Foto Dicas Brasil Panning, como fazer? - Foto Dicas Brasil
Panning, como fazer?
27.502 views | by Simxer
Panning, como fazer?

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Com certeza você já viu uma daquelas fotos onde o foco somente em algum objeto da imagem e o restante esta meio que borrada, sem nitidez, aparentando estar em movimento. Como esta imagem abaixo, por exemplo.

panning Miles McClelland Panning, como fazer?

©Miles-McClelland

Isso é o que se chama de “panning”. Na linguagem técnica o panning é um efeito ótico de uma câmera fotográfica onde a velocidade do obturador esta mais lenta o que aumenta a exposição do assunto, em outras palavras, é o efeito que mostra o movimento da cena. Assim o objeto em movimento fica dentro do foco enquanto o fundo parece estar se tremido.

Este efeito de fotografia é muito utilizado para fotografar corridas automobilísticas, competições de atletismo,pessoas correndo, andando de bicicleta, ou até mesmo animais em movimento, como onças, cachorros e etc.

Panning David Orias Panning, como fazer?

©©David Orias

Mas como fazer o Panning?

A técnica parece, em primeiro momento, ser bem complicada, mas nem tanto só exige um pouco de treino e prática. Vá tentando em várias fotos.

Com a ajuda de um tripé ou um monopé fica mais fácil atingir o panning nas suas fotografias.

Para conseguir o efeito, comece alterando a velocidade do obturador de sua câmera deixe em algo relativamente lento, uma dica é começar com 1/40, a partir daí você pode experimentar e regular a velocidade (normalmente algo entre 1/8 e 1/60 pode trazer bons resultados para a imagen) até obter o resultado desejado. Para as velocidades mais lentas a imagem de fundo ficará bastante tremida, já para as velocidades mais altas a nitidez do fundo da foto será melhor.

O conceito da confecção da fotografia é muito simples, quanto mais se diminui a velocidade do obturador de sua câmera mais tempo de exposição à imagem terá, dessa maneira as fotos saíram mais borradas em uma parte da fotografia, no caso o restante da paisagem.

kentucky derby 107626106828 xlarge Panning, como fazer?

Quando o objeto que deseja evidenciar na fotografia estiver se aproximando utilize algumas leis básicas da física ao seu favor, acompanhando o objeto com a sua câmera você poderá anular a sua movimentação. Aponte e foque no assunto em movimento e acompanhe junto com a câmera, clique e comece a tirar a foto.  Como a velocidade do obturador esta lenta, quando a exposição terminar o objeto que estava em movimento ficará em foco enquanto o restante da imagem estará borrado. Porém isso só acontecerá se você conseguir seguir a velocidade do assunto com a sua câmera, por isso fica mais fácil com o uso do tripé ou monopé.

Uma boa dica e deixar o assunto um pouco distante, pois quanto mais longe estiver mais lentamente terá que acompanhá-lo com a sua câmera.

Para ficar mais fácil de entender, veja um passo a passo dos procedimentos da técnica:

  • Selecione uma velocidade baixa do obturador de sua câmera;
  • Aponte para o objeto em movimento que quiser que fique em foco na fotografia;
  • Mantenha certa distância do assunto, assim ficará mais fácil acompanhar o seu movimento;
  • Quando estiver próximo, tente acompanhar na mesma velocidade do seu movimento com a câmera, clique e comece a tirar a foto;
  • Continue seguindo o objeto.

Este é um exemplo de panning, o fotografo utilizou uma velocidade de obturador um pouco mais lenta que o normal 1/25.

4441113 12 b Panning, como fazer?

Parece um pouco complicado, não? Sim, ainda mais se esta for a primeira vez que irá tentar fazer o efeito nas suas fotografias, porém não desista, com o tempo e muito treino você consegue aperfeiçoar a prática, é somente uma questão de dedicação e paciência. Vá praticando na janela de casa com os carros em movimento na rua, aviões, pessoas caminhando, animais, pássaros, tudo que se movimente a certa velocidade.

Panning no Photoshop

Você também pode fazer panning nas imagens posteriormente, ou nas fotografias antigas que já têm armazenadas em seu arquivo, no Photoshop, porém este tipo de edição no programa é muito trabalhoso e demanda muito mais tempo do que tirar as fotografias originais já utilizando a técnica, contando também que será muito difícil atingir no efeito realizado no editor a mesma qualidade que teria fotografando. Também a foto não ficará com tanta verdade na imagem quanto a que procuramos ao fotografar.

Se você gostaria, mesmo assim de tentar, abra o programa selecione o fundo da imagem e vá em, filter> blur> motion blur... e divirta-se!!!


       Abraços,

AssinaturaPosts  Panning, como fazer?

Panning, como fazer? 4.94/5 (98.89%) 18 votes
pixel Panning, como fazer?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

12 Comments
  • Ai Simxer, tão bom ler seus artigos…esse então, tem o passo a passo da técnica. Adorei! Parabéns.

  • Excelente! Você poderia vir a Brasília fazer um workshop…
    Sua apostila é show de bola! Valeu

    • fotodicasbrasil

      Obrigada Jorge, minha intenção é assim que lançar meu curso online, voltar ao workshops presenciais e Brasília está na lista 🙂

      Grande abraço,
      Simxer

  • Excelente o seu ensinamento. Qual o modo que uso na minha câmera M(manual) ou S(prioridade para velocidade)?
    Obrigado pelo site.

    • Oi Paulo, você não disse qual a sua câmera, mas no modo manual você será capaz de reproduzir QUALQUER estilo fotográfico, basta fazer os ajustes corretos. Se ainda não estiver confortável com o modo manual, use a prioridade de velocidade e escolha alguma baixa, como 1/25 mais ou menos, ok?

      Obrigada por comentar.

      Abraços,
      Simxer

  • O melhor post sobre o assunto que encontrei em toda web. Obrigado mesmo.
    A minha dúvida é…você orientou o uso de uma base (tripé/ monopé),
    mas me parece que o movimento com a câmera tem que ser linear e paralelo ao motivo para o efeito ficar legal, não? Como faríamos isso com o tripé, já que o movimento da câmera quando fixada nele é circular em seu próprio eixo? (Com excessão de uma curva) O efeito fica bom mrsmo com esse movimento circular? Ou deve-se levantar todo o tripé e fazer o mesmo movimento linear que faria só com a câmera na mão?…..
    Me desculpe se falei alguma asneira,
    Parabéns pelo excelente e didático conteúdo e, mais uma vez…
    Muito, muito obrigado por compartilhar um pouco do que sabe.
    Abs

    • Igor, não sei se entendi muito bem, mas o com o tripé é possível fazer o movimento de acompanhar, e se você tiver bastante firmeza nas mãos, pode tentar sem o tripé. Faça testes e descubra como você pode conseguir um resultado melhor!

      Muito obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

  • Valeu Simxer!!!!!!! To aprendendo a cada dia.

  • Ótimas dicas! Obrigada!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!