Foto Dicas Brasil Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas - Foto Dicas Brasil
3.519 views | by Simxer
Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Neste momento está acontecendo um desafio para os alunos dos meus cursos dentro do Grupo Secreto do facebook, e o assunto é sobre “Consistência Fotográfica”, que consiste em postar 5 fotos de um assunto (no caso, flores), feitas em dias diferentes. É uma forma de avaliar se a aluno domina as técnicas fotográficas, já que fazer 5 fotos excelentes em dias diferentes é bem mais desafiador. Bom, esse é um dos vários desafios que lanço, e por mais simples que seja o tema, sempre tem dicas que podem melhorar os nossos resultados.

Pensando nisso, o artigo de hoje conta com as dicas da fotógrafa americana, especializada em fotografia de natureza, Sarah Marino, e mesmo que você não seja meu aluno ainda 🙂 convido você a praticar o mesmo desafio, você vai perceber como um exercício simples, pode fazer maravilhas pela sua evolução fotográfica.

 

Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Embora eu seja principalmente uma fotógrafa de paisagens, eu recentemente me diverti muito fotografando plantas, tanto em jardins botânicos quanto na natureza. Fotografar esses tipos de cenas menores parece mais tranquilizante do que fotografar paisagens, pois o processo frequentemente inclui desacelerar, procurar detalhes e separar um tempo para montar fotografias ou, às vezes, pequenos motivos. Outro grande benefício de procurar esses tipos de motivos é a sua predominância. Plantas como essas mostradas neste artigo podem ser encontradas em quase qualquer paisagem ou jardim, o que significa que pode ser fácil encontrar motivos atraentes perto de casa. E, como muitos fotógrafos podem passar por esses tipos de cenas sem pensar duas vezes, você tem uma grande oportunidade de fazer fotografias únicas e criativas.

Sarah Marino 1 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 200, 3/10, f/20.0 –
©Sarah Marino

Com relação ao equipamento, todas as fotografias discutidas abaixo foram criadas usando uma lente macro 100mm, uma ferramenta útil, porém, não essencial. No meu caso, eu uso a lente Canon 100mm L f/2;8, mas uma lente macro básica ou uma lente média tele de qualquer fabricante pode funcionar (quanto menor a distância mínima de foco, melhor).
Para as fotografias com nitidez ampla, eu seleciono uma abertura menor, como a f/16 ou f/22 para deixar todos os elementos principais em foco (enquanto aberturas menores em outras lentes podem degradar a qualidade da imagem, eu descobri que minha lente em particular ainda tem um bom desempenho em seus limites). Para essas fotos que dependem de uma profundidade de campo baixa como técnica principal, eu selecionei uma abertura maior, como f/2.8 ou f/4 para ajudar a borrar levemente alguns dos detalhes.

Para todas as fotos, eu coloco minha lente bem próxima do motivo, geralmente apenas alguns centímetros de distância. Em alguns casos, como na foto acima, eu monto um tripé e experimento com pequenas mudanças até encontrar a composição que eu mais gosto, já que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença com esses tipos de fotografia. Para outras fotos, eu gosto dos exemplos de baixa profundidade de campo abaixo, eu seguro minha câmera manualmente, para que eu posso me mover para frente e para trás livremente para experimentar com as pequenas mudanças de posição. Além dessas técnicas básicas, compartilho com você outras seis dicas para tirar fotografia de plantas.

 

Procure por Oportunidades o Ano Todo

Tanto lugares naturais quanto jardins bem cuidados podem providenciar oportunidades para fotografar plantas o ano todo. Embora o inverno e o início da primavera possam exigir mais diligência para explorar os motivos, as oportunidades ainda podem ser abundantes se você tiver a mente aberta. No caso desta fotografia, tirada nos Jardins Botânicos de Denver no meio do inverno, o peso da neve achatou as plantas e as tornou um motivo melhor do que no verão. Além disso, o frio do inverno trouxe algumas adoráveis cores pastéis que eu não havia visto em nenhuma outra época do ano, pois estas plantas são geralmente verde, amarelo e laranja brilhante. Além dessas plantas, eu também encontrei gramas, cactos, árvores suculentas e coníferas no mesmo dia de inverno, todas criando opções excelentes e inesperadas para fotografar.

Sarah Marino 2 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 100, 1/2, f/16.0 – ©Sarah Marino

 

Procure por Padrões e Texturas

A natureza oferece todos os tipos de padrões e texturas para o observador cuidadoso. Ao separar um tempo para explorar e notar os detalhes de um lugar, os fotógrafos podem identificar todos os tipos de cenas que valem a pena fotografar. Abaixo, os padrões repetidos e a cor consistente deste arbusto de oxalis, também conhecidas como trevos, são os dois elementos principais que eu usei para compor esta fotografia. Esta planta é comum em trilhas no noroeste do Pacífico, mas levou um tempo para eu encontrar um arbusto em boas condições, com as plantas crescendo em alturas similares, o que facilita para que eu deixe todos os elementos em foco em uma única exposição. Na próxima vez que você estiver saindo com sua câmera, separa um tempo apenas para procurar por esses padrões na natureza. Gramas, troncos, cactos, e todos os tipos diferentes de plantas podem oferecer padrões e texturas interessantes quando você começa a procurar por eles.

Sarah Marino 3 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 5D Mark II @ 100mm, ISO 800, 1/13, f/16.0 – ©Sarah Marino

Abrace a Baixa Profundidade de Campo

Pelo menos para fotógrafos de paisagens, abraçar a baixa profundidade de campo e os elementos fora de foco que a acompanham pode ser uma grande mudança de mentalidade. Quando estiver fotografando pequenos motivos, como plantas ou flores, uma profundidade de campo pode transformar um motivo de literal para abstrato. Ao invés de fotografar pétalas, caules ou folhas, você estará fotografando linhas e formas como vistas nas imagens acima. Essas abstrações que podem surgir tornam a baixa profundidade de campo uma excelente técnica criativa para fotografar plantas.

No caso da fotografia de cima de uma vagem (com cerca de cinco centímetros de diâmetro), ao me aproximar, usar uma abertura ampla, como a f/2.8 e experimentar com alguns pontos de focos, eu pude enfatizar a natureza radiante do centro da planta. A mesma planta parece totalmente diferente com uma leve mudança de ponto focal e perspectiva diferente na segunda fotografia, com as sementes parecendo guarda-chuvas de ponta cabeça. Comparar essas duas imagens do mesmo motivo tiradas minutos depois uma da outra demonstra a diferença que uma leve mudança de foco, profundidade de campo e perspectiva podem fazer quando você estiver trabalhando de perto com um motivo usando uma abertura ampla.

Sarah Marino 4 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 800, 1/200, f/2.8 –
©Sarah Marino

Sarah Marino 5 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 800, 1/400, f/2.8 –
©Sarah Marino

Experimente com a Luz

Embora este seja um dos tipos de luz mais difíceis de fotografar, a luz de fundo – quando a fonte de luz está atrás de seu motivo – pode adicionar interesse e humor à uma fotografia. Para esta foto, eu deitei no chão no nível dos olhos com esses arbustos de inverno e me virei em direção ao sol baixo, usando uma profundidade de campo baixa para deixar partes da luz e dos arbustos fora de foco. Motivos embaçados, como esses salgueiros, cactos e muitas flores, absorvem bem a luz de fundo, dando ao motivo um brilho natural que é bem captado em uma fotografia. Essas imagens podem exigir muitos experimentos, persistência e aperfeiçoamento de sua técnica para serem montadas, então fique preparado para tentar novamente se sua primeira tentativa não funcionar como você esperava.


Sarah Marino 6 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 800, 1/1000, f/3.2 –
©Sarah Marino

Aproxime-se

Em quase todos os casos ao fotografar plantas, eu fico bem próximo do meu motivo (geralmente bem na distância de foco mínima de minha lente). Me aproximar pode ajudar a eliminar distrações, isolar seu motivo para uma melhor composição e enfatizar os elementos abstratos do seu motivo. No caso do motivo acima, cada pequena roseta é do tamanho de uma borracha de lápis e a própria planta, do tamanho de um punho, estava cercada por rochas e sujeira. Uma perspectiva mais próxima ajuda a eliminar todas essas potenciais distrações, permitindo que o motivo da fotografia – as rosetas em repetição – preencham o enquadramento. Esta fotografia também destaca a importância de procurar por detalhes. Estas plantas crescem em pequenos agrupamentos em paredes de cânions e rochas no Parque Nacional Zion, e sem algum esforço para procura-las, a maioria das pessoas irá passar por elas sem nota-las.

Sarah Marino 7 960x659 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 5D Mark II @ 100mm, ISO 100, 1/1, f/18.0 – ©Sarah Marino

Não Tenha Medo de Parecer Meio Bobo

Sarah Marino 8 960x640 Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Canon EOS 6D @ 100mm, ISO 100, 6/10, f/22.0 –
©Sarah Marino

 

No verão passado, o Jardim Botânico de Denver realizou uma exibição e a popularidade dos jardins aumentou drasticamente. A exibição atraiu grandes públicos, o que significa que montar um tripé e fotografar preguiçosamente não seria possível. Mesmo assim, em uma visita particular ao jardim, eu vi esta bela planta com rosetas e senti que precisava fotografá-la antes de sair. A planta estava crescendo em um ângulo estranho em um canteiro com vasos, bem na frente da entrada por onde todos os visitantes passam ao chegar. Devido à localização da planta próxima ao solo e seu ângulo estranho, eu tive que me ajoelhar e contorcer meu corpo para conseguir o ângulo certo. Eu ouvi algumas conversas sobre os visitantes passando, se perguntando o que eu poderia estar fotografando. Esta experiência em geral se repetiu várias vezes, e embora eu não estivesse querendo entrar no caminho de outros visitantes, eu estava disposta a parecer meio boba em público por uma fotografia. Então, esqueça o que os outros irão pensar e desde que você não esteja afetando a experiência deles, sinta-se livre para batalhar por uma fotografia melhor! 🙂

Espero que você tenha gostado e se você tiver alguma dica para fotografar plantas, compartilhe-as nos comentários abaixo!

Boas fotos, e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Imagem em destaque: ©Sarah Marino
Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas 5.00/5 (100.00%) 5 votes
pixel Seis Dicas Para Tirar Fotografias Melhores de Plantas

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

12 Comments
  • Gosto muito deste tipo de fotos. Até me arrisco às vezes, mas meu equipamento não é o mais indicado, mesmo assim não deixo te tentar! Ah sim… Foram dicas muito boas por sinal!

  • Quando penso em fotografia, penso em Simxer. Você é fantástica.

  • Alexandre Oliveira

    Eu sou apaixonado por fotografar detalhes da natureza e tentar destacar aquilo que passa despercebido pelo nosso olhar "normal". Demais estas dicas!!!

  • Mauro Alves Santos

    Muito legal,
    Gostei muito deste artigo pois, ajuda e muito a tirar muitas duvidas
    Sou fotógrafo amador e adoro fotos de passaros e paisagens, por isso, optei por usar uma camera superzoom.
    Notei que me ajudou muito porque ela tem um zoom de 65x, e faz com que eu naõ precise me aproximar de pcertos pássaros raros, pois, pr serem muito espertos podem voar muito rápido impedindo de fotografar naquele momento.
    Já ganhei alguns concursos com esta camera mas agora estou com a ideia de ja trocar por uma Canom, também Super zoom, pois descobri que apesar de ter o mesmo zoom, existem outros recursos disponíveis.
    O que voce pode me dizer a respeito desta minha decisaõ?
    Gostaria de ouvir sua opiniaõ.
    Muito obrigado!

  • Matéria incrível, Simxer!!! Eu, simplesmente, adoro fotografar. E nos momentos de folga fotografo tudo. Sua matéria, com certeza, vai me ajudar nos próximos clicks. Muito Obrigado.
    Ivelto

  • Teresinha Vicentini

    Obrigada Linda! Suas dicas são maravilhosas!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.