Foto Dicas Brasil Telefotos, pra que servem e como escolher - Foto Dicas Brasil
Destacada_Telefotos, pra que servem e como escolher
9.295 views | by Simxer
Telefotos, pra que servem e como escolher

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Falaremos no texto de hoje sobre lentes, em especial as lentes telefoto. Explicaremos sua funcionalidade e como elas são úteis para fotografar situações específicas, como por exemplo, fotografar esportes. Você deve saber como é complicado fotografar alguém em movimento, competições de corrida ou dança, situações dessa categoria. Será que as lentes telefoto podem te ajudar a ter mais qualidade nas fotografias de esporte?

Telefoto ou teleobjetiva

 

Elas são o mesmo tipo de lente, mas podem ser chamadas dos dois nomes. São lentes especiais que atingem longo alcance e tem a finalidade de aproximar mais o objeto do nosso olhar.

Como funciona

As telefotos conseguem o objetivo porque o comprimento da lente é menor do que a distância focal, que normalmente é de 50 mm.  Elas são perfeitas para fotografar pessoas ou objetos distantes e comprimem o espaço, nos aproximando do que queremos fotografar, visualmente, não fisicamente.

Investimento

shutterstock 2985072 Telefotos, pra que servem e como escolher

As teleobjetivas de 300 mm, 400 mm pra cima, são as mais caras, necessitando maior investimento, mas, com certeza, são as melhores para a obtenção do objetivo. Se você for fotografar esportes, shows, ou outro evento que necessitar ficar um pouco mais distante, com certeza vale a compra de uma telefoto de 400 mm. As telefotos também são excelentes para quem é paparazzi.

Situações adequadas

As teleobjetivas são específicas para certas situações, já citadas anteriormente. Para fotografar esportes ou cenas de movimentação, elas são excelentes e devem ser acompanhadas de outros equipamentos.

Pense em uma criança se movimentando, brincando em um parque da cidade. Para fotografar essa situação, o adequado seria uma teleobjetiva de 100 ou 200 mm e de uma abertura grande. Seria necessário um investimento alto e não é todo fotógrafo que é capaz de investir um valor considerável, por isso, algumas dicas são necessárias para que se obtenha um bom efeito sem que seja obrigatório o desembolso de uma quantia alta.

Esportes para fotografar

kickflip sm Telefotos, pra que servem e como escolher

A gente fala em esportes no Brasil e já se pensa em futebol, né? Mas, existem outras modalidades que produzem resultados fantásticos em boas fotografias. Pense em um garoto surfando ou andando de skate ou então em uma corrida automobilística. Você precisará saber o momento ideal para a produção de boas fotografias, por isso é importante que você conheça o esporte e, se possível esteja perto para fotografar com o melhor ângulo. Conheça o candidato mais forte em uma competição e esteja atento a todos os seus lances, a não ser que o concorrente dele seja seu filho 😉

Use teleobjetivas caso você não possa estar perto do assunto a ser fotografado. No caso de esportes, pode ser que você não consiga estar logo atrás do gol ou nas arquibancadas mais próximas, por isso irá precisar de uma ajuda extra. É aí que entram as teleobjetivas.

Com elas você conseguirá captar detalhes mesmo à distância. E o melhor, mantendo a qualidade e não deformando as imagens.

É importante lembrar que são lentes mais escuras do que as outras, muitas começam com a maior abertura em F4.0! E são mais sensíveis aos movimentos, por isso estar com a câmera estabilizada, de preferência em um tripé, é essencial quando estiver usando milimetragens altas.

Mas elas não deixam você perder nenhum detalhe importante. Elas não te deixam na mão mesmo! As teleobjetivas podem ser de 75 e 200 mm e acima desse valor (300, 400, 600 e 800 mm) elas são chamadas de superteles. Com certeza, quanto maior a milimetragem, maior o investimento, mas também, melhor a qualidade.

Escolha da objetivacameraWomanDSLR70200 Telefotos, pra que servem e como escolher

Obviamente, a escolha da objetiva geralmente se dá pelo preço de cada. Por isso, conheça as vantagens de cada uma e avalie o custo x benefício, sim, o famoso, essencial e determinante fator para todas as escolhas em termos de equipamentos que você possa vir a ter, o custo x benefício!

As teleobjetivas de 75 a 200 mm são boas para fotografar assuntos distantes e também retratos, fazendo eles parecerem mais próximos do que realmente estão e também com menor profundidade de campo.

Já as superteles são lentes que possuem 200 mm ou mais e com elas você conseguirá fotografar assuntos muito mais distantes do que as teleobjetivas acima. São excelentes para fotografar celebridades inacessíveis, animais, etc. O que você deseja fotografar parecerá muito mais próximo, mas é necessário, como eu disse, o uso de tripés.

Para as fotografias de esportes, por exemplo, provavelmente você só precisará das lentes telefotos, de até 200 mm. Para que seu objetivo seja atingido, chegue cedo e garanta um bom lugar e, se as cadeiras forem numeradas, adquira um ingresso mais próximo do evento, isso vai te ajudar bastante para conseguir closes realmente incríveis.


Medidas

Para você ter uma noção da real da necessidade de cada lente, uma teleobjetiva de 200 mm aproxima a imagem de você em torno de 4 vezes, enquanto a de 400 mm aproxima o dobro, 8 vezes.

A vantagem das lentes superteles é indiscutível, mas é preciso ficar atento ao valor delas. Avalie sua situação e saiba qual a lente que mais se adequa a sua vida profissional e ao seu bolso, principalmente.

Fator de corte

Não se esqueça de que se sua câmera tem um sensor “cropado”, ou seja, se ela não é uma “Full frame” você ganhará mais zoom ainda com as lentes teleobjetivas, se tem dúvidas como isso influencia, leia o artigo “Fator de corte” para entender melhor.

Estabilizadores

estabilizador Telefotos, pra que servem e como escolher

 

E por último e não menos importante. São os estabilizadores de imagem que ajudam as teleobjetivas a não tremerem, nas lentes mais populares, as siglas são as seguintes:

Nikon – VR

Canon – IS

Sigma – IS

Tamron – VC

Eu tenho um “causo” de uma aluna minha que comprou uma lente 70-300 mm, mas quis economizar U$100.00 e preferiu o modelo sem estabilizador. Ela deixou a lente comigo durante um workshop e mesmo eu tendo bastante treino em firmar a lente, não consegui fotografar perfeitamente acima de 100 mm sem tremer, mesmo com a câmera apoiada em meu joelho. Provavelmente com um tripé ela se sairia melhor, e eu também, mas a expectativa dela era fotografar na mão mesmo, o que não seria possível em milimetragens altas sem o estabilizador.

A melhor foto que consegui, foi essa aí debaixo que você pode perceber no detalhe que não está nenhuma Brastemp. Ela foi feita com 300 mm e evidentemente o motivo está parado…

flor tele300mm Telefotos, pra que servem e como escolher

Aí você até pode pensar, puxa achei que estaria pior, neste caso, não seria um problema pra você uma lente dessas 🙂 Mas acredite, uma boa lente teria um resultado bem melhor em termos de nitidez.

E claro que nunca é demais lembrar que você precisa olhar os reviews das lentes antes de comprar, eu uso o Photozone, é em inglês, mas você não precisa entender absolutamente tudo que está escrito, eles tem um resumo no final no “Sample images & Verdict”, ou seja, “algumas imagens e veredito”, e é justamente este veredito que me interessa, porque é muito objetivo. Eles ranqueiam de 1 a 5 estrelas:

  1. Qualidade ótica – O mais importantes de uma lente.
  2. Qualidade mecânica – Também importante, mas dependendo do caso, não necessariamente o parâmetro determinante pra compra.
  3. Preço e desempenho – O nosso inestimável, custo x benefício.

E porque eu gosto tanto do Photozone? Porque todas as lentes que eu já fotografei, bateram com o reviews dele e isso me dá tranquilidade de usá-los como referência.

Você pode olhar os reviews em outros sites, desde que leia o que está escrito, não se baseie pelas estrelas, por exemplo.  Já vi lente com saldo final de 1 estrela na BH, por exemplo, e quando você vai ver, o ranqueamento baixo é porque um deles é de um cara que ficou chateado porque a Canon não mandou o manual na caixa, o outro é porque um e-mail voltou, sei lá, motivos que não deveriam interferir no ranqueamento do equipamento, mas acaba ficando lá pros mais apressados desistirem. Por isso, acho menos trabalhoso ir para os sites especializados logo.

E para não haver dúvidas…

Um exemplo de uso do review, vou usar a famosa 70-300 mm da Nikon usando uma D7200 ou qualquer câmera cropada. Também estou partindo do principio que você quer saber quais são as opções de lentes pra você. Se você já souber o modelo, é só ir na busca do site.

Neste link você chega à página de reviews de lentes do Photozone.

E lá você vai encontrar os vários modelos de câmeras, e no meu caso vou escolher Nikon DX (APS-C), certo? Porque a D7200 não é full-frame (Full format), se estiver muito na dúvida, as câmeras profissionais, e bem mais caras, são as Full-frames.

  1. Canon EOS (full format)
  2. Canon EOS (APS-C)
  3. Nikon FX (full format)
  4. Nikon DX (APS-C)
  5. Nikon CX
  6. Sony NEX
  7. Sony Alpha (APS-C)
  8. Sony Alpha (full format, A- & E-mount)
  9. Pentax K
  10. Four-Thirds
  11. Micro-Four-Thirds
  12. Samsung NX
  13. Fujifilm X
  14. Leica M

O link irá me mostrar as minhas possibilidades, e agora vou clicar em cima da lente que quero conhecer melhor e aproveito pra deixar o link também da 70-300 mm sem estabilizador.

  1. Nikkor AF 70-300mm f/4-5.6 D ED 
  2. Nikkor AF-S 70-300mm f/4.5-5.6 G IF-ED VR

Você verá que o resultado em estrelas das duas lentes são seguintes:

70-300 mm VR (com estabilizador)

  1. Qualidade ótica – 3 estrelas.
  2. Qualidade mecânica – 3,5 estrelas.
  3. Preço e desempenho – 3,5 estrelas.

70-300 mm (sem estabilizador)

  1. Qualidade ótica – 2 estrelas.
  2. Qualidade mecânica – 2 estrelas.
  3. Preço e desempenho – 2 estrelas.

Assim não fica difícil escolher, né?

E é isso, espero que o artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre as lentes teleobjetivas.

Não deixe de compartilhar com a gente as suas experiências e opiniões!

         E hasta!

AssinaturaPosts  Telefotos, pra que servem e como escolher

Telefotos, pra que servem e como escolher 5.00/5 (100.00%) 18 votes
pixel Telefotos, pra que servem e como escolher

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

8 Comments
  • Simxer, obrigado pela matéria, Você é…..!!!

    Abração!!

    Milton

    • Milton! Este a artigo foi "a pedido" 🙂 Uma ótima dúvida que se tornou uma excelente sugestão!
      Espero que tenha te ajudado mais um pouco.

      Abração 🙂

      Simxer

  • Ok beleza, adorei o texto estou aprendendo muito com voces, muito fácil de ser interpretado para quem está começando no mundo da fotografia.

  • Texto maravilhoso, muito gostoso de ler!

    Adquiri uma 70-300mm Nikkor sem VR, infelizmente é muito cara e inviável a diferença de preço aqui no Brasil para quem fotografa apenas por hobby como eu..

  • Bom dia Simxer

    Tenho um Kit Nikon D5300 + 18-55mm + 50mm 1.8D, estou querendo adquirir uma teleobjetiva, para compensar o range ou pelo menos ter uma boa cobertura de range que eu tinha com a minha "companheira de guerra" Nikon P600, obviamente agora com muito mais qualidade usando a D5300. Então que lente você me aconselharia das nesse campo das teleobjetivas? Andei olhando no custo x beneficio da 55-200mm VR II, essa lente vale a pena? Que outras opções você me recomendaria observando o custo x benefício para um amante da fotografia não profissional?

    Desde já agradeço a sua atenção e um grande abraço.

    • Oi Judson, imagino o "choque" da falta de zoom da P600 para a 18-55mm, mas sua qualidade ótica subiu bastante e suas possibilidades também!
      Dentro do que colocou como objetivo, a melhor indicação é justamente a 55-200mm por ter uma qualidade ótica maior. Porém existem lentes mais versáteis, ou seja, aquelas lentes que não precisam ficar trocando, teriam as opções da 18-135mm (sem VR), 18-140mm (a a atualização da Nikon para a 18-135mm, e essa já com estabilização de imagem (VR)) ou a 18-200mm, mas por serem ranges maiores, possuem menores qualidades óticas do que a 18-55mm e 55-200mm, o que não costumam acarretar nenhum problema pra quem está iniciando. Lembrando que essas lente não são de atualização, e sim de Kit, ou seja, são lentes que geralmente a gente começa e depois que abraça um nicho específico atualiza pra lentes mais profissionais.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.