Busquei bastante e li muito a respeito e cheguei nesses artigos que eu realmente achei que contribuiriam pra quem quer dicas de como fotografar recém-nascidos (Newborn).

O artigo “Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn” traz a reflexão  de como é importante a segurança para esse tipo de fotografia e uma série de exemplos de composições para inspirar os interessados nessa área fotográfica.

Você também pode ler o primeiro artigo da série aqui: “10 Dicas para fotografar seu bebê”, que é uma série de dicas muito legais de uma mãe (não fotógrafa) explicando de maneira simples e direta como conseguiu ótimas fotos do seu bebê.

E o segundo artigo “5 dicas que mudaram minha fotografia newborn”,  tem dicas de uma fotógrafa que estudou bastante como amadora e mostra o que realmente fez diferença para um trabalho de excelência!

E o terceiro artigo “Dicas de fotografia para a foto perfeita de Newborn”, que traz dicas de uma fotógrafa profissional experiente em ensaios de recém-nascidos muito úteis para  quem está começando ou até mesmo os mais experientes.

Espero que goste!

Texto: Penny

A fotografia é uma arte, e nós, como fotógrafos somos artistas. Como artistas, gostamos de alimentar a nossa criatividade através da utilização de diferentes meios. Na fotografia newborn, tais meios incluem o uso de uma variedade de adereços e poses artísticas. É completamente normal e esperado que a gente queira elevar a nossa criatividade a um novo patamar, no entanto, há algumas coisas importantes que devemos sempre ter em mente.

Embora possamos nos sentir como se estivéssemos “preso em um ciclo criativo” e que nossas fotos não se destacam na multidão, devemos sempre nos lembrar de que nossos clientes estão vendo e comprando as nossas fotos, não as da Internet, ou das redes sociais. Embora você possa ter feito a mesma pose ou usado o mesmo assessório milhares de vezes, temos que lembrar que os pais desses recém-nascidos estão vendo estas imagens e poses utilizadas pela primeira vez em seu bebê. Eles vão ter a mesma sensação incrível e mágica que você teve quando viu e se apaixonou particularmente por algumas fotos de newborns em certas poses e utilizando certos assessórios. Para vários fotógrafos é importante receber o reconhecimento e o respeito de outros fotógrafos, mas se quiser executar um negócio de fotografia rentável, então é a opinião dos nossos clientes que devemos nos preocupar. Eles são os únicos que pagam as nossas contas, por assim dizer, e seu “boca a boca” é uma das ferramentas mais poderosas do marketing!

É claro que, para que possamos evoluir, precisamos alimentar a nossa criatividade, então vamos continuar a experimentar novas poses, comprar novos adereços, etc., mas temos que fazer isso de forma segura. Nunca, jamais, devemos colocar um recém-nascido em uma posição desconfortável ou insegura, em nome da nossa arte. É completamente antiprofissional. Pense nisso logicamente – isto só iria causar um acidente grave, lesão e até ouso dizer que pode acontecer o pior, e a cobertura da mídia seria negativa o suficiente para manchar o nome da fotografia newborn e potencialmente afastar clientes e parar toda uma indústria. Parece alarmismo, mas esta é uma possibilidade real.

Existe uma quantidade de coisas a se considerar quanto às poses de newborns. Por exemplo, nem todo recém-nascido pode fazer todos os tipos de pose! Alguns bebês se curvam com facilidade, outros não. Alguns bebês lhe permitirá dobrar suas pernas para cima, outros não. Não se deve forçar! Você também deve procurar saber dos pais se o bebê tem algum problema de saúde. Se você está inseguro, então não tente a pose. Como a minha mãe costumava dizer: “Em caso de dúvida, não!”.

A maioria das fotos que podem ser consideradas (ou parecem) inseguras são realmente alcançadas pelos profissionais através de composições* ou Clonagem ** (ou uma combinação de ambos). Mais informações sobre esse dado a seguir…

A maioria dos fotógrafos profissionais estão fazendo a coisa certa, mas acho que algumas melhorias poderiam ser feitas. Por exemplo, eu pessoalmente acho que cada foto (que é enviada para o Flickr, Facebook, fóruns, etc.) onde clonagens e composições (ou outras técnicas similares) são feitas no Photoshop para alcançar o resultado final, deveriam ser claramente identificadas como tal. Da mesma forma, o fotógrafo deveria identificar claramente os métodos ou equipamentos especiais usados em uma foto que contribuiu para a segurança de um recém-nascido. Pense nisso – essas fotos são onde os novos fotógrafos encontram a maioria de suas inspirações (por meio de fotos tiradas por outros fotógrafos), de modo que faz sentido acreditar que esta é a melhor forma de como podemos educar as pessoas da forma mais eficaz.

Embora não seja da responsabilidade dos fotógrafos educarem os outros, e alguns podem achar que estão “dando os seus segredos”, mas acredito que a segurança do recém-nascido deva ser prioridade número um de todos. De fato alguns fotógrafos ainda irão tentar alcançar certas poses, independente de você dizer como você fez isso (o jeito certo) ou não.

Há muito mais coisas a se aprender (não só em relação à segurança) e isso pode ser feito através de workshops de fotografia newborns, assistindo a vídeos de treinamento e leitura de material educativo de como se fotografar bebês! Encorajo fortemente fotógrafos newborns a utilizarem esses recursos.

Espero compartilhar meus pensamentos, e isso é tudo o que eles são apenas pensamentos, é pode ser útil para outras pessoas a auxiliar na proteção de recém-nascidos. Você pode até se sentir inspirado para capturar imagens novas e criativas, o que é ótimo, mas lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar 🙂

* Composição Uma coisa composta de várias partes ou elementos, no mundo da fotografia refere-se a “Camadas” mescladas no Photoshop (ou outro programa similar) para que diferentes áreas de cada foto sejam usadas ​​para criar uma única foto. Veja os exemplos abaixo.


Clonagem ** Nos softwares gráficos de computador, especificamente Adobe Photoshop, a ferramenta “Clone Stamp” (ou carimbo) seleciona amostras de uma área de sua imagem e, em seguida, utiliza esses pixels para pintar sobre outras partes da imagem. A ferramenta Clone Stamp age como um carimbo para que você possa alterar o tamanho, o que permite a clonagem a partir de apenas um pixel de largura ou até centenas deles. Você pode mudar a opacidade para produzir um efeito de clonagem mais sutil. Além disso, há uma escolha de alinhamento da área ou não.

Exemplo de Composição by  Stephanie Robin Fotografia e Design:

As áreas em vermelho serão utilizadas na composição final, o resto será descartado.

image12 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

image22 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Resultado

image32 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Exemplo de composição By Brittani Capetz Fotografia:

As áreas em vermelho serão utilizadas na composição final, o resto será descartado.

image42 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

image52 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Resultado

image62 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Exemplo de composição by Jodie Otte:

image72 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

1. O pai fica bem junto ao bebê, segurando-o firmemente.

2. Aquecedor preso num suporte (pedestal) profissional bem firme, com 2 tiras caso uma delas se rompa.

3. Manta macia para manter o bebê aquecido e evitar que trema de frio. Repare que o braço do bebê está dobrado, apoiado no violão, que é razoavelmente fino. Precisamos do melhor equilíbrio possível.

image8  Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

1. Estou fotografando com uma lente que me permite estar muito próxima ao bebê.

2. Há uma beanbag (tipo de almofada, uma sacola feita de tecido com material moldável como recheio e que serve de apoio) atrás do violão. A manta (ou cobertor) está sobre a almofada moldável, também. Em uma emergência, o pai pode pegar o bebê. A beanbag (almofada moldável) serve para dar apoio e manter o equilíbrio.

image91 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

1. Foto com o violão inteiro. Você pode ver o bebê descansando confortavelmente na almofada de apoio (beanbag).

2. Estou fotografando agora bem distante para enquadrar todo o violão, enquanto o bebê está bem seguro.

Resultado

image10 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Exemplo de composição by  Portraits By Mel:

image112 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

1. Mãe segurando o bebê.

2. Bebê ficou suspenso por menos de um minuto.

3. Bebê está a uma distância mínima da almofada de apoio (a beanbag), que está coberta com a manta (ou cobertor).

4. A mão da mãe está bem aqui (dentro do pano).

5.  A gaze (pano) está levemente embrulhada em torno da mão da mãe de forma que pareça ser um nó.

6. Se o bebê escorregar, a mãe pode baixá-lo, rápida e suavemente, sobre a almofada de apoio (beanbag).

7. Este é o meu truque para minha imagem do bebê pendurado em um ramo. O resultado foi alcançado editando esta foto com a imagem do ramo no Photoshop.

Resultado

image121 Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Imagem destacada: ©Stephanie Robin

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.

       Espero que gostem!

AssinaturaPosts  Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Você pode ler o artigo original aqui.

Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn – Série 4/4 5.00/5 (100.00%) 55 votes
pixel Um aviso importante sobre segurança na fotografia Newborn   Série 4/4

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

4 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!