Foto Dicas Brasil O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família - Foto Dicas Brasil
11.114 views | by Simxer
O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Esta é uma boa época para pensarmos em dicas de como fazer retratos de família, mesmo que a gente não faça exatamente ensaios profissionais, treinar estas dicas pode ajudar bastante na hora de fazer aquele registro que ficará guardado por muitos anos!

Eu já escrevi aqui no Foto Dicas Brasil dando dicas de como fotografar pessoas no artigo “20 dicas para fotografar pessoas” e muitas destas dicas são aplicáveis para nossas fotos familiares, mas este artigo é específico de retratos de família e foi escrito pelo fotógrafo Chas Elliott, são dicas simples, mas que fazem toda diferença no resultado final. E o maior propósito de trazê-lo pra você, é que que fique guardada essas informações pra que você esteja preparado pra quando SUA família se reunir você também possa ter fotos incríveis dela!

O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

Para um fotógrafo, habilidades em retratos de família são essenciais e normalmente é um bom início para fotógrafos iniciantes. Olhando para a história da fotografia, um dos usos mais populares da câmera não era arte abstrata, ou para fotografar o animal de estimação da família, mas para fotografar pessoas e suas famílias. Por causa dos gastos e da dificuldade de cada foto, eles se tornaram mestres em conseguir fazer com que tudo dê certo na primeira vez e ser capaz de juntar o máximo de pessoas possível na foto. Para poder aprimorar as pequenas coisas que fazem a diferença nesta clássica, e muitas vezes negligenciada forma de fotografia, eu formulei  5 coisas para fazer e 5 coisas para não fazer em retratos de família. Eu também incluí alguns exemplos de sessões de retratos que nós fizemos.

O Que Fazer em Retratos de Família

1) Deixe os grupos bem próximos

É muito provável que mesmo que eles sejam uma família, eles não ficarão próximos o suficiente. Talvez seja algum problema de espaço pessoal, mas isso sempre foi um problema para mim e fazer com que todos fiquem bem próximos um do outro faz a diferença na foto. Quando as famílias estão fisicamente próximas, isso emite um certo calor e visualmente mostra como as famílias devem ser… próximas. Mesmo se você estiver fotografando a Família Addans, quando você deixa todos com as mãos nos ombros, eles parecem uma família modelo e a composição geral fica mais finalizada do que uma foto comum. Para começar, tente fazer com que as pessoas se levantem em ângulos diferentes, com os ombros se sobrepondo. E também considere a idade de sua família. Se a vovó estiver presente, certifique-se que você tem uma cadeira para ela. Se a vovó e o vovô estiverem presentes, você precisará de duas cadeiras 😉

imagem4 do artigo O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

2) Use roupas que combinam

Antes de você encontrar a sua família, você devia guia-las para escolher as roupas. No final, depende deles e do estilo de sua família escolher o que eles irão vestir, mas simplesmente lembrá-los para possivelmente se sobreporem em um esquema de cores, evitar cores extremas e estampas em suas roupas pode fazer uma grande diferença. Isso facilitará a sua pós-produção, e você terá duas opções: em cores e preto e branco. Como eu disse, a foto é deles e eles decidem, mas uma recomendação casual de um profissional é normalmente bem apreciada.imagem1 do artigo O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

3) Cheque a tela para ver se ninguém piscou

Tirar várias fotos não é um problema para algumas pessoas, mas em um grupo maior, pode ser algo como tentativa e erro e você pode perder a única foto onde todos estão com os olhos abertos. Eu costumava pensar “Ei, é digital. Eu vou usar o método de disparo rápido e com certeza conseguirei uma boa”. Depois de algumas sessões transplantando olhos de uma foto para a outra no Photoshop, eu mudei os meus métodos. Você pode se safar com um sorriso fraco, mas se alguém parecer estar dormindo em seu primeiro retrato de família depois de 10 anos, o cliente pode não ficar muito feliz. Com a experiência, você aprenderá a checar os olhos de todos rapidamente.

4) Tente ser engraçado e conseguir alguns sorrisos de verdade

Algumas piadas ruins funcionam muito bem para quebrar o gelo. Uma típica piada de fotógrafo pode ser “Certo, eu preciso que todo mundo se foque”. Ou pedir para todos fazerem sua pose mais glamorosa. Outras maneiras de conseguir um sorriso é fazer com que eles façam algo que eles não fazem normalmente. Faça com que eles pulem, corram, formem pirâmides humanas ou o que vier em sua mente. Se você tiver alguma piada que você conseguiu usar COM SUCESSO, ou uma pose criativa e divertida, descreva nos comentários para o resto de nós.

imagem3 do artigo O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

5) Tente desfocar o plano de fundo

Escolha a maior abertura que você puder, enquanto mantém todos em foco. Uma abertura de f/2.8 pode fazer as árvores e o mato fiquem bem suaves, mas isso pode deixar o Tio Bob no fim da fila meio embaçado. Isto é um problema especialmente quando todos estão em planos focais diferentes. A solução normalmente é tirar algumas fotos menores do que a maior abertura da lente, e então usar a tela de preview e o botão de zoom em sua câmera para garantir que todos ficaram bem na foto.Então, ajuste e continue. Se você estiver levando isso a sério, eu ouvi dizer que alguns fotógrafos colocam copos à várias distâncias diferentes em uma mesa de pique nique para estimar as distâncias em que você começa a perder o foco. Isso parece um pouco extremo para mim, apenas não se esqueça do Tio Bob.

O Que Não Fazer em um Retrato de Família

1) Não se esqueça de checar todas as configurações básicas de sua câmera antes de tirar as fotos

ISO (use o mínimo possível), Tamanho da Imagem (RAW está bom), Compensação de Exposição, Medição, etc. Seria triste chegar ao final de uma ótima sessão e perceber que você não mudou as configurações de baixa qualidade da última vez que você usou a sua câmera para tirar fotos das coisas que você queria vender no Ebay. É claro que configurações para ambientes fechados e abertos irão ser diferentes, assim como ambientes iluminados naturalmente e artificialmente.

2) Não deixe que as pessoas inclinarem a cabeça

Isso não tem problemas quando você estiver no churrasco de sua família, mas com um fotógrafo pago, isso é outra coisa. As pessoas tendem a pensar que se encaixarão melhor na foto se elas inclinarem e abaixarem as suas cabeças. O engraçado é que até mesmo eu já fiz isso quando eu estava sendo fotografado. Preste atenção e tente evitar isso. Há sempre a pose dos pombinhos, onde eles intencionalmente inclinam as cabeças, mas não é disso que eu estou falando.

3) Não pareça inseguro

Não diga coisas como “Isto não está funcionando”. Reformule a frase de forma mais positiva, “Ótimo, vamos tentar algumas outras posições”. Quanto mais você disser a eles que as fotos estão ficando ótimas, melhor ficarão as próximas fotos. Pense em clichês como, “Adorei”, “Vocês estão lindos”, “Esta ficou ótima”. Se você agir como se você nunca tivesse visto fotos tão boas a energia irá fornecer a você exatamente o que você está procurando e eles mostrarão confiança em seus sorrisos.

imagem2 do artigo O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

4/5) Estas duas últimas podem parecer contraditórias então eu quero colocá-las juntas.

4) Não deixe a mãe organizar o show.

5) Não tenha medo de deixar a mãe, o pai e as crianças darem ideias.

Primeiro com relação à mãe. Nós todos nos lembramos da cena, sem correr, sem pular, sem se sujar, e praticamente sem diversão depois das fotos. Se você fizer isso eu posso comprar um presente para vocês quando formos para casa. Esta provavelmente é a melhor forma de se arruinar o dia de fotos da família pelo resto da vida das crianças de 8 anos. Além disso, o fato de que é quase impossível controlar o que uma crianças de 8 anos faz, isso é ruim para sessões de retratos. Se você estiver sentindo que a mãe é muito rígida, certifique-se de fazer fotos formais rapidamente. Elas são fáceis e tradicionais. Depois disso, deixe a mãe saber que você já cuidou disso e agora você quer se divertir com as crianças. Deixe elas serem crianças, deixe elas lutarem e brincarem e capture o melhor delas. De vez em quando, você vai perceber que as famílias estão mais relaxadas. Elas podem ter visto fotos de família divertidas de seus amigos e quererem fazer algo similar. Aceite as sugestões deles sem deixar que eles pensem que você não fez nada e trabalhe nisso. Frequentemente elas ficarão ótimas e se sentirão que tiveram mais participação nas fotos.

E você? Tem alguma sugestão de como fazer todo mundo ficar bem na foto? Também se preocupa de fazer fotos legais também da sua família? Compartilhe com a gente!

    Boas fotos e até breve!

AssinaturaPosts  O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família


Texto e imagens originais aqui.

O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família 4.81/5 (96.23%) 69 votes
pixel O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

16 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora