Foto Dicas Brasil Tripés - tipos e usos - Foto Dicas Brasil
Destacada - Tripés - tipos e usos
17.112 views | by Simxer
Tripés – tipos e usos

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

O assunto de hoje é sobre tripés. Falaremos sobre os tipos, os modelos, como escolher, enfim, auxiliaremos você a escolher um bom tripé dentre tantos que existem no mercado.

O que é um tripé?

Como o nome diz, um tripé é um aparelho que possui três pés, mas também possui uma cabeça, ohhh, incrível 😉

Serve para estabilizar objetos, no nosso caso, câmeras ou equipamentos de iluminação. O posicionamento dos pés distantes do centro permite a resistência das forças laterais. Seu uso mais comum é em locais com pouca iluminação, sendo necessário utilizar o obturador em velocidade baixa.

Eu considero velocidade baixa sendo menos 1/15, se você treinar bastante, dá pra não tremer até com velocidade 1/8, mas já tive alunos que me disseram que abaixo de 1/30 as fotos saem tremidas, e tive um específico que me confessou que só conseguia fotografar sem tremer se usasse velocidade acima 1/60. Como você pode perceber, essa necessidade vai variar de pessoa pra pessoa.

Os tripés também são muito utilizados em fotos noturnas, exposições longas ou macro, evitando borrões e distorções nas imagens. Durante o dia e com boa iluminação o seu uso é mais restrito, os fotógrafos optam pela agilidade de fazer a fotografia sem o uso de tripé. Que vamos combinar, muitas vezes é um “entojo” 😛

teaser lesergarten Tripés   tipos e usos

Para escolher o tripé ideal, você precisa ter em mente alguns itens básicos:

– onde você irá carregá-lo: no carro ou na mão? Se for na mão, deve comprar um mais leve.

– o uso pede um tripé? Serão feitas muitas cenas macro ou noturnas?

– você fará fotografias externas ou em estúdio?

– você apenas fotografará ou também fará vídeos? Se for fazer vídeos, recomenda – se o uso de tripés.

Quais são os tipos de tripés que existem?

Os melhores tripés são aqueles feitos com fibra de carbono, fibra de basalto, fibra de magnésio e alumínio. Os dois primeiros são mais leves e pesam metade do peso dos de fibra de alumínio. Mas, tudo tem seu preço. Os mais leves são os mais caros. Aí fica a seu critério: tripés de qualidade são equipamentos duráveis e você investirá na compra de apenas um deles em toda a sua vida.

Os modelos que existem são os seguintes:

– espigão metálico, para uso em terra, rocha ou areia;

– apoio plano de borracha ou plástico, ideal para fotos internas, não riscam o chão;

– apoio redondo de plástico ou borracha: são bem firmes, não deslizam e se adaptam a várias superfícies.

E quais os modelos de tripés disponíveis no mercado?

Um tripé de mesa é aquele para ser apoiado em mesa ou balcão, ideal para câmeras portáteis.

Micro – tripés também são utilizados para câmeras portáteis e servem como ponto de apoio em superfícies que não são planas. Ideal para fotos externas, pois não danifica o meio ambiente, já que são leves.


minitripeFR1 Tripés   tipos e usos

Um tripé flexível, pela sua característica, chegam aonde outros tripés não chegam e fazem a diferença nas fotos.

Tripés dobráveis são excelentes para você levar seu equipamento ao campo, deixando – o dentro de uma barraca sem ocupar muito espaço.

Monopé: uma opção prática de transporte, um monopé possui somente um pé central. Se você ajustar as configurações para aparecer na foto também, deverá apoiá-lo antes de correr para a cena, eu usei muito para fazer eventos, ajudava muito porque comecei com uma lente “escura” de abertura 3.5 e com o uso dele eu podia em muitas ocasiões trabalhar com velocidades de baixas, como 1/8 sem tremer nada. É meio estranho, mas é muito prático!

Marcas mais conhecidas

Nosso objetivo não é fazer propaganda de nenhuma marca, não recebemos nada por isso. Nosso intuito é fazer com que você conheça os tripés mais populares no mercado e saiba as marcas mais conhecidas e usadas por fotógrafos.

  • Manfrotto – fabricante italiano, escolhida por muitos fotógrafos como a melhor marca de tripé que existe.
  • Cullman – fabricante alemão.
  • Hama – possui uma linha de mini – tripés e, se essa for sua preferência, já facilita a sua procura, limitando – a.
  • Gitzo – também italiana, a Gitzo possui tripés feitos com fibra de carbono e de basalto, mais leves e fáceis de carregar.
  • Kalimar – marca de tripés específicos para vídeo, possui equipamentos para amadores que possui câmeras com peso de até dois quilos.

manfrottoFR Tripés   tipos e usos

O manfrotto é o mais vendido na B&H.

Então como escolher um tripé?

 Você deverá escolher um modelo que irá se adequar às suas necessidades. Faça as perguntas que citamos mais acima, para escolher um tripé ideal.

Leve também em consideração o peso de sua câmera. Existem tripés mais leves, que não irão suportar máquinas pesadas.

Sim, o peso do equipamento influencia, já imaginou sua câmera de 100 mil dólares despencando barranco abaixo porque o tripé não aguentou? Ou, como no caso do meu amigo Marcio que descolou um mini-tripé de U$4.00 na Deal Extreme e toda vez que ele colocava sua câmera compacta pra fazer uma foto macro na mesa, via a câmera leeeeennnntamennte tombar!

Aliás, você conhece a Deal Extreme? É um site que vende um monte bugigangas, de jardinagem à tecnologia, e lá você encontra muitos artigos fotográficos que poderiam ser perfeitamente vendidos aqui no camelódromo do Rio, tipo R$1.99, você tem certeza que a qualidade não é lá essas coisa, mas é tão baratinho… eu tenho zilhões de coisas de lá, muitas foram pro lixo rapidamente, mas tem outras sensacionais . Se você tiver um cartão internacional, pouco apego ao dinheiro e muita curiosidade, talvez se divirta. Lembrando que só estou compartilhando um hábito meu, não conheço ninguém de lá, e como você sabe, não somos patrocinados por nenhuma marca.

 Se você fizer fotos em estúdio, compensa ter um tripé mais pesado. Mas, se o estúdio não for seu, se for alugado, esses mais pesados não são recomendados. Afinal, você quer agilidade em suas fotos, não é mesmo? Tripés mais pesados, mas com grande versatilidade de posições são ideais para estúdios próprios, sem necessidade de movimentação e transporte.

Considere também a cabeça articulada do tripé. Ela faz movimentos para cima, para baixo e para os lados. Procure tripés que incluam a cabeça, pois alguns a vendem separadamente e isso custa investimento.

cabeçatripéFR Tripés   tipos e usos

Se você for fotógrafo freelancer, muitos estúdios e agências oferecem equipamentos a seus contratados. Isso é bom porque você faz o trabalho, ganha seu dinheiro e não precisa investir em equipamentos. Mas, nesse caso, há uma desvantagem: você precisa entender sobre várias câmeras e equipamentos para fazer o seu trabalho e garantir novas contratações.

vector7501FR Tripés   tipos e usos

 Uma curiosidade o tripé aí de cima é o Vector 750i da Vinten, com capacidade de “realidade virtual” e utilizado mais para filmagens cinematográficas e custa a bagatela de U$80.000, isso mesmo, 80 MIL Dólares!

Bom, espero que nossas dicas o tenham ajudado na escolha de um tripé!

      E até a próxima!

AssinaturaPosts  Tripés   tipos e usos

Tripés – tipos e usos 4.96/5 (99.22%) 102 votes
pixel Tripés   tipos e usos

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

12 Comments
  • Faltou vcs falarem sobre os tripés de iluminação!

  • Tou mto entusiasmado por fazer parte da comunidade de fazedores de fotografia. Na verdade,não sendo Fotografo de formação e, tendo em a era de aprendizado contínuo acho-me encontrado no reportório que suprirá as tantas dúvidas sobre a minha e nossa tão fascinante arte de capturar imagens.

    Saúde eabraços

  • Olá. Te parabenizo pela boa vontade em partilhar seus conhecimentos. Vamos ver no que consegues me auxiliar. Tenho necessidade de fotografar revistas cujo tamanho é maior que a tela do meu Scanner. São revistas de tamanho A3 aproximadamente. Que tipo de tripé me sugere comprar, mas que seja BEM BARATO, para que eu possa fotografar essas capas ou páginas de vistas, exatamente na posição vertical.
    Desde já obrigado. Sergio

    • fotodicasbrasil

      Oi Sergio, isso está ligado também ao peso da sua câmera/lente.

      Acredito que a melhor solução pra você seja um tripé girafa, esta semana eu estava em uma loja vendo a demonstração justamente pra alguém com um problema igual ao seu.

      Aqui na lateral tem o banner da Rey Câmeras, dá uma ligada pra eles que com certeza eles vão te ajudar na escolha de um modelo.

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer, eu tenho uma Nikon P610, e não sou profissional em fotografia, eu sempre gostei de fotografar tenho essa câmera para uso pessoal, Qual tripé vc me recomenda?

  • Ola,

    Obgrigado pelas dicas, esclareceu algumas dúvidas.

    Gostaria de receber uma indicação de tripé para fotografar objetos no chão de uma visão superior.

    Grato

  • Gostei muito das informações deste artigo, obrigado por compartilhar!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!