Foto Dicas Brasil Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina - Foto Dicas Brasil
9.104 views | by Simxer
Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

As lentes são uma das peças mais importantes, de equipamentos, que sua câmera pode possuir. Uma boa lente, bem cuidada, deve durar décadas, muito mais do que qualquer corpo de câmera digital. É por isso que os fotógrafos profissionais investem tanto nelas, talvez sejam os melhores investimentos que podemos fazer quando pensamos em fotografia profissional…
A questão é: quando estamos começando ou somos apenas hobbystas, já compramos nossa primeira câmera pensando em quando iremos “evoluir” e trocar de lentes?

Para mim, nem sempre é preciso fazer isso!

Primeiro, vamos ao conceito mais simples, o que é uma “lente do Kit”?

O Que é uma Lente do Kit?

 

18 55mm  Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

Desde o início, as câmeras DSLRs (lentes intercambiáveis) foram vendidas com uma lente de kit para ajudar o usuário a começar a tirar fotografias. A primeira lente de kit foi a 50mm, pela simples razão de possuir o ponto de vista mais próximo ao olho humano, e por ser uma lente relativamente clara e mais acessível para a fabricação. A lente de 50mm foi vendida com a maioria das câmeras como uma lente de kit por décadas até os anos 80, quando as lentes Zoom atingiram a maioridade.

A década de 80 viu o crescimento da popularidade de lentes zoom. Ao contrário de suas antecessoras que eram mais pesadas e lentas na década de 70, as lentes zoom apresentaram resultados ópticos significativamente melhores em meados dos anos 80. Os consumidores amaram a conveniência das lentes zoom, e elas rapidamente se tornaram a escolha popular para as lentes do kit. Começando com lentes 35-70mm e depois com a lente 28-70mm, mostrando que os fabricantes tornaram-se mais eficiente em fazer lentes zoom.

Com o advento dos sensores cropados (sensores menores que estão nas câmeras consideradas de entrada e semiprofissionais), a lente zoom 18-55mm tornou-se a principal lente do Kit. As lentes do kit são leves e acessíveis, e frequentemente criticadas pela sua construção mais barata, e muitos fotógrafos assumem que as lentes do kit 18-55mm possuem desempenho óptico medíocre condizente com seu status de “lente do kit”, mas isso não poderia estar mais errado …

Darrell Young Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

©Darrell Young

Bom, como você deve saber, a lente 18-55mm não é a única lente considerada de Kit, talvez a mais usada atualmente, mas existem no mercado outros comprimentos focais como a Nikon 18-105mm VR e EF-S Canon 18-135mm que também são consideradas de Kit, e são mais versáteis, então já fica a dica: se você for iniciante e puder começar com uma delas, será mais fácil sua adaptação.

E a principal diferença pra quem está comprando a sua primeira câmera, é o alcance da lente, quanto maior o último número, mais fechado será o campo de visão, ou seja, mais zoom terá a sua câmera. E quanto menor o primeiro número, mais aberto será esse campo de visão, enquadrando mais da cena.

Distancia focal Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

Então de acordo com a imagem acima, teríamos em nossa lente do kit: 18mm – Super grande angular e 55mm – Normal, o que nos deixaríamos sem zoom nenhum, certo? Não, felizmente!

Pra continuarmos com nosso entendimento, é preciso levar em consideração que estamos falando em lentes de Kit, por isso, também estamos falando de câmeras cropadas, você pode estudar mais sobre o assunto aqui, mas resumindo, as câmeras cropadas (câmeras de entrada e semiprofissionais) possuem sensores menores, e por isso o ângulo de visão também se altera. No caso da nossa lente 18-55mm, é preciso multiplicar o comprimento focal pelo fator de corte do fabricante da minha câmera, por exemplo, na Nikon é 1,5x e na Canon é 1,6x.

Nikon: 18mm x 1,5x = 27mm, e 55mm x 1,5x = 82,6mm – 27-83mm

Canon: 18mm x 1,6x = 28,8mm, e 55mm x 1,6x = 88mm – 29 – 88mm

E de volta à nossa imagem de comprimento focal, agora temos duas lentes que vão de Grande Angular a Teleobjetiva (mais considerada meia tele), o que já torna nossa lente do Kit bem mais versátil.

Outra consideração a fazer é que a maior abertura possível nessas lentes é f/3.5, o que pode dificultar conseguir uma boa foto em situações de pouca luz. Não se esqueça também que esta abertura só estará disponível no maior ângulo (18mm), conforme você der zoom com sua lente, a sua abertura irá diminuir até chegar a f/5.6, o que não é nenhum problema quando se fotografa em boas condições de luz, como de dia. Por outro lado, alguns fabricantes como a Canon, estão equipando suas lentes do Kit com estabilizadores de imagem, o que permite tirar fotos com velocidades de obturação mais lentas do que seria possível. Então, teoricamente, você poderia pegar sua câmera, definir o comprimento focal da lente para 18mm, e tirar uma foto sem tremer a 1/4 ou mesmo 1/2 segundos. Isso é incrível com pouca luz e permite-lhe explorar o potencial criativo de tirar fotos à noite.


Uma das melhores coisas que uma lente de kit pode fazer por você é ajudá-lo a aprender a ser um fotógrafo melhor. Ao saber as limitações do seu equipamento, e aprender o que suas lentes (e câmeras) podem e não podem fazer, a sua capacidade de resolver problemas no local vai disparar. Fotografar no modo manual torna-se uma segunda natureza, e a qualidade das suas fotos sobe exponencialmente.

IMG 1912 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Nelson Tan – Canon EF-M 18-55mm

Se a sua única lente é uma lente de kit, isso significa que você deve sair e comprar uma melhor imediatamente? Não, não tem – não importa o que alguém diz, ou o quanto você pode cobiçar uma lente nova, a sua lente do kit é uma grande lente para começar a usar. Se você estiver em uma posição onde você não pode se dar ao luxo de comprar outra lente, ou você simplesmente não sabe o que comprar, não se preocupe. Você vai se surpreender com o que você pode fazer com a sua lente do kit, uma vez que você sabe como tirar o melhor proveito dela.

O fotógrafo Neozelandês Andrew S. Gibson se orgulha das suas fotos publicadas na revista americana “Practical Photography” de uma jornada feita à América do Sul com sua então lente do Kit, simplesmente porque na época ele não sabia que lente comprar, por isso decidiu ficar com a que tinha vindo com a câmera. Ter suas fotos publicadas, não somente nesta revista, mas em várias outras na época, foi um ponto de virada para ele porque lhe deu a crença necessária para conseguir chegar onde está atualmente.

Andrew S Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Andrew S. Gibson

Já a fotógrafa chinesa Jingna Zhang é uma reconhecida fotógrafa profissional de moda e editorial. Ela é boa, e ela começou sua carreira com uma 350D EOS e uma lente 18-55mm do kit. A qualidade das imagens que ela criou com essa câmera e lente do kit, fabricada em 2006 e por isso ultrapassada pelos padrões de hoje, ainda é muito alta. Dê uma olhada e você verá o que quero dizer.

Jingna Zhang1 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Jingna Zhang

Jingna Zhang2 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Jingna Zhang

Jingna Zhang3 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Jingna Zhang

  Obtendo o Melhor de sua lente do kit

 

Então, como você pode tirar o melhor proveito de uma lente do kit? Uma dica muito legal é pensar na sua lente como duas lentes em uma. Se você tem uma lente de kit de distância focal típica, 18-55 mm, trate-a como uma lente de 18 milímetros e outra de 55 milímetros. A 18 milímetros é uma grande-angular moderada (lembre-se que ela se tornou uma 27mm por causa do fator de corte), que é excelente para paisagens, arquitetura e fotos de natureza. Na outra extremidade temos a 55 milímetros (83mm considerando o fator de corte), que é uma meia tele ideal para fotografar retratos, detalhes ou comprimir perspectivas.

DSCF1588 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Nelson Tan – Fuji XF 18-55mm

Isso não significa que você não possa usar as distâncias focais intermediárias, e há momentos em que você não poderá evitar, mas se você fotografar a maior parte do tempo somente com os comprimentos mais curto e o mais longo, você vai aprender como eles se comportam. As lentes são o “olhos” da sua câmera e dominar o comportamento delas irá fazer suas fotografias melhorarem cada vez mais, inclusive dando a você a habilidade de decidir quando finalmente trocar de lente, e quando esse momento chegar, sugiro a leitura deste artigo: “Evite os 10 Erros Mais Comuns na Hora de Comprar uma Lente”.

Deficiências de lentes de Kit

 

Conforme você evoluir na sua fotografia, provavelmente irá perceber melhor e entender algumas deficiências de uma lente de Kit, mas fique atento, porque isso é algo que você deve considerar depois que esgotou todas as suas possibilidades de fotos com uma lentes dessas, como vimos antes, é possível muita coisa.

Além da abertura que falei mais acima, estas duas deficiências são as principais limitações de lentes de kit:

Distância focal: Você pode achar que 18 milímetros não é grande o suficiente – você precisa de um menor comprimento focal de modo que você possa tirar fotos mais dramáticas ou ter mais enquadramento de uma paisagem, nesse caso, é hora de começar a pensar em comprar uma nova lente grande-angular.

Por outro lado, se você achar que 55 milímetros não te permite chegar tão perto quanto você gostaria de seu assunto, então você precisa de uma lente com mais zoom. Isso pode acontecer se você estiver fotografando animais selvagens ou esporte, por exemplo. Na minha experiência com meus alunos, aqui talvez seja a maior dificuldade, já que muitos migram de câmeras automáticas ou superzoom, e a proximidade de uma lente com 55mm pode ser meio frustrante, mas acredite, é possível muita coisa com essa distância, você precisa mudar sua visão e se adaptar ao seu novo equipamento e assim, criar também um novo modo de fotografar!

Gemini Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Gemini

A focagem automática: O foco automático em lentes de kit tende a ser mais lento e mais ruidoso do que em lentes mais caras. Se o desempenho de focagem automática de sua lente kit está prejudicando você, pode ser hora de atualizar, e aqui de novo, acredito que seja uma questão de entender esse atraso e buscar soluções, quanto mais você souber o comportamento exato do seu equipamento, mas poderá prever os resultados e se adiantar às situações, criando assim, condições favoráveis para resultados surpreendentes.

 

Conclusão

 

IMG 0421 Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

© Nelson Tan – Canon EF-S 18-55mm

A lente é uma parte vital para a sua fotografia, mas ela não trabalha sozinha, ter as melhores lentes do mercado com uma câmera de entrada, não faz muito sentido, como ter uma boa câmera e uma boa lente e fotografar no modo automático, faz menos sentido ainda. Dominar os principais conceitos da fotografia, fotografar no modo manual, saber aplicar cada comprimento focal da sua lente, usar seu equipamento de forma inteligente, fará com que tanto a sua lente do Kit, ou qualquer outro investimento, realmente se justifique.

A evolução do seu equipamento é uma forma de você expressar melhor a sua visão artística, e para chegar lá, você precisa primeiro desenvolver essa visão, e nada melhor do que começar com o equipamento que você já tem!

Bons estudos, boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina 4.84/5 (96.73%) 49 votes
pixel Sua Lente do Kit é Melhor do Que Você Imagina

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

41 Comments
  • Muito obrigado, Simxer, pelas dicas. Quase todo mundo (incluindo eu) que não entende nadicas de fotografia pensa logo em trocar a lente do kit (minha DSLR Nikon D7000 + 18-55) e logo descobre que ficou pior (agora com lente 70-300). Valeu pelos "toques".

    • Que pena Damiao, imagino que sua 70-300mm seja sem estabilizador de imagens, o que realmente dificulta a nitidez. Mas você pode e vai conseguir excelente resultados com as duas, precisa treinar e conhecer todas as possibilidades!

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia,

    Mais um ótimo artigo. É bem verdade isso Simxer, eu tenho minha Rebel T5i desde 2013 que é cropada como você explicou e minha lente do KIT 18-55mm e somente comecei a estudar sobre fotografia há 2 meses, lendo artigos na internet, revista, YouTube e que diferença das minhas fotos de 3 anos atrás. Conhecimento sobre o assunto realmente faz você se aperfeiçoar mais independente da câmera ou lente.

    Obrigada por sempre compartilhar seu conhecimento. Sucesso!

    Abraço

    Mayne Chianese

  • Excelente texto. Um fator que pode antecipar o momento de aquisição de uma nova lente, em fotógrafos hobbystas como eu, é fazer um curso de edição. Suas fotos ficarão melhores e perceberá que sua lente do kit não é tão ruim assim.

    • Oi André, imagino que você quis dizer postergar, e sim, a pós-produção pode realmente ajudá-lo a melhorar suas fotos, no meu curso de pós-produção eu muitas dicas com fotos feitas em câmeras cropadas e lentes de kit, justamente para mostrar todas as nossas possibilidades!! Obrigada por compartilhar sua opinião.

      Grande abraço,
      Simxer

  • Luiz Claudio Effgen

    Mais um excelente artigo, que deve muito ser considerado por aqueles que mal começaram nas DSLR e já querem mudar de lente, mas sem saber pra qual ou quais! Não me considero iniciante pois já utilizo DSLR há quase 4 anos, porém ainda estou com lente de kit, que hoje é uma 18-135 porém a primeira foi a 18-55, além das clássicas 50mm 1.8 e 75-300. Então em termos de distância focal estou bem servido e consigo bons resultados. O que posso afirmar, é que o que fez melhorar minhas fotos, foi o aprimoramento das técnicas e o estudo. Já senti uma enorme necessidade de comprar lentes mais caras, porém hoje agradeço por não tê-lo feito. Ainda vai chegar a hora…
    Senti uma falta de se mencionar um pouco mais neste artigo, a questão da nitidez (ou falta de) das lentes de kit. Vejo que esta é uma das maiores dificuldades com elas. Com o tempo aprendi que em se tratando de lentes "normais", daí excetuando-se as "primes", "L's" e etc, não devemos usar os extremos, nem de distâncias focais nem de aberturas. Então entendi porque minhas fotos com a 50 em 1.8 não tinham aquela nitidez que eu esperava. Quando passei a usar a partir de 2.8, houve uma grande melhora. O mesmo digo com os grandes comprimentos focais. Por exemplo, sei que o 5.6 em 300mm da 75-300 é muito fechado, porém , em recentes testes, passei a usar mais o comprimento de 200mm com abertura ainda mais fechada, entre 6.3 e 8. O segredo é fotografar sempre em RAW, subir mais um pouco o ISO e firmar bem a mão. Os resultados têm me surpreendido pois ruído se resolve, subexposição se resolve, mas para falta de nitidez não há edição que conserte…
    Desculpe pela extensão do texto e mais uma vez parabéns!!!

    • Obrigada por suas considerações pessoais Luiz, sempre é importante!
      Quanto à nitidez das lentes do Kit, elas podem variar, a 18-55mm, por exemplo é excelente, uma das melhores, já a 18-135mm, uma das piores, é claro que isso está relacionado também a construção da lente e aproveito seu comentário para esclarecer um pouco. Muitos fotógrafos acham que por ser uma lente com muito zoom, a qualidade é menor por conta de possuir vários elementos, quando na verdade existem lentes com grandes comprimentos focais extremamente nítidas, e você percebe isso normalmente pelo tamanho delas e preço.
      Sua observação de fotografar em raw ajuda bastante para conseguir bons resultado, só fique atento ao ISO, porque mesmo o mais baixo, tira nitidez, claro que muitas vezes dependendo do tamanho da foto e utilização, a gente nem percebe, mas podendo, use números baixos.
      Sua frase de que tudo na pós-produção pode resolver, menos a nitidez, é muito boa, realmente não tem como fazer milagre, parabéns, tenho certeza que é dono de fotos incríveis.

      Grande abraço!
      Simxer

  • Parabéns!! Sempre didática e sensata!! A praticidade da lente do kit ajuda realmente a desenvolver os sentidos de percepção da imagem. Para quem gosta da fotografia como hobby, se torna fácil pela leveza das lentes. Obrigado por mais essa postagem. Abraços. Júlio (Mauá/SP)

  • Ai sim, minha paixão pela fotografia aumenta a cada dia assistindo esses artigos "DICAS" sensacional o aproveitamento que eu tenho. Parabéns Simsex.

  • Excelente trabalho!! A pouco tempo adquiri uma Canon T3i e tenho acompanhado suas postagens de dicas e técnicas sobre Fotometria. Ainda tenho dificuldades para fotografar a noite com flash (YONGNUO YN-467-II), algumas fotos saem ótimas outras escuras, pois estou usando o modo manual e acredito que, pela falta de habilidade, isso venha ocorrendo. Parabéns pelo trabalho!!

  • Bom dia
    Como sempre Simxer convida-nos a reflectir sobre as nossas lentes e, a tendência para usarmos as lentes super-zoom em detrimento das lentes Kit, no meu caso a 18-55 mm. Acabei de trocar a super-zoom 18-270 mm pela velhinha 18-55mm. Vou novamente explorar as potencialidades da mesma.
    Obrigado Simxer e, um beijinho dos Açores.
    Carlos Melo

  • Alfredo Spaziani

    Realmente, saber usar uma câmera, mesmo que seja somente com o kit, pode-se conseguir ótimas fotos. As dicas são boas demais, e para quem acha que o kit é somente um mero coadjuvante, está enganado. Tenho seguido e feito os cursos da Simxer, e posso dizer, ótima profissional, explicações calmas e focadas no assunto, sem pressa para quem está começando na área. Valeu!!

  • Muito interessantes suas dicas, estou pretendendo comprar minha primeira DSLR, e optei pela CANON T5i com lente 18-55mm. Vale a pena fazer um sacrifício i pagar +ou- R$ 1.500,00 a mais e adquirir com a lente 18-135? Atualmente tenho um superzomm SONY HX300.

    • Pagar 1500 a mais pela 18-135 é muito. Com esse dinheiro pode comprar uma 55-200 e ainda sobra uma grana.

      • Oi Alexandre, ele pode pegar uma 55-200 ao invés da 18-135mm, mas perderia a grande angular, ou seja, seria muito menos versátil. A 55-200mm é um excelente complemento para a 18-55mm, para quem não quer comprar um cumprimento focal maior em uma única lente, ou já tem a 18-55mm, que não é o caso dele, imagino que sua dica é ele comprar as duas, a 18-55mm e a 55-200mm, o que pode ser uma opção, só vai ter que ficar trocando de lente.

        Obrigada por comentar.
        Abraços.
        Simxer

  • Como sempre seus artigos são muito esclarecedores e ajudam a melhorar nosso desemprenho. Mas tem um outro lado da questão Simxer, já vi várias reclamações sobre o foco principalmente nas lentes do kit. Quero dizer que você focaliza um alvo no automático e na hora de tratar a imagem ela não está realmente em foco. Pesquisando, vi que algumas lentes precisam de um ajuste e muitas câmaras permitem isso no seu menu. A minha câmara é uma Nikon D7100 e além da lente do kit, uma 18-105, comprei uma 55-300, ambas com esse "defeito". Seguindo as instruções fiz a correção e fiquei satisfeito com o resultado. Você poderia falar alguma coisa a respeito? Obrigado

    • Oi Franz, como eu disse no texto, o foco (e não a nitidez) pode ser mais lento nas lentes do kit, e isso pode ser tornar um problema para alguns tipos de cenas, mas não em todas as fotos e situações. Já o ajuste que está se referindo, eles são desenvolvidos para lentes com problemas de back focus ou front focus, e o ajuste pode ajudar muito, mas não é algo generalizado, é muito específico e não são para todas as lentes, aliás é raro uma lente ter esse tipo de necessidade. Por isso é ótimo que você tenha conseguido bons resultados!!!
      Vou anotar sua dica aqui, ok?

      Muito obrigada por compartilhar sua experiência!

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde e mais uma vez muito obrigado pelo artigo.

  • Belo artigo. Aprendi que cada lente tem sua finalidade. Não existe lente da Nikon ou Canon que é ruim. E acredito que qualquer fotografo bom vai conseguir ótimas fotos com a 18-55. Mas ela também tem seus limites, não dá para fotografar a lua. O, para alguns polêmico, Ken Rockwell fala muito bem da 18-55 da nikon. Então, como diz este artigo, o negócio é estudar e explorar o máximo desta lente. Se a foto não está boa, o problema deve ser quem aperta o botão de disparo e não do equipamento.

    • Muito bem colocado Alexandre, toda lente tem sua potencialidade, cabe a nós, fotógrafos, tirar o melhor delas!

      Obrigada por compartilhar sua opinião.

      Abraços,
      Simxer

  • Faz um ano que fotografo profissionalmente e já fiz 3 pequenos casamentos usando essa lente, acho-a realmente versátil ao contrário de muita gente que diz não acreditar que trabalho com essa lente.Só faz 1 mes que adquiri uma 50mm e ainda estou estudando e treinando antes de leva-la a algum trabalho.Seus textos são ótimos.Adquiri seu e-book de fotometria e me ajudou bastante.Beijos e sucesso sempre!

    • Que bom Micheline! Fico feliz em saber que estou ajudando na sua jornada fotográfica, e pelo visto vai longe, parabéns!!

      Vamos juntas!

      Simxer

  • Juliana Zufferey

    Mais uma vez vc arrasou! Obrigada pelo artigo maravilhoso! As vezes deixo de levar minha máquina nos meus passeios ou caminhadas por causa da lente que uso que é super pesada e cara (27-70mm série L da Canon) e tb pela comodidade que o celular nos traz (mas por melhor q o celular seja, não podemos nunca comparar com a câmera, né?). Por causa disso perco oportunidades preciosas que me renderiam seguramente ótimas fotos! Vou acatar seu conselho, tirar minha lente do kit do fundo da gaveta e praticar muito com ela! Vamos ver no que vai dar! Acho que só tenho a ganhar aprendendo muito ainda! Obrigada mais uma vez e até a próxima!

    • Legal Juliana, e aí não faltam motivos lindos para uma 18-55mm, espero ver os resultados!!

      Muito obrigada por comentar!!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Parabéns mais uma vez, Simxer, pela precisão e incentivo.

  • Olá Simxer! Adoro suas aulas e seus artigos! Em relação às lentes de kit, tenho uma pergunta: estou comprando agora e pesquisando tb. Vou comprar uma Canon 70D e estou em dúvida se é melhor (em relação à qualidade e nitidez das fotos) comprar a lente do kit 18-135mm ou comprar duas lentes (18-55mm e 55-250mm), pois em relação ao custo, é quase o mesmo. Não sei se muda muito em termos de qualidade. Pode me orientar? Obrigada!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora