Foto Dicas Brasil Pare! O conceito de Stop - Foto Dicas Brasil
7.852 views | by Simxer
Pare! O conceito de Stop

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Olá!! Estamos muitos felizes porque atingimos a marca de mais de MIL ebooks Fotometria Simples – Você no controle da luzvendidos!

E a melhor maneira de comemorar é: Compartilhando informação!

Então escolhi um dos assuntos do Ebook pra trazer especialmente pra você nesta comemoração, o F-stop, que percebo ser algo um pouco confuso ainda pra quem está começando. Como todo o conteúdo do ebook, este eu também escrevo de maneira bem simples, e mesmo tendo matemática envolvida, você vai perceber que é útil e divertido aprender sobre ele 😉

Vamos lá?

F-Stop

Na verdade quando começamos a falar em como é medido os parâmetros de velocidade, abertura e ISO, precisamos também entender que em fotografia estas medições possuem escalas e todas elas trabalham com o conceito de “Stops” ou paradas. O termo “stop” é usado em todos os aspectos da fotografia para representar uma mudança relativa no brilho da luz, e seu significado é muito simples, basta gravar que cada stop representa o dobro de luz do anterior, e consequentemente a metade da luz do posterior! Simples assim!

Veja este exemplo, se você começar com uma única lâmpada e, em seguida, adicionar outra lâmpada, a intensidade da luz vai aumentar em um stop (ou parada).
Para aumentar a luz em outro stop, você precisa dobrar a luz para um total de quatro lâmpadas, e assim por diante … o dobro da luz é “1 stop” e metade é “-1 stop”.

Fstop Ebook Fotometria Simples Você no controle da luz Pare! O conceito de Stop

Entendido o conceito de stop, vamos à escala de velocidade. Ela é linear, ou seja, um “full stop” ou “parada completa” numa tradução literal significa que aquele número é o dobro da velocidade do número anterior ou metade do posterior, e como você já percebeu, ele tem o dobro da luz, ou a metade, dependendo se estou aumentando ou diminuindo esses números.

Velocidade e a luz Artigo Fstop Ebook Fotometria Simples Você no controle da luz versao mais simples de entender Pare! O conceito de Stop

Mas esta escala também pode ser apresentada em “half stops” (1/2) e “Third Stops” (1/3). E porque eu estou te dizendo isso? Porque em alguns equipamentos você irá encontrar também estas escalas, mas a mais usada comumente quando fotografamos é a Full Stop.

E você não precisa se preocupar em gravar estes números, lembre-se: esta tabela está aqui pra que você reconheça esses números em sua câmera quando encontrá-los e entenda o conceito de velocidade x luz! Representei os valores mais comuns, mas você poderá encontrar velocidades maiores de 1/4000 e menores até 30´(segundos).

escala de velocidade Artigo Fstop Ebook Fotometria Simples Você no controle da luz Pare! O conceito de Stop 

Como um bom observador, talvez você esteja estranhando esses números, já que as “half stops” e as “Third stops” não são simplesmente divididos por dois e por três como leva a crer. E apesar de você jamais precisar calcular isso, considere uma informação que pode te ajudar em um entendimento forma geral. As Half stops são múltiplos de raiz quadrada de 2 (1,41) e as third stops, raiz cúbica de 2 (1,26). Acredite, em algum momento da sua vida fotográfica, essa informação vai lhe ser útil, nem que seja pra explicar pra outro fotógrafo 🙂

E pra fechar este bloco matemático, vou te mostrar que é simples este cálculo: Pegando nosso primeiro valor da tabela, percebemos como é fácil encontrar os stops, estes sim, você vai usar o tempo todo.

2000 * 1,26 = 2520 (arredondado para 2500) * 1,26 = 3.175 (arredondado para 3200) * 1,26 = 4000! Viu, temos 1 stop completo de novo!Full Third e Hals stops Artigo Fstop Ebook Fotometria Simples Você no controle da luz Pare! O conceito de Stop

O mesmo acontece com a half stop:

2000 * 1,41 = 2820 (arredondado para 3000) * 1,41 = 3976 (arredondado para 4000) E temos novamente 1 stop!

Entendendo o conceito de stop e conhecendo os valores possíveis da escala, você passa a ter liberdade não só pra entender seu equipamento, mas qualquer outro que talvez trabalhe com mais escalas, já que o conceito é o mesmo: Quanto mais aumento a velocidade, menos luz eu tenho, mas quanto menos? A metade da luz anterior! E quanto mais eu diminuo a velocidade, mais luz eu tenho… você já sabe a pergunta e a resposta, né? Mas quanto mais?? O dobro!


Espero que este conteúdo seja muito útil em suas próximas fotografias e mais uma vez agradeço por estar aqui e colaborar pra que a gente conquiste tantas metas, porque a principal delas, é justamente você estar aqui!

      Bons estudos!

AssinaturaPosts  Pare! O conceito de Stop

Pare! O conceito de Stop 4.73/5 (94.67%) 45 votes
pixel Pare! O conceito de Stop

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

4 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!