Foto Dicas Brasil Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar Retratos - Foto Dicas Brasil
7.647 views | by Simxer
Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar Retratos

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Saber recortar um retrato é uma habilidade que pode trazer um resultado incrível para suas fotos, por isso, é muito importante desenvolvê-la estudando e treinando bastante, como qualquer outra habilidade fotográfica, com o tempo seu cérebro já estará apto a reproduzir isso sem precisar “pensar” muito.

Precisamos ficar atentos porque as convenções sobre o recorte de retratos vem mudando durante as últimas décadas, e como tantas outras tendências, essa é uma das regras que começa na indústria da moda. Se fizermos umas pesquisas rápidas sobre capas de revistas, podemos perceber que inúmeras irão aparecer com algum recorte na cabeça.

VogueAtuais Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Revista Vogue Atuais

Coisa que era rara ou simplesmente não existia nas revistas nos anos 40 ao 60 mais ou menos.

VongueAntigas Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Revista Vogue Antigas

Mas lembre-se de ficar atento, afinal regras podem ser quebradas!

 

Aprenda as regras como um profissional, para que você possa quebra-las como um artista.

Pablo Picasso

 

Hoje contamos com as dicas da fotógrafa Gina Milicia, fotógrafa há mais de 25 anos especialista em fotos de empresários, bilionários e celebridades.

Se você já leu meus outros artigos ou e-books, você saberá que eu também aprendi muitas lições em minha carreira na fotografia com erros, ou lapsos de julgamento. Foi através do aprendizado com o fracasso, e da tentativa e erro, que eu consegui descobrir o que funciona melhor para mim.

Quando se trata de como eu recorto meus retratos, há alguns estilos de recorte que eu tento evitar, porque, assim como comer algo que se detesta, eu aprendi o que funciona melhor para mim.

Como eu recorto meus retratos é tão importante para definir meu estilo, quanto as lentes que eu uso, a forma como eu ilumino, e como eu processo meus arquivos. Eu acredito que a forma como uma imagem é recortada pode mudar o visual de “chato e entediante” para “Incrível”.

Goodcrop 2B Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Eu sempre recorto uma foto abaixo do joelho, no meio das coxas, na cintura, ao longo do antebraço, ou no topo da cabeça. Se eu for recortar através da cintura de meu modelo, eu geralmente peço para ele, modelo, levantar os braços, para que eu não tenha que cortar os braços.

Eu evito cortar em qualquer articulação do corpo. Isto inclui dedos, cotovelos, joelhos e pulsos. Eu também acho que cortar no queixo do modelo fica estranho.

Foram necessários muitos anos de tentativa e erro, e estudando o trabalho de meus fotógrafos favoritos, para aprender que há algumas regras douradas do recorte que valem a pena seguir. Regras que fazem uma grande diferença no impacto visual que meus retratos causam, e como esses retratos podem ficar lisonjeiros para o retratado.

Assim como em todas as regras, sempre há exceções, e o mundo da arte implodiria se essas regras não fossem constantemente testadas e quebradas. Pablo Picasso, Vincent Van Gogh e Jackson Pollack são exemplos de artistas cujos estilos quebraram a regra no “livro de como pintar” e em seu tempo eles foram ridicularizados e zombados por outros artistas e críticos, porém, hoje suas pinturas são inestimáveis. Dito isso, todos eles estudaram as regras de pintura convencionais de sua época, e então eles quebraram essas regras, e criaram seus próprios estilos característicos.


Minhas fotos, iluminação, poses e estilo de pós-produção se desenvolveram e evoluíram ao longo dos anos, mas a forma como eu recorto minhas imagens se manteve a mesma.

Aqui estão minhas cinco melhores dicas para recortar retratos:

 

1. Recorte de preferência na Câmera

tightcrop A Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Recortar na câmera basicamente significa que você compõe sua imagem exatamente como você quer que fique sua foto final quando estiver fotografando, ao invés de fotografar livremente e cortar a foto na pós-produção. Há dois motivos para isto:

  1. Primeiro, imagens recortadas na câmera ficam totalmente diferente das imagens que são recortadas na pós-produção. Preencher o enquadramento e recortar significa que você criará um desfoque que remove quaisquer distrações no plano de fundo e foca mais atenção para o seu modelo, o que é sempre algo bom.
  2. A outra vantagem de recortar na câmera é que o tamanho de seu arquivo não será afetado. Uma imagem recortada que foi fotografada livremente pode deixa-lo com apenas 10-15% do tamanho de seu arquivo, então um arquivo que possuía originalmente 30 Mb como uma imagem de tamanho completo, é reduzido para 3 Mb com um recorte grande. Imagens com menor resolução terão menos detalhes e não serão tão nítidas quanto imagens de tamanho completo.

2. Se isso se dobra, não corte

RecorteBomRuim Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Eu acho que cortar no meio das coxas fica visualmente mais agradável do que cortar no joelho. Ver apenas parte do joelho, onde o vestido acaba, também parece desalinhado.

Também há certas poses de modelos que são melhores para o corpo. Eu estou sempre procurando poses que alongam, ao invés de encurtar as partes do corpo. Eu tento enfatizar suas melhores características, e esconder ou diminuir aquelas que não são tão fortes.

Como regra geral, eu recorto de uma forma que alongue e melhore o corpo. Cortar nos joelhos, cintura, cotovelos, dedos, tornozelos ou pulsos, pode fazer parecer que seu modelo não possui essas partes. Cortar nos braços e pernas pode fazer seu modelo parecer quadrado ou maior do que realmente é.

3. Evite cortar no queixo e deixe os olhos no terço superior do enquadramento

RecorteBomRuim5 Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Manter os olhos no terço superior do enquadramento é visualmente melhor do que cortar no queixo de alguém, que ao meu ver parece que a pessoa não estava prestando muita atenção quando tirou a foto, e visualmente este recorte (acima à esquerda) parece estranho.

Eu acho que meus retratos parecem muito mais fortes visualmente quando os olhos estão posicionados no terço superior do enquadramento. Cortar no queixo é visualmente feio.

Rulethirds Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Este é o enquadramento original de uma foto que eu tirei para a capa de meu livro dPS, Retratos – Acertando a Pose. Eu não tinha certeza de quanto da foto nós usaríamos, então eu deliberadamente fotografei mais amplamente, e deixei espaço à esquerda do meu enquadramento para colocar textos e outras imagens.

Rulethirds2 Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Rulethirds 2 Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

A foto final para a capa foi muito recortada, porque eu achei que incluir as mãos deixaria um pouco bagunçado. Eu recortei esta imagem com os olhos no terço superior do enquadramento porque esta era visualmente a opção mais forte.

4. Dê opções a si mesmo

A explosão das mídias sociais mudou radicalmente como eu fotografo meus retratos. Quando um cliente agendava uma sessão comigo alguns anos atrás, eu fotografava a maioria de seus retratos como imagens verticais. Agora eu tiro fotos para websites e plataformas de mídias sociais que usam imagens verticais, quadradas e horizontais.

Eu geralmente começo com retratos enquadrados como imagens verticais e depois giro a minha câmera para fotografar alguns enquadramentos horizontais.

Eu geralmente posiciono meu modelo para preencher o terço esquerdo ou direito do enquadramento. Isto adiciona interesse ao retrato e o torna visualmente mais dinâmico. Dito isso, há vezes em que eu enquadro meu retrato no centro da foto, porque eu pessoalmente adoro esse visual.

Eu também adoro cortar na cabeça das pessoas, mas isso não é tão fácil, então eu sempre fotografo alguns enquadramentos com espaço acima da cabeça, por precaução.

Nunca se sabe onde a imagem final pode acabar em algumas semanas ou alguns anos, então eu acho que é uma boa ideia planejar com antecedência. São necessários apenas alguns minutos para fotografar de forma levemente mais ampla, na vertical e na horizontal no final de cada montagem.

5. Recorte como quer se expressar!

Use estas sugestões como um ponto inicial, e encontre um estilo que funcione para você. Comece com retratos de comprimento total e tente recortar usando as regras tradicionais, depois quebre as regras e veja de qual forma você gosta mais.

Cada pessoa, local e pose que você fotografa sempre será diferente, então não tenha medo de misturar um pouco e criar seu próprio estilo, A única pergunta que eu faço a mim mesma quando eu estou recortando minhas imagens é, “Este recorte parece criativo ou parece um erro?”

tightcrop A2 Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Às vezes, seguir as regras do recorte ao pé da letra ainda deixará seus retratos visualmente atraentes. Um exemplo disso é se eu fotografar um modelo usando mangas ¾ e cortar em um ponto que é tecnicamente correto, deixando um pequeno pedaço do braço mostrando logo abaixo da manga. Isto parece um erro e ficaria melhor se eu cortasse um pouco acima, para remover a pele.

Quanto mais você fotografar, mais você começará a sentir o que parece certo para você. Se você não tiver certeza, faça duas versões e compare-as.

Você também poderá gostar de criar deliberadamente uma série de retratos que são visualmente atraentes porque eles invocam uma reação emocional.

Espero que essas dicas ajudem e torne sua jornada fotográfica mais segura, afinal, é um conjunto de vários conhecimentos que farão com que a gente alcance a nossa melhor performance como fotógrafo.

E você? Como você gosta de recortar seus retratos? Você gosta de recortar na câmera ou na pós-produção? Você acha que um recorte maior parece melhor, ou você gosta de deixar seus retratos com bastante espaço ao redor? Eu adoraria ouvir suas ideias. Por favor, sinta-se livre para compartilhar seu comentário abaixo.

Um grande abraço, bons recortes e até breve!

AssinaturaPosts  Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Todas as fotos do artigo: © Gina Milicia
Imagem em destaque: Mulher de chapéu – via Shutterstock

 

Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar Retratos 4.87/5 (97.33%) 75 votes
pixel Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar  Retratos

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

29 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora