Foto Dicas Brasil Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto? - Foto Dicas Brasil
Destacada-do-Artigo-qual-o-segredo-de-desfocar-o-fundo-de-uma-foto
50.949 views | by Simxer
Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Olá, escrevi este artigo para responder de forma o mais simples possível uma das perguntas que talvez eu mais ouça em meus workshops e no meu site, o que é muito natural, já que o efeito de fotos com fundos desfocados produz fotos realmente lindas! Eu particularmente adoro.

Este tipo de foto também costuma ser associada somente à fotógrafos profissionais, mas os iniciantes também podem fazer e eu costumo ver resultados incríveis entre os meus alunos, como esta foto aí debaixo feita pelo Rodolfo Moreira em um dos exercícios dos meus workshops. Eu sei que está escrito México, mas ela foi feita no Jardim Botânico do Rio de Janeiro 😉

México RodolfoMoreira Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

©Rodolfo Moreira

Qualquer câmera desfoca o fundo?

Bom, na verdade quem desfoca o fundo é a lente, ou melhor, é a abertura da lente. Se você é leitor do meu site FotoDicasBrasil, sabe o quanto me dedico  explicar os princípios básicos da fotografia, e isto inclui as aberturas das lentes, que são representadas pelo “f” ou simplesmente descritas na frente das lentes por aqueles números como por exemplo 1:3.5-5.6.

Lente Canon 28 135mm Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Eu escrevi um artigo sobre as siglas das lentes e vou reproduzir aqui a parte referente às aberturas que vai ajudar no nosso objetivo de desfocar o fundo de uma foto:

“Então quando você compra uma lente e está escrito 1:3.5-5.6, isso significa as aberturas alcançadas por essa lente. O número 1 é chamado de “número f” e é só uma referência à abertura propriamente dita, os números importantes vem a seguir do “dois pontos”. Os primeiros dois números (3.5), significam a MAIOR abertura possível da sua lente, ou seja, o quanto a sua lente é capaz de “arregalar” os olhos para entrar luz, e isto muito te interessa, porque quanto menor este número, mais clara é sua lente. O segundo é uma informação extremamente importante e significa qual a MAIOR abertura, repare que eu escrevi “maior” de novo, isto mesmo, a MAIOR abertura alcançada pela sua lente quando você estiver dando Zoom.” – Foto Dicas Brasil

Este é o significado destes números e neste artigo nos interessa também não só pela claridade, mas por causa da profundidade de campo, ou seja o quanto de DESFOQUE a minha lente é capaz de fazer.

Qualquer abertura desfoca o fundo?

Você já sabe onde encontrar o número da abertura da sua lente, agora precisa saber que somente ABERTURAS GRANDES desfocam o fundo, ou seja, àquelas que possuem números pequenos. Sim, quanto maior a abertura, menor o número dela. Se você já leu meu Ebook, sabe do que estou falando, nele eu explico além do comportamento das aberturas, como esses números surgiram e aí fica fácil entender porque são invertidos 😉

Mas por hora, apesar de não me  aprofundar neste conceito, ensinarei aqui mais do que suficiente para você entender como fazer o desfoque.

E agora que você já sabe que a maior abertura (menor número) da sua lente é que vai fazer o melhor desfoque, já temos nosso primeiro parâmetro definido.

E só pra não haver dúvidas: Se sua lente for uma 18-55mm 1:3.5-5.6, por exemplo, você vai procurar fazer as fotos entre as aberturas f3.5 e f4.0,  mas se você tiver uma lente de abertura maior, como uma 50mm 2.8 (e esta é de abertura fixa, porque só tem um comprimento focal, o 50mm), já sabe que terá mais fundo desfocado do que na lente de abertura f3.5… eu sei que você já entendeu, mas, isso acontece porque f3.5 é um NÚMERO de abertura MENOR que f2.8, ou se preferir, é uma ABERTURA MAIOR que 2.8. Na minha experiência até f5.6 você consegue bons desfoques, mas aí entram outras questões mais técnicas, mas deixo o registro aqui pra você experimentar outras aberturas.

A câmera precisa ser profissional?

Definitivamente não, mas quanto mais avançada a sua câmera, mas fácil é desfocar o fundo de uma foto. E o que eu chamo de avançada? As DSLRs que trocam de lente, ou as câmeras consideras de entrada ou semi-profissionais, como as Nikons D3000, D90, entre outras, ou ainda as Canon 60D, 3ti, 4ti, 5ti, só para dar alguns exemplos. Elas possuem controles mais intuitivos e resultados melhores. Mas a gama de marcas modelos são enormes e os conceitos passados aqui são universais, por isso EXPERIMENTE!

Superzoom

Bem te vi Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Talvez você tenha mais dificuldade em desfocar o fundo de uma foto com câmeras que não trocam de lente como as superzoons, mas não é impossível, esta foto do bem-te-vi foi feita pelo meu irmão Vladimir com uma Nikon Coolpix P520, e eu pedi que ele fizesse vários testes e falarei deles mais adiante porque  acredito que será útil para outras superzoons também.

Precisa fotografar no modo manual?

Aqui se encontra o maior SEGREDO de desfocar o fundo de uma foto. Na verdade você pode desfocar o fundo em vários modos de cena da sua câmera, e dependendo da câmera e situação, até no modo automático! Simplesmente porque o parâmetro que vai permitir você desfocar o fundo QUANDO você quiser é o MODO DE ÁREA AF e não necessariamente o modo de cena manual (Modo Manual). E por que falo isso com tanta certeza? Porque já tive vários alunos iniciantes que tinham EXATAMENTE este problema, possuíam câmeras avançadas, lentes igualmente incríveis, mas por uma simples configuração, o desfoque era feito “por acaso” e não quando eles queriam.

O que é o modo de área AF?

Sabe quando você aperta o seu botão do obturador até a metade (que é o necessário para fotometrar uma foto, ou seja, para a câmera medir a luz e equacioná-la de maneira a sair correta esta quantidade de luz), e uns pontinhos vermelhos aparecem no seu viewfinder, geralmente seguidos de um bip? Ou na tela de LCD, se você não tiver o hábito de visualizar pelo viewfinder. Lembrando que eles ainda podem ser quadrados maiores ou ainda ficarem verdes ou invés de vermelhos, isso depende da câmera utilizada. Como na imagem a seguir:

Modo de área af automático – canon

Modo de área AF Canon Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?


Modo de área af 9 pontos – nikon

Modo de área AF Nikon Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Então, esses pontos são os pontos de focagem, ou AF points, e você precisa configurá-los porque no modo de AF automático, esses pontos piscarão aonde sua CÂMERA ACHA que está o assunto principal, ela faz isso em cima de parâmetros específicos, mas na verdade o que queremos é que VOCÊ diga para sua câmera o que quer que esteja em foco, e a partir daí com sua câmera configurada com aberturas grandes (números de aberturas pequenos, lembra?), fica fácil desfocar o fundo de uma foto.

Modo de área AF Não é foco manual!

NÃO confundir com o Foco Manual da sua lente, que normalmente fica em uma chave na lente onde você pode trocar para Foco automático (AF) ou Foco Manual (MF), ou simplesmente “A ou M” como na imagem abaixo, já que o Modo de Área AF também pode ter a opção de “Manual”.

Usualmente a configuração de foco da lente está na própria lente, e a do modo de área AF, encontra-se na câmera, ou às vezes dentro de algum Menu. Ah, sim, o foco da lente,  pode continuar no automático.

Botão AFMF Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Como configuro o modo de área AF?

Onde você irá configurar o seu modo de área AF, depende de qual equipamento você está usando, mas você não precisa se preocupar porque todo MANUAL explica esta configuração e normalmente as câmeras que permitem modo manual, também permitem configurar o modo de área AF.

Vou usar uma imagem do meu ebook onde explico essas configurações:

Configurações AF Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

E o modo de área AF que indico a ser utilizado é o flexível, aquele que você pode ficar andando com ele e dizendo desta maneira, AONDE quer o foco. Se preferir pode usar o centralizado também.

E para que serve exatamente configurar o modo de área AF?

Porque somente configurando esse modo de área que é possível fazer fotos como estas duas aí de baixo, onde uma possui o foco seletivo à direita e a outra o foco seletivo à esquerda, aliás essas são o resultado de um dos exercícios do meu workshop.

FocoSeletivoàdireita Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

FocoSeletivoàesquerda Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Nestes dois exemplos fica bem nítida a diferença de foto que é possível fazer simplesmente dizendo AONDE você quer que sua câmera foque.

Só fotografo no automático, e agora?

Se você fotografa no modo manual, basta o entendimento do modo de área AF e de abertura das lentes para começar a fazer fotos com o fundo desfocado, mas como minha intenção é ensinar algo que possa ser usado por muitos, darei uma dica bem simples para que você também possa garantir resultados sensacionais!

E qual o melhor modo de cena para desfocar o fundo de uma foto?

As câmeras que possuem modo manual, além do modo automático (AUTO), geralmente possuem vários modos de cena semiautomáticos conhecidos pelas siglas A ou AV, S ou TV, P e M.

Resumidamente, esses modos também conhecidos como “modos criativos” são assim chamados justamente porque permitem alguns tipos de fotos que o modo automático não faz por padrão. E a grande vantagem aqui é que todos esses modos irão permitir a configuração de modo de área AF, ao contrário do modo AUTOMÁTICO.

Modo manual – Todos os parâmetros são definidos por você, isto inclui o AF, a velocidade, a abertura, o balanço de branco, etc.

Modo P – O modo que mais indico para quem gosta de fotografar e ainda não descobriu o mundo fascinante da fotometria manual! Neste modo a câmera configura automaticamente a velocidade e a abertura e você ajusta a quantidade de luz que está faltando ou sobrando, aumentando ou diminuindo o ISO. Ele pode até ser usado para desfocar o fundo, mas você precisa ficar de olho qual abertura a câmera está configurando.

Modo S ou TV – Modo de prioridade de velocidade – Neste modo você configura a velocidade, e a câmera ajusta automaticamente a abertura, é ideal para fazer fotos onde você quer congelar uma imagem por exemplo.

E o ganhador é…

Modos de Cena Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Modo A ou AV – Modo de prioridade de ABERTURA – Neste modo você configura a abertura e a câmera ajusta automaticamente a velocidade!!!

E já sabemos que precisamos usar as maiores aberturas possíveis (ou os menores números “f” que aparecem na nossa câmera).

Então simplesmente quando você colocar a sua câmera neste modo, gire os seletores de um lado para o outro e veja a abertura variando, provavelmente ela será o único parâmetro automatizado, ou seja, que estará trocando sozinho. Depois é só configurar o modo AF e ficar de olho na velocidade que aparecer, porque se ficar muito baixa, pode acabar borrando sua foto. Uma velocidade 1/30 já está boa pra você fotografar sem problemas, fique de olho.

Se você não souber onde fica a velocidade ou a abertura na sua câmera, procure no seu manual por “modo manual” ou “fotometria manual”, ou coisas parecidas, que normalmente é a parte onde a maioria se encontra.

Muitas câmeras permitem que você também configure o ISO neste modo, use-o ao seu favor.

Minha sugestão é que você comece fazendo testes em boas condições de luz, ou seja, de preferência de dia para que não tenha que se preocupar muito com a velocidade.

O enquadramento pode ser a diferença!

Outro parâmetro que pode influenciar e muito no resultado da sua foto é o enquadramento, nas duas fotos que se seguem, você vai perceber como isto funciona.

As duas fotos foram feitas com o mesmo EXIF, ou seja, com as mesmas configurações, se você ainda não está familiarizado com o EXIF para melhorar suas fotos, você pode ler aqui um artigo que escrevi sobre  como usá-lo a seu favor.

Na primeira cena, eu estava de frente para a flor e a 1m mais ou menos de distância e você pode perceber que o fundo ficou desfocado.

Enquadramento Longe Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Nesta segunda eu fiz a foto na diagonal da flor e a uns 30cm de distância e aí você pode perceber que o fundo ficou bem mais desfocado e interessante do que na primeira cena!

Enquadramento Perto Foto do Artigo Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Outra observação IMPORTANTE é que quanto mais “fundo” você tiver, mais bonito o resultado, ou seja, quanto maior a distância entre o objeto a estar em foco (neste caso a flor roxa) e o fundo, melhor será resultado, o mesmo serve para as CORES. Quanto mais colorido um fundo, mais interessante o desfoque parecerá.

E agora continuando a assunto dos tipos de câmeras que são melhores para desfocar o fundo de uma foto…

Consigo desfocar o fundo de uma foto com uma superzoom?

Sim… e mais ou menos. O que acontece é que é muito mais difícil desfocar o fundo nas superzoons, mas não impossível!

Eu tenho a experiência de vários modelos que passam pelo meu workshop e os resultados variam bastante, todas desfocam, mas em alguns desses modelos, esse desfoque é muito sutil.

Por isso fiz uma videoaula especial para os fãs do Foto Dicas Brasil com o resumo e mais dicas deste artigo e ainda com o bônus de como configurar uma superzoom como a Nikon Coolpix P520, mostrando as melhores configurações para os melhores resultados:

Resumo

Resumindo o que você aprendeu até aqui: Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

  1. Ter uma câmera que possua o modo manual, que são aquelas que permitem entre outros, os ajustes de abertura. E NÃO PRECISA SER UMA CÂMERA PROFISSIONAL.
  1. Ajustar a sua câmera para usar GRANDES ABERTURAS, ou seja, os números pequenos, como f1.8, f2.8, f3.5 ou f4.0 e dependendo das condições até 5.6 ou um pouco mais.
  1. Configurar o Modo de área AF para o foco manual, ou central ou flexível, dependendo do seu equipamento. Ah, e você NÃO pode estar com o MODO CENA AUTOMÁTICOselecionado, porque a câmera não permitirá esta configuração.
  1. Usar um dos modos de cena: Manual, P (mas nem sempre funciona), ou o mais indicado que é O MODO A ou AV (Prioridade de abertura).
  1. Fazer enquadramentos que favoreçam o resultado, para isso utilizar FUNDOS mais COLORIDOS e mais DISTANTES.
  1. Praticar, praticar, PRATICAR!

O assunto deste artigo está presente no meu ebook de Fotometria Simples, onde explico este e outros conceitos determinantes para fotos incríveis!

Manual

Todas as configurações usadas neste artigo e na maioria dos artigos que escrevo, encontra-se em seu manual. Como recebo muitos emails pedindo ajuda para encontrá-los e justamente por acreditar na importância fundamental do MANUAL, eu criei um “Banco de Manuais Fotográficos Colaborativo”. A ideia é reunir o máximo de manuais, de preferência em português, para colaborar e facilitar o aprendizado de outros apaixonados por fotografia como você. Por isso, se você quiser, pode colaborar  de duas maneiras, a primeira enviando um e-mail pra gente contato@fotodicasbrasil.com.br, pra saber se já temos o seu modelo e outra é compartilhando o artigo dos MANUAIS para conseguirmos atingir o maior número possível de pessoas. Tenho certeza que posso contar com você!

Não deixe de compartilhar os seus resultados com a gente e fique à vontade para fazer comentários com suas dúvidas e observações, EU respondo pessoalmente A TODOS os emails e comentários, por isso se não tiver uma resposta de imediato, aguarde e tenha certeza que responderei!

Boas fotos e até a próxima!!

Abração,

Simxer

Escrevi este artigo originalmente para o Fotografia-DG.

Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto? 4.94/5 (98.74%) 269 votes
pixel Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

81 Comments
  • João H Hollerbach

    Simxer,
    Parabenizando-te novamente pelas excelentes publicações quero complementar o que escreveste: o desfoque do fundo(ou seja, uma pequena profundidade de campo) depende da abertura(quanto maior mais desfoque) e da distância entre o objeto fotografado e o fundo(também quanto maior mais desfoque). Além disso há outros fatores, a saber: quanto maior a distância focal(zoom) maior será o desfoque do fundo(por isso é possível desfocar o fundo usando uma superzoom apesar do sensor menor) e também a distância entre a câmera e o objeto principal(quanto menor melhor, pois se por exemplo o objeto principal estiver muito distante mesmo o uso de uma abertura grande será insuficiente).

    • João!!
      Um dos materiais que estou trabalhando é sobre DOF, por isso fiquei muito feliz com seu comentário, porque me permite escrever de maneira a não fugir do meu target do site e ainda ter sempre belos complementos!!

      Obrigada e abração,
      Simxer

  • Eu tenho uma Superzoom Canon SX50hs, adoro fazer fotos com o fundo desfocado, com um pouco prática é possível fazer desfoque bem seletivo, não é tão difícil assim… Tenho várias postadas no Olhares.

    • Legal Fabio, principalmente por ter colocado a sua opinião junto com o modelo da sua câmera, o que sempre ajuda a outros que possuem dúvidas!!
      Compartilhe seu link do Olhares, sempre é bom ver boas fotos!!

      Abração,
      Simxer

    • Boa tarde , adquiri a pouco tempo uma superzoon Canon sx50hs e já consegui fazer foto com o fundo desfocado de objetos próximos, no modo automático. Porém ainda não consegui esse resultado ao fotografar pessoas. Podes, por favor, me passar o melhor modo para fazê-las?

      • fotodicasbrasil

        Oi Alessandra, acho que já respondi este comentário seu em outro canal nosso, certo?
        Mas a dica realmente é fotografar no modo manual ou no mínimo no modo A (prioridade de abertura), escolher números pequenos (ou aberturas grandes, é a mesma coisa) e reproduzir as outras dicas desta minha videoaula:
        https://www.youtube.com/watch?v=VwuPVxUlUg0

        Grande abraço,
        Simxer

  • Sensacional esta matéria. Me tirou algumas dúvidas e relembrou outras já esquecidas.

  • Simxer muito didatico e pratico esta materia que voce publicou. Como voce diz nela vou praticar, praticar e praticar! obrigado

  • há duas outras coisas importantes q influenciam na profundidade de campo(maior ou menor desfoque):
    1- distância do objeto – e isso está mais ou menos explicado qdo vc citou sobre o enquadramento – porém creio q fica mais claro dizer q qto mais proximo do objeto maior o desfoque – lembrando q as lentes normalmente tem limite mínimo pra conseguir focar, exceto lentes macro que tem capacidade de focar mto mais próximas do objeto
    2- Qto maior a distância focal da lente maior o desfoque, ou seja em 50mm o desfoque é menor que em 100mm. Portanto com uma lente 18-135 é mto mais fácil conseguir o efeito de desfoque em 135mm do que em 18mm.
    Agora uma dúvida, como funciona isso nas superzoom? Imagino que seja semelhante, principalmente em lentes que variam fisicamente a distância focal, mas e qdo o zoom é uma "simulação digital"?

    o post e o blog são bem legais, parabéns pelo ótimo material!

    • Oi Natália! Como já havia falado desta distância em outros artigos, achei mais interessante falar do enquadramento, MAS foi muito pertinente sua observação, realmente eu poderia ter colocado mais essa observação, obrigada, como estou escrevendo um ebook sobre DOF, vou ficar atenta 🙂

      Quanto a sua pergunta, você mesmo respondeu, a distância focal das superzoons, são óticas, no caso da P520, chega a 42x!!! A simulação digital não muda a profundidade de campo, só piora a qualidade da foto :/

      Obrigada pela interação, sempre me surpreendo quando tenho fotógrafos mais avançados lendo o conteúdo do site, e fico muito feliz com as complementações!

      Abração,
      Simxer

      • Imaginei mesmo q nas superzoom a distancia focal não seria um fator importante, mas como não tenho uma pra testar não tinha total certeza.. agora vc me confirmou isso…
        parabéns pelo blog e pela disposição em esclarecer e responder a todos!!

  • Sem comentários…e olha que não conhecia a sua página, é de se apaixonar..rss

  • Show de Bola, parabéns pelo artigo, me ajudou bastante.

  • João H Hollerbach

    Conforme sugeriste a outro participante quero compartilhar algumas fotos de minha autoria. Aí vai o link: https://www.flickr.com/photos/123813957@N06/

    • Nooossa João! Suas fotos são incríveis, lindas demais!! Um quero poder usar alguma em algum artigo meu!!!
      Parabéns!!

      Abração,
      Simxer

  • Parabéns, super didática e nada enfadonha, adoro a clareza de seus posts!!!!
    Somente para ilustrar, uso a Canon SX50 e tenho fotos impressionantes, inclusive utilizano zoon total! Claro, como vc mesma diz, 'é mais difícil desfocar', mas, com paciência, vai bem!! Abraço, Carla

    • Carla! Obrigada pelas palavras 🙂

      Eu vi seu 500px e realmente sua fotos são lindas, parabéns, fico muito feliz de ver gente tão boa de click por aqui 🙂

      Eu acabei de abrir um espaço na fan page pra publicar fotos de fãs com seus devidos Exifs como inspiração e incentivo para novas fotos e quero convidá-la a publicar uma foto! Eu, muuuito particularmente gostei muito da de um pássaro de olho vermelho e fundo verde 🙂

      Parabéns pelos seus resultados!

      Abraços,
      Simxer

  • Clareza, técnica e didática perfeita, acho que não preciso dizer mais nada eheheh
    Vou fazer desfoque com a minha Fuji droga SL 300, aí sim sairá tudo desfocado ahahahahah. Brincadeiras à parte, parabéns Simxer por mais essa vídeo-aula.Abs..

  • Olá simxer, boa noite!
    Como faço para acessar sua fanpage, sou meio burrinho nesses coisas ahahahahah, sou da época da máquina de escrever movida a carvão ahahahahah.Vi seus vídeos aqui e na sua página do face, quando me lembro dou o curtir! Mas prometo não esquecer mais ahahahahaha
    Abraço!

    • Fico MUITO feliz em saber que de vez em quando você lembra de dar um joinha :))

      Este é endereço da minha fan page: https://www.facebook.com/FotoDicasBrasil

      Precisa estar cadastrado no facebook, e se a informação que estou passando é óbvia demais, foi você que falou do carvão, hahahaha!!! Dá um like lá!

      E desculpe a brincadeira 🙂

      Abração!

  • Simxer adorei a resposta da fanpage, obrigado, você é muito legal. E continue brincando porque o que vale na vida é brincar e sorrir sempre que pudermos. Grande Abraço!

  • Este blog está de parabéns! Muito instrutivo!

  • Sensacional! Amei.

  • Obrigada Neuseli!!!

    Abração,
    Simxer

  • Olá Simxer!
    Parabéns pela clareza e objetividade com que você aborda os diversos temas que tenho lido em seu site. Sou iniciante em fotografia, comprei uma Canon EOS 70 D e comecei a ler o manual e pesquisar na internet. Adquiri seu e-book Fotometria Simples pelo fotografia-dg e cheguei a fotodicasbrasil.
    Dos diversos sites que pesquisei, o seu é sem dúvida nenhuma o mais esclarecedor. Tenho ele m meu guia de fotografia!
    Parabéns e obrigado!!!

    Luiz Claudio

  • Sabe as configurações q vc coloca ns fotos? Como fazer? Qual programa de imGem q vc usa? Estou no be a bá…as minhas ficaram feias. Queria enviar alguns testes que fiz, mas, a colocação das configurações na foto ficou a desejar.

    • Oi Neuseli, tudo se baseia em fotometria primeiro, esse é o primeiro passo, aprender como a câmera equaciona e luz e a partir daí você assumir o controle da sua foto. Em breve eu vou fazer um hangout onde falarei sobre isso e mais outras questões que envolve um boa foto. Anunciarei aqui e pela lista de assinantes, tenho certeza que será legal pra você.

      Grande abraço,
      Simxer

  • Olá, Simxer.

    Tenho uma Nikon Coolpix P520 e comecei a conseguir fundos desfocados depois que "descobri" o foco automático; considerando-se a utilização de um valor f baixo (no meu caso, f/3.0 sem zoom) se eu coloco o cursor de foco no primeiro plano, o segundo plano vai desfocar, do mesmo jeito que se eu colocar o cursor de foco no segundo plano, o primeiro plano ficará desfocado. Gostaria de saber se este raciocínio está correto.

    Muito obrigado.

    • Oi Renato, o raciocínio está corretíssimo, e na prática, dependendo do equipamento, pode não ser tão fácil conseguir isso, talvez precise de ajustes no modo de área AF, principalmente em uma superzoom, ok?

      Obrigada por compartilhar seu raciocínio!

      Abração,
      Simxer

  • Com a superzoom Fujifilm HS50EXR é bem fácil desfocar, até porque mesmo o seu zoom é controlado manualmente, diferente da maioria das superzooms que conheço.

  • Olá Simxer, boa noite. Ótimas as explicações deste post e vídeo (como tudo que você escreve).Gostaria de saber se é possível fazer fotos com fundo negro (sem a utilização física de um fundo pré colocado, ou sem manipulação em fotoshop?).Só com o equipamento é possível que isto aconteça?
    Abraços.

    • fotodicasbrasil

      Não sei se entendi João, você tem um exemplo? Porque em princípio fotos à noite sairiam sem fundo sem grandes esforços, o contrário que seria um grande desafio 🙂 Por isso, acho que não entendi 🙂

  • Bom dia!
    Estou encantada com este site.
    comprei uma câmera e estou aprendendo a mexer nela. Os artigos estão me ajudando muito!Obrigada!

  • Olá Amigo!
    Eu comprei uma câmera dsch400 sony . Eu assisti seus vídeos no youtube e eu queria aprender a tirar fotos com fundo embassado. Pode me ajudar?
    obrigado

    • fotodicasbrasil

      Acredito que te respondi pelo facebook, não? 🙂

      Vou repetir aqui então:
      Eu nunca fotografei com a DSCH 400, mas o desfoque para as superzoons não são tão "simples" como nas DSLRS (e isto está mudando com alguns modelos mais novos). Acontece que o vídeo que assistiu tem todas as dicas lá, os conceitos para o fundo desfocado estão todos lá. Você precisa, ver o manual da sua câmera onde vai poder configurar o AF, usar aberturas grandes (ou modo de prioridade de abertura), no seu caso, usar o algúm zoom, se aproximar do que quer em foco e de preferência com um fundo "colorido" mais distante.
      Precisa treinar até descobrir como A SUA câmera responde a isso.
      Minha experiência tem me mostrado excelentes resultado em ALGUMAS superzoons, mas todas as vezes as fotos foram feitas no modo manual.
      Se quiser estudar mais, aconselho meu ebook Fotometria Simples <a href="http:// (http://bit.ly/1T6YWWC)” target=”_blank”> <a href="http://(http://bit.ly/1T6YWWC)” target=”_blank”>(http://bit.ly/1T6YWWC).
      Abraços,
      Simxer

  • Oi, eu vi o vídeo "Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?" no canal de vocês, e queria saber se eu consigo fazer isso com a minha câmera, eu tenho uma Kodak EasyShare max z990.

    • Oi Alisson, em princípio sim, inclusive por ter o modo manual.

      Para estudar mais: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      E deixa eu te pedir uma coisa, quando tiver uma dúvida técnica, faça através dos artigos do site, porque a resposta pode ajudar a outras pessoas também, ok? O volume de emails que recebemos diariamente é enorme e somente EU posso responder as perguntas técnicas, e acabo muitas vezes respondendo o mesmo tema muitas e muitas vezes, por isso conto com sua compreensão. E eu respondo 100% dos comentários dos artigos!

      Abraços,
      Simxer

  • Oi Si,me chamo Geane,moro em Ilhabela litoral Norte de São Paulo,vi vc por acaso no youtube e estou apaixonada por vc,com td carinho,sou casada kkk,como vc é clara no que fala,infelizmente nunca ouvi falar de vc! Estou em panico,sou mega apaixonada por fotografia,ganhei de níver do maridão uma Nikon P600,a qual eu escolhi,já que gostaria da P520,mas,não encontrei pra comprar,só que não consigo tirar boas fotos na maioria das vezes,achei que seria fácil por ser uma câmera legal,estou sem grana pra comprar seus produtos que me ajudaria horrores…vc pode me ajudar? Se não puder entendo querida,imagino o tamanho da correria que é sua vida! Grande abraço,fica minha admiração desde já!

    • Oi Geane, muito obrigada pelo comentário!!
      A P600 é excelente, já tive oportunidade de testar e fiquei impressionada! Tenho certeza que conseguirá ótimos resultados.

      Eu sei que já disse que no momento não pode comprar meus livros, porque a melhor solução seria o Fotometria Simples – Você no controle da Luz, fotografar no modo manual com essas câmeras aumentam e muito os seus resultados.
      http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-

      Este artigo pode ajudá-la a ter melhores resultados com uma das técnicas mais legais da fotografia: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      E lembre-se, todos os artigos do site, são aplicáveis a sua câmera também, precisa treinar!

      Se tiver alguma dúvida técnica mais específica, basta deixar um comentário em um dos artigos do site que terei prazer em ajudar.

      Abração,
      Simxer

  • ola, meu nome e Laryssa, comprei uma canon sx520 hs queria muito poder fazer desfoque nela, mas nunca achei em lugar algum ensinando queria saber se você pode me ajudar ? mesmo com sua explicação a minha não desfocou

    • Oi Laryssa,

      É possível sim fazer o desfoque, talvez mais sutil do que o resultado em uma DSLR.
      Você precisa olhar no seu manual se existe alguma configuração específica para esse efeito (também chamado de DOF).

      Acontece que a sua câmera é uma superzoom! Ou seja, não é o tipo de câmera voltado pra quem quer realmente aprender a fotografar, as superzoons são quase câmeras compactas com mais zoom…

      Entendo sua frustração, mas ainda é muito possível fazer fotos incríveis com ela, talvez seja mais difícil do que uma DSLR e você vai precisar de melhores condições de luz, por exemplo, mas não desanime, todas as dicas técnicas dadas no vídeo servem para sua câmera também. Precisa treinar e de preferência fazer as fotos no modo manual, tenho percebido que muitas superzoons respondem até bem para o desfoque no modo manual.

      Se quiser estudar mais, considere adquirir meu livro sobre fotometria, com certeza irá lhe ajudar a tirar o máximo do seu equipamento <a href="http:// (http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/artigo)” target=”_blank”> <a href="http://(http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/artigo)” target=”_blank”>(http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/artigo)

      Abração,
      Simxer

    • Oi também compre essa câmera usei essas configurações

      Modo manual:
      f/5.6
      1/400
      ISO 800

      Você tem que estar próximo ao abjeto, se quiser use o zoom mas preste atenção no aviso que aparece na frente da tela porque se você der zoom demais, desfoca tudo.

      agora se você quer s desfocar o objeto, fique perto dele também e de zoom no fundo, assim o objeto desfoca e fundo nitido.

      Espero ter ajudado!

  • Conheci seu site através de seu vídeo no Youtube referente à esta matéria. Parabéns pela iniciativa e pela simplicidade didática que nos passa. Sou iniciante como a maioria tentando entender alguns conceitos. Adquiri recentemente uma Panasonic Lumix FZ70 e estou muito satisfeito com os resultados. Eu estava buscando um controle sobre justamente o desfoque de fundo, entretanto após alguns testes algo não ficou ainda muito claro para mim: entendi que quanto maior a abertura, maior o desfoque de fundo. Bem, a FZ70 vai de f/2.8 a f/8. Quando uso abertura máxima (2.8) o fundo fica pouco desfocado. Meus melhores resultados foram com a combinação de zoom (distância focal em torno de 28.9mm) e abertura f/5.4, ou seja, ao contrário do que entendi, para ter um desfoque de fundo maior, eu preciso de zoom (acho que a abertura menor é por causa do zoom). Qual o motivo?

    • Oi Rogério, eu tenho certeza que já respondi aqui no site esta pergunta, inclusive achei que foi a sua, mas como não achei, vamos lá.

      A sua resposta em princípio está neste artigo aqui: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      Nele você vai entender que os parâmetros trabalham juntos, por isso quando você usa o zoom (responsável por diminuir a profundidade de campo), você consegue melhores resultados. Uma coisa importante a se perceber é que sua câmera é uma superzoom, e "o forte" dela é ter um alcance longo e não necessariamente desfocar o fundo de uma foto. É possível sim, mas normalmente de maneira muito mais discreta do que o resultado em uma DSLR, mesmo que de entrada.

      Minha dica, é fotografe no modo manual, e teste, teste e teste, assim saberá exatamente até aonde seu equipamento irá chegar e em que condições, MAS o conceito para desfoque é universal, ok?

      Ajudei?

      Abraços,
      Simxer

  • Olá será que poderiam me ajudar? Como faço para fazer uma foto com o fundo desfocado na

    Cânon SX 520 já vi vários mas nenhum fala da Cânon sx 520 me ajudem

  • Muitíssimo obrigada Clomilson!! Pelos parabéns e pelo comentário!

    Abraços,
    Simxer

  • Ola vou tirar umas foto de um casamento a noite com uma canon sx50 , vc poderia me informar o que poderia me ajudar pra essas fotos anoite um flash externo por exemplo que flash seria melhor pra ela?

    desde ja agradeço

  • Gutemberg Santana

    Que bom que você compartilha seu conhecimento. Isto é simplesmente louvável. Meus parabéns.
    Não sou fotógrafo. Sou um "curioso". E para minha tristeza, não tenho a câmera que gostaria de ter (ainda não. Tenho outras prioridades). Ma gosto de brincar com uma Nikon Coolpix L820, e como sou teimoso, tentei desfocar o fundo da foto, mesmo a câmera não oferecendo todos os recursos necessários. O primeiro resultado está no meu facebook (Gutemberg Santana). Mas ainda vou melhorar.

    • Oi Gutemberg, a Coolpix L820 é excelente, com certeza você terá ótimos resultados treinando como está. Principalmente se fotografar no modo manual!
      Eu procurei seu face, mas apareceram muitos Gutemberg Santana.

      Abraços,
      Simxer

  • Gostei muito ! porém n consigo achar o af na minha camera SX400is da Canon sera que ela n consegue fazer isso ? sera q pode e ajudar ?

    • Oi Karina, vc escreveu complementando: me retificando, n consigo achar o Modo A ou AV.

      Eu olhei rapidamente aqui e sua câmera não tem esses modos no seletor, somente pré-configurados. Ela é uma câmera compacta e apesar de ter muitas opções como o modo de área AF único (o que pode ajudar no desfoque), fazer o desfoque de propósito é muito difícil, já que todos os controles são feitos por ela.

      Esses sãoos modos dela: Smart Auto (32 cenas detetadas), Programa AE, Live View Control, Retrato, Temporizador de Rosto, Luz Fraca (4,0 megapixels), Efeito Olho de Peixe, Efeito Miniatura, Efeito Toy Camera, Efeito Monocromático, Super Vivas, Efeito Poster, Neve, Fogo de Artifício, Obturador Lento, Filme.

      Talvez você possa seguir as minhas dicas do artigo no modo Retrato e ver se funciona, ok?

      Abração,
      Simxer

      • Muito obrigada pela dica Simxer, vou continuar treinando para me aprimorar, mas ja que minha câmera tem os modos pré configurados, você acha que vale a pena fazer um curso de fotografia com ela ? ou você acha que posso render normalmente com ela,tanto quanto um aluno com uma câmera com todas opçoes de configuração? Tinha planos para fazer agora em 2016 mas estou meio arrependida da câmera que comprei .

        • Karina você pode estudar sim, para entender como funciona os principais parâmetros, entender como sua câmera está trabalhando e assim até tirar um melhor proveito dela, e em último caso saber melhor para onde ir depois desta câmera.

          Dá uma olhada no meu curso online, tenho certeza que você aprendera muito!
          <a href="http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline” target=”_blank”>www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline

          Abração,
          Simxer

  • eu tenho uma canon sx520, e estou tendo muita dificuldade

  • ola boa tarde meu nome e Deise
    gostei muito do seus vídeo
    olha comprei uma câmera Nikon p 530 so que não seu configurar ela para desfocar uma imagem
    não acho a opiçao de pontinhos seletivo o você ode me ajudar com os ajuste
    desde já agradeço

  • Melhor blog de fotografia, Parabéns

  • CLECIANO BATISTA

    Olá! acabei de comprar uma camera da CANON POWERSHOT SX400IS e gostaria de saber se ela tem a capacidade de desfocar o fundo?

    • fotodicasbrasil

      Toda câmera tem essa capacidade Cleciano, a diferença é que se ela possuir o modo manual, você poderá decidir quando quiser desfocar o fundo, do contrário, somente quando a câmera encontrar condições ideais para isso!

      Verifique no seu manual.

      Abraços,
      Simxer

  • Estou estudando como uma louca profundidade de campo (tenho certeza que você ja viu vários comentários meus). Este artigo é simplesmente maravilhoso! dá a impressão de ter aberto um novo mundo de possibilidades na minha mente.
    obrigada!

    • Vi sim Marcela! É gratificante saber que tem alguém se dedicando, parabéns, com certeza suas fotos ficarão diferentes a partir de agora!

      Abraços,
      Simxer

  • Excelente artigo. Uso uma câmera T2x e abuso do feeling, fazendo fotos que são registros de eventos, preciso mais dos enquadramentos "inusitados", imperdíveis, do que dos efeitos mais técnicos e estéticos. Apesar de conhecimento teórico e técnico, o uso contínuo em situações específicas me faz ficar lenta quando muda a situação. E nessa hora estudar faz muita falta. MESMO! Parabéns pela forma que explorou o tema e clareou as possibilidades.

  • Mais um artigo sensacional,
    Obrigado Simxer.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.