Foto Dicas Brasil Tirando Fotos na Chuva - Foto Dicas Brasil
Destacada_Tirando fotos na chuva
38.644 views | by Simxer
Tirando Fotos na Chuva

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Vivemos num país tropical, invariavelmente temos dias chuvosos, em qualquer estação do ano, e pra quem gosta de fotografar ao ar livre pode parecer um problema… pode, mas não deve, a chuva pode ser um ótimo motivo pra você sair à rua em busca de novas imagens.

Então eu resolvi trazer a visão e as dicas de um fotógrafo incrível da National Geografic, Jim Richardson. As fotos do artigo são de outros fotógrafos que souberam captar bem o espírito do que queremos passar, eu e o Jim 😉

Aproveite!

Abraços,

Simxer

© Pat French Tirando Fotos na Chuva

©Pat French

Por Jim Richardson

Uma coisa maravilhosa aconteceu durante a nossa oficina de Expedições da National Geographic em Veneza alguns anos atrás: choveu a semana toda.

Bem, não a semana toda, mas o suficiente para se tornar uma piada constante. Nós pensamos que poderíamos ver uma das lendárias enchentes de Veneza lavando tudo no Piazza San Marco. Nós não tivemos tanta sorte (ou azar, dependendo do seu ponto de vista), mas choveu quando nós estávamos em Murano e choveu enquanto atravessávamos a Ponte Rialto quando íamos jantar e choveu em nós nas gôndolas e nos sandolos sem piedade. “Agora, isto é na verdade uma oportunidade”, eu continuava a repetir enquanto nos espremíamos embaixo de nossos guarda-chuvas. Ninguém acreditou em mim. Eu soava (e parecia) como um rato afogado fazendo uma cara feliz diante do caos iminente.

Então algo maravilhoso aconteceu: O sol apareceu. Fotógrafos estudantes correram para capturar as glórias de Veneza. E, apesar do que eu avisei, eles voltaram desapontados! “Parecia melhor na chuva”, foi o sentimento quase universal.

Na verdade, Veneza parecia mágica na chuva. Caso vocês não tenham percebido, Veneza é sempre visitada por fotógrafos, e as chuvas haviam transformado cenas bem familiares em algo novo e fresco para descobrir. Posso parecer metido, mas vale a pena dizer – quando começa a chover, os bons fotógrafos saem para tirar fotos.

Há, é claro, problemas envolvidos, e eles se dividem em duas categorias. Um, como manter sua câmera seca (ninguém se importa se o fotógrafo se molhar) e dois, como mostrar a chuva nas imagens. Este segundo item parece paradoxal. Como você pode não mostrar chuva nas imagens? Por mais incrível que possa parecer, a chuva normalmente parece feia, cinza e quase invisível.

Então, aqui estão algumas dicas:

Carregue uma capa de chuva para a sua câmera

Há cerca de um milhão de capas de chuva para equipamentos fotográficos no mercado. O verdadeiro problema é tê-lo com você quando começa a chover. Qualquer coisa que proteja a sua câmera completamente contra todas as tempestades, até mesmo furacões, pode ser grande demais para carregar todos os dias. Meu conselho: Carregue um equipamento de chuva para a sua câmera em sua mochila, de forma que não ocupe muito espaço e te ajude na hora do sufoco. A minha atual favorita é a Storm Jacket da Vortex Media*. Ela tem uma alça elástica ajustável na frente para prender em volta das lentes e outra atrás para dar à sua mão espaço o suficiente para manusear a câmera. Simples, mas efetiva em muitas situações molhadas.

Carregue um grande saco plástico

Na hora do sufoco, isso pode ajudá-lo a manter a câmera seca. Faça um buraco no fundo para colocar a lente e coloque sua mão pelo outro lado.

Procure abrigos e coberturas

© Heather K Tirando Fotos na Chuva

©Heather K

Estacione em baixo de um lugar seco e espere as fotos virem até você. Pegue uma taça de vinho, leia um livro, discuta filosofias. Apenas seja paciente.

Fotografe de dentro de um carro

bad weather productivity Tirando Fotos na Chuva


Esta é normalmente a melhor coisa a se fazer, e às vezes é a única solução prática. Você normalmente pode abaixar a janela e continuar seco, especialmente se o vento estiver do lado oposto do carro. Este foi o caso quando eu fotografei um trem em uma tempestade de relâmpagos em Flint Hills no Kansas para a revista National Geograhic. Eu delineei a tempestade para ter um ótimo ponto de vantagem e virei o carro de lado para que eu pudesse olhar para baixo, para uma estrada com muito vento. A chuva batia impiedosamente atrás de mim enquanto as nuvens em forma de funil se mexiam incontrolavelmente, mas eu me mantive seco e continuei fotografando. (Não tente isto em casa).

Compre um guarda-chuva

Eu sempre carrego um guarda-chuva portátil na bolsa da minha câmera. Ele tem 13 centímetros dobrado – apenas grande o suficiente para manter minha câmera longe da água. Se você estiver em uma cidade quando começar a chover, procure por um vendedor de guarda-chuvas. Eu encontrei um em Veneza e comprei dois, cada um de uma cor diferente. (Por quê? Há uma dica sobre isso mais para frente) Seria bom se você tivesse um assistente confiável (ou uma esposa paciente) para carregar o guarda-chuva, mas eu descobri que eu posso fazer muita coisa apenas segurando o guarda-chuva com minha mão esquerda, que também apoia a câmera. Um pouco estranho, sim, mas isso tem a vantagem de manter o guarda-chuva bem acima da câmera. (Eu preciso avisar que este conselho não se aplica a tempestades? Guarda-chuvas possuem uma construção muito similar a para-raios e funcionam praticamente do mesmo modo. Lembre-se: Se você ouvir um trovão, você está próximo o suficiente para ser atingido por um raio).

Inclua o guarda-chuva em sua foto

HOF bg 3 large Tirando Fotos na Chuva

Na verdade, o seu próprio guarda-chuva pode ser um aparelho composicional muito bom. Coloque-o em cima da imagem quando você estiver fotografando com um ângulo amplo e ele cobre muito bem a parte de cima da foto, providenciando uma ótima pista visual que está, de fato, chovendo. Se as ruas estão cheias de pessoas embaixo de guarda-chuvas, o seu se encaixa em meio à multidão. Mas ele pode fazer mais uma coisa importante. Embora a gente pense nas nuvens de chuva como escuras e intimidadoras, elas são, na verdade, a fonte de luz para uma cena chuvosa. Portanto, as nuvens são brilhantes e a cena abaixo é escura. Use o guarda-chuva para cobrir as nuvens claras demais e sua cena pode de repente ficar muito melhor exposta. (Esses dois guarda-chuvas que eu comprei em Veneza? Foi porque eu não tinha certeza de que cor ficaria melhor em minhas imagens).

Cuidado com reflexos

©Jim Richardson Tirando Fotos na Chuva

©Jim Richardson

A não ser que você esteja em uma enxurrada, é difícil realmente ver a chuva em si. Então você tem que deixar pistas visuais de que está chovendo. Procure por maneiras de a chuva transmitir cenas banais em ricos murais refletidos. Isto é o que fez as ruas de Veneza tão brilhantes à noite, durante a nossa oficina. Também é o motivo pelo qual eu persegui aquele pombo por toda aquela piazza, fotografando a sua silhueta contra as frentes refletidas.

Ilumine a chuva

© Susan Fox Tirando Fotos na Chuva

©Susan Fox

A chuva fica mais visível quando você a ilumina por trás. A luz que vem por trás dos pingos de chuva é concentrada e levemente mais brilhante do que o resto da cena. Então encontre algumas fontes de luz e fotografe contra elas. Isto pode ser um poste de luz à noite, ou pode ser o sol aparecendo através das nuvens. Qualquer que seja o caso, as regras são as mesmas. Um, quanto mais diretamente você apontar para a luz, melhor você poderá ver as gotas de chuva. Dois, aponte muito diretamente e fonte de luz irá encobrir a sua exposição. Então sempre procure por aquele ângulo mágico entre os dois. A propósito, aquele guarda-chuva que você tem carregado pode servir como uma boa sombra para as lentes.

Coloque apenas um pouco de flash

© Melinda F Tirando Fotos na Chuva

©Melinda F

Hã? Não, eu falo sério. O seu flash irá iluminar as gotas de chuva, normalmente isso é uma coisa ruim, porque irá refletir muita luz enquanto tenta iluminar o seu alvo. Você não quer isso. Mas coloque-o bem baixo (tipo – 3.0) e ele irá adicionar um pouco de destaque às gotas de chuva. Esta técnica é difícil; você tem que experimentar. Talvez isso não funcione, mas se funcionar, ele pode ser bem mágico. (Também funciona em flocos de neve às vezes).

Fique à procura de alegria ou miséria

© Myke Scoggins Tirando Fotos na Chuva

©Myke Scoggins

A chuva transforma as pessoas. Nós reagimos à chuva com uma gama de emoções, da depressão profunda de caminhantes encharcados até a maravilhosa alegria das crianças. Capture essas emoções e você terá uma ótima foto de chuva.

© Marcel Eni Tirando Fotos na Chuva

©Marcel Eni

* Eu deixei o link original da capa de chuva que o Jim usa pra você conhecer um pouco mais dos modelos disponíveis. Aqui no Brasil você encontra vários modelos diferentes, basta fazer uma busca no Google por “capa de chuva pra câmera fotográfica” e verá vários resultados. No mercado livre eu achei com nomes muito criativos, por isso resolvi não colocar aqui. Também já ouvi falar bastante da marca Kapa, e vou deixar esse link pra você conhecer os mais variados tipos de “covers bags”, o site não é nenhum pouco intuitivo, mas dá pra descobrir bastante coisa legal. Eu vi os produtos da Kapa sendo vendidos no site da BeePhoto, mas eu NÃO conheço a empresa e nunca fiz compras lá, coloquei aqui como uma referência, ok?

Então não deixe de compartilhar sua experiência de dias chuvosos mandando fotos e referências legais e dizendo se usa ou não algum equipamento especial para esses dias!

Ah, a foto em destaque neste artigo foi o 1º Lugar do concurso Sony World Photography Awards 2014 na categoria “Prêmio Viagem”, ela é do fotógrafo © Chen Li e ele explica a foto: “A minha foto “Chuva na Cidade Antiga” foi feita no sul da China – Phoenix Town – que mostra uma cena de pessoas que viajam na chuva durante a estação chuvosa. No fundo, há antigos edifícios residenciais e uma velha ponte de pedra.”

Uma ótima inspiração, não? Quem sabe a sua próxima foto na chuva pode ser a ganhadora de um grande concurso? 🙂

Então… hasta!

AssinaturaPosts  Tirando Fotos na Chuva

Você pode ler o original aqui.

 

Tirando Fotos na Chuva 4.40/5 (88.00%) 15 votes
pixel Tirando Fotos na Chuva

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.